Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Tutorial] Como fazer o Root no tatto + Android Froyo (2.2)


  • Por favor inicie sessão para responder
51 respostas a este tópico

#1 svceon

svceon

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 299 mensagens

Mensagem publicada 07 July 2010 - 16:21

Boas, O Tattoo de fabrica, é um device que está muito abaixo do que é capaz, tal como todos os outros HTC's com android.Neste tutorial vou ensinar aos que não sabem, como fazer o root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, e como implementar a rom com Android Froyo (2.2) feita pelo fyodor no tatto.[Requesitos]
  • Vamos precisar de um tattoo...*lol*
  • Uma maquina com windows (há quem defenda que windows 7 não dá, mas eu fiz com um 7)
  • O windows tem de ter a aplicação da HTC instalada, podem fazer o download aqui
  • Um cartão microSD (usei o de origem em 2 roots e não ficam inutilizaveis, mas se tiverem medo, comprem um pequeno)
[Android SDK]Primeiro vamos precisar do kit de desenvolvimento de software (SDK) para android:Façam o download do SDK aquiextraiam-no numa pasta perto da raiz da drive principal (normalmente C:\) como por exemplo C:\androidsdkagora no tattoo, vai a Definições > Aplicações > Desenvolvimento e certifiquem-se de que a "Depuração USB" fica ligadoagora liga o tatto ao pc por USB, e o windwos deve instalar as drivers necessarias para o tattoo, se já instalaram o software da HTC não deve haver problemasagora abram uma linha de comandos, escrevendo cmd na barra de pesquisa do menu iniciar (vista/7) ou indo a menu iniciar -> run -> cmde escrevam:
cd \cd \*pasta onde extrairam o android sdk*\toolsadb devices
e deve ver um output com o numero de serie do device e à frente o tipo de device que é (vai aparecer 'device')e assim já temos o sdk a funcionar[GOLDCARD]para fazer o goldcard, primeiro faz um backup total do conteudo do cartão, tira o cabo USB do device, depois vai a definições -> armazenamento -> desmotar cartão, depois de desmontar formata-ovolta a ligar o cabo ao devicee novamente numa linha de comandos (e dando seguimento ao estado do * adb' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb devices*) faz o seguinte
[acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb[/acrlink] shellcat /sys/class/mmc_host/mmc1/mmc1:*/cid
agora abre o bloco de notas, microsoft word ou algo que dê para escrever, copia e cola EXACTAMENTE como está na linha de comandosagora cola o numero (cid) neste inversor e guarda o numero que saiu no bloco de notas ou seja no que for.depois cola neste goldcard creator o CID invertido (aquele que saiu do inversor) e preenche os dadosvais receber um goldcard.img no teu email, faz a transferencia do ficheiro e mantem-no por pertoagora é o momento de ter a certeza de que o modo como o tatto está ligado ao PC é como memória em massa e nao em ActiveSync(desculpem nao saber os passos nas definições, mas eu já nao tenho a rom 1.6)Agora vamos fazer um trabalho um pouco mais delicado, portanto toma atenção para não cometer erros, faz exactamente como está escrito (exactamente!)faz o download deste editor de hexadecimal e instalaquando tiver instalado, abre o editor como Administradoragora vai a Extra->Open Disk, e em Physical disk escolhe o cartão do tattoo (deve ser um Removable disk) *certifica-te de que a opção Read-Only NÃO está activa*agora outra vez no Extra->Open disk image e escolham o ficheiro goldcard.img que receberam do goldcard creator e certifiquem-se de que o sector size é de 512 (Hard Disks/Floppy Disks) e abreAgora tens duas tab's, uma com o cartão de memoria, outra com o goldcard.img, na tab do goldcard, Edit->Select All e Edit->Copyagora na tab do cartão, (atenção) selecciona os offsets desde o 00000000 até ao 00000170 e vai a Edit->Paste Writeagora, File->Savee em princio já está, testem tirando e metendo o cabo USB no PC e tentem abrir, se der tudo bem, se vos disser que têm de formatar o cartão, tentem escrever os primeiros 170 offsets do cartão outra vez, se continuar, considerem comprar outro cartão.[ROOOT'ing]Agora que já temos o goldcard, certifiquem-se de que o tattoo está em modo ActiveSync desta vez! *isto é muito importante!*façam o download desta ferramenta e extraiam-no perto da raiz da drive C:\ tipo, C:\RootTattoAgora, se tiverem o device em modo Depuração USB activa, se tiverem o device ligado por usb, executem o ficheiro RootTatto e sigam as instruções, Eu nao me lembro do output do RootTattto, mas é só clicar Enter até acabar *MAS SÓ NO CASO DE ELE DIZER QUE NAO HÁ ERROS!!*[Implementação rom 2.2]atenção, esta rom é efectivamente a rom 2.2 Froyo, a 100% funcional, em português (ou pelo menos dá para definir) mas tem uns problemas:
  • Camara nao funciona
  • Radio FM não funciona
  • Market não mostra todas as apps
*TODA A INFO DA ROM PODE SER VISTA AQUI*Façam o download da rom e metam o ficheiro .zip (NAO EXTRAIAM) na raiz do cartão, mudem o nome para uma coisa curta, tipo "rom_2.2.zip"Depois, desliguem o device, já desligado, e enquando carregam na tecla da casinha (HOME) liguem o device e não larguem a telca HOME até aparecer o recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery (um ecran que diz em cima "Android system recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery")no recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery, andem para baixo até à opção "Flash zip from sdcard" e carreguem na tecla verde (chamada), e escolham o zip da rom, e esperem que tudo se faça sozinho :)espero ter ajudado, qualquer problema, reportem, tentarei ajudar assim que possivel.PS: Não tenho muito jeito para fazer tutoriais, mas estou receptivo a receber recomendações, para não encher o topic com coisas desse genero contactem-me por PM, obrigado![Solução Temporaria do market (para a versão 0.7.1 da fyodor rom)]no forum do fyodor podem ver a diferença do Vending.apkprimeiro limpem os Dados *todos* do Market (cache e etc) em Definições->Aplicações->Market
[acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb[/acrlink] remountadb push Vending.apk /system/app/Vending.apkadb reboot
sendo que no ` adb' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb push Vending.apk /system/app/Vending.apk` é o apk que está aquiesta solução é muito instavel, crasha frequentemente, mas por experiencia propria, crasha no inicia pelo menos duas vezes, e deverá crashar uma vez por instalação de app

