Saltar para conteúdo


Foto

[HOW TO] Instalar / mover aplicações para o cartão de memória


  • Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

#1 BrunoNRG

BrunoNRG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens
  • OnePlus 5, Nvidia Shield TV

Mensagem publicada 25 March 2013 - 23:45

Boas!

 

Penso que esta informação seja útil para todos aqueles que, tal como eu, acham que os 16gb (11gb reais) de memória interna não chegam para ter todas as aplicações e respectivos ficheiros instalados.

 

Depois de testar quase todas as aplicações que supostamente deveriam ser capazes de nos deixarem usar o cartão de memória para instalar apk's, descobri um programa que realmente faz o que diz. O programa chama-se DirectoryBind, para o usarmos necessitamos de ter acesso root, e um cartão de memória micro sd bastante rápido, de preferência classe 10, senão os jogos / aplicações demoram uma eternidade a carregar. Eu uso um Samsung Plus Class 10 UHS-1 de 32GB (http://www.ebay.com/...984.m1439.l2649), é bastante rápido e funciona muito bem com esta aplicação.

 

Fica aqui um link, que para mim também serviu de tutorial, para um video sobre a app:

O telemovel do video é um Galaxy Note, mas resulta com os nossos também

 

O local onde podem fazer download:

http://forum.xda-dev...d.php?t=1410262

 

 

Instruções de utilização:

 

1 - Instalar e abrir o DirectoryBind (Como podem ver o meu já tem bastantes directorias / entradas adicionadas).

 

screenshot2013032608064.png

 

2 - Carregar na tecla de menu e selecionar Add new entry (adicionar nova entrada)

 

screenshot2013032608130.png

 

3 - Carregar e manter pressionado em /sdcard/external_sd/ até aparecer o explorador de ficheiros

 

screenshot2013032608131.png

 

4 - Seleccionar a pasta de destino para os ficheiros navegando, no explorador até á raiz da mesma e depois carregar em Select. Essa pasta convém ter o mesmo nome da pasta que estão a copiar e tem de estar vazia. Neste caso a pasta de destino será a pasta com.glu.dragonslayer (eu criei uma directoria Android na raiz do cartão de memória, com as pastas data e obb dentro dessa mesma directoria para facilitar todo o processo e não haver enganos). A pasta de destino (com o mesmo nome que a pasta de origem), deve ser criada antes de iniciar o processo ou então ir alternando (e criando pastas) entre o DirectoryBind e o explorador de ficheiros que usarem no telefone.

 

screenshot2013032608182.png

 

screenshot2013032608183.png

 

screenshot2013032608184.png

 

screenshot2013032608184.png

 

screenshot2013032608190.png

 

screenshot2013032608191.png

 

5 - Seleccionar a pasta de origem (com.glu.dragonslayer) que pretendemos mover para o cartão de memória, carregando e mantendo pressionado em /sdcard/ depois e navegar com o explorador até á raiz da mesma e carregar em Select

 

screenshot2013032608131.png

 

6 - Meter um visto em "Transfer files from target to data." e carregar em Add. Este processo pode levar alguns minutos, dependendo do tamanho da pasta a transferir e da velocidade do cartão de memória

 

7 - Depois da transferência de ficheiros estar concluída, carregar no icone da disquete que se encontra no lado esquerdo da do caminho da directoria que acabaram de transferir, para que esta fique verde

 

screenshot2013032608135.png

 

8 - Saiam do programa e testem a aplicação / jogo que acabaram de passar para o cartão de memória. Se tudo funcionar correctamente, abram de novo o DirectoryBind, carregem no botão de menu > mais > backup database. O backup é importante porque se usarem um task manager para fechar o directory bind perdem todas as associações de pastas, caso isso aconteça basta restaurarem o backup.

 

screenshot2013032608142.png

 

screenshot2013032608224.png

 

9 - Depois da operação de transferência dos ficheiros da memória interna para o cartão de memória, os ficheiros apareçem na mesma visiveis (desde que a tal disquete verde esteja assinalada) como se ainda se encontrassem na memória interna (é mesmo essa a função da app), mas se verificarem o espaço disponivel antes e depois da transferência dos ficheiros, verão que têm mais espaço (o mesmo que os ficheiros da aplicação que acabaram de transferir ocupava) na memória interna e menos espaço no cartão de memória. Se carregarem na tal disquete de modo a que fique cinzenta e  usarem um gestor de ficheiros para irem até á directoria original que transferiram, verão que se encontra vazia ou apenas com pastas mas sem ficheiros - não apaguem essas pastas!

 

screenshot2013032608215.png

 

screenshot2013032608220.png

 

10 - Não se esqueçam de manter a opção "bind on boot" activa, para que as associações de pastas estejam activas assim que ligam o telefone.

 

screenshot2013032608143.png

 

11 - Repetir o processo do passo 2 ao 8 para transferir mais ficheiros para o cartão de memória e assim libertar espaço na memória interna do telefone e "justificar" um cartão de memória de alta capacidade

 

 

De momento tenho apenas 1gb ocupado (9gb's livres) da memória interna do telefone e 17gb livres (de um total de 30gb's) no cartão de memória. Ganhei quase 7gb em memória interna com esta aplicação ;)

 

Edit: Nem todas as aplicações funcionam com o DirectoryBind. De tudo o que testei até agora, apenas o Sygic não funcionou devidamente com este programa, se depois de transferirem os ficheiros para o cartão, ao abrir a aplicação que transferiram, ela tentar fazer download dos ficheiros que precisa para funcionar, é porque é incompatível com o DirectoryBind.


