Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Duvida] TextView a limitar texto..


  • Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

#1 Zok

Zok

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 152 mensagens

Mensagem publicada 22 August 2012 - 20:57

Boas Pessoal,
Estou a deparar-me com um erro (not, porque sei que é azelhise minha) com uma serie de textviews.
O "problema" é que o texto é relativamente grande e sendo assim estando em layout verticar ao preencher o espaço horizontal disponivel o restante texto não é apresentado.
O que eu pretendia era que nestes casos, a textview fizesse tipo um paragrafo ou seja passa-se o restante texto para uma linha abaixo.
Qual a melhor forma de obter o que pretendo?
Basicamente o meu layout neste momento é um linear layout com uma serie de textviews descendentes, posso fornecer o codigo se ajudar ;)
Desde já obrigado pela ajuda :)
Cumps!

Editado por Zok, 22 August 2012 - 21:50.


#2 kodiak

kodiak

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 167 mensagens

Mensagem publicada 22 August 2012 - 21:27

Se colocares a height da textview para wrap content não dá?

#3 Zok

Zok

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 152 mensagens

Mensagem publicada 22 August 2012 - 21:48

Se colocares a height da textview para wrap content não dá?


Nope, é como está :c

Já agora deixo aqui o link com o xml: http://pastebin.com/bdByA4pv

e um screenshot com o problema:
Imagem colocada
O que pretendo é que o texto continue na linha abaixo e nao que seja cortado como mostra na imagem :/

Tenho a ScroolView a funcionar nice, o que tá a falhar é mesmo o facto do texto ser cortado :'(
Thanks ;)

Cumps

Editado por Zok, 22 August 2012 - 22:03.


#4 Zok

Zok

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 152 mensagens

Mensagem publicada 26 September 2012 - 12:47

Boas,

Apesar de já ter passado algum tempo resolvi voltar a este topico só para deixar um esclarecimento sobre este problema pois pode ser util a mais alguem a quem isto ocorra.

O problema em questão dá-se quando o tema é o Theme.Holo, funciona perfeitamente em ics e jb mas em versões menores que GB que não reconhecem o tema a funcionalidade de multi-linha começa a dar problemas.
A solução que achei para o problema na altura que desenvolvi esta app foi utilizar uma biblioteca que tem por objectivo portar o holo para todas as versões do android.

Ou podem simplesmente nao usar Holo o que é desaconselhado pela google visto que é um dos temas aconselhados para desenvolvimento atual em dispositivos com versoes recentes (ICS e JB).

Cumps!

Zok
  • Majesty gosta disto

#5 Majesty

Majesty

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 111 mensagens

Mensagem publicada 01 October 2012 - 21:06

Zok, podias indicar essa biblioteca sff?
Será isto, HoloEverywhere?

Cumps

#6 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 09 October 2012 - 13:38

Zok, podias indicar essa biblioteca sff?
Será isto, HoloEverywhere?

Cumps


Há uma outra forma de resolver este problema, pode ser melhor ou pior dependendo do efeito pretendido. A outra solução seria usar o tema Holo quando a versão do telemóvel é igual ou superior a Honeycomb, e usar o Theme (tema "normal" anterior ao Holo) para versões anteriores.

Ora, no AndroidManifest continuaria-se a colocar theme="nome do tema", e depois basicamente cria-se uma directoria nos resources de nome "values-v11" (ou seja, os valores nesta directoria tomarão precedência face aos valores da directoria "values" para versões iguais ou superiores a Honeycomb 3.0). Nesse values-11 coloca-se o tema Holo:


<style name="MeuTema">
<item name="android:theme">@android:style/Theme.Holo.Light</item>
</style>

e no "Values" coloca-se Theme:

<style name="MeuTema">
<item name="android:theme">@android:style/Theme</item>
</style>

E assim garante-se que para cada versão de Android o tema nativo daquela versão é utilizado, o que por si deverá evitar problemas como o da mudança de linha no TextView. Se a ideia for forçar o "look" de Holo em versões anteriores a Honeycomb no entanto, então a solução de usar a biblioteca é preferível como é óbvio.

#7 Majesty

Majesty

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 111 mensagens

Mensagem publicada 09 October 2012 - 22:14

O meu interesse era mesmo usar o tema Holo em versões anteriores a 11, mas fica a dica que deixaste, obrigado :D
Por curiosidade, o nome que se da a sub-directoria corresponde a versão da API, correcto?

#8 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 22 October 2012 - 23:56

O meu interesse era mesmo usar o tema Holo em versões anteriores a 11, mas fica a dica que deixaste, obrigado :D
Por curiosidade, o nome que se da a sub-directoria corresponde a versão da API, correcto?


Correctamente. E o Sistema Operativo em tempo de execução selecciona os conteúdos da directoria que mais se apropria ao ambiente em que se encontra, por isso se o mesmo ficheiro existe em "values" e em "values-11", e o dispositivo a executar a app for um ICS então irá preferir o conteúdo da directoria "values-11" por exemplo.