Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

E o exercito nas estradas? --- Movimento acabar com a chacina nas estradas


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
1 resposta a este tópico

#1 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 29 December 2012 - 22:52

A funcção dos media é informar.

E ano após ano , nestes periodos em que mais gente anda nas estrada, os media lá nos dizem que, comparado com a no anterior, aumentaram ou diminuiram os mortos eos feridos em acidentes de viação.

Estas informações são-nos servidas como se devessemos fazer um "Yeees, Boa! " quando as ultimas estatisticas demonstram uma diminuição da mortandade em não-sei-quantos por cento a menos que no mesmo periodo do ano anterior .

Morrerem ou ficarem desgraçadas não sei quantas pessoas é por si só uma tragédia que se perpetua ano após ano.

Os numeros são colossais , devastadores.
Enquanto escrevo isto fui pesquisar. Só em 2011 morreram 690 pessoas nas estradas portugesas !!!
Recordo que o extremista Anders Breivik matou 69 pessoas na ilha Norueguesa de Utoya , e todos somos unanimes no quanto isso foi uma tragédia.
Ora, nas estradas Portuguesas, só em 2011, foi uma chacina comparável a 10 Anders Breivik´s à Solta !!!
Neste caso as armas são automoveis. E andamos todos armados!

"É necessário recuar até 1960 para se encontrar um valor inferior a 700 vítimas mortais", congratula-se a autoridade de segurança, " >>> Será que os familiares e amigos das quase 700 pessoas que perderam a vida tambem se congratulam e partilham este optimismo ?

Após esta introdução , só deixo esta pergunta no ar: Está a ser feito o suficiente ? Claro que não !!!

Opinar é fácil, e não estou a fazer mais do que isso. Mas tenho a minha opinião... E tudo o que acontece, só acontece porque um dia alguém opinou sobre o assunto !

Já fiz muitos milhares de Kms em datas "criticas" de natal , ano novo, agosto.... e contam-se pelos dedos as vezes em que vi a policia nas ruas .


Não me interessa se estamos bem posicionados face à média europeia no que toca a chacina nas estradas , nem me interessa se temos diminuido estatisticamente nos valores da chacina anos após ano.
Há demasiado sangue derramado nas estradas, e demasiada gente a ficar desgraçada para o resto da vida.
E para grandes males, grandes remédios ... para parar a chacina que se vive todos os anos nas nossas estradas, medidas mais duras deveriam ser aplicadas.

Os Portugueses já mostraram ser um povo com uma fantástica capacidade mobilização, a prova disso têm sido as recentes manifestações.

Proponho / opino que haja uma mobilização geral , um movimento nacional para acabar com este flagelo nacional.
E porque não o Exército a patrulhar as nossas estradas , sobretudo nestas alturas mais criticas ?
Isto por todos não custa nada, e isto feito em turnos possibilitaria que todos pudessem disfrutar da quadra na mesma.

Exército, bombeiros, PSP , GNR, Marinha, Força Aeria ...
Tudo o que seja fardados deste pais podiam fazer umas horinhas nas estradas nacionais.
Patrulhar e sensibilizar, por forma a dar força a esta causa nacional.
E para sensibilizar não são necessários meios das forças fardadas. Podem muito bem haver forças civis a desempenhar estas tarefas.
Os civis poderiam ainda auxiliar os profissionais / fardados em equipas mistas , por forma a que pudessem ser formadas um maior numero de equipas .
E os nossos politicos ? Adorava vê-los a fazer campanha nestes dias, campanha por um pais melhor.
Todos podem participar: Os camionistas, os taxistas, os estivadores , os professores, os reabalhadores do comércio, os trabalhadores dos shoppings e das grandes superficies, os ferroviários, os agricultores, Todos !

Somos um pais na cauda das estatisticas de quase tudo de bom , quando comparado com o resto da europa em que estamos integrados...
Mas o amanhã é uma página em branco, e podiamos ser bons nisto. E era bonito sermos lideres nisto. E podia ser o mote para sermos melhores em muitas outras coisas.
Podiamos ser um exemplo em muita coisa.
E a cada ano haveriam mais uns 690 individuos que poderiam participar e fortalecer estas causas

Imagem colocada

Imagem colocada

#2 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 04 January 2013 - 11:38

Bem ao encontro do que que se tem falado neste tópico, os jornais de hoje estão cheios de noticias que estamos com um nivel de mortandade nas estradas ao nivel dos anos 50 .
Será que não podemos ser melhores / mais ambiciosos ?