Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Termos mais comuns em Android

dicionário android

  • Por favor inicie sessão para responder
2 respostas a este tópico

#1 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 12 April 2013 - 12:41

Olá, encontrei um forum brasileiro (brasildroid) com uma lista de FAQ's interessante para quem entra nestas lides, que reproduzo na versão sem links (clicando no link acima poderão esclarecer mais profundamente). O texto não está rectificado de imprecisões porque acho que isso deve ser feito por quem sabe mais disto do que eu.

Antes que me critiquem, a ideia é para os principiantes não precisarem de andar à procurar de respostas e, também, para que os veteranos do forum possam corrigir e adicionar informação costumizando-a a este forum.

Nesse sentido proponho já à moderação, se quiser manter este tópico, que assuma a edição do mesmo, para que possa ser dinâmico, actualizado e mais adaptado a esta família.

Não sei se este é o lugar mais interessante para afixar isto, mas a moderação logo decidirá.

 

 

Android básico, conceitos e terminologia

O que é ROM?
ROM (Read Only Memory) é, de uma maneira bem resumida, o software que roda em seu aparelho. Também é chamado de “firmware”, que significa um software que é executado a partir de um dispositivo de memória – um chip, que em teoria não precisa de atualizações constantes (por isso é Read Only). Por isso, atualizar um firmware – também conhecido por “flashear” – não é uma operação tão simples como copiar um arquivo para um disco.

Importante! Tecnicamente, uma ROM também inclui outros componentes, como o kernel, o bootloader (explicados mais abaixo) e outros. Para efeitos dessa FAQ, chamaremos de ROM a parte do sistema operacional que faz a interface com o usuário e os aplicativos nativos, ou seja, a camada mais alta do sistema.

Existem ROMs stock (as que vêm no aparelho) e as custom (customizada por desenvolvedores, para dar mais performance, ou mais funcionalidade, etc). ROMs stock geralmente vêm com bootloader e kernel, enquanto que as custom, não.

Quais são os principais componentes de uma ROM?
Geralmente, uma ROM é composta de três partes:
- O código em si (também chamado PDA). Ali estão todos os programas básicos do sistema, mais os aplicativos nativos.
- O Modem (também chamado de Phone, ou baseband – versão de banda de base) – é o “rádio” de seu aparelho, responsável pelo Wi-Fi, Bluetooth, GPS e 3G/2G/GSM. Modems diferentes podem ter impacto na qualidade do sinal de GPS, recepção de sinal 3G, consumo de bateria, etc.
- o CSC (Customer Specific Customization) – são as customizações específicas para a rede de celular daquela país/região, mais alguns aplicativos/traduções específicos para uma língua/região.

O que é um kernel?
Kernel é o componente do sistema operacional responsável pela interface com o hardware, ou seja, a camada mais baixa do sistema. No caso do Android, o kernel é um Linux. Assim como a ROM, existem kernel stock e custom.

O que é bootloader?
É o primeiro código a ser executado quando o aparelho é ligado e executa uma função simples: carregar o kernel. Problemas no bootloader podem “brickar” o aparelho.

O que é Recovery?
Recovery pode ser considerado um boot alternativo do Android, que leva a um terminal com funções avançadas de recuperação e manutenção do dispositivo. No Recovery, é possível realizar funções como:
- backup e restore completo (e parcial) do sistema e dos dados
- Wipe (ou factory reset): apagar todos os dados e aplicativos instalados no dispositivo, retornando-o a um estado “limpo”.
- aplicar uma nova ROM, ou um novo tema
- limpar os caches do sistema
- e outros

O que é modo Download?
É um boot alternativo (como o Recovery), que habilita o aparelho a receber uma atualização, estando conectado a um PC.

O que é ClockWorkMod, ou CWM?
ClockworkMod (CWM) é o programa mais utilizado nos kernels custom para executar as funções de recovery. Sua interface é uma tela preta com letras verdes, como um terminal de computador antigo. Praticamente todos os kernels custom já vêm com CWM, mas os kernels stock não. Os desenvolvedores do fórum XDA disponibilizaram o CWM para ser aplicado em alguns kernels stock da Samsung:

O que significa "mover aplicativos para o armazenamento USB" e como fazê-lo?
Essa funcionalidade, também conhecida como "mover aplicativos para o SD Card" está disponível desde o Froyo (2.2). Anteriormente, era necessário utilizar ferramentas auxiliares (conhecidas como "App2SD") para isso. O objetivo é mover aplicativos para um espaço pré-determinado do SD Card, liberando espaço da memória interna. Nem todos aplicativos podem ser movidos, isso depende do desenvolvedor. Caso disponível, no momento da instalação é oferecida a oportunidade de movê-la.

