Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Uma ajudinha aqui ao novato, please :)

ideos x5

  • Por favor inicie sessão para responder
11 respostas a este tópico

#1 viviboss

viviboss

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 8 mensagens
  • Huawei ideos x5

Mensagem publicada 24 August 2013 - 23:35

Boa noite Pessoal.
Tenho um huawei ideos x5 e gostava de começar a altera-lo... Desbloquear, actualizar rom etc.
Tenho estado a ler vários e vários post, mas como ninguém nasce ensinado ainda estou um pouco confuso com tudo o que ja li e precisava da vossa ajuda. Alguns posts que li são de 2011 e os links já não estão disponíveis. Gostaria caso fosse possível que alguém me ajudasse por onde começar, tutorias, o que se deve fazer em primeiro lugar/segundo etc etc, qual a rom mais aconselhada etc etc.
Muito Obrigado pela vossa atenção e ajuda.
Pelo que li aqui estes devem ser os passos que devo dar : http://www.androidpt...custom-rom-etc/ , mas como funciona os backups, perco tudo o que tenho no tlm? Contactos, imagens etc? Para desbloquear como faço? Fica automaticamente desbloqueado com a rom mais actual? Que rom devo usar? Estou a apanhar ainda um pouco do ar.... Gracias

Editado por viviboss, 24 August 2013 - 23:36.


#2 jorge teixeira

jorge teixeira

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4863 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • HTC One / Google Nexus 7 2013

Mensagem publicada 25 August 2013 - 00:29

Movido para a secção do telefone a fim de obter melhor ajuda.

Enviado do meu HTC One


Imagem colocada
HTC One Silver / Google Nexus 7 2013

#3 viviboss

viviboss

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 8 mensagens
  • Huawei ideos x5

Mensagem publicada 26 August 2013 - 23:23

Então amigos, ninguém ajuda??????

#4 Kilroy

Kilroy

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 576 mensagens
  • LocalizaçãoBraga
  • P8 Lite, Nexus 7 2013, OnePlus One

Mensagem publicada 27 August 2013 - 23:33

TMN - HUAWEI IDEOS X5 (U8800)

 

Seguidamente podes ver algumas das dicas que respondem às tuas perguntas, são a minha experiência de 2 anos que tive esse equipamento, se depois de leres continuares com dúvidas volta a questionar, não faças nada que não tenhas a certeza que estás a fazer tudo bem.

 

Parte 1

 

1. Root

Usei sempre os seguintes programas mas podes ter sucesso com outros:

  • SuperOneClick (tens que pesquisar)
  • DooMLoRD (tens que pesquisar)
  • B528_Root (só para a B528)

Alguns programas permitem também fazer o unroot mas podes instalar uma rom do fabricante e o root desaparece.

 

 

2. Nandroid

O nandroid é o backup feito pela recovery (clockworkmod), tem bastante utilidade pois consegue repor todos os dados do utilizador, boot.img, recovery.img, data, cache, system, etc...
 
Se hoje fizeres um nandroid da rom da TMN e um dia mais tarde quando voltares a instalar novamente a rom da TMN basta repor esse nandroid que ficas com o equipamento exactamente igual. Bem, exactamente igual não fica porque não instala as aplicações da TMN o logo inicial e o bootanimation não é o do IDEOS mas sim o da HUAWEI, isso é um pormenor que pode ser explicado no seguinte tópico http://www.androidpt...elemovel-limpo/
A sequência será instalar a rom da TMN, mudar o nome das pastas de tmn\pt para hw\default, fazer Reposição de Dados de Fábrica e depois repor o nandroid. Só é necessário alterar o nome das pastas para quem já estalou as GB oficiais, para quem nunca saiu das roms com kernel .32 não necessita alterar.
 
