Jump to content


Photo
- - - - -

Ajuda com Root e outras duvidas de android NOOB


  • Please log in to reply
13 replies to this topic

#1 konio38

konio38

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 posts
  • Huawei Ascend G300

Posted 10 December 2012 - 11:37

Boas, nos ultimos meses andei a ver este forum de perto pois andava com varios planos de obter um android e entao consegui finalmente adquirir o meu primeiro android o huawei ascend g300 que foi o smartphone que me pareceu ter a melhor relação qualidade/preço e era dos poucos que estava dentro das minhas disponibilidade economicas. De qualquer forma, ando agora a estudar os diversos metodos de root que existem, mas a grande escolha de aplicações que existem sinseramente me andam a deixar bastante confuso de qual as devo usar, bem como os outros passos que temos de fazer nomeadamente backup da rom original e o backup do imei. por isso se fosse possivel alguem me esclarecer as seguintes duvidas ficaria muito agradecido.

- O que devo usar para fazer backup da rom original que vem de fabrica? Eu pretendo fazer isto caso o telemovel de algum problema posso colucar a rom original e mandar-lo para a guarantia.

- O que devo usar para realizar o backup do imei? este passo deve ser feito antes ou depois do processo de root? a razao que pergunto é que no seguinte topico.

http://www.androidpt...end-g300-u8815/

O passo de backup do imei esta colucado asseguir ao processo de root e fiquei sem preceber se é para fazer antes ou depois do root.

- Por fim gostaria de saber qual é a diferença entre o tutorial que assinalei acima e o seguinte:

http://www.androidpt...r-root-busybox/

#2 AntonioLordelo

AntonioLordelo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 802 posts

Posted 10 December 2012 - 12:17

- O que devo usar para fazer backup da rom original que vem de fabrica? Eu pretendo fazer isto caso o telemovel de algum problema posso colucar a rom original e mandar-lo para a guarantia.


Para fazer o chamado nandroid backup tens que ter root e a CWM recovery instalada. Segue o tutorial.


- O que devo usar para realizar o backup do imei? este passo deve ser feito antes ou depois do processo de root? a razao que pergunto é que no seguinte topico.

http://www.androidpt...end-g300-u8815/

O passo de backup do imei esta colucado asseguir ao processo de root e fiquei sem preceber se é para fazer antes ou depois do root.


Para fazer o backup do IMEI tens que usar a aplicação ToolBox5irom que precisa de root, portanto o root tem que ser feito antes. Regra geral, ganhar acesso ao root é o primeiro passo.

- Por fim gostaria de saber qual é a diferença entre o tutorial que assinalei acima e o seguinte:

http://www.androidpt...r-root-busybox/


Desculpa lá mas não te vou fazer a papinha toda. Lê os tutoriais e descobre, como eu e com certeza outros fizeram quando éramos noobs (e ainda sou, em grande parte)

Edited by AntonioLordelo, 10 December 2012 - 12:18.


#3 konio38

konio38

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 posts
  • Huawei Ascend G300

Posted 10 December 2012 - 12:54

muito Obrigado antonio pela resposta rapida

Vou entao dar mais um estudo antes de me aventurar, tenho de tentar preceber como tudo funciona... mas mais uma vez muito obrigado

#4 AlleyCat

AlleyCat

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 posts
  • tablet Mid; Huawei g300; etc

Posted 10 December 2012 - 14:10

Caro konio 38,
se eu soubesse ajudava te afinal de contas temos de ser uns para os outros. Mas ainda não fiz nem sei se farei root pois tenho root no tablet e ainda não senti necessidade de fazer root ao telemóvel que tem dado bem para o que serve como está . Os vídeos do Youtube são sempre uma boa ajudaDesejo te boa sorte. E pode ser que um dia alguém que tenha feito uma resposta despachada na ponta da língua precise "da papinha toda feita" para algo e tu tenhas mais solidariedade.
Abraço e bem vindo a esta COMUNIDADE...

