Jump to content


Photo
- - - - -

Galaxy Nexus não actualiza após RMA


  • Please log in to reply
20 replies to this topic

#1 skyruner

skyruner

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 posts

Posted 19 January 2013 - 05:05

Boas noites.

Possuo um GNexus que infelizmente tive de enviar para RMA.
Acontece que antes de enviar eu possuía a versão 4.2.1 e recebia os updates OTA sem qualquer problema.

O que acontece e que agora não consigo nenhuma actualização acima do 4.1.1.
Reparei também que o bootloader vinha desbloqueado.

Isto não e o pior. O meu maior espanto e que fui agora verificar a versão do meu Nexus e deparei-me que supostamente e um yakjuxw, ou seja suporte por parte da Samsung.

Pode ser teoria da conspiração, terá isto acontecido pelo facto do telemóvel ter levado o que eles chamaram de "actualização" de software? É a única justificação válida para não ter a versão 4.2.1 e obter a mensagem que o telemóvel esta actualizado.

Isto já terá acontecido a algum de vós?

Entretanto irei ligar para la na segunda-feira e tentarei tirar esta historia a limpo. Darei mais indo assim que for possível.

#2 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 posts
  • LocalizaçãoAlfragide

Posted 19 January 2013 - 08:54

Boas noites.

Possuo um GNexus que infelizmente tive de enviar para RMA.
Acontece que antes de enviar eu possuía a versão 4.2.1 e recebia os updates OTA sem qualquer problema.

O que acontece e que agora não consigo nenhuma actualização acima do 4.1.1.
Reparei também que o bootloader vinha desbloqueado.

Isto não e o pior. O meu maior espanto e que fui agora verificar a versão do meu Nexus e deparei-me que supostamente e um yakjuxw, ou seja suporte por parte da Samsung.

Pode ser teoria da conspiração, terá isto acontecido pelo facto do telemóvel ter levado o que eles chamaram de "actualização" de software? É a única justificação válida para não ter a versão 4.2.1 e obter a mensagem que o telemóvel esta actualizado.

Isto já terá acontecido a algum de vós?

Entretanto irei ligar para la na segunda-feira e tentarei tirar esta historia a limpo. Darei mais indo assim que for possível.

Bom dia,

É natural que num ponto de assistência Samsung, eles apenas apliquem firmware disponibilizado por eles. Provavelmente é isso que sucede no teu caso.
Como o bootloader já vem desbloqueado, torna-se mais fácil mudares o product code para yakju.

Um abraço.

Edited by on.one, 19 January 2013 - 08:55.

  • Dark_Sorcerer likes this

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#3 ricardojl

ricardojl

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 980 posts
  • LocalizaçãoEm frente ao PC
  • LG P500 & Galaxy Nexus

Posted 19 January 2013 - 09:58

Boas,
Sim de facto é isso que te fazem na assistência da Samsung quando nos indicam "Actualização de Software".
Instalam a última versão Android que eles têm cá, em termos oficiais.
O Nexus tem 4.1.1 yakjuxw.
Por isso não fiques alarmado com isso, é exatamente o que acontece, é o procedimento.
Dou te um exemplo, também enviei o meu, disseram me o mesmo no relatório e claro fiquei com 4.1.1 yakjuxw. Não vale a pena ligares porque é mesmo assim que funciona. Em PORTUGAL tens a última versão Android para o Nexus por parte da Google. Para "todos os efeitos" tens o tlm atualizado, pois a Samsung ainda não disponibilizou o 4.2.

Segues o tutorial aqui no nosso amigo On.One e voltas à versão yakju com actualizações diretamente vindas da Google.

Abraço

Edited by ricardojl, 19 January 2013 - 10:01.


#4 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 posts
  • hammerhead

Posted 19 January 2013 - 10:22

Boas,
Sim de facto é isso que te fazem na assistência da Samsung quando nos indicam "Actualização de Software".
Instalam a última versão Android que eles têm cá, em termos oficiais.
O Nexus tem 4.1.1 yakjuxw.
Por isso não fiques alarmado com isso, é exatamente o que acontece, é o procedimento.
Dou te um exemplo, também enviei o meu, disseram me o mesmo no relatório e claro fiquei com 4.1.1 yakjuxw. Não vale a pena ligares porque é mesmo assim que funciona. Em PORTUGAL tens a última versão Android para o Nexus por parte da Google. Para "todos os efeitos" tens o tlm atualizado, pois a Samsung ainda não disponibilizou o 4.2.