Por vezes a recovery não reconhece o sdcard, o que impossibilita fazer backups, instalar custom roms, etc...a maneira de volta a isso é ir ao menu Advanced e fazer Reboot Recovery
Ficheiro anexado  Recovery_advanced_.jpeg   11.89KB   13 descarregamentosFicheiro anexado  Reboot_recovery.jpg   11.64KB   13 descarregamentos
 
Já aconteceu várias vezes ao fazer um restore de um nandroid dar erro md5 mismatch, o pior que pode acontecer é esse erro ser devido a um ou vários ficheiros do nandroid estarem corruptos, nesse caso não há nada a fazer.
Mas muitas vezes esse erro acontece porque se alterou o nome do nandroid para outro mais intuitivo ou mesmo porque se mudou para outra pasta, se for o caso então pode-se arriscar a corrigir o ficheiro nandroid.md5, existem várias maneira de corrigir o ficheiro mas eu faço assim, no Notepad++ abro o ficheiro nandroid.md5 apago todo o conteúdo e depois é só gravar.
 
Quando fizeres um backup numa determinada recovery depois deves usar essa recovery para fazer o restore, pois se usares outra diferente é provável que não funcione.
 
Na rom da TMN usei sempre a recovery do Genokolar, nas roms GB e ICS usei sempre a do blefish, existem outras mas eu nunca as usei.
 
Instalar CWM Recovery 4.0.0.5
Tópico da recovery do genokolar http://forum.xda-dev...d.php?t=1130524

 

Link para o download da recovery 4.0.0.5 http://dl.xda-develo.../6/recovery.zip

 

No tópico dele explica como instalar a recovery.
 
Se esta recovery não funcionar bem no teu equipamento sempre tens outras opções disponíveis.
De acordo com a wiki a recovery até a versão 5.0.2.6 pode ser usada na rom Froyo, as versões superiores são para as roms GB e ICS.
Deixo-te aqui um link para quase todas as recoveries para o U8800, as mais recentes não estão incluídas porque ainda ninguém actualizou a wiki  http://forum.xda-dev...EOS_X5#Recovery
 
Fazer um nandroid
Agora já estás com o equipamento pronto para fazeres o teu primeiro nandroid.
Entras na recovery (Vol+ e Power ON; fica a pressionar até aparecer a recovery) e navegas pelo menu, seleccionas backup and restore, no menu seguinte seleccionas backup e ele inicia automaticamente o backup. A localização deste backup é em sdcard/clockworkmode/backup/  o nome do backup é algo assim 2013-08-30.23.48.21
 
Um programa bastante útil que ajuda a automatizar estes passos é o ROM Manager, nunca usei no U8800, mas já usei várias vezes no Boston.
 
 
3. Fazer backup do imei

Este backup é importante porque alguns flash's dão para o torto este pode ser bastante útil.

Se o imei ficar a zero este backup repõe o imei original, etc...

 

Nunca experimentei mas penso que este backup feito enquanto o equipamento está 100% TMN original e depois fazes o restore quando regressas de uma rom GB e fazes uma Reposição de Dados de Fábrica o equipamento deve ficar como saísse da caixa. Como já não tenho o equipamento não posso confirmar.

 

Podes encontrar o ToolBox5iromV1.0.4.2.apk num tópico do http://forum.xda-developers.com

Instalas o apk, fazes o backup do imei e depois guardas num local seguro os 3 ficheiros (5.img, 10.img e 11.img) criados pelo backup que se encontram no sdcard, para os encontrar só tens que seguir o seguinte caminho /sdcard/5irom/imeibackup.

 

 

4. Instalar uma GB oficial

Existem vários tópicos a explicar como instalar a Gingerbread oficial beta, (é "beta" porque não existe nenhuma versão "released"), o meu favorito é o mais antigo que conheço, este http://forum.xda-dev...d.php?t=1369296

Nesse tópico explica como instalar a B528, mas não recomendo para quem está a instalar pela primeira vez, pois o grau de dificuldade em colocar o equipamento pronto para começar a flashar uma custom rom é muito superior ao da rom B517 ou B518. Na minha assinatura tem um link para as roms oficiais, usa-o.

 

Se estiveres a instalar uma rom e não iniciar o update do firmware experimenta ligar o cabo USB ao PC.

Bateria sempre carregada. Nunca interrompas a instalação do firmware.