#5 konio38

konio38

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 posts
  • Huawei Ascend G300

Posted 10 December 2012 - 15:00

Nao te procupes alleycat eu compreendo que nao sou o primeiro nem serei o ultimo a fazer este tipo de duvidas e por vezes compreendo as reações porque ha certas situações em que as pessoas nem se dao ao trabalho de pesquisar antes de começar a fazer topicos sobre duvidas, de qualquer forma o antonio respondeu as minhas maiores duvidas que seriam sobre o backup da rom e do backup do imei. O resto eu tambem com o tempo tento preceber.

Obrigado pela resposta :)

#6 CommeRestus

CommeRestus

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 887 posts
  • LocalizaçãoBraga
  • OPPO Find 5, OPPO N1, OPPO R819

Posted 10 December 2012 - 15:37

O antónio certamente disse isso não com intenção de te prejudicar. Mas sim para ter a certeza que aprendes sobre o que estás a fazer e como. Este tipo de processos podem ser algo complicados para quem não está por dentro do assunto e convém ter cuidado. O facto de serem complicados, não quer dizer que te possas ficar sem telemóvel (brick) pois o risco é bastante reduzido mas pode-te levar a pontos onde o retorno requer ainda mais conhecimento (principalmente usar o fastboot).

Vou-te responder à questão, mas espero que pesquises na mesma. O segundo tutorial é no fundo a mesma coisa, mas usa-se o telemóvel em fastboot e a linha de comandos para fazer as acções enquanto que, o primeiro tutorial é mais simples um pouco, para não dar tanto trabalho.

Pesquisa, aprende como funcionam as coisas, o que são e para que servem. Vai-te simplificar a vida e depois de teres os conceitos presentes e alguma pratica nem precisas de guias, pois saberás pela lógica o que deves fazer ;)

Um abraço
Embaixador da OPPO!
Se estiverem interessados em comprar: www.europe.oppostyle.com

Comunidade Portuguesa da OPPO: http://www.oppoforum...ums/portuguese/
Página de Fans no Facebook: https://www.facebook...ppoFansPortugal

#7 konio38

konio38

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 posts
  • Huawei Ascend G300

Posted 10 December 2012 - 15:45

Commerestus (Great Name BTW) nao levei de maneira nenhuma o que o antonio disse por mal, alias levei exactamente pelo que disseste. que uma pessoa deve tentar aprender e é isso mesmo que ando a fazer ando a ver varios video tutoriais e a ler e ja aprendi algumas coisas sobre o ROOT e é isso que vou continuar a fazer, o meu tel so chega amanha por isso ate la ainda vou estudar muito tudo este mundo do android que grande parte nao conheço.

#8 AntonioLordelo

AntonioLordelo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 802 posts

Posted 10 December 2012 - 20:34

E pode ser que um dia alguém que tenha feito uma resposta despachada na ponta da língua precise "da papinha toda feita" para algo e tu tenhas mais solidariedade.


Se precisares de responder a alguém, sempre podes usar o botão "Citar" ;)

Só espero que não venhas também tu a criar tópicos desnecessários (sem ofensa, konio38) à espera que sejamos uns pros outros e que a comunidade te segure sempre a mão quando quiseres fazer qualquer coisa com o telemóvel.

EDIT: verdade seja dita, eu não sou mod e o CommeRestus é que sabe que tópicos é que são desnecessários, mas creio que me fiz entender

Edited by AntonioLordelo, 10 December 2012 - 20:36.


#9 AlleyCat

AlleyCat

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 posts
  • tablet Mid; Huawei g300; etc

Posted 11 December 2012 - 06:43

Se precisares de responder a alguém, sempre podes usar o botão "Citar" ;)

Só espero que não venhas também tu a criar tópicos desnecessários (sem ofensa, konio38) à espera que sejamos uns pros outros e que a comunidade te segure sempre a mão quando quiseres fazer qualquer coisa com o telemóvel.

EDIT: verdade seja dita, eu não sou mod e o CommeRestus é que sabe que tópicos é que são desnecessários, mas creio que me fiz entender

ew
Vai ver o meus posts aqui se quiseres tb podes ir ver os posts em outros foruns nacionais e internacionais o nick regra geral é o mesmo, onde tenho inclusivamente tturiais. Ando em foruns antes do tempo do ScaryMule nunca tive problemas em ajudar noobs ate porque somos todos noobs em alguma coisa. Muito menos me armei em moderadora ou em directora do recreio quando nao o era. Nao escrevo mais para nao atulhar o topico.