Como mover os aplicativos já instalados? Vá em "Configurações", "Aplicações", "Gerencias Aplicações". Ao escolher um aplicativo, o botão "Mover para armazenamento USB" estará disponível ou não, conforme o caso.

Quais são as versões do Android e o que muda em cada uma delas?
Veja todo o histórico de versões aqui: Android version history - Wikipedia, the free encyclopedia

O que significa wipe e quais tipos de wipe existem?
Wipe, em inglês, significa limpar. Em linguagem Android, significa apagar dados de uma ROM (ou kernel), seja para corrigir erros, seja para instalar uma nova ROM. O wipe é executado no recovery.

De uma maneira simplificada, esses são os três tipos de wipe mais usados (os nomes podem mudar um pouco):
- Wipe data (ou factory reset) - apaga todos os dados do usuário (programas e dados), voltando o aparelho à situação original de fábrica. Essa operação não é reversível!

- Wipe cache partition - apaga a área de dados temporária do Android (não há perda de dados do usuário). Essa área é reconstruída automaticamente à medida em que o Android vai sendo executado. É a primeira opção de correção de comportamento anormal de um aparelho Android.
- Wipe Dalvik cache - apaga a área de dados temporária da Dalvik Virtual Machine (um componente do sistema operacional Android). Essa área é reconstruída automaticamente no primeiro boot subsequente. É recomendável quando for aplicado um tema ou qualquer operação que instale/atualize aplicativos via recovery.

Esses três wipes são sempre recomendáveis antes da instalação de uma nova ROM. Exceção para o caso em que o desenvolvedor disser explicitamente que não é necessário.

Além deles, existem mais três tipos de limpeza no Android, que não são chamados de wipe.
- Format /system - esse comando do recovery formata a partição do sistema, apagando toda a ROM existente, e é utilizado antes de instalar uma nova ROM. Cuidado pois, uma vez feito não será mais possível bootar no Android (somente em recovery), portanto deve ser imediatamente seguido da instalação de uma nova ROM.
- Limpar o cache de um aplicativo - essa é uma opção dentro do menu de Configurações / Aplicativos. Serve para limpar a área de trabalho temporária daquele aplicativo específico, e é usada para corrigir comportamento anormal daquele aplicativo. Não há perda de dados do usuário.
- Limpar os dados de um aplicativo - localizada no menu de Configurações / Aplicativos. Nesse caso, todos os dados do usuário daquele aplicativo são zerados (o cache do aplicativo também) e o mesmo volta ao estado em que estava quando foi instalado, sem dados.
 

O que é Root, quais as vantagens/riscos e como fazê-lo?
Root (raiz, em inglês), significa conceder acesso de administrador (ou superuser – SU) ao sistema. Com esse acesso, é possível ter controle total e realizar alterações no funcionamento do Android, como:
- Exclusão de aplicativos nativos indesejados
- Aplicação de ROMs custom e temas
- Execução de atividades como: backup da ROM, overclock e underclock da CPU, tethering (usar o celular como roteador do sinal 3G para outros equipamentos)
- E outros

As desvantagens do Root são:
- Um aparelho não rooteado já foi testado pelo fabricante naquela configuração e é igual ao utilizado por milhares de outras pessoas. Um rooteado, por ser aberto a modificações no coração do sistema, é quase que individual. Consequentemente, tende a ser menos estável que um não rooteado.
- Possível perda da garantia. Por isso a pergunta sobre fazer backup da ROM original, mais abaixo.
- Perda da possibilidade de upgrades oficiais (mas existem soluções para isso)
- Possibilidade de fazer uma grande besteira (veja “brick”, abaixo)
O acesso root é definido no kernel. Portanto, a melhor maneira de habilitar o root é trocar de kernel.

O que é “brick”?
Brick significa tijolo em inglês, e é o termo usado quando um aparelho tem problemas ao ser flasheado e fica irremediavelmente inútil, só servindo como peso de papel...

Como aplicar uma ROM customizada?
Pelo Recovery ou através de uma conexão com um PC, rodando um aplicativo específico para aquele aparelho. Veja as instruções específicas da ROM que você quer aplicar.

Qual é a melhor ROM?
Não existe melhor ROM! Existe a melhor para o seu uso e só você pode dizer isso: algumas pessoas privilegiam o aspecto visual, outras preferem mais velocidade, etc. Experimente e decida.

Como fazer um Backup da ROM original antes de aplicar uma ROM custom?
Por que fazer isso? Para que, caso seja necessário levar o aparelho para a assistência técnica, não haja problema de perda de garantia por ter mudado a ROM original (da Claro, Vivo, etc). Para simplificar, não se preocupe em fazer backup de sua ROM stock, e sim em saber se alguém já disponibilizou isso.

