Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

CPA - 2010


  • Por favor inicie sessão para responder
95 respostas a este tópico

#51 TiagoCosta

TiagoCosta

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 23 mensagens

Mensagem publicada 20 July 2010 - 09:58

Dextro escreveu:

androidpt escreveu:

Dextro escreveu:

Eu já li isso e a duvida mantém-se especialmente quando a primeira linha da documentação do pacote que indiquei começa por "Install the Android SDK".Anyway eu não planeio usa-lo, foi só para esclarecer a situação (já vi que citação provavelmente significa que não e descobri também que o titanium precisa de 1.6).

É do nosso entender que desde que a aplicação seja compilada recorrendo à SDK/NDK, o participante está na liberdade de recorrer a qualquer outra ferramenta à sua escolha.Assim sendo, uma aplicação criado pelo Titanium Appacelerator e similares é elegível para o CPA 2010.

De qualquer forma não dava para usar o appcelerator pois requer android 1.6 (logo impossibilitaria o uso da aplicação em 1.5 tornando-a invalida)

6. Submissão de Aplicações: Para ser elegível para o Concurso, a aplicação submetida terá que ser compatível com a versão Android 1.5 ou superiores

Ou seja, a aplicação não tem que ser compatível com Android 1.5, pois pode apenas ser compatível com versões superiores.

#52 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 20 July 2010 - 10:18

Correcto, agora não se esqueçam que se, por exemplo, o vosso target for o Android 2.2 estão a dirigi-la a um espectro muito pequeno de utilizadores.Por uma questão de bom senso, o target deverá ser o mais baixo possível, sem que ponha em causa a funcionalidade da vossa aplicação que pode estar dependente duma versão específica...

#53 TiagoCosta

TiagoCosta

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 23 mensagens

Mensagem publicada 20 July 2010 - 10:32

Eu vou fazer a minha com target para a versão 2.1.

#54 Dextro

Dextro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 29 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2010 - 18:33

UOU, percebi mesmo mal a regra então. Se calhar era boa ideia colocar essa clarificação nas regras porque eu ao ler aquela frase pensei mesmo que a aplicação tivesse de ser suportada em 1.5 ou superior (não é nada demais imho, tudo o que fiz até agora tem funcionado em 1.5).Isto assim abre mais portas, sempre posso ser mais rápido a prototipar a aplicação no mínimo. :P

#55 Dextro

Dextro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 29 mensagens

Mensagem publicada 25 July 2010 - 21:52

Ok, tenho outra duvida:De acordo com as regras não se pode distribuir a aplicação de qualquer forma antes de a submeter para o concurso. O que eu gostava de saber são duas coisas:1 - É possível pedir a um grupo muito restrito de pessoas para testar a aplicação nos seus terminais desde que essas pessoas não partilhem a aplicação?Eu só pergunto isto porque muitas vezes dá jeito obter feedback directo de outras pessoas para melhorar a aplicação ou encontrar bugs e nem sempre é viável ir ter com essas pessoas com o nosso telemóvel.2 - Independentemente da questão acima gostava de saber até que ponto é permitido divulgar informações sobre uma aplicação a concurso. Mais concretamente eu gostaria de ir documentando no meu blog o processo de aprendizagem com screenshots e snippets de código para resolver problemas que vou encontrando e gostava de saber até que ponto é isso permitido.Agradeço-vos desde já o tempo para esclarecer estas duvidas que até podem ser um pouco parvas mas mais vale perguntar já do que arranjar problemas depois por nunca o ter feito. :)

#56 Nazgulled

Nazgulled

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 216 mensagens

Mensagem publicada 25 July 2010 - 22:12

firedrops escreveu:

Por uma questão de bom senso, o target deverá ser o mais baixo possível, sem que ponha em causa a funcionalidade da vossa aplicação que pode estar dependente duma versão específica...

Este pode não ser o tópico para isto mas... :XNão creio que seja assim tão linear... É tudo muito bonito e uma pessoa ao desenvolver uma app deve sempre ter em consideração em abranger o maior número de equipamentos possível. Mas isso às vezes só prejudica o programador (e não me refiro a por em causa funcionalidades da aplicação por limitação da API).Eu ainda estou muito verde em desenvolvimento para Android mas já consegui perceber umas coisas e não é fácil ter uma aplicação funcional para todas as versões do Android e resoluções do ecrã. Existe uma panóplia de truques e pequenos pormenores a ter em conta e isso só provoca dores de cabeça.Mas pronto, isto é uma discussão que tem pano para mangas e eu não estou nem de um lado nem do outro, mas como programador que sou há uns anos com uma forte vertente na web, ter a preocupação com uma carrada de browsers é o inferno para qualquer webdeveloper/webdesigner, com o Android a realidade não é assim tão diferente.E gostava de acrescentar ali uma dúvida ao post do Dextro, que de certa forma esta relacionado com o que ele perguntou...3 - É permitido chegar aqui ao fórum e dizer que se esta a desenvolver aplicação X, que faz Y e Z e pedir sugestões para mais funcionalidades? Isto sem distribuir qualquer versão ou apresentar imagens, apenas descrevendo o que faz a aplicação e pedir sugestões. É permitido ou nem por isso?