#10 CommeRestus

CommeRestus

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 887 posts
  • LocalizaçãoBraga
  • OPPO Find 5, OPPO N1, OPPO R819

Posted 11 December 2012 - 08:42

Meus caros vamos lá fazer as pazes. Eu concordo com os 2 pontos de vista.

O fórum é para isto mesmo, colocarmos questões e partilharmos informação. Escusamos de entrar em picardias porque afinal aqui somos todos amigos, e todos uma família. Pelo menos gosto de pensar assim.

Este tópico é de facto repetitivo, o que é normal. Apenas não o eliminei ou movi porque tinha a excepção da dúvida do IMEI, tornando isso particular pois nem todos os dispositivos necessitam deste passo. Senão era uma questão que podia ser colocada no fórum geral ou Ajuda.

Já todos fomos noobs, e penso que regra geral estamos todos a aprender mesmo no que pensamos que já sabemos. Também compreendo a preocupação do nosso amigo konio, pois sendo o seu primeiro android existe sempre o receio por não se conhecer esta plataforma. Devo desde já elogiar o facto de ter começado a pesquisar mesmo antes de receber o seu G300, pois isso é de louvar. Em alguns casos, as pessoas metem-se a fazer o que não sabem e depois só vêm ao fórum 1 vez por mês pedir ajuda porque isto ou aquilo deixou de funcionar. Isso é que é preocupante :)

Vá, um abraço a todos
Embaixador da OPPO!
Se estiverem interessados em comprar: www.europe.oppostyle.com

Comunidade Portuguesa da OPPO: http://www.oppoforum...ums/portuguese/
Página de Fans no Facebook: https://www.facebook...ppoFansPortugal

#11 konio38

konio38

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 posts
  • Huawei Ascend G300

Posted 11 December 2012 - 09:30

Obrigado pelo elogio commerestus, eu sempre fui assim nunca me meto em nada sem primeiro preceber o funcionamento, gosto de explorar a tecnologia mas sempre com precaução. vamos la ver como corre, hoje a noite ja devo ter la o meu androidzinho veremos como ele se porta ;)

#12 AntonioLordelo

AntonioLordelo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 802 posts

Posted 11 December 2012 - 11:34

ew
Vai ver o meus posts aqui se quiseres tb podes ir ver os posts em outros foruns nacionais e internacionais o nick regra geral é o mesmo, onde tenho inclusivamente tturiais. Ando em foruns antes do tempo do ScaryMule nunca tive problemas em ajudar noobs ate porque somos todos noobs em alguma coisa. Muito menos me armei em moderadora ou em directora do recreio quando nao o era. Nao escrevo mais para nao atulhar o topico.


epah desculpa lá, realmente és a maior, vou-me já calar perante a tua autoridade nestes assuntos
lol


Mas agora a sério, desculpem-me, konio38 e CommeRestus, por alimentar a discussão. Acho que até fiz uma contribuição relevante neste tópico, ao contrário de alguém que só sabe mandar vir, defender os "coitadinhos" dos noobs e dizer que já fez tutoriais não sei aonde (nem quero saber lol). Acho que neste tópico em particular, essa conversa não interessa a ninguém. Se alguém aqui não está a ajudar é essa pesssoa

EDIT: vejo-me obrigado a explicar.

Eu acho o tópico desnecessário não pelo conteúdo, mas precisamente por ser um tópico e não um post num dos tópicos relevantes, que até poderia ter sido num dos quais o konio até forneceu os links. Contudo, como já disse, quanto a isso o CommeRestus é que sabe (mods=gods :P ) e eu somente, aliás, pelo menos me posso expressar.

O caso não se trata de ele não saber onde procurar, porque sabe, ou por ser noob, que eu também me considero um. Eu nem comecei por chamá-lo noob ou mesmo desprezá-lo, como alguém deve ter interpretado. Lá por as respostas terem sido "despachadas", não quer dizer que não ajudei como deve ser. Acho que até me expliquei muito bem e formatei as respostas devidamente, com quotes separados e tudo. Alguém aqui não sabe a diferença entre "conciso" e "despachado" (e admito que só estou a abusar do "alguém" por diversão :P )

Edited by AntonioLordelo, 11 December 2012 - 11:59.


