Não confundas SOC com CPU, o SOC é um conjunto de tecnlogias no mesmo silicio, quando falamos em custom cores é só ao nível do CPU, é logico que o GPU dentro do SOC é responsável pelo processamento dos gráficos.
Custom cores consiste em dividir os dados de processamento em partes processáveis via optimização de intruções, dou o exmplo do calculo de virgula flutuante, podemos ter um dos 8 cores a fazer só esse tipo de cálculo, enquanto os outros processam outro tipo de informação. Em suma: custom cores é optimização do hardware sinalizando as threads e processando por core consoante o sinalizador. Como é sabido ainda não há nada minimamente parecido, por enquanto...
Abraços.
Eu não confundi SoC com CPU.
Quanto a virgula flutuante, isso é processado numa ALU (arithmetic logic unit), e sim, podemos ter mais ALU's que cores, e arranjar uma maneira deles usarem as ALU's todas, a "cena" é que isso não traria nada de especial. Porque o CPU são máquinas que fazem operações sobre a informação, processam a informação, e voltam a analizar a informação.
Quando se quer poder de matemática, usa-se uma GPU ou uma DSP, a diferença é que a DSP é em série, e a GPU é paralela, por exemplo, numa placa gráfica moderna, temos centenas de cores, com uma ALU e pouco mais a fazer cálculos a cada ciclo de relógio. O problema em aceder completamente a esse poderio? Fácil! A memória, porque chega a um ponto em que esses pequenos cores têm de ou guardar os seus registos na memória, ou ir fazer LOAD á memória, e é como ter 500 miúdos, e só um bolo para dividir. Problema maior, é quando se precisa de um CPU para controlar a memória gráfica e controlar os programas que são inseridos nos cores da GPU. Por isso é que sistemas modernos, como a futura PlayStation 4, os SOC's de telemóvel/tablet têm memória unificada, para acelerar esse processo