Segues o tutorial aqui no nosso amigo On.One e voltas à versão yakju com actualizações diretamente vindas da Google.

Abraço


Alo,

Ligeira confusão aí. Quando dizes ' Em PORTUGAL tens a última versão Android para o Nexus por parte da Google. Para "todos os efeitos" tens o tlm atualizado, pois a Samsung ainda não disponibilizou o 4.2.', não é verdade.

Houve muitos Nexis em Portugal que vieram com yakju de raiz em vez de yakjuxw (como veio o teu, o meu, o do on.one..). Tudo depende do que te calhou na rifa. :-)

O importante a reter da situação deste user é que, para além de Samsung instalar o yakjuxw (óbvio), é indiferente com que stock rom lá chega.

Um abraço,

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2


  • ricardojl likes this
Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#5 ricardojl

ricardojl

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 980 posts
  • LocalizaçãoEm frente ao PC
  • LG P500 & Galaxy Nexus

Posted 19 January 2013 - 10:25

Alo,

Ligeira confusão aí. Quando dizes ' Em PORTUGAL tens a última versão Android para o Nexus por parte da Google. Para "todos os efeitos" tens o tlm atualizado, pois a Samsung ainda não disponibilizou o 4.2.', não é verdade.

Houve muitos Nexis em Portugal que vieram com yakju de raiz em vez de yakjuxw (como veio o teu, o meu, o do on.one..). Tudo depende do que te calhou na rifa. :-)

O importante a reter da situação deste user é que, para além de Samsung instalar o yakjuxw (óbvio), é indiferente com que stock rom lá chega.

Um abraço,

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2


Sim tens toda a razão...é verdade mas generalizei porque grande parte das versões são Yakjuxw e a que a Samsung instala sempre é essa mesmo, daí ter "falado" assim amigo.

Mas tens toda a razão.
Quanto à samsung não ter disponibilizado a 4.2 é verdade certo?

Abraço ;)
  • Dark_Sorcerer likes this

#6 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 posts
  • hammerhead

Posted 19 January 2013 - 11:09

Sim tens toda a razão...é verdade mas generalizei porque grande parte das versões são Yakjuxw e a que a Samsung instala sempre é essa mesmo, daí ter "falado" assim amigo.

Mas tens toda a razão.
Quanto à samsung não ter disponibilizado a 4.2 é verdade certo?

Abraço ;)


Alo,

Correcto.

Abraço,

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk HD
  • ricardojl likes this
Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#7 skyruner

skyruner

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 posts

Posted 19 January 2013 - 13:02

Pois mas o problema é que o meu era yakju (comprado naquela fantástica alema loja azul e amarela).

Política ou não, nada tenho culpa. Pois o telemóvel agora comporta-se maneira estranha. Apanho pouca rede, não me consigo ligar por WiFi e aparece varias vezes a indicação que o mesmo esta a carregar quando o desligo do adaptador.

Eu como cliente não tenho nada a ver com isso. O telemóvel chegou lá com a 4.2.1 com problema no vibrador. Apenas tinham de carregar a ROM exactamente igual à que estava.

#8 skyruner

skyruner

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 posts

Posted 19 January 2013 - 13:30

Pois mas o problema é que o meu era yakju (comprado naquela fantástica alema loja azul e amarela).

Política ou não, nada tenho culpa. Pois o telemóvel agora comporta-se maneira estranha. Apanho pouca rede, não me consigo ligar por WiFi e aparece varias vezes a indicação que o mesmo esta a carregar quando o desligo do adaptador.

Eu como cliente não tenho nada a ver com isso. O telemóvel chegou lá com a 4.2.1 com problema no vibrador. Apenas tinham de carregar a ROM exactamente igual à que estava.

Ser eu a fazer isso é a mesma coisa que ir ao mecânico para mudar de pneus e ter de ser eu a fazer o aperto final da roda quando chegar a casa...
Eu por acaso tenho alguma experiencia e vou sabendo das coisas. Agora quem não sabe também não tem que saber...