 

A Huawei fez o "brilhante" trabalho em disponibilizar 5 roms GB, a B517, B518, B522, B526 e B528, as duas primeiras são muito especiais, pois ambas estão com o bootloader desbloqueado e as três últimas não estão logo dão mais trabalho para instalar o CWM, logo tens que fazer root, e para a B528 só consegues o root com um programa especifico, o B528_Root que podes encontrar no xda.

 

No caso da B517 ou B518 após correcta instalação basta colocar o CWM via ecrã rosa e está pronto a flashar uma custom rom, mais fácil não há.

 

Nota que para a B517 se estás a instalar uma GB pela primeira vez tens que instalar os dois steps, o step2 e o step3. O step3 é um ficheiro update.app pequeno, menos de 1KB. Ele é o responsável por alterar as configurações de operador e país de tmn\pt para hw\default

Ficheiro anexado  1.png   25.35KB   12 descarregamentosFicheiro anexado  2.png   25.72KB   12 descarregamentos

 

A B517 é super especial porque desbloqueia o equipamento para todas as redes.

O desbloqueio não é permanente porque se instalares outra rom oficial ele desaparece, mas se instalares por cima da B517 qualquer custom rom o desbloqueio mantém-se, pois o bug responsável por esta magia encontra-se numa das partições que as custom roms não alteram nenhum dado.

 

Se decidires instalar a B522, B526 ou B528 após root e instalar o cwm recomendo que desbloqueies o bootloader, porque alguns "bricks" não se consegue dar a volta se o bootloader estiver bloqueado, o blefish tratou de resolver esse problema, fez um patch da bootloader da rom B518 que podes encontrar aqui como instalar.

 

 

5. Instalar CWM Recovery 5.5.0.4

Depois de instalares a rom GB podes instalar a recovery do blefish a v5.5.0.4, tens aqui o link http://forum.xda-dev...d.php?t=1377390

 

Nunca te esqueças de fazer reboot recovery quando esta não reconhece o sdcard.

 

 

6. Instalar uma custom rom

Existem imensas roms para este equipamento, penso que vais querer instalar a Aurora do dzo e outras, só experimentando várias é que descobres a que tem menos bugs e a que tem o look que mais te agrada. No meu caso gostei da rom do Joker porque gosto do Touchwiz, é um look Samsung.

Uma coisa boa destas custom roms é a possibilidade que tens de poderes ouvir radio, que era uma falha grave o fabricante ter desistido de o por a funcionar nas suas roms.

As custom roms são instaladas via recovery, entras no menu install zip from sdcard depois choose zip from sdcard e depois é só navegar pelo sdcard até chegares ao zip pretendido.

Link para as roms disponíveis http://forum.xda-dev...d.php?t=2166353

 

 

Parte 2 

 

1. Manter o desbloqueio

Como eu não estava muito satisfeito com esse desbloqueio da B517 porque era de longe a rom com mais bugs, e só um deles é que era desejável decidi então experimentar outras formas de desbloquear as roms mais recentes, pois estas sempre continham menos bugs. Apostei na B528 pois esta era a melhor das "piores", pesquisei como fazer um flashable zip's, perdi umas valentes horas mas consegui. Criei um zip para flashar a B528 baseado no bug da B517. Fica aqui o link para o tópico http://www.androidpt...ara-a-rom-b528/
Nota, se usares o meu patch não necessitas usar o do blefish, pois o meu também tem o bootloader desbloqueado.
 

2. Re-partition

Reparticionar a memoria, inicialmente foi criado pelo genokolar para se poder ter mais espaço para instalar aplicações, este equipamento tem 512 MB de RAM após instalação do zip dele a RAM passa para o dobro, isso não é magia mas é interessante pois ele reduz o tamanho do sdcard interno de 2 GB para 1,5 GB e aumenta a partição de "data" em 0,5 GB. Os valores não são rigorosamente estes mas é só para se perceber.

 

Mais tarde o forumber2 foi mais ambicioso, fez o "port" da rom oficial ICS do U8800pro para o U8800 normal, mas para funcionar tinha que mexer no tamanho das partições, desta vez além de aumentar o tamanho da partição "data" também aumentou ao tamanho da "system" a redução do sdcard interno aqui foi mais drástico passou de 2 GB para 1 GB.

