Jump to content


Photo
- - - - -

É possivel correr OpenVPN no A1?


  • Please log in to reply
4 replies to this topic

#1 botdream

botdream

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 20 July 2010 - 15:22

Viva malta,recentemente actualizei o meu Huawei U8230 (TMN A1) com a ROM da Suiça (Android 2.1) + FLBmod e fiquei super contente por ter a possibilidade de fazer um tunel de VPN nativamente, ora acontece que o server que pretendo fazer a ligação utiliza OpenVPN com certificados de autenticação, e não consegui colocar a applicação nativa de VPN a comunicar com o server porque as opções para se escolher o certificado não permitem seleccionar uma caminho, nem aparece nada para se seleccionar (coloquei os certificados na raiz do cartão SD, mas nada).Bom, como já usei o OpenVPN antes, resolvi tentar a minha sorte, instalei uma versão do market + um configurador (GUI) do mesmo programador. A aplicação em si está a funcionar correctamente, o meu problema tem a ver com o proprio SO que não tem suporte a dispositivos TUN necessarios, não tenho nenhum modulo tun.ko, presumo que tenha de ser incluido na compilação da rom (digo eu, ainda sou um pouco leigo nesta materia).Ora, tentando a minha sorte dei com um site que dava umas luzes do que seria necessário:http://vardyr.insocada.com/2010/06/24/tun-ko-for-sprint-hero-2-1-stock-kernel/Segui a parte 'Installing the pre-compiled binary kernel module' mas usei o mtdblock4 em vez do 3, pois vi pela shell que no A1 é onde o /system está montado!Acontece que o A1 não tem o directorio /system/lib/modules criado, talvez os modulos (.ko) estejam instalados noutro sitio, por outro lado o binário disponibilizado poderá nem correr nesta plataforma ... será que alguém me poderá dar mais umas luzes sobre onde poderei encontrar um modulo tun.ko compilado para esta plataforma e onde devo coloca-lo ?Agradeço desde já qq dica util!ps: tentando a sorte copiei na mesma o tun.ko para /system/lib/modules (por adb shell) e depois corri (no Terminal Emulator com su) modprobe tun, mas aparece a mensagem 'cannot parse modules.dep'Tentei com ismod /system/lib/modules/tun.ko e tive a mensagem:'cannot insert /system/lib/modules/tun.ko': invalid module format (-1): Exec format error.

#2 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 posts
  • OnePlus 2

Posted 21 July 2010 - 03:15

Estou a ver isso muito complicado. Já tentas-te a ROM da TMN a ver se está resolvida essa questão? Se não estiver, tenta enviar um email à TMN a perguntar.Vamos ver o que dizem aqui os "maluquinhos" do linux. :P

#3 botdream

botdream

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 21 July 2010 - 06:29

Tou só à espera de uma nova versão do FLBmod (deve sair mt em breve) para tentar novamente a versão da TMN 2.1 com FLBmod para ver se o Wifi fica operacional. Ainda estou mt verde no que toca a ROMs e afins, só esta semana é que comecei a brincar com isto, acabei por usar a da Suiça porque foi a que em combinação com o FLBmod tem tudo operacional (à 1ª vista).Pá, dava jeito uma dica dos ditos 'maluquinhos' do linux, visto que o Tun é um modulo que presumo ser incluido na compilação do 'kernel' do Android (espero não estar dizer asneira).Sinceramente não perdi mt tempo com a versão da TMN 2.1, tb não sei dizer para já se teria o modulo tun.ko incluido ou não, se tiver depois aviso!Obrigado.

#4 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 posts

Posted 21 July 2010 - 13:16

n ves os modulos pq esses tao a ser built in.o melhor sera contactares alguma das equipas q faz a rom para o A1, para compilar com esse modulo tb.

#5 botdream

botdream

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 21 July 2010 - 15:04

Hum, boa, isso explica porque é que não encontrava nenhum modulo no sistema! Ok, obrigado pela dica, a malta ainda está verdinha no Android!Vou então testar a TMN 2.1 com o novo FLBmod (que saiu agora)! Depois digo como correu!