Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Problema nas SMS (sim, eu sei que é comum mas...)


  • Por favor inicie sessão para responder
16 respostas a este tópico

#1 nngomes

nngomes

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens
  • TMN Smart A18

Mensagem publicada 09 August 2013 - 15:22

Viva! Tenho agora dois telemoveis (tmn smart A18 e A15) ambos com ICS (rom TMN de stock, inalterada) e AMBOS têm um problema que, após umas horas na net, vi ser muito comum.

Cada vez que envio uma mensagem com acentos ela chega ou em branco ou com caracteres estranhos ao destinatário (mas não todos).

Já vi que há threads aqui no forum (e noutros) a relatar o mesmo problema, mas não há uma solução definitiva. Tanto quanto pude perceber será um mix de culpa da TMN e da google, embora pareça que há mais culpa da TMN do que da google (peço desculpa se tou a dizer uma barbaridade).

O problema é muito maior do que alguma vez pensei e afecta imensos utilizadores, no entanto, parece que não é dada a devida importância a este problema.

A minha dúvida é: será que é porque a maior parte das pessoas está a marimbar-se para os acentos ou porque não há hipótese de isto ser resolvido?

Vale a pena ir à TMN? O meu receio é que enviem logo o telemóvel para reparação quando o telemóvel não tem qualquer problema...

 

 



#2 jorge teixeira

jorge teixeira

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4863 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • HTC One / Google Nexus 7 2013

Mensagem publicada 10 August 2013 - 14:03

Isso é uma limitação do GSM, é assim e creio que não existe grande coisa a fazer.

 

A questão do número de caracteres quando se utilizam acentos e afins resolve-se deixando de os usar ou instalar uma aplicação de sms que contorne isso como o hand cent e o go sms. 


Imagem colocada
HTC One Silver / Google Nexus 7 2013

#3 nngomes

nngomes

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens
  • TMN Smart A18

Mensagem publicada 19 August 2013 - 14:55

Obrigado pela resposta Jorge (estive de férias e só agora vi...).

 

A questão do número de caracteres, não se coloca (no meu caso), nunca tive esse problema. Ele nunca reduziu o número de caracteres disponíveis para uma única mensagem ao colocar acentos. O problema é mesmo a mensagem chegar em branco ou com caracteres ilegíveis quando coloco acentos.

 

Dizes que é uma limitação do GSM, ok, eu aceito isso (embora não o perceba tecnicamente, mas confio no que dizes). Mas porque motivo este problema só se coloca na TMN? Conheço pessoas com telemóveis Android ICS de stock (como o meu) da Vodafone e Optimus e esse problema não se lhes coloca.

 

Eu acho isto inadmissível sinceramente e estou mesmo desiludido... eu não consigo escrever mensagens sem acentos, acho horrível. Estou a pensar mudar de rede por causa disto honestamente.

 

Também me causa alguma confusão o pessoal não se queixar MUITO mais... se isto acontece com TODOS os telemóveis android da TMN...


Editado por nngomes, 19 August 2013 - 14:56.


#4 jorge teixeira

jorge teixeira

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4863 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • HTC One / Google Nexus 7 2013

Mensagem publicada 19 August 2013 - 16:10

Estamos a falar de coisas diferentes, estava a assumir que falavas da questão dos acentos e tal. Esse problema realmente é estranho, as sms não deviam chegar nesse formato. Isso acontece para todos os números que envias ?


Imagem colocada
HTC One Silver / Google Nexus 7 2013

#5 nngomes

nngomes

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens
  • TMN Smart A18

Mensagem publicada 19 August 2013 - 16:34

Não, se enviar uma mensagem com acentos para outroTMN com android, o da minha mulher por exemplo, o TMN A15, a mensagem chega bem, com todos os acentos que escrevi e perfeitamente legível. Mas por exemplo, para um iPhone 4 na Optimus, se mandar uma mensagem com acentos ou com "ç" cedilhado, chega algo parecido com isto:

 

"#$%&/fjjh( )=f"#$%lkç&/( º)oO=hgtf" #$%&/()=

 

Não isto exactamente claro, mas caracteres completamente ilegíveis. Por vezes também chegam em branco, ou seja, a mensagem chega ao destinatário mas vazia!