 

Antes de instalares algumas custom roms tens que reparticionar a memória com o zip do forumber2, esse espaço adicional é necessário para o sistema funcionar.

 

Em seguida podes ver a diferença do tamanho das partições aplicando os zip's do genokolar e do forumber2 relativamente às partições originais do fabricante.

 

Stock       genokolar       forumber2
system                   225280        225280            374656
data                        614400      1258504          1572872
/HWUserData      2097152      1530856          1067112
 
Como não há bela sem senão, reparticionar também pode danificar o equipamento, sem se querer pode-se provocar um "soft-brick", basta que se instale uma rom oficial sem primeiro voltar à stock partition. Para se evitar essas chatices deve-se fazer exactamente o que diz nos tópicos, pois ninguém melhor que o dev sabe como voltar a por o equipamento funcional. Em relação aos zip's não te esqueças que devem ser instalados duas vezes.
 
 
3. Contactos
Se tiveres os contactos sincronizados com a tua conta gmail não te preocupes, não necessitas de nenhuma aplicação dedicada, basta sincronizares os contactos após instalação de uma nova rom.
 
 
4. Imagens e videos
Se a aplicação que usas para filmar e tirar fotografias grava-os no sd externo não necessitas fazer nenhum backup sempre que instalas uma nova rom. O cuidado a ter é não formatar o sdcard e periodicamente passares os vídeos e as fotos para o PC. Se não quiseres preocupar com isso podes usar o serviço da Dropbox ou do Google+ que faz upload automaticamente para a tua conta. Existem mais serviços semelhantes mas eu só usei estes dois.
 
 
5. Programas úteis, vê no Google play
Titanium Backup versão paga, muito útil para repor as tuas aplicações após uma nova instalação.
Root Explorer versão paga, bom gerenciador de arquivos, o ES Explorer faz praticamente o mesmo e é grátis.
 

 


Editado por Kilroy, 01 September 2013 - 19:14.

Huawei X5 (U8800)

- MediaFire - U8800 Official roms + image backup folder
- androidPT - U8800 Unlock SIM


#5 viviboss

viviboss

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 8 mensagens
  • Huawei ideos x5

Mensagem publicada 30 August 2013 - 15:31

Obrigado Amigo, já tenho aqui muito por me entreter, fico a aguardar a parte2. Grande Abraço e Obrigado.



#6 Kilroy

Kilroy

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 576 mensagens
  • LocalizaçãoBraga
  • P8 Lite, Nexus 7 2013, OnePlus One

Mensagem publicada 01 September 2013 - 19:24

Obrigado Amigo, já tenho aqui muito por me entreter, fico a aguardar a parte2. Grande Abraço e Obrigado.

 

Espero que alguma da minha experiência possa ser útil   :cool:    

 

@jorge teixeira, este terminal tem uma secção dedicada. penso que está na geral.

Huawei X5 (U8800)

- MediaFire - U8800 Official roms + image backup folder
- androidPT - U8800 Unlock SIM


#7 viviboss

viviboss

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 8 mensagens
  • Huawei ideos x5

Mensagem publicada 04 September 2013 - 00:57

5 Estrelas :) Muito Obrigado Kilroy



#8 viviboss

viviboss

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 8 mensagens
  • Huawei ideos x5

Mensagem publicada 05 September 2013 - 01:29

Bem,

 

Amigo São 4h29 da manha, finalmente tenho telemóvel.

 

Segui os passos mas por falta de conhecimento estalei a tua custom rom por cima da tmn e bummmm , depois de ler tudo novamente com calma instalei a 517 step 2 e 3, depois a tua costom rom e já esta a bombar, não tem nada a ver com o que era.

 

Mas estou com um problema....

 

Efectuei o download do titanium backup versão paga, fiz backups das aplicações mas agora foi-se... tenho que comprar novamente??? Já a tentei instalar e diz que agora não tenho root. Fiz novamente

 

Mas não estou a conseguir fazer root, nem com psneuter nem gingerbreak, estou a utilizar o super one click. fica bloqueado no psneuter ou gingerbreak

 

Alguma dica?

 

Graciassssssssssssssssssssssssss


Editado por viviboss, 05 September 2013 - 03:50.


