Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Sugestão de app+aplicaçao para o PC: Espécie de iTunes para Android


  • Por favor inicie sessão para responder
16 respostas a este tópico

#1 Alcap

Alcap

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 80 mensagens

Mensagem publicada 06 July 2010 - 21:43

Boas,Na minha opinião o Android peca pela facilidade com que fazemos backups. é certo que existem apps como o titanium backup, mas quando perdemos o telemóvel podemos perder muita informação. Falo de SMS, aplicações, opções das aplicações,notas, fotos, entre outras... É óbvio que o backup de contactos, calendário e afins não é necessário, já que isso anda na cloud.Não sei até que ponto será viável uma aplicação deste tipo, mas penso que os utilizadores finais só tem a ganhar.Ora bem, a minha idéia era a seguinte:Uma aplicação que conseguisse, por cabo e, se possível, WiFi ou BT, fazer uma listagem das aplicações instaladas, copiar os respectivos .apks ou market Links, backup das SMS (e permitir leitura no próprio pc), backup do cartão SD e backup das settings das aplicações.Como disse em cima, não faço idéia até que ponto isto será viável, se funcionará com diferentes aparelhos(exemplo, temos um hero, compramos o líquid. será que os backups que fizemos no hero irao funcionar totalmente no liquid?), etcDeixem aqui as vossas opinioes, sobre o que acham :P

#2 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 06 July 2010 - 21:55

A maior parte das cenas é só copiar do cartão para o PC (musica, fotos, etc). Existem uns quantos programas que copiam as aplicações, o Astro Explorer faz isso e uma vez mais é só copiar as cenas para o PC.Basicamente o mais importante será mesmo fazer um backup do cartão SD.Se quiseres uma app para fazer o backup das sms o SMS Backup parece ser porreiro, mas precisas de root.Claro que uma aplicação que conseguisse gerir tudo era porreiro, mas não estou a ver.
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#3 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 06 July 2010 - 21:59

1) O Android 2.2 sincroniza aplicações e definições de sistema para além de contactos, gmail e calendário.2) Backup de SMS (e afins) - link de pesquisa3) "iTunes" para Android - DoubleTwist4) Backup total de sistema - ROM Manager, ou directamente por uma custom recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery, nandroid, bart, etc5) Listas de aplicações e instalação pelo AppBrainOK, nenhuma aplicação te permite fazer tudo ao mesmo tempo, dado que actuam a diferentes níveis de 'backup'. Mas basta escolheres o ou os métodos que mais te agradam e se adequam as tuas necessidades. Prefiro isso a um sistema de backups rígido e monolítico como o do iPhone/iTunes.O que querias implementar de novo exactamente?NOTA: não quero ser desconstrutivo, acho que uma boa aplicação de backups tem sempre lugar, apenas quis explorar as opções que se tem actualmente nesse campo.

#4 Alcap

Alcap

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 80 mensagens

Mensagem publicada 06 July 2010 - 22:11

Pois, de facto essas aplicaçoes existem. Mas imagina agora, por exemplo, o teu pai ou a tua mae a fazer isso tudo. Pode parecer muito simples para ti, porque ate te orientas bem com o mundo da informatica, mas para as pessoas que so querem um telemovel que "funcione" nao da...

#5 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 06 July 2010 - 22:33

Eu acho que para o meu pai/mãe, assumindo que têm uma conta Google, a sincronização de Contactos, E-Mail, Aplicações e Definições (estas últimas em 2.2) é suficiente!O que mais querias guardar? As SMS (eu não ligo nenhuma a guardar SMS) com uma simples aplicação faz-se.Acho que não pode ficar muito mais fácil do que usar uma conta Google com armazenamento automático na cloud.

#6 Nazgulled

Nazgulled

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 216 mensagens

Mensagem publicada 06 July 2010 - 23:50

firedrops escreveu:

Acho que não pode ficar muito mais fácil do que usar uma conta Google com armazenamento automático na cloud.

Qual cloud qual quê... Chama-se Internet :P Não acho piada nenhuma à popularização desse termo, mas devo ser só eu.