 

Mas também me acontece se enviar para a própria TMN num telemóvel com android de uma versão anterior à ICS.

 

Enfim... não consigo perceber um padrão. O único padrão que percebo é que se for um TMN com android ICS como o meu, chega tudo bem. Fora isso... é uma incógnita!

 

Se fizeres uma pesquisa no google por "sms enviadas ficam com caracteres estranhos" ou "strange characters in sms sent" dá para perceber que é um problema generalizado e não só em Portugal. Em Espanha por exemplo, queixam-se do mesmo. Embora com o problema adicional de reduzir o número de caracteres disponíveis para uma única mensagem, que eu não tenho.

 

Já tentei tudo o que encontrei como "solução" nestas pesquisas, mas nada...



#6 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 mensagens
  • hammerhead

Mensagem publicada 19 August 2013 - 17:04

Alo,

 

Há uma excelente solução. Escrever sem acentos e coisas estranhas. É o que eu faço. Ou seja:

 

Ha uma excelente solucao. Escrever sem acentos e coisas estranhas. É o que eu faco. (o é passa bem.)

 

Um abraço,


Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#7 nngomes

nngomes

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens
  • TMN Smart A18

Mensagem publicada 19 August 2013 - 17:51

Pois, mas essa "solução" eu já a tinha encontrado... o que eu queria era mesmo uma solução que resolvesse aquilo que para mim é um problema (escrever sem acentos).

 

Uma coisa é mandar sms para amigos outra coisa é mandar um sms para contactos profissionais e escrever como um miúdo de liceu iletrado.

 

p.s. - duas coisas: também já tinha reparado que por qualquer razão a letra e com acento vai bem nas sms. Outra coisa, eu não escrevo com coisas estranhas... eu escrevo com acentos e aquilo que as pessoas recebem é que são caracteres estranhos. É diferente.

 

Se alguém souber exactamente porque isto acontece e o que se pode fazer para resolver que se pronuncie...



#8 jorge teixeira

jorge teixeira

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4863 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • HTC One / Google Nexus 7 2013

Mensagem publicada 19 August 2013 - 18:58

Uma coisa é mandar sms para amigos outra coisa é mandar um sms para contactos profissionais e escrever como um miúdo de liceu iletrado.

 

p.s. - duas coisas: também já tinha reparado que por qualquer razão a letra e com acento vai bem nas sms. Outra coisa, eu não escrevo com coisas estranhas... eu escrevo com acentos e aquilo que as pessoas recebem é que são caracteres estranhos. É diferente.

 

Honestamente não te sei dar grande ajuda visto que larguei os sms tradicionais a bastante, a coisa mais parecida que uso é o whatsapp e nesse é sem problemas..

 

No entanto essa situação dos caracteres nunca me aconteceu, experimenta outros programas de sms, tipo handcent ou gosms.


Imagem colocada
HTC One Silver / Google Nexus 7 2013

#9 nngomes

nngomes

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens
  • TMN Smart A18

Mensagem publicada 20 August 2013 - 09:05

Obrigado pela tua resposta Jorge.

 

De facto, já testei o handcent e o problema mantém-se. Embora o continue a usar porque gostei mais deste programa que o default.

 

Vou continuar a acompanhar as discussões do google groups sobre isto e noutros foruns também a ver se alguma coisa muda. Se descobrir coloco aqui.

 

Obrigado.



#10 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 mensagens
  • hammerhead

Mensagem publicada 20 August 2013 - 09:48

Alo,

 

Como já percebeste por toda a pesquisa que fizeste, não há solução. É um bug /feature do encoding.

 

E é preferível a mensagem chegar sem cedilhas e acentos do que com caracteres esquisitos. Digo eu.

 

Um abraço,


Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#11 nngomes

nngomes

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens
  • TMN Smart A18

Mensagem publicada 20 August 2013 - 09:53

Oh pá... não me conformo.

 

É um bug/feature do enconding. Ok, certo! E não se faz nada? Alguma coisa tem que ser possível fazer, não da parte do utilizador mas da parte dos operadores ou da própria google.

 

Quer dizer... andamos com telemóveis que só lhes falta tirar cafés e depois não mandam acentos em sms´s? Ridículo...