#9 viviboss

viviboss

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 8 mensagens
  • Huawei ideos x5

Mensagem publicada 05 September 2013 - 11:07

Já instalei a nova versão do super one click 2.3.3 e continua na mesma.


Já esta... faltava isto. Dial: *#*#2846579#*#*
2) Go to projectmenu > background settings > log settings > log switch > set Log on

 

;)



#10 Kilroy

Kilroy

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 576 mensagens
  • LocalizaçãoBraga
  • P8 Lite, Nexus 7 2013, OnePlus One

Mensagem publicada 05 September 2013 - 20:28

Que me lembre para fazer root só necessitei ir ao projectmenu na B528.

Já está tudo a funcionar? 


Huawei X5 (U8800)

- MediaFire - U8800 Official roms + image backup folder
- androidPT - U8800 Unlock SIM


#11 viviboss

viviboss

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 8 mensagens
  • Huawei ideos x5

Mensagem publicada 06 September 2013 - 08:11

Sim já esta a bombar, já consegui fazer novamente root com o super one click 2.3.3 depois de instalar a tua custom rom.

 

Tira-me so uma coisa amigo, fiquei com a versão 2.3.5 instada. Se instalasse outra rom, tipo versão 4 android perdia o desbloqueio? É possível ou isto iria ficar super lento? Qual é a Rom a melhor rom na tua opinião para este telemóvel?

 

Obrigado por todas as dicas. ;)



#12 Kilroy

Kilroy

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 576 mensagens
  • LocalizaçãoBraga
  • P8 Lite, Nexus 7 2013, OnePlus One

Mensagem publicada 06 September 2013 - 22:17

Olá,

 

Nenhuma das roms é minha, eu não tenho conhecimentos de programação para criar roms, na melhor das hipóteses talvez fazer o port de uma rom de outro equipamento para o nosso... a única coisa que é minha é o patch para desbloquear o equipamento que tive que aprender a fazer um flashable zip para que o patch pudesse ser instalado via recovery sem problemas.

 

Já fizeste os os backups? imei e da rom? Se sim claro que tens que experimentar novas rom's.

 

Para ganhares experiência recomendo-te a seguinte sequência:

 

Nivel 1

1. Rom base => B517 , instalar o cwm. Esta desbloqueia o equipamento.

2. Via recovery instalas qualquer custom rom, podes começar pela Aurora e depois experimentar as que estão no seguinte link http://forum.xda-dev...d.php?t=2166353

3. No post do link anterior vais à secção CUSTOM ROMS e podes começar por instalar todas as GINGERBREAD, as  ICE CREAM SANDWICH podes instalar quase todas, desde que não seja necessário particionar a memória.

4. Nenhuma destas custom roms bloqueia o equipamento.

 

Quando tiveres mais alguma inexperiência

 

Nivel 2

1. Rom base => B528, fazer root e instalar o cwm.

2. Como queres manter o desbloqueio instalas o meu patch, o link está na minha assinatura.

3. Importante, se não instalares o meu patch tens que instalar o do blefish

4. Via recovery instalas qualquer custom rom, continuas a experimentar as que estão no seguinte link http://forum.xda-dev...d.php?t=2166353

5. No post do link anterior vais à secção CUSTOM ROMS e podes instalar as GINGERBREAD e as  ICE CREAM SANDWICH podes instalar quase todas, desde que não seja necessário particionar a memória.

 

 

Já nada te mete medo, e tens experiência qb.

 

Nivel 3.

1. Igual ao nivel 2.

2. Aumentas o tamanho da partição system com o zip do forumber2 e estás pronto para instalar todas as anteriores e mais as roms JELLY BEAN e alguma ICS que necessite de system maior, que me lembre é o caso da B927 do forumber2 para o u8800.

3. Importante, NUNCA instales uma ROM OFICIAL sem primeiro repores as partições stock.

 

 

Se tiveres alguma dúvida pergunta.

 

 

 


  • jorge teixeira gosta disto

Huawei X5 (U8800)

- MediaFire - U8800 Official roms + image backup folder
- androidPT - U8800 Unlock SIM






Também marcado com uma ou mais destas tags: ideos x5