#2 penove

penove

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 20 mensagens

Mensagem publicada 09 July 2010 - 07:29

É reversível, ou seja, posso colocar novamente a original ou se aparecer a rom 2.1 ou 2.2 oficial?

#3 Drone

Drone

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 176 mensagens

Mensagem publicada 09 July 2010 - 07:43

penove escreveu:

É reversível, ou seja, posso colocar novamente a original ou se aparecer a rom 2.1 ou 2.2 oficial?

Não contes com isso xD penso que isso nunca vai acontecer no tattoo!Mas qualquer das maneiras sim, se aparecer uma oficial depois podes colocar a oficial :)

#4 penove

penove

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 20 mensagens

Mensagem publicada 09 July 2010 - 12:50

Já está a funcionar... mas lixei me com o Bluetooth, nokia bh-606 antes funcionava e agora deixou... No entanto outro que tinha bh-101 que antes nem detectava agora detecta.Aparelhasse bem ao Tatto mas não dá som nem micro...arrrhghhh

#5 svceon

svceon

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 299 mensagens

Mensagem publicada 09 July 2010 - 14:56

penove escreveu:

Já está a funcionar... mas lixei me com o Bluetooth, nokia bh-606 antes funcionava e agora deixou... No entanto outro que tinha bh-101 que antes nem detectava agora detecta.Aparelhasse bem ao Tatto mas não dá som nem micro...arrrhghhh

Desculpa, mas nao pude sequer avisar sobre o BT, a unica coisa que posso confirmar é que transferencia de ficheiros via BT funciona...Abraço

#6 svceon

svceon

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 299 mensagens

Mensagem publicada 10 July 2010 - 12:30

Foi desenvolvida uma solução temporaria para o problema do market, update no primeiro post.

#7 Noites

Noites

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 22 mensagens

Mensagem publicada 11 July 2010 - 11:13

Obrigado por este tutorial em tuga xDGostaria muito de o fazer, mas tenho um problema. Eu tenho o documents to go comprado, ou seja paguei e activei. Ao fazer isto como posso não perder a activação da aplicação?Uma vez mais um obrigado :D
  • silva031 gosta disto

#8 svceon

svceon

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 299 mensagens

Mensagem publicada 11 July 2010 - 12:40

Noites escreveu:

Obrigado por este tutorial em tuga xDGostaria muito de o fazer, mas tenho um problema. Eu tenho o documents to go comprado, ou seja paguei e activei. Ao fazer isto como posso não perder a activação da aplicação?Uma vez mais um obrigado :D

Não sei o que responder, nao sei como funcionam apps pagas, mas tenho a certeza que há pessoal aqui que te sabe ajudar :D

#9 Fredericosilva

Fredericosilva

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 145 mensagens

Mensagem publicada 17 July 2010 - 11:50

Se eu fizer isto e não gostar ou correr mal como volto á minha rom original 1.6?E outra duvida, perco a garantia ao fazer root?

