Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Será Virus?


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
14 respostas a este tópico

#1 b4co

b4co

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 35 mensagens
  • Sony Xperia P

Mensagem publicada 19 February 2013 - 15:46

Boas
Já por duas vezes que me acontece uma cena estranha no XPeria P. Vou tentar explicar-me para ver se me percebem o que quero dizer.
A primeira vez que aconteceu, o telemóvel estava no bolso das calças e devidamente bloqueado (aquela opção de apenas arrastar na horizontal para desbloquear o visor). Depois disso, mudei o sistema de bloqueio do visor para sequência de padrão.
Ontem, enquanto jogava um joguinho, voltou a acontecer o mesmo.
Vou então tentar explicar o que me aconteceu já por duas vezes.

Todos os atalhos que tenho na "tela principal" (não sei se será esse o nome correcto a dar), tais como o acesso à net, mensagens, contactos, gps, etc começam a abrir uns a seguir aos outros, como se alguem estivesse a carregar neles para abrirem. O que é que isto originou na primeira vez que me aconteceu; Como tinha memorizado as minhas ultimas chamadas, o telemóvel efectuou chamadas para esses numeros, isto também para além de me ter aberto o gps, a net, etc.

Resumindo:
Tudo o que tenho na tela principal, ele abre consecutivamente.

Já aconteceu isto a algum de vós?
O que poderá ser isto?

Obrigado

#2 ricardojl

ricardojl

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 980 mensagens
  • LocalizaçãoEm frente ao PC
  • LG P500 & Galaxy Nexus

Mensagem publicada 19 February 2013 - 16:48

Boas,

Já experimentas te instalar algo deste género? Ou deste?
Penso que há sempre uma solução.... Factory Reset, perdes é tudo caso não tenhas backup.

Abraço

#3 LPG

LPG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 254 mensagens
  • Xperia P & Telégrafo Militar

Mensagem publicada 19 February 2013 - 21:37

Resumindo:
Tudo o que tenho na tela principal, ele abre consecutivamente.
Já aconteceu isto a algum de vós?
O que poderá ser isto?


Hmmm, em android tenho sérias dúvidas que possa ser um vírus! De qualquer das formas podes correr um dos antivirus recomendados mas o mais certo é não detectarem nada pois funcionam como software "placebo"...

O mais certo é ser uma aplicação com código malicioso que foi por ti instalada e sobre a qual aceitaste as permissões! O melhor "antivirus" em android és tu mesmo ao analisares as permissões solicitadas pelas aplicações que pretendes instalar (incluindo as aplicações disponibilizadas no google market/play!) Por exemplo, não tem sentido um jogo solicitar permissão para ter acesso à tua lista de contactos e poder efectuar chamadas,.... não instalas!
(Nota que existem aplicações reconhecidas que pedem bastantes permissões para funcionar mas que são seguras, normalmente o programador explica pq necessita das permissões para a app funcionar!)

Para resolveres o teu problema sugiro que desinstales as ultimas aplicações instaladas de que desconfies ou a partir das quais começaste a ter problemas.

Caso não resulte faz factory reset ou reinstala uma rom, os dados pessoais do cartão SD não são apagados, fotos, ficheiros pessoais, etc (se necessitares de fazer backup aos sms usa a app SMS Backup & Restore)

Usa o serviço google para fazer backup de configs, contactos, apps instaladas, etc, instruções aqui. (Atenção que o backup google pode repor as aplicações maliciosas caso não as tenhas desisntalado!!!)

Boa sorte

#4 b4co

b4co

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 35 mensagens
  • Sony Xperia P

Mensagem publicada 20 February 2013 - 19:38

Boas,

Já experimentas te instalar algo deste género? Ou deste?
Penso que há sempre uma solução.... Factory Reset, perdes é tudo caso não tenhas backup.

Abraço


Sim isso já foi testado e nao detectou nada. :(

Caso não resulte faz factory reset ou reinstala uma rom, os dados pessoais do cartão SD não são apagados, fotos, ficheiros pessoais, etc (se necessitares de fazer backup aos sms usa a app SMS Backup & Restore)

Usa o serviço google para fazer backup de configs, contactos, apps instaladas, etc, instruções aqui. (Atenção que o backup google pode repor as aplicações maliciosas caso não as tenhas desisntalado!!!)