#57 Dextro

Dextro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 29 mensagens

Mensagem publicada 25 July 2010 - 22:57

Nazgulled isso realmente dava uma optima discussão por isso já me adiantei e lançei o thread:Que versões suportar?

#58 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 26 July 2010 - 07:10

Neste momento temos que 65 dos 123 utilizadores registados estão como programadores participantes no concurso.Peço a todos que passem a palavra a amigos ou colegas que possam ter interesse em participar.Queremos que o CPA seja um sucesso e para isso precisamos de participantes com aplicações originais e inovadoras para se juntarem à nossa lista de aplicações portuguesas: http://l.androidpt.com/apps

#59 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 26 July 2010 - 07:20

Dextro escreveu:

De acordo com as regras não se pode distribuir a aplicação de qualquer forma antes de a submeter para o concurso.

O objectivo desta regra é que as aplicações sejam originais e feitas no âmbito do concurso para evitar que haja submissão de aplicações existentes, por exemplo no Market.

1 - É possível pedir a um grupo muito restrito de pessoas para testar a aplicação nos seus terminais desde que essas pessoas não partilhem a aplicação?

Não há nenhum problema em que sejam feitos testes em grupos fechados. Como foi dito, com a regra apenas queremos garantir que as aplicações a concurso são novas e originais.

2 - Independentemente da questão acima gostava de saber até que ponto é permitido divulgar informações sobre uma aplicação a concurso. Mais concretamente eu gostaria de ir documentando no meu blog o processo de aprendizagem com screenshots e snippets de código para resolver problemas que vou encontrando e gostava de saber até que ponto é isso permitido.

Não há problema nenhum nisso. O momento de avaliação é único e o júri não poderá ser influênciado por essa informação adicional. Também há a questão de não dar a conhecer aos outros participantes a aplicação em questão mas isso já é com cada participante.

Agradeço-vos desde já o tempo para esclarecer estas duvidas que até podem ser um pouco parvas mas mais vale perguntar já do que arranjar problemas depois por nunca o ter feito. :)

Estamos cá para isso. :(

#60 Dextro

Dextro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 29 mensagens

Mensagem publicada 26 July 2010 - 09:47

sismeiro escreveu:

Não há problema nenhum nisso. O momento de avaliação é único e o júri não poderá ser influênciado por essa informação adicional. Também há a questão de não dar a conhecer aos outros participantes a aplicação em questão mas isso já é com cada participante.

Isto agora já é mais opinião pessoal do que outra coisa mas eu nunca me importo de divulgar o que estou a fazer. Sou um grande adepto do Open Source e gosto de desenvolver as coisas de forma aberta, acho que tenho mais a ganhar com isso do que a perder e se a ideia foi realmente boa há que ter fé nas minhas capacidades de ser o melhor a realiza-la. :)

#61 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 26 July 2010 - 10:12

Dextro escreveu:

Isto agora já é mais opinião pessoal do que outra coisa mas eu nunca me importo de divulgar o que estou a fazer. Sou um grande adepto do Open Source e gosto de desenvolver as coisas de forma aberta, acho que tenho mais a ganhar com isso do que a perder e se a ideia foi realmente boa há que ter fé nas minhas capacidades de ser o melhor a realiza-la. :)

Concordo, é esse o espírito a ter. :(

#62 gSpot

gSpot

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 43 mensagens

Mensagem publicada 27 July 2010 - 15:03

Antes de mais desejo a melhor sorte a todos os participantes!Espero que com esta iniciativa possam aparecer mais aplicaçoes úteis para a comunidade portuguesa de Android.Cumprimentos.gSpot

#63 Nazgulled

Nazgulled

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 216 mensagens

Mensagem publicada 27 July 2010 - 15:48

Para quem ainda não viu:http://androidpt.com/index.php?option=com_kunena&Itemid=3&func=view&catid=79&id=49820

#64 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 08:33

Onde andam os participantes no CPA? Alguém aqui que participe fez progressos nas aplicações? :)Vejam lá a lista de prémios outras vez a ver se se motivam e se aparece também mais pessoal para participar. :)

#65 blackmx

blackmx

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 231 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 12:35

sismeiro escreveu:

Onde andam os participantes no CPA? Alguém aqui que participe fez progressos nas aplicações? :)Vejam lá a lista de prémios outras vez a ver se se motivam e se aparece também mais pessoal para participar. :)

Calma, sismeiro. Está tudo a programar.