#10 Picao84

Picao84

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens

Mensagem publicada 17 July 2010 - 12:16

É possível fazer isto no Vodafone 845?

#11 svceon

svceon

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 299 mensagens

Mensagem publicada 19 July 2010 - 15:14

Picao84 escreveu:

É possível fazer isto no Vodafone 845?

Possivelmente, mas com um tutorial certo para o 845... acho que o 845 ainda nao foi rooteado...

#12 Fredericosilva

Fredericosilva

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 145 mensagens

Mensagem publicada 19 July 2010 - 15:34

Perco a garantia ao fazer root?

#13 Fredericosilva

Fredericosilva

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 145 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2010 - 16:34

Quem já o fez que diga se vale a pena... Estou inclinado para o fazer...

#14 svceon

svceon

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 299 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2010 - 18:13

Fredericosilva escreveu:

Quem já o fez que diga se vale a pena... Estou inclinado para o fazer...

faz pá! :P vais gostar, e estão a trabalhar na solução da camara

#15 amrlima

amrlima

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 31 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2010 - 19:26

Eu tou à espera que consigam resolver o problema da câmara e que passem umas semanas porque comprei o telemóvel à pouco tempo e já tive que trocar por causa de um defeito. Não quero ter que trocar mais uma vez com root :P

#16 Fredericosilva

Fredericosilva

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 145 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2010 - 20:38

faz pá! vais gostar, e estão a trabalhar na solução da camara

E se nao gostar ou correr alguma coisa mal? como volto á 1.6 que tinha?

#17 Fredericosilva

Fredericosilva

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 145 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2010 - 21:17

Já tenho o 2.2 :D, para já estou satisfeito. Mas tenho uma duvida, não estou a conseguir alterar o teclado, só aparece qwerty, nao dá para por o numerico como no 1.6?

#18 Fredericosilva

Fredericosilva

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 145 mensagens

Mensagem publicada 23 July 2010 - 19:31

Outra coisa, o auto-complete nao funciona... acontece o mesmo com voces?

#19 svceon

svceon

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 299 mensagens

Mensagem publicada 23 July 2010 - 22:53

Fredericosilva escreveu:

Já tenho o 2.2 :P, para já estou satisfeito. Mas tenho uma duvida, não estou a conseguir alterar o teclado, só aparece qwerty, nao dá para por o numerico como no 1.6?

dá, eu quando tiver tempo envio para aqui o HTC_IME, igual ao do 1.6, o que acaba por resultar em problemas, porque é uma das razões que acaba por crashar o meu tattoo once in a while, e no meu 2.2 o auto-complete está a funcar, mas tambem só estou a falar do HTC_IMEPS: se tiveres pressa com o teclado, procura no XDA por tattoo HTC_IME, foi lá que encontrei :P

#20 Fredericosilva

Fredericosilva

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 145 mensagens

Mensagem publicada 24 July 2010 - 13:25

instalei o smart keyboard resolveu-me o problema.Só mais uma duvida que tenho, ao instalar esta rom nao fiz wipe, ha algum problema?? Depois de instalar só fiquei com 100 MB livres de memoria interna. é normal?

#21 tiagoxpto

tiagoxpto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens

Mensagem publicada 29 July 2010 - 15:39

Boas pessoal.eh pah tenho um htc tattoo queria por o 2.0 ou 2.2, mas não pesco nada disto! alguém me ajuda ai a por?obrigado

#22 Fredericosilva

Fredericosilva

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 145 mensagens

Mensagem publicada 29 July 2010 - 18:20

Segue este tutorial certinho e tudo vai correr bem. Caso tenhas alguma duvida adiciona-me no msn que eu ajudo-te: [email protected]

#23 tiagoxpto

tiagoxpto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 09:08

Fredericosilva escreveu:

Segue este tutorial certinho e tudo vai correr bem. Caso tenhas alguma duvida adiciona-me no msn que eu ajudo-te: [email protected]

yap segui certinho e ta a bombar a fundo hehehhetenho aqui uma pequena duvida! não consigo ligar o tattoo ao pc para transferir os contactos, so consigo liga-lo em armazenamento de dados ou modo de depuramento!das-me ai uma ajuda nisto?

#24 tiagoxpto

tiagoxpto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 09:26

adicionei.te no msn é melhor

#25 tiagoxpto

tiagoxpto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens

Mensagem publicada 10 August 2010 - 14:48

tb fiz com o windows 7 e deu. mas a certas coisas que não funcionam por isso não sei se não estou arrependido de ter posto.ninguém sabe quando vai sair a próxima actualização?obrigadocump