Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Análise] Vodafone 858 - Huawei U8160


  • Por favor inicie sessão para responder
2 respostas a este tópico

#1 skinnie

skinnie

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 240 mensagens

Mensagem publicada 05 August 2012 - 14:26

Vou aqui apresentar uma análise um pouco diferente do habitual.Em vez de uma análise a um telemóvel novo,stock, esta vai ser uma análise a um usado, já com roms e tweaks aplicados.
Penso que deste modo os leitores poderão ter noção do que esperar realmente na compra de um telemóvel igual a estes , caso decidam meter mãos à obra.
Este terminal, fabricado pela huawei é vendido na operadora Vodafone 69eur Online, 79eur em Loja.É apresentado nas cores branco e preto.


Imagem colocada

Imagem colocada
Temos como características principais:

• Processador 528MHz ARM V6
• Memória 178Mb
• Android 2.2 (de origem) , Roms Android 2.3.7 já estáveis, Roms 4.0.4 em estado alpha, ambas baseadas na Cyanogen.
• Touchscreen de 2.8”, capacitivo, de resolução 240x320
• Câmara de 2.0 MP Foco Fixo
• GPS, WiFi e Bluetooth™
• 130Mb Espaço Interno, suporte a cartões até 32Gb
• Bateria 1200mah
• Radio FM

No packaging original temos:
Carregador USB
Cabo Micro USB-Micro USB
Auriculares de Jack 3.5mm
Cartão 2Gb
Fotos do conteúdo original e ainda embalado pode ser encontrado aqui.

Testing
A unidade aqui testada veio para a minha mão pelo valor de 30eur (portes incluídos, sem o cartão de 2Gb), valor este que achei bastante atractivo (dado que apenas tinha como objectivo ter um android de substituição enquanto o meu HTC Incredible S estava na garantia).
Como seria de esperar de alguém que vem de um telemóvel rápido (O Incredible S tem 1Ghz,768Mb Ram,1.1Gb Espaço Interno e Android 4.0.4 de origem) as primeiras impressões não foram muito boas (o telemóvel vinha com uma rom já antiga (embora baseada na CM7 2.3.7)).
Mas como já há uns anos tive um terminal com hardware apenas "algo" superior (O LG P500 com Processador 600MHz,512Ram,etc) e na altura o mesmo era rápido, sabia que ainda havia uma salvação para este Vodafone 858.

Primeiro Passo - ROM
Rom Actualizada - depois de uma pesquisa no forum XDA-Developers cheguei á conclusão que as 3 ou 4 roms existentes são quase todas baseadas na Cyanogen Mod 7.2RC do Dev psyke83.Dado que os recursos do telemóvel não são abundantes, e prefiro rapidez a efeitos visuais, fui directo para a Cyanogen Mod RC, versão final 1.4
Thread da ROM aqui
Download da ROM aqui
O Comportamento do telemóvel mudou substancialmente!Já parecia outro!Mas sabia que ainda havia mais a fazer!

Segundo Passo - tweaks
Mesmo a rom sendo já algo rápido ainda há mais a fazer.
No meu caso o primeiro passo foi abrir a aplicação Spare Parts incluida na rom e retirar as "Window Animations" e as "Transition Animations".
Como segundo passo foi ir a Definições- Conf. CyanogenMod-Desempenho:
-Retirar a opção Activar Sobreposição da superfície
-Nas definições de CPU: freq min 320MHz Freq Max 652MHZ governor:PERFORMANCE
Como podem reparar fiz um ligeiro overclock, pode haver unidades que não aguentem este overclock, mas penso que a maior parte delas não terá problemas.600MHz é quase certo que consigam, e caso a performance não vos agrade e não consigam fazer mais overclock subam a freq. minima.
Quanto aos governors, a escolha dos mesmos tem impactos na performance e bateria.Eu prefiro usar o performance, mas o ondemand também se porta bem e talvez seja mais poupado em bateria.
Agora já temos um telemóvel que se mexe bem (isto sempre considerando as limitações do hardware e o preço dado - considero um telemóvel mexer-se bem quando não se notam grandes lags nem esperas excessivas).
Atenção: Não me responsabilizo por hardware danificado.Antes de fazer overclock leiam sobre o mesmo e quais os pros e contras.
Mais tweaks:

Flash
Infelizmente não existe flash de origem para processador ARM V6, mas parece que exista quem tenha chegado a uma solução:
http://forum.xda-dev...d.php?t=1463854
Para já ainda não testei,mas fica a dica.

Aplicações para o Cartão
Dado que a memória interna é curta, e os cartões de memória estão a preços fantásticos (2Gb 2eur,4Gb perto de 5 eur e 8Gb Class3-4 a 8/9eur, e 8Gb Class 10 a 13eur ) há que aproveitar e rentabilizar esse facto.
Nas opções da cyanogenmod no campo aplicações podemos definir o local de instalação das novas aplicações (cartão sd) e também uma opção chamada "permitir mover aplicações" que deve estar activa.
Apesar de nem sempre esta opção de instalar logo no cartão funcionar, é quase sempre possível mover aplicações que não de sistema para o mesmo.
Há que ter em atenção que há aplicações como certos widgets que não funciona se estiverem instalados no cartão.
Lembrem-se ao comprar um cartão de memória que o mesmo vai ser onde muitas das vossas aplicações vão correr, e portanto convém ser minimamente rápido.O ideal seria talvez um Class 10 (o usado neste teste é um Samsung 8Gb Class 10 que já possuia), mas penso que para este telemóvel uma boa relação preço/compromisso seria um class 6 ou um bom class 4.

