A diferença e que a XXEMR2 por ser a ultima tem um maior change list de modificaçoes logo esta mais optimizada, mas com a Samsung é sem stresses, para a semana ja deve haver algo melhor que a XXEMR2, agora é preciso saber o que queres fazer, meter a oficial stock do teu telemovel e aguardares tempo indeterminado para que actualizem para TPH coisas novas ou habituares te a usar o Odin e andares na "crista da onda" com o ultimo software oficial para o teu equipamento e nao por pais 

Bem... já estou a tirar as duas para o PC e concordo que andar na 'crista da onda' será fixe...mas sempre que sai uma cena nova terei que novamente fazer esses wipes, backups,
root, etc... e penso que as stock normalmente são 'não wipe' né?! É que a minha paciência e disponibilidade para estar volta e meia a fazer todos esses procedimentos...também não é muita

e já não sou muito flasholento como era antigamente

ainda por cima dizes que com brevidade está sempre a sair mais linhas com optimizações... o que me fará estar sempre com mudanças. Provavelmente irei optar pelo upgrade 4.1.2 da minha stock com
root TPH 4.1.1 e talvez note também algumas melhorias que me agradem...né?!
Muito obrigado pelas tuas respostas de ajuda