O que é o ADB e como usá-lo?
ADB (Android Debug Bridge), que como o nome diz é uma ponte para debugar o sistema Android. Como ele é possível realizar várias operações: instalar aplicativos, trocar arquivos entre o aparelho e o computador, utilizar o shell (linha de comando do linux) entre outras operações.

Verificando a integridade de arquivos (ROM, kernel, tema, etc.) baixados da Internet
Ao baixarmos um arquivo da Internet, é possível que por algum motivo o arquivo venha corrompido. Se for uma foto, por exemplo, pode ser que alguns pixels fiquem com a cor errada. Mas se for uma ROM, isso pode causar comportamentos imprevisíveis no aparelho. Para isso, é importante verificar a integridade do arquivo antes de aplicá-lo em seu aparelho.

O que é uma ROM AOSP?
ROMs AOSP (Android Open Source Project) são aquelas derivadas do código-fonte original do Android, ou seja sem customizações de qualquer fabricante; são mais parecidas com as do Nexus S. Como exemplo temos a do CyanogenMod 7 e a MIUI 2.3.4.
Já as ROMs stock são derivadas do código-fonte de cada fabricante e com as customizações destes.

O que é um tema?
É um conjunto de atributos visuais (cores, tipos de fontes, ícones e outros) que permitem alterar o visual de uma ROM. Temas são normalmente aplicados via Recovery e nem todas as ROMs permitem a aplicação de temas.


O que é Launcher?
Launcher é o aplicativo que dá a "cara" da tela principal do Android. É ele que exibe os aplicativos de forma organizada para o usuário, pode permitir diversas telas, atalhos, etc. Toda ROM vem com um Launcher, que pode ser substituído.

É no Launcher que temos a maior parte de nossa interação com o Android, portanto você deve escolher um que se adapte melhor ao seu jeito de utilizar o aparelho, não o contrário. Existem dezenas de Launchers disponíveis, basta procurar no Android Market.

Uma vez escolhido e instalado o Launcher, esse aplicativo não aparece para ser executado como os demais aplicativos do seu Android. Para executá-lo, a primeira ação é apertar o botão de Home. Se aparecer uma tela perguntando qual aplicativo você deseja executar, escolha o seu novo Launcher e divirta-se.

Entretanto, nem sempre essa tela de seleção aparece. A solução então é ir em Configuração / Aplicações / Gerenciar aplicações. Localize o seu Launcher default. Você talvez precise ir na aba "Todos" para encontra-lo (o Twlauncher aparece como "com.sec.android.app.twlauncher"). Uma vez encontrado, clique em "Limpar padrões". Volte até a tela principal e aperte o botão Home.

Se quiser voltar ao Launcher default, basta seguir os passos acima e limpar os padrões do novo Launcher.

Qual é a diferença entre ROM Odexada e Deodexada?
Em um sistema Android, os aplicativos vêm empacotados em arquivos com extensão .apk. Dentro desses .apk, existem arquivos .odex, que são algo como “pedaços” da aplicação, pré-carregados antes do boot. Isso é chamado de ROM odexada.

Isso resulta em otimização do tempo de boot. Por outro lado, o fato de ter “pedaços” dos aplicativos espalhados, faz com que seja muito difícil alterá-los uma vez instalados no aparelho. E é exatamente isso que um tema faz: alterar um aplicativo no aparelho.

Para resolver esse problema, existe o processo de “deodexar” uma ROM. Isso significa re-empacotar os arquivos .odex de volta para dentro dos respectivos .apk’s.

Em resumo, a principal vantagem de uma ROM deodexada é a possibilidade de aplicar temas. A desvantagem é o maior tempo de boot (na verdade, apenas no primeiro boot após aplicação da ROM ou após limpar o Dalvik Cahe; os boots subsequentes não são impactados).

Já para a ROM odexada, as vantagens/desvantagens são exatamente invertidas.

 

O que é bootlogo e bootanimation?
Bootlogo é uma imagem estática exibida assim que o aparelho é ligado. A alteração do bootlogo normalmente envolve alterar o bootloader, o que deve ser feito com cuidado. Cada aparelho possui um procedimento específico.

Bootanimation é uma animação, executada logo após o bootlogo. Cada ROM normalmente tem a sua própria bootanimation personalizada.

 

 

 


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#2 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 mensagens
  • hammerhead

Mensagem publicada 12 April 2013 - 13:09

Alo,

 

Quase todos esses termos estão na nossa wiki.

 

Um abraço,


Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#3 crv

crv

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 429 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Ace, Samsung S3 GT-I9300

Mensagem publicada 15 April 2013 - 18:17

Alo,

 

Quase todos esses termos estão na nossa wiki.

 

Um abraço,

 

 

Este pessoal não pesquisa depois da nisso* mas e bom conteudo na mesma..


www.mediaevalis.pt
Testing:






Também marcado com uma ou mais destas tags: dicionário, android