#12 jorge teixeira

jorge teixeira

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4863 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • HTC One / Google Nexus 7 2013

Mensagem publicada 20 August 2013 - 11:14

nngomes mas isso não é geral, eu consigo mandar e sempre consegui mandar com acentos e tudo e mais alguma coisa, a questão dos acentos a mim só faz reduzir o número de caracteres, mas isso é assim desde sempre, é uma limitação do gsm.

 

Quanto a esses caracteres esquisitos eu nunca tive problemas, nem com Optimus nem agora com TMN, mas é como te digo raramente uso sms, até porque como tu dizes, andamos com telefones que fazem tudo e mais alguma coisa, mas ainda existe quem insista em usar o SMS do tempo da pedra ;p muda-te para outras plataformas, até o mail é mais pratico, eficaz e barato que os sms.


  • Dark_Sorcerer gosta disto
Imagem colocada
HTC One Silver / Google Nexus 7 2013

#13 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 20 August 2013 - 11:20

Isso tem a ver com o tipo de enconding com que envias a mensagem. Algumas apps para enviar sms têm uma opção para selecionar um encoding compatível com a lingua portuguesa.

 

Os operadores, por norma, retiram os acentos. Mas penso que se for enviado com um encoding especifico que retêm esses. O problema é que ocupa mais espaço na mensagem e por vezes as pessoas gastam mais que um SMS para enviar a mensagem completa, o que faz com que muitas prefiram usar um encoding em que faça com que os carateres sejam "trocados" pelos sem acento.


Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#14 nngomes

nngomes

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens
  • TMN Smart A18

Mensagem publicada 20 August 2013 - 11:30

nngomes mas isso não é geral, eu consigo mandar e sempre consegui mandar com acentos e tudo e mais alguma coisa, a questão dos acentos a mim só faz reduzir o número de caracteres, mas isso é assim desde sempre, é uma limitação do gsm.

 

Quanto a esses caracteres esquisitos eu nunca tive problemas, nem com Optimus nem agora com TMN, mas é como te digo raramente uso sms, até porque como tu dizes, andamos com telefones que fazem tudo e mais alguma coisa, mas ainda existe quem insista em usar o SMS do tempo da pedra ;p muda-te para outras plataformas, até o mail é mais pratico, eficaz e barato que os sms.

 

Não digo que seja geral Jorge, mas é muito comum. Se pesquisares podes confirmar isso mesmo. Esse problema de reduzir os caracteres cada vez que coloco um acento não o tenho. E as minhas mensagens também chegam com acentos a alguns telemóveis (aos Android ICS da TMN chegam sempre bem, por exemplo).

 

 

Isso tem a ver com o tipo de enconding com que envias a mensagem. Algumas apps para enviar sms têm uma opção para selecionar um encoding compatível com a lingua portuguesa.

 

Os operadores, por norma, retiram os acentos. Mas penso que se for enviado com um encoding especifico que retêm esses. O problema é que ocupa mais espaço na mensagem e por vezes as pessoas gastam mais que um SMS para enviar a mensagem completa, o que faz com que muitas prefiram usar um encoding em que faça com que os carateres sejam "trocados" pelos sem acento.

 

No meu caso preferia que usassem um enconding que ocupasse mais espaço porque não tenho limites de sms...

 

Mas enfim, percebo a "tecnicality" da coisa mas acho ridículo na mesma... há 15 anos atrás mandava sms´s com acentos a quem quisesse e passados 15 anos não posso mandar sms´s com acentos a alguns contactos? É ridículo, não há outra palavra para isto.
 


Editado por nngomes, 20 August 2013 - 11:31.


#15 nngomes

nngomes

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens
  • TMN Smart A18

Mensagem publicada 20 August 2013 - 11:46

Lol... em 2010!! Já havia este problema relatado no forum... também com a TMN:

 

http://www.androidpt...-acentuacao-pt/



#16 mapmatos

mapmatos

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 mensagens
  • MEO smart a75

Mensagem publicada 10 April 2015 - 17:15

Já encontraram solução para este problema? Tenho o meo smart a75 e estou com o mesmo problema e odeio escrever sem acentuação :-/

#17 mapmatos

mapmatos

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 mensagens
  • MEO smart a75

Mensagem publicada 10 April 2015 - 17:15

Já encontraram solução para este problema? Tenho o meo smart a75 e estou com o mesmo problema e odeio escrever sem acentuação :-/