Editado por BrunoNRG, 26 March 2013 - 11:47.

  • VicenteVeiga gosta disto

#2 Black Label

Black Label

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 772 mensagens

Mensagem publicada 28 March 2013 - 03:05

Obrigado desde já pela partilha, mas desde que o terminal tenha acesso root existe muito boas app para transferir ficheiros da memoria interna do terminal para a memória externa (cartão micro sd).

 

Muitos users não sabem é que teram que ter root para que as app possam usar acesso e funcionem correctamente.

 

Cumps



#3 BrunoNRG

BrunoNRG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens
  • OnePlus 5, Nvidia Shield TV

Mensagem publicada 28 March 2013 - 08:12

@ Black Label

 

De nada, tal como peço ajuda quando preciso, também partilho quando posso ;)

 

Ontem, depois de muito instalar no telefone e mover para o cartão, quando me apercebi já só tinha uns 5gb livres no cartão e 9gb no telefone. :P Resultado, o telefone arrastava-se, principalmente ao iniciar que levava uma eternidade a carregar tudo e estar pronto a usar. Como eu tinha os binds activos no boot, o "arraso" / lag era justificado, mas só pra ter um termo de comparação decidi usar o antutu benchmark (não é que ligue muito a benchmarks, mas como a diferença era flagrante, tinha de testar) pra ver se havia uma discrepância muito grande de valores. Havia e de que maneira: o último, e único, resultado que tinha gravado era +/- 15 500, depois de andar a brincar com o directorybind, não chegava aos 9000... Desinstalei muita tralha, até ficar com uns 15gb livres no cartão, e desactivei o Bind on boot, o arranque voltou a ser rápido como é normal e o desempenho do telefone também, mas quando activo os binds / associações de pastas no directory bind, noto sempre muito lag...

 

Recomendas alguma aplicação (ou custom rom que venha essa função "de origem") que seja "levezinha"

e permita mover e usar as aplicações e seus respectivos ficheiros de auxílio no cartão de memória?

 

Obrigado


Editado por BrunoNRG, 28 March 2013 - 08:49.


#4 Black Label

Black Label

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 772 mensagens

Mensagem publicada 28 March 2013 - 10:56

Não sou a pessoa mais indicada para responder, pois tenho andado um pouco longe da actualidade, certamente haverá outros membros que o possam fazer, é uma questão de aguardares. <br /><br />Cumps

#5 BrunoNRG

BrunoNRG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens
  • OnePlus 5, Nvidia Shield TV

Mensagem publicada 28 March 2013 - 16:55

Ok, obrigado na mesma

#6 joaquim campos

joaquim campos

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 15 mensagens
  • Samsung Galaxy S4 GT-I9505

Mensagem publicada 22 May 2013 - 16:48

boa tarde.

eu para guardar as apks uso o "Super Backup : SMS & Contacts"  https://play.google....XNjb250YWN0cyJd

e posso dizer que é muito fácil e volta a colocar todas as aplicações depois de flashar nova ROM.

 

Features:
-Backup apps to SD card
-Backup & restore app's data(need root)
-Batch restore apps from SD card (need root)
-Backup Contacts & SMS & Call logs & Bookmarks & Calendars to SD card
-Restore Contacts & SMS & Call logs & Bookmarks & Calendars from SD card
-Can select SMS conversations to backup
-Delete the backup data on SD card
-Schedule automatic backups
-Auto upload scheduled backup files to your Gmail
-Show last backup count & time
-User can change backup folder path in Settings

About Permissions:
READ YOUR TEXT MESSAGES (SMS OR MMS)/EDIT YOUR TEXT MESSAGES (SMS OR MMS)
These permissions are used to backup & restore your SMS

READ YOUR CONTACTS/MODIFY YOUR CONTACTS
These permissions are used to backup & restore your Contacts

WRITE WEB BOOKMARKS AND HISTORY/READ YOUR WEB BOOKMARKS AND HISTORY
These permissions are used to backup & restore your Bookmarks

READ CALENDAR EVENTS PLUS CONFIDENTIAL INFORMATION/ADD OR MODIFY CALENDAR EVENTS AND SEND EMAIL TO GUESTS WITHOUT OWNERS' KNOWLEDGE
These permissions are used to backup & restore your Calendars

READ CALL LOG/WRITE CALL LOG
These permissions are used to backup & restore your Call logs

Translations:
- Italian- Thanks to Emmanuel Avetta
- Portuguese- Thanks to Emmanuel Avetta
- Korean- Thanks to 장승훈
- Hungaria- Thanks to Balu

 

 

 

screenshot2013052217170.png

 

screenshot2013052217171.png

 

screenshot2013052217172.png

 

screenshot2013052217180.png

 

 

 

 

como podem verificar, além das aplicações faz também backup de Sms, Contactos, Registo de Chamadas, etc.

 

não interfere em nada no bom funcionamento do S3.

Ficheiros Anexados


Editado por joaquim campos, 22 May 2013 - 23:54.


#7 Kokaz

Kokaz

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 253 mensagens
  • LocalizaçãoÉvora
  • Samsung Galaxy SIII GT-i9300

Mensagem publicada 23 October 2013 - 00:19

Boas pessoal.

Estou com a ROM CyanogenMod 10.1.3 (4.2.2) e a minha pergunta é se o Directory Bind funciona com esta ROM ou é só para ROM's 4.1.2?

Cumprimentos.