#13 AntonioLordelo

AntonioLordelo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 802 posts

Posted 11 December 2012 - 12:26

Até vou postar mais uma vez, só para contar uma história e para o post anterior não ficar maior.

Antes do G300 eu tinha um Ideos X5, que foi o meu primeiro android (verdadeiramente, também tive uma tablet ZTE V9 antes, mas mal peguei nela)

Consegui fazer tudo o que era preciso para instalar a MIUI sem criar um único tópico e mal postei nos tutoriais. Isto não é nada de especial, claro. Foi só ler e voltar a ler, passar por uns boot loops e pronto. No primeiro boot loop, borrei-me todo e fui logo postar no xda "pls help me I'm a stupid noob" ou algo do género, num tópico já existente (não estou a querer dizer mal de ti, konio38 :P ). Mas pronto, a história que quero contar é a seguinte:

Uma vez formatei um cartão SD (dentro do X5) pra NTFS. Oops. Brickei o telemóvel de tal forma que ele não tinha nada. NADA, nem bootloader, foi tudo à vida, não faço ideia de como uma coisa deu na outra. Aí sim, criei um tópico, cheio de medo. Só recebi uma ou duas respostas, uma a dizer que já tinha ouvido falar do problema noutro telemóvel. "Ora obrigado", disse eu na altura, mas fui pesquisar. Descobri que era tão simples quanto ligar o telemóvel ao PC e copiar a recovery.img da CWM para uma pasta com o nome devido, para depois entrar na CWM e instalar uma ROM qualquer e pronto.

Desde então que não pergunto nada sem pesquisar que nem um louco. Não que ache que o konio38 tem necessariamente que fazer igual, já disse que o "problema" não é esse. Mas pronto, isto é capaz de explicar melhor a minha atitude.

#14 AlleyCat

AlleyCat

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 posts
  • tablet Mid; Huawei g300; etc

Posted 11 December 2012 - 12:30

epah desculpa lá, realmente és a maior, vou-me já calar perante a tua autoridade nestes assuntos
lol


Mas agora a sério, desculpem-me, konio38 e CommeRestus, por alimentar a discussão. Acho que até fiz uma contribuição relevante neste tópico, ao contrário de alguém que só sabe mandar vir, defender os "coitadinhos" dos noobs e dizer que já fez tutoriais não sei aonde (nem quero saber lol). Acho que neste tópico em particular, essa conversa não interessa a ninguém. Se alguém aqui não está a ajudar é essa pesssoa

EDIT: vejo-me obrigado a explicar.

Eu acho o tópico desnecessário não pelo conteúdo, mas precisamente por ser um tópico e não um post num dos tópicos relevantes, que até poderia ter sido num dos quais o konio até forneceu os links. Contudo, como já disse, quanto a isso o CommeRestus é que sabe (mods=gods :P ) e eu somente, aliás, pelo menos me posso expressar.

O caso não se trata de ele não saber onde procurar, porque sabe, ou por ser noob, que eu também me considero um. Eu nem comecei por chamá-lo noob ou mesmo desprezá-lo, como alguém deve ter interpretado. Lá por as respostas terem sido "despachadas", não quer dizer que não ajudei como deve ser. Acho que até me expliquei muito bem e formatei as respostas devidamente, com quotes separados e tudo. Alguém aqui não sabe a diferença entre "conciso" e "despachado" (e admito que só estou a abusar do "alguém" por diversão :P )


Respondi como respondi para salientar que não me ia a por a criar topicos como referiu ... nunca o fiz aqui nem em outros foruns e continuei a escrever no intuito de referir se há criação de topicos desnecessários quem o deve referir são os moderadores e que mesmo sendo noob em muitas muitas coisas sempre procurei contribuir e ser se noob não é nem sinonimo de ser inutil ou simplesmente querer a papinha toda feita.
Cumprimentos
  • AntonioLordelo likes this