#9 ricardojl

ricardojl

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 980 posts
  • LocalizaçãoEm frente ao PC
  • LG P500 & Galaxy Nexus

Posted 19 January 2013 - 23:31

Pois mas o problema é que o meu era yakju (comprado naquela fantástica alema loja azul e amarela).

Política ou não, nada tenho culpa. Pois o telemóvel agora comporta-se maneira estranha. Apanho pouca rede, não me consigo ligar por WiFi e aparece varias vezes a indicação que o mesmo esta a carregar quando o desligo do adaptador.

Eu como cliente não tenho nada a ver com isso. O telemóvel chegou lá com a 4.2.1 com problema no vibrador. Apenas tinham de carregar a ROM exactamente igual à que estava.

Ser eu a fazer isso é a mesma coisa que ir ao mecânico para mudar de pneus e ter de ser eu a fazer o aperto final da roda quando chegar a casa...
Eu por acaso tenho alguma experiencia e vou sabendo das coisas. Agora quem não sabe também não tem que saber...


Se assim é tens toda a razão em reclamar!
Andaste de cavalo para burro em termos de suporte!
Se antes tinhas suporte diretamente da Google e agora só da Samsung acho que devias reclamar.
Pelo menos eu sentir-me-ia assim e agora compreendo a tua indignação.

Vai expor a tua situação e se for preciso deixa reclamação.

Abraço

#10 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 posts
  • hammerhead

Posted 20 January 2013 - 00:55

Alo,

O facto é que, em Portugal, o suporte que tens para um Galaxy Nexus é da Samsung, não da Google. E, sendo assim, é mais do que natural que eles te insiram a imagem deles e não a da Google.

Abraço,

Edited by Dark_Sorcerer, 20 January 2013 - 00:55.

Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#11 skyruner

skyruner

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 posts

Posted 20 January 2013 - 02:28

Tem a sua lógica e não tem. Se eu comprar fora um telemóvel que não se vende em Portugal eles são obrigados a dar assistência de qualquer das formas. Posso ter de esperar mais por uma questão de encomenda de peças, mas ele vem de RMA obrigatoriamente como se fosse novo.

Vou expor a minha situação e vou ver o que me dizem.
Na segunda-feira devo ter noticias para vos dar.

Muito provavelmente terei de ser eu a fazer a actualização, mas vou reclamar antes. Pois não me estou a ver a fazer uma viagem de Oliveira de Azeméis ate ao Porto, pagar combustível e portagens para deixar o telemóvel por uns dias e ter de o ir buscar depois.

Seja como for, se alguém estiver com um problema semelhante, já fica de sobreaviso.

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2



#12 skyruner

skyruner

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 posts

Posted 21 January 2013 - 18:22

Bem gente.

Liguei para a empresa que dá assistência à Samsung (no Porto) e pedi para falar com alguém da assistência técnica o que não foi possível pois tal não e permitido (lol?).

Como seria de esperar a senhora que me atendeu o telefone nada percebeu do que lhe disse e apenas pediu para enviar novamente o telemóvel.

Enfim, la vou ter de pedir a alguém que me leve la o telemóvel pois julgo que o problema de indicar que está carregar com o cabo desligado está bateria.

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2



#13 ricardojl

ricardojl

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 980 posts
  • LocalizaçãoEm frente ao PC
  • LG P500 & Galaxy Nexus

Posted 21 January 2013 - 18:39

Boas,
Isso de não ser possível falar com alguém da assistência e de não perceberem nada do que dizes quando te atendem é perfeitamente normal (não devia mas infelizmente é o que temos).

Será que vai valer a pena enviares para lá o tlm? Tenho as minhas dúvidas, mas espero estar enganado amigo.
Devias ser tu a ir lá explicar bem o problema, com a prova de compra para assim ser possível confirmar que realmente o que dizes é verdade e que tens razão!

Abraço

#14 skyruner

skyruner

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 posts

Posted 21 January 2013 - 22:04

Eu estou habituado a que quem me atende ou vende alguma coisa esteja menos informado que eu. Já em pequeno assim era quanto mais agora.

Vou la com o telemóvel pois quero expor o meu caso por não estar contente com o serviço. Se são normas das Samsung não tenho nada a ver com isso, apesar de eles não terem culpa. Eu não exijo mais, exijo o que tinha antes.
Mas o que mais revolta me dá, e é uma das coisas que mais me lixou, foi o facto de não poder falar com ninguém do departamento técnico.