#7 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 07 July 2010 - 06:40

Esse é um bom exemplo, para utilizadores mais inexperientes ter um droidTunes ;) era porreiro.Já agora o termo cloud foi popularizado sim, mas não é a mesma coisa que internet. :P
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#8 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 07 July 2010 - 06:55

Bem apesar dessas apps todas de backup, tenho que admitir que essa app seria uma descarga para mim...A minha namorada está a pensar em comprar um android (influencias :P ) e era excelente uma app destas pois era da maneira que não andava sempre "ó Diogo, como guardo isto" assim seria tudo de uma vez.Tenho um amigo meu que também quer comprar um e ele também ia ter interesse nisso.Além de tudo isto, possivelmente vou vender androids e seria uma boa app para recomendar (mas isso só para o ano) :PE o meu pai, também andava de olho no meu magic, mas ele não muda de telemovel porque tem medo de perder tudo... são muitos contactos, email (não do gmail), projectos, pdf´s e muitas outras coisas que uma app destas poderia facilitar tudo isto.O meu pai é uma pessoa que ou é funcional ou vai para o lixo... lembro-me do nokia E65 que ele teve... custou 500€ só porque foi o primeiro telemovel com SIP... foi encostado, ainda está guardado á 3 anos :P ele olha para um android, se eu lhe instalar as apps, e até gosta... depois pergunta-me " como guardo isto tudo?" e eu " metes esta app a fazer isto e copias isto para aqui, bla bla bla" e ele "esquece vou comprar um nokia" :(A simplicidade desta app viria a ajudar as pessoas que ou não tem tempo ou não estão para usar mais que uma app... isto acontece muito e ajudaria muito...é só a minha ideia ;)

#9 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 07 July 2010 - 07:36

Diogo e como e' q ele guarda as apps q instala no Nokia?eu acho q as pessoas, pq tem mais, agora kerem mais do q tem :/eu nunca faço backups, a n ser qd faço nandroids, e ai copio o conteudo do SD para o PC.... mas isto e' uma vez por mes.

#10 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 07 July 2010 - 07:39

não faço ideia... eu não quero nada ;) apenas tou a dar sugestões

#11 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 07 July 2010 - 09:01

Mas o que é que querem guardar para além do que a conta Google sincroniza no Android 2.2?É que o facto da sincronização ser automática significa que o user nem tem que se preocupar em fazer backups. No pior dos cenários, perde as SMS ;)

#12 Alcap

Alcap

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 80 mensagens

Mensagem publicada 07 July 2010 - 16:21

DiogoLamego escreveu:

Bem apesar dessas apps todas de backup, tenho que admitir que essa app seria uma descarga para mim...A minha namorada está a pensar em comprar um android (influencias :P ) e era excelente uma app destas pois era da maneira que não andava sempre "ó Diogo, como guardo isto" assim seria tudo de uma vez.Tenho um amigo meu que também quer comprar um e ele também ia ter interesse nisso.Além de tudo isto, possivelmente vou vender androids e seria uma boa app para recomendar (mas isso só para o ano) :PE o meu pai, também andava de olho no meu magic, mas ele não muda de telemovel porque tem medo de perder tudo... são muitos contactos, email (não do gmail), projectos, pdf´s e muitas outras coisas que uma app destas poderia facilitar tudo isto.O meu pai é uma pessoa que ou é funcional ou vai para o lixo... lembro-me do nokia E65 que ele teve... custou 500€ só porque foi o primeiro telemovel com SIP... foi encostado, ainda está guardado á 3 anos :P ele olha para um android, se eu lhe instalar as apps, e até gosta... depois pergunta-me " como guardo isto tudo?" e eu " metes esta app a fazer isto e copias isto para aqui, bla bla bla" e ele "esquece vou comprar um nokia" :(A simplicidade desta app viria a ajudar as pessoas que ou não tem tempo ou não estão para usar mais que uma app... isto acontece muito e ajudaria muito...é só a minha ideia ;)

Pois, é precisamente ai que eu queria chegar... Ha pessoas que simplesmente nao podem dispensar tempo a configurar coisas, a procurar soluçoes! Nem me passa pela cabeça recomendar um android ao meu pai, porque sei que se ele um dia precisasse de mandar o telemovel para arranjar ou se perdesse o telemovel, tenho 99.9% de certezas em como ele nao ia ter um backup das apps, settings, etc. Para nos, é provavelmente, muito complicado imaginar que as pessoas nao se preocupem com backups, mas o problema é que nos somos utilizadores acima da media. Conseguimo-nos movimentar +/- bem na internet, o google é uma ferramenta excepcional, etc. Mas para as pessoas que realmente precisam de um telemovel com as funcionalidades que nos da o android, mas que nao querem/nao tem tempo/nao conseguem procurar como fazer isto ou aquilo no google, uma app destas seria essencial. A meu ver, este é o unico campo em que a apple esta à frente da google. É certo que eu nunca hei-de perder os meus contactos, o calendario, os meus emails. Mas tambem é certo que se eu um dia precisar de mandar o telemovel para arranjar, e mo flasharem, gostava de poder chegar a casa, ligar o telemovel ao pc e ficar com as mesmas apps, mesmas settings, etc que tinha antes de o ter enviado para arranjar.