Boas

A parte de reeinstalar novamente uma rom, penso que o fiz recentemente quando fiz root ao tlm. A primeira vez que me aconteceu o que descrevi acima foi antes do root e a segunda vez foi depois do root.

O lapso de tempo entre os dois acontecimentos, foi mais ou menos 1 mês e pouco!!

Mas acho que vou fazer factory reset para ver o que acontece...

Tks

#5 LPG

LPG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 254 mensagens
  • Xperia P & Telégrafo Militar

Mensagem publicada 20 February 2013 - 19:50

A parte de reeinstalar novamente uma rom, penso que o fiz recentemente quando fiz root ao tlm. A primeira vez que me aconteceu o que descrevi acima foi antes do root e a segunda vez foi depois do root.


É quase garantido que isso vem de uma aplicação que instalaste!
Depois de reinstalares a rom usaste a tua conta google para restaurar definições, contactos e apps instaladas? Se sim, voltaste a permitir a instalação da app que pode estar a causar o problema!!!

#6 b4co

b4co

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 35 mensagens
  • Sony Xperia P

Mensagem publicada 21 February 2013 - 09:30

É quase garantido que isso vem de uma aplicação que instalaste!
Depois de reinstalares a rom usaste a tua conta google para restaurar definições, contactos e apps instaladas? Se sim, voltaste a permitir a instalação da app que pode estar a causar o problema!!!


Eu quando fiz root ao tlm, segui os teus paços todos no topico que criaste. Seguindo esses paços, era suposto perder tudo (contactos, app instaladas)? Se era para ter perdido tudo, eu não perdi absolutamente nada. Simplesmente fiquei com tudo tal e qual como estava, mas com root.

Editado por b4co, 21 February 2013 - 09:31.


#7 lfvo

lfvo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 84 mensagens
  • LocalizaçãoDublin
  • Sony Xperia P & Samsung Galaxy Gio

Mensagem publicada 21 February 2013 - 11:47

Eu quando fiz root ao tlm, segui os teus paços todos no topico que criaste. Seguindo esses paços, era suposto perder tudo (contactos, app instaladas)? Se era para ter perdido tudo, eu não perdi absolutamente nada. Simplesmente fiquei com tudo tal e qual como estava, mas com root.


nope, com o root não perdes nada ;) .. apenas perdes a mudar de Rom ou reinstalares a Rom ;)
xPeria P

#8 LPG

LPG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 254 mensagens
  • Xperia P & Telégrafo Militar

Mensagem publicada 21 February 2013 - 13:48

Eu quando fiz root ao tlm, segui os teus paços todos no topico que criaste. Seguindo esses paços, era suposto perder tudo (contactos, app instaladas)?


Conforme o lfvo disse, não é suposto perderes nada com o método de root! (O método só prevê a instalação de kernels e não de roms completas!)

Questionei-te sobre a reinstalação da rom pq deste a entender que o tinhas feito antes do processo de root...! Conforme adiante transcrito:

A parte de reeinstalar novamente uma rom, penso que o fiz recentemente quando fiz root ao tlm.


Ou seja, a aplicação que te está a causar o problema estava no teu telefone antes do root e evidentemente que continua a estar após o root, podendo até ter mais privilégios caso lhe tenhas garantido acesso superuser!

Sugiro que desinstales todas as aplicações de que desconfies, liga os dados ou wifi, desactiva e activa a cópia de segurança google, reinicia o telefone, aguarda cerca de 30min a 1h para q a info de backup seja sincronizada com a google, faz backup aos sms's > faz factory reset

#9 b4co

b4co

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 35 mensagens
  • Sony Xperia P

Mensagem publicada 21 February 2013 - 20:04

Sugiro que desinstales todas as aplicações de que desconfies, liga os dados ou wifi, desactiva e activa a cópia de segurança google, reinicia o telefone, aguarda cerca de 30min a 1h para q a info de backup seja sincronizada com a google, faz backup aos sms's > faz factory reset


Ok, vou tentar fazer isso e depois veremos o que dá, mas já agora vou postar aqui todas as aplicações que tenho instaladas. Penso que não haverá problemas com estas aplicações...aqui vão:
jogos:hill climb racing; top eleven; reckless racing 2; clever driver; fruit ninja
aplicações: office suite pro; aptoide; ndrive; titanium backup; zoner antivirus; juice defender ultimate; x-plore; airdroid; vlc; adobe acrobat

Achas que algumas destas poderão estar a causar tal problema?

