Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Como usar o GParted?


  • Por favor inicie sessão para responder
14 respostas a este tópico

#1 Akerfeldt

Akerfeldt

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 516 mensagens

Mensagem publicada 16 July 2010 - 16:05

Tenho o microSD com uma partição ext4 com as apps da CM, queria formata-lo para passar a ter só fat32.Alguem me pode explicar como faze-lo com o gparted?E já agr, para fazer partições ext suponho q seja da mm forma, mas é preciso passar ext2 para ext3 e ext3 para ext4?

#2 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 16 July 2010 - 19:23

Fiquei a leste agora... Eu acho que puseres o SD num PC e fizeres o formar normal a coisa vai lá, mas como disse não percebo muito da "fruta".

#3 MetalWeirdo

MetalWeirdo

    era uma vez um pato

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 495 mensagens

Mensagem publicada 16 July 2010 - 19:25

PJFonseca escreveu:

Fiquei a leste agora... Eu acho que puseres o SD num PC e fizeres o formar normal a coisa vai lá, mas como disse não percebo muito da "fruta".

É como tu dizes, penso eu ...

#4 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 16 July 2010 - 19:57

Akerfeldt escreveu:

Alguem me pode explicar como faze-lo com o gparted?

usado num leitor de cartoes no PC:abres o gparted, escolhes o SD, clicas sobre cada uma das partiçoes e apagas.clicas no botao em cima para confirmar as acçoes.crias uma nova partiçao no espaço livre, de forma a usar todo cartao para Fat32.Usando o telm:arrancas em recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery, montas o MS Usb Toogle, desmontas no PC (sim e' mm assim), corres o gparted como em cima.

para fazer partições ext suponho q seja da mm forma, mas é preciso passar ext2 para ext3 e ext3 para ext4?

usando o gparted fazes logo para o File System q kisers.se usares o script q ha na recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery, tens q passar por esses passos

#5 Akerfeldt

Akerfeldt

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 516 mensagens

Mensagem publicada 17 July 2010 - 08:28

PJFonseca escreveu:

Fiquei a leste agora... Eu acho que puseres o SD num PC e fizeres o formar normal a coisa vai lá, mas como disse não percebo muito da "fruta".

Com Windows não tenho acesso, pelo menos directo, a partições Linux ext.BUGabundo escreveu:

usado num leitor de cartoes no PC: abres o gparted, escolhes o SD, clicas sobre cada uma das partiçoes e apagas.clicas no botao em cima para confirmar as acçoes.crias uma nova partiçao no espaço livre, de forma a usar todo cartao para Fat32.

Queria saber fazer com o leitor de cartões.A minha duvida é como "abrir" o GParted, tenho q fazer uma bootable usb key? (isto não é mais para qdo se quer particionar o proprio disco onde está a correr o OS?)

#6 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 17 July 2010 - 11:30

Akerfeldt escreveu:

Com Windows não tenho acesso, pelo menos directo, a partições Linux ext.

Nativamente n. mas ha apps de particionamente q mm correndo dentro do windows tem.Se for para aceder aos dados (n e' gerir partiçoes) tens o driver extfs para windows. mas n funka no win7

#7 Akerfeldt

Akerfeldt

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 516 mensagens

Mensagem publicada 17 July 2010 - 11:36

E em relação à minha pergunta de correr o GParted para particionar um microSD num card reader?Acho q tb é possível com Paragon Partition Manager, tenho que experimentar. Mas gostava de perceber como fazer com o GParted.

#8 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 17 July 2010 - 11:47

Akerfeldt escreveu:[quote]E em relação à minha pergunta de correr o GParted para particionar um microSD num card reader?[/quote]http://gparted.sourceforge.net/liveusb.phpAcho q tb é possível com Paragon Partition Manager, tenho que experimentar. [/quote]sim

#9 Akerfeldt

Akerfeldt

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 516 mensagens

Mensagem publicada 18 July 2010 - 09:07

BUGabundo escreveu:

Akerfeldt escreveu:

E em relação à minha pergunta de correr o GParted para particionar um microSD num card reader?

http://gparted.sourceforge.net/liveusb.php

Tentei fazer, mas no boot priority na BIOS não me apareceu o usb. Fiz então um cd com o iso, boot, escolhi o modo GParted Live (Default Settings), parece tdo bem mas dpx o ecrã desliga-se e não acontece nada.. tentei o Failsafe mode e lá resultou.. estava difícil!Já agora, qdo faço uma partição ext4, devo faze-la como Logical Partition dentro de uma Extended Partition? ou posso fazê-la como Primary Partition a seguir à Fat32?

#10 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 18 July 2010 - 14:28

so fazes uma primaria

#11 Akerfeldt

Akerfeldt

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 516 mensagens

Mensagem publicada 18 July 2010 - 14:46

BUGabundo escreveu:

so fazes uma primaria

Ñ percebi a resposta. Faço ambas como Primary Partition, é isso?Tenho sempre a opção de fazer como Primary ou Extended Partition qdo faço a segunda partição (a ext).

#12 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 18 July 2010 - 15:30

ambas!?atao n kerias so uma partiçap fat32?

#13 Akerfeldt

Akerfeldt

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 516 mensagens

Mensagem publicada 18 July 2010 - 16:02

BUGabundo escreveu:

ambas!?atao n kerias so uma partiçap fat32?

Sim esse era o objectivo principal, agr já estou no secundário :Pq é fazer uma ext3/4 a seguir à fat32 (para um eventual lag fix no SGS)

#14 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 18 July 2010 - 16:04

Akerfeldt escreveu:

q é fazer uma ext3/4 a seguir à fat32 (para um eventual lag fix no SGS)

isso de mudares de ideias e n dizer.... eu n advinho.apagas a partiçao fat, fazes uma nova com X tamanho, e dps fazer outra com o restante entFS

#15 Akerfeldt

Akerfeldt

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 516 mensagens

Mensagem publicada 18 July 2010 - 16:09

BUGabundo escreveu:

Akerfeldt escreveu:

q é fazer uma ext3/4 a seguir à fat32 (para um eventual lag fix no SGS)

isso de mudares de ideias e n dizer.... eu n advinho.apagas a partiçao fat, fazes uma nova com X tamanho, e dps fazer outra com o restante entFS

Está subentendido no decorrer dos posts :PSuponho ent q ficam tdas Primary Partitions q é o q aparece por default..É q qdo faço a outra tenho a opção de a fazer como Primary ou Extended. Se optar pela segunda, dentro da Extended é ent possivel fazer Logical Partitions. Qual é a diferença?Cumps