#66 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 12:43

blackmx escreveu:

Calma, sismeiro. Está tudo a programar.

Acredito que sim. :) Com o calor que tem estado também não apetece estar na rua nem sair de casa.

#67 blackmx

blackmx

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 231 mensagens

Mensagem publicada 08 August 2010 - 15:33

Daqui a um mês começam as submissões das aplicações e por isso comecem a trabalhar na correcção dos erros.Boa sorte a todos!

#68 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 30 August 2010 - 09:15

Dentro de alguns dias terminam as inscrições, seja para programadores ou votantes.Se querem submeter aplicações a concurso, inscrevam-se, depois das datas limites já vai ser impossível.Calendário do Concurso

#69 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 06 September 2010 - 09:50

Se querem votar nas aplicações e ter acesso a elas antes que todos os outros, inscrevam-se no site. Dentro de dois dias começa a submissão de aplicações e posterior-me a votação.

#70 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 07 September 2010 - 12:15

Por falar em CPA, acho que devia haver um prémio para o indivíduo que contribuiu com mais ideias http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_winking.png :P, coisa modesta, uma viajem ao Rio em Janeiro por exemplo, lol.Tou mortinho por ver as apps a aparecerem, como se vai procesar a votação? Vamos poder votar em mais do que uma app? É que por vezes é ingrato ter de escolher entre algumas, poderia ser um sistema de atribuir pontos de 1 a 5 às 5 apps que considerássemos melhores.Olha, podiam era criar uma app para votar nas apps do CPA, LOOOOOOOOOOL.Cumps.
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#71 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 07 September 2010 - 13:01

hmartinho escreveu:

Por falar em CPA, acho que devia haver um prémio para o indivíduo que contribuiu com mais ideias :P :P, coisa modesta, uma viajem ao Rio em Janeiro por exemplo, lol.

Acho que sim, uma viagem ao Rio de Janeiro ou mesmo melhor, até à Caparica. http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_happy.png

Tou mortinho por ver as apps a aparecerem, como se vai procesar a votação? Vamos poder votar em mais do que uma app? É que por vezes é ingrato ter de escolher entre algumas, poderia ser um sistema de atribuir pontos de 1 a 5 às 5 apps que considerássemos melhores.

As aplicações serão avaliadas em vários aspectos de 1 a 5. É uma questão de veres no regulamento como é.

#72 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 07 September 2010 - 14:14

Típico tuga, não li as instruções, neste caso o regulamento :blush: sismeiro escreveu:

Acho que sim, uma viagem ao Rio de Janeiro ou mesmo melhor, até à Caparica. http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_happy.png

Não era ao Rio de Janeiro, era ao rio em Janeiro, um rio qualquer, porde ser o Rio Sabor que não me importo!Cumps.
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#73 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 07 September 2010 - 21:01

Já podem submeter as aplicações para serem avaliadas no CPA, dentro de 7 dias e só nesses 7 dias o podem fazer.Toca a submeter essas aplicações.

#74 ricardogo

ricardogo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 mensagens

Mensagem publicada 07 September 2010 - 22:16

Vou só deixar aqui algumas sugestões quanto à submissão de aplicações:- A inclusão de mais alguns campos na submissão de aplicações, como plataformas suportadas, descrições mais técnicas, etc. Talvez a inclusão duma descrição longa seria boa ideia.- O envio de novas versões da mesma aplicação após o fecho de submissões.- Ao editar a descrição da minha submissão ele espera que eu lhe dê um APK novo, ou seja, provavelmente ao mudar a descrição incrementa a versão da submissão.

#75 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 07 September 2010 - 22:22

ricardogo escreveu:

Vou só deixar aqui algumas sugestões quanto à submissão de aplicações:- A inclusão de mais alguns campos na submissão de aplicações, como plataformas suportadas, descrições mais técnicas, etc. Talvez a inclusão duma descrição longa seria boa ideia.- O envio de novas versões da mesma aplicação após o fecho de submissões.- Ao editar a descrição da minha submissão ele espera que eu lhe dê um APK novo, ou seja, provavelmente ao mudar a descrição incrementa a versão da submissão.

No primeiro ponto, Respondo que nós estamos a ir ao APK buscar essa informação toda, por isso não precisamos que o programador nos faculte esses dados.No segundo ponto, não será justo perante programadores que têm o mesmo tempo e acertam tudo para votação e outros não. Aí será um ponto de avaliação e ponderação da comunidade e júri. A submissão de aplicações e re-submissão só é valida até dia 15SET10 às 23:59.Terceiro ponto, em complemento com o que disse no primeiro, ele vai beber dados ao APK, logo, nada muda se o APK não for alterado. Apenas a descrição que alterou.