#10 lfvo

lfvo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 84 mensagens
  • LocalizaçãoDublin
  • Sony Xperia P & Samsung Galaxy Gio

Mensagem publicada 21 February 2013 - 20:42

instalaste essas aplicações todas do market? ou tiraste alguma de algum site?
xPeria P

#11 LPG

LPG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 254 mensagens
  • Xperia P & Telégrafo Militar

Mensagem publicada 22 February 2013 - 01:14

Achas que algumas destas poderão estar a causar tal problema?


Começaria por desinstalar o Zoner Antivirus e o Top Eleven, segue os links e vai lá ler as permissões! De seguida desinstala o Aptoide (nem sei para que serve)! O ndrive é oficial? pq é q não usas a navegação da google podes fazer download de mapas para ficarem offline...!
Pessoalmente desinstalava quase todos os jogos devido ás permissões solicitadas mas...

Substitui:
office suite pro por, Kingsoft Office
x-plore por, es file explorer
vlc por, mx player
antivirus, não necessitas de usar
juice defender, só serve para baralhar o telefone
titanium backup, cuidado à forma como usas (só recomendo para backup pontual de progressão de jogos)

e já que tens root aproveita e instala o Adway para bloqueares a publicidade nas aplicações free...

instalaste essas aplicações todas do market? ou tiraste alguma de algum site?


A questão do lfvo é pertinente, só tu saberás responder! Uma aplicação segura no market pode ter código malicioso fora do market...! Por outro lado o market/play oferece alguma segurança no que toca a aplicações free mas uma coisa é certa, sempre ouvi dizer que é de desconfiar quando te oferecem muita fruta! Pelo que é ler as permissões e estar atento ao comportamento do telefone ;)

#12 b4co

b4co

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 35 mensagens
  • Sony Xperia P

Mensagem publicada 22 February 2013 - 21:30

Conteúdo eliminado. O androidPT não suporta pirataria.

Editado por Hugo Tender, 24 February 2013 - 13:01.
Pirataria.


#13 ricardojl

ricardojl

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 980 mensagens
  • LocalizaçãoEm frente ao PC
  • LG P500 & Galaxy Nexus

Mensagem publicada 22 February 2013 - 22:40

As que são pagas, tirei pelo Aptoide
Todas as outras pelo market


Talvez seja este o teu problema... Sacar apps do market já é o que é (não é 100% seguro) imagina agora fora dele....


Abraço

#14 LPG

LPG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 254 mensagens
  • Xperia P & Telégrafo Militar

Mensagem publicada 23 February 2013 - 00:41

As que são pagas, tirei pelo Aptoide
...
O NDrive não é oficial. É cracado.
...
o Uptoide é para sacar aplicações pagas de borla
...


Caro b4co,

Não me parece que o androidPT seja o local adequado para discutir problemas decorrentes do uso ilícito de software...!
Tens neste tópico toda a informação de que necessitas para entender e resolver o problema!
O tópico encontra-se pela minha parte encerrado!
  • lfvo e Hugo Tender gosta disto

#15 Hugo Tender

Hugo Tender

    Mestre de Android

  • Administradores
  • 3492 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal
  • Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 e Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Mensagem publicada 24 February 2013 - 13:03

Boas.

Tópico encerrado, pois o que levou ao problema do user, resume-se às fontes ilícitas que utilizou.

Cumps, Tender

Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 Lollipop

Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Antes de iniciares a tua atividade no androidPT, lê as regras com atenção: REGRAS

Chat Gmail do fórum, para ajuda e dúvidas: [email protected]

8AycV.gif