Felizmente quinta devo ter tempo e passo lá.

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2



#15 ricardojl

ricardojl

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 980 posts
  • LocalizaçãoEm frente ao PC
  • LG P500 & Galaxy Nexus

Posted 21 January 2013 - 22:12

Então faz isso e depois diz qualquer coisa.
Boa sorte!

Abraço ;)

#16 Tanegashima

Tanegashima

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 112 posts

Posted 22 January 2013 - 03:36

Boas, depois de ter ido á garantia pela cena USB, o meu Nexus veio também com "actualização de software", isto é, veio com o bootloader desbloqueado (entreguei com o bootloader bloqueado), e com a versão 4.0.2, yakjuxw...

Levou logo o CM10, mas depois por problemas (o telemóvel não arrancava mais a partir do primeiro boot), meti a imagem oficial...

#17 ricardojl

ricardojl

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 980 posts
  • LocalizaçãoEm frente ao PC
  • LG P500 & Galaxy Nexus

Posted 22 January 2013 - 09:10

Boas, depois de ter ido á garantia pela cena USB, o meu Nexus veio também com "actualização de software", isto é, veio com o bootloader desbloqueado (entreguei com o bootloader bloqueado), e com a versão 4.0.2, yakjuxw...

Levou logo o CM10, mas depois por problemas (o telemóvel não arrancava mais a partir do primeiro boot), meti a imagem oficial...


Boas,
Mas enviaste em que altura o teu Nexus?
Pergunto porque o meu foi em Dezembro e veio já com a 4.1.1 (era a que tinha, de actualização não tinha nada lol).
Se me vêm outra vez com essa de "actualização de software" vão ter uma sorte.....!

Abraço

#18 Tanegashima

Tanegashima

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 112 posts

Posted 22 January 2013 - 12:33

Boas,
Mas enviaste em que altura o teu Nexus?
Pergunto porque o meu foi em Dezembro e veio já com a 4.1.1 (era a que tinha, de actualização não tinha nada lol).
Se me vêm outra vez com essa de "actualização de software" vão ter uma sorte.....!

Abraço


Mandei em Dezembro do ano passado

#19 ricardojl

ricardojl

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 980 posts
  • LocalizaçãoEm frente ao PC
  • LG P500 & Galaxy Nexus

Posted 22 January 2013 - 12:36

Mas nessa altura não havia já disponível o 4.1.1?
Foi por isso que te perguntei. Também enviei o meu nessa altura (início de Dezembro 2012) e já tinha a versão 4.1.1 instalada via OTA.

Abraço

#20 skyruner

skyruner

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 posts

Posted 22 January 2013 - 18:57

Apenas me pergunto porque será que o bootloader vem desbloqueado...
Não existe motivo aparente para isso acontecer.

O que eles chamam de atualização de software basicamente será carregar a ultima versão de software disponível.
Isto faria sentido em qualquer outro telemóvel sem atualizações OTA, não num Nexus.

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2



#21 ricardojl

ricardojl

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 980 posts
  • LocalizaçãoEm frente ao PC
  • LG P500 & Galaxy Nexus

Posted 22 January 2013 - 20:23

Concordo plenamente contigo.
De facto é estranho vir com o bootlaoder desbloqueado...quererá dizer isso alguma coisa?

Liguei para o apoio a clientes da Worten para me dizerem como estava o processo.
Disseram me isto "Sr. Ricardo pediu uma reabertura do seu processo, certo?"
Fiquei a pensar: "Reabertura?! Processo?!"
Mas depois lá se fez luz quando ele me disse que ainda não tinham passado 15 dias.
Foi então que disse: "Sim é exactamente isso".

Pelo que percebi como me queixo do mesmo problema (LED), aquilo constitui uma reabertura do processo e como tal o tempo limite de reparação é 15 dias e não 30!!!!
Que maravilha! Eu disse lhe que era isso mesmo que se tratava e ele confirmou, são 15 dias e não 30. Óptimo!

Nem uma semana fez e ao que parece já se encontra em reparação, vamos ver o que daqui sai.

Abraço ;)

Edited by ricardojl, 22 January 2013 - 20:24.