#13 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 07 July 2010 - 16:36

Alcap escreveu:

Pois, é precisamente ai que eu queria chegar... Ha pessoas que simplesmente nao podem dispensar tempo a configurar coisas, a procurar soluçoes! Nem me passa pela cabeça recomendar um android ao meu pai, porque sei que se ele um dia precisasse de mandar o telemovel para arranjar ou se perdesse o telemovel, tenho 99.9% de certezas em como ele nao ia ter um backup das apps, settings, etc. Para nos, é provavelmente, muito complicado imaginar que as pessoas nao se preocupem com backups, mas o problema é que nos somos utilizadores acima da media. Conseguimo-nos movimentar +/- bem na internet, o google é uma ferramenta excepcional, etc. Mas para as pessoas que realmente precisam de um telemovel com as funcionalidades que nos da o android, mas que nao querem/nao tem tempo/nao conseguem procurar como fazer isto ou aquilo no google, uma app destas seria essencial. A meu ver, este é o unico campo em que a apple esta à frente da google. É certo que eu nunca hei-de perder os meus contactos, o calendario, os meus emails. Mas tambem é certo que se eu um dia precisar de mandar o telemovel para arranjar, e mo flasharem, gostava de poder chegar a casa, ligar o telemovel ao pc e ficar com as mesmas apps, mesmas settings, etc que tinha antes de o ter enviado para arranjar.

Eu sinceramento não percebo. A sincronização com a Google Account é automática (nem precisas de fazer um backup!), independente de um computador e permite-te armazenar os seguintes dados:
  • Contactos
  • GMail
  • Calendário
  • Aplicações (restauro total e automático de aplicações - 2.2)
  • Settings de Sistema (2.1) e de Aplicações específicas (2.2)
Mais simples do que por um endereço de e-mail e uma password? Não conheço...O que se pode potencialmente perder com este método é:
  • SMSs (numa situação de avaria ou roubo, é mesmo assim tão importante : |?)
  • Email (se usado um protocolo que descarregue para o telemóvel e apague do servidor remoto, o que é raríssimo)
  • Conteúdo do cartão de memória (que sai fora do espectro do backup, mas ainda assim num prob de software/hardware não é afectado, só em caso de roubo)
Eu acho que o Android tem o melhor sistema de backups de todos os smartphones; é tão perfeito que nem preciso de ter qualquer acção preventiva para ter os meus dados sempre salvaguardados.

#14 Alcap

Alcap

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 80 mensagens

Mensagem publicada 08 July 2010 - 16:06

As settings de sistema nao sao restauradas no 2.1. Ja flashei o meu telemovel vezes suficientes para saber isso. Ou estas a usar alguma app?

#15 Nazgulled

Nazgulled

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 216 mensagens

Mensagem publicada 09 July 2010 - 17:14

firedrops escreveu:

SMSs (numa situação de avaria ou roubo, é mesmo assim tão importante : |?)

Tenho uma amiga que transcreve as mensagens todas que recebe/envie para um "diário", tudo à-lá-pata... Não sei se ainda o faz, mas não deixava de ser degradante :)

#16 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 09 July 2010 - 17:30

Nazgulled escreveu:

firedrops escreveu:

SMSs (numa situação de avaria ou roubo, é mesmo assim tão importante : |?)

Tenho uma amiga que transcreve as mensagens todas que recebe/envie para um "diário", tudo à-lá-pata... Não sei se ainda o faz, mas não deixava de ser degradante :)

LOL. Ela que compre um telemóvel com android e procure por uma aplicação que meta as sms num ficheiro de texto. Chegava a casa e imprimia, bem mais fácil. ehehhe. Tá boa essa :)
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#17 gervas69

gervas69

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 152 mensagens
  • LocalizaçãoSão João da Madeira
  • wiko darknight

Mensagem publicada 25 July 2010 - 22:25

vim aqui para pelo tema, porque ando a ver se vejo um programa idêntico ao itunes ou pc suite para android, coisa que pensava que já havia dado o preço dos equipamentos está a baixar e o número de utilizadores a aumentar. eu falo por mim que ainda há dois dias comprei o meu primeiro android e ainda não sei para que serve o root ao tlm. o ideal para este sistema operativo seria um programa que permitisse fazer as rooms personalizadas isto porque tenho visto muitas apps que fazem o mesmo que as de origem mas com visual diferente e algumas opções extra. agora não sei se isso é possivel