Na vida Real
Depois da conversa toda chega a hora de avaliar realmente o telemóvel!

Construcção
Apesar de não ser nenhum HTC (marca que considero ter a melhor construcção em termos de androids), a construcção não deixa a desejar,é um telemóvel sólido, os plásticos são fortes e de boa qualidade.
A unidade testada tinha algumas marcas de uso (símbolo da vodafone perdeu o preto no meio) e algumas dentadas mínimas tal como um pequeno risco.Dado estes defeitos penso que se fosse outro tipo de plásticos estariam em muito pior estado.
Portanto nota positiva para a construcção.
Daria uma pontuação de 4 em 5.

Conversação
Se há coisa para que os telemóveis servem é para falar!Infelizmente cada vez mais as marcas sacrificam a qualidade/volume dos altifalantes em prol de outras qualidades.
A Huawei neste campo esteve bem, em chamada o som é alto e sem grande ruídos.
4.8 em 5

Bateria
Este foi outro campo em que acho que a Huawei se saiu muito bem.Apesar de ser um telemóvel com um ecrã pequeno,e de preço contido, a bateria é de 1200mah (o mesmo que por exemplo o HTC Desire HD com 4.3' e 1GHz!).
Ainda não fiz grandes testes mas parece-me que com wifi ou dados sempre ligados durará á volta de 1 dia e meio-2 dias (o usual em todos os androids que tive), muito mais se tiver tudo desligado.
Uma pontuação de 4 em 5 seria o que daria neste campo.

Ecrã
A maior dificuldade ao passar do Incredible S para o Huawei é mesmo o ecrã, passar de um 4' 480*800 para um 2.8' 240*320 é obra, contudo ao fim de um dia ou dois a coisa é usável.
No campo do ecrã podia ser melhor (mais resolução ou um tamanho maior) e aí se for para comprar novo (tanto a 69 como a 79eur) aconselho a ponderar outras hipóteses, agora se o budjet for limitado (Caso do meu a 30eur usado) ou a exigência for pouca, safa-se.Talvez uma pontuação de 3.5 em 5.

Performance
Tal como disse, este vai ser durante uns dias o meu telemóvel de substituição, logo o seu uso será chamadas,mensagens,mails,uso de whatsapp,tapatalk,ebay e música.
Aqueles que esperam comprar este telemóvel para grandes jogos penso que não será a opção mais correcta,mas mesmo assim dá para jogar um angrybirds ou um frozzenbobble!
Para tudo o resto que mencionei é um telemóvel que desenrasca.O ponto mais crítico é mesmo a escrita de mensagens, onde o teclado qwerty é um pouco pequeno de mais (há sempre a opção de usar teclado t9) e se nota ainda um pequeno lag (aconselho a usar o teclado de origem para um teclado qwerty, cheguei a testar o swiftkey e puxa muito pelo processador).
Neste campo e dado as specs penso que 3.8/5 seria a pontuação correcta.

Áudio
Sendo de tamanho pequeno e munido de cartão micro sd, este Vodafone 858 pode dar um belíssimo leitor de MP3.
Com os auriculares de origem o som está longe de ser o melhor, pois os mesmo são talhados para conversação.
Testei alguns mp3s com uns AKG K310P de 3eur (que não são nenhuma referência,mas sempre são melhores que os de origem,e que no HTC se portavam bem) e o som não é mau (não tem ruidos parasitas),mas carece de ajustes no DSP Manager (incluído de origem) safando.
Neste campo,penso que 3/5 seria o ideal.

Câmara Fotográfica
Sendo uma unidade de 2Mpx e Foco fixo não há milagres, não podemos ter nenhum canhão.Mas novamente safa!
Ficam alguns samples (uma á luz do dia, outra dentro de casa)
Imagem colocada
Imagem colocada

Veredicto Final
Estamos perante um telemóvel simpático e sem grandes ambições, mas que no final de tudo até surpreende.
A quem estiver a pensar comprar ao preço dele novo, penso que deve ponderar a compra, tanto porque no mercado de usados existem alternativas bem melhores a preços mais baixos (não foi á muito tempo que os LG P500 andavam a 50eur usados) e também por pouco mais (no campo dos usados já se encontram HTC Desire a 100eur) e mesmo nos novos existem melhores alternativas por pouco mais (Vodafone Smart 2,Huawei X3,etc)
Contudo a quem tiver a mesma oportunidade que eu tive, de comprar uma na casa dos 30eur, go for it!
Antes de encontrar este, cheguei a ver telemóveis de tecnologias mais antigas (Desde Sony Ericssons com Symbyan UIQ, a HTCs com Windows Mobile) e quase todos iam parar a perto dos 50eur já bem usados,com hardware semelhante e ainda com a agravante de não ter as aplicações que necessitava/tinha comprado (whatsapp/tapatalk).

Espero que tenham gostado desta review, e algum pergunta é só dizer.

Editado por skinnie, 05 August 2012 - 14:28.

  • cisone gosta disto

LG P500=>Nexus S=>HTC Incredible S=>GNexus=>Nexus 4=>HTC One 32Gb


#2 jango

jango

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 79 mensagens

Mensagem publicada 05 August 2012 - 15:50

Boa análise, os meus parabéns!! Já agora que teclado é que aconselhas para este telefone???

#3 skinnie

skinnie

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 240 mensagens

Mensagem publicada 05 August 2012 - 18:18

Boa análise, os meus parabéns!! Já agora que teclado é que aconselhas para este telefone???

Sinceramente não está facil encontrar um teclado melhor que o de origem da CM7.
O Swiftkey é para mim o melhor teclado (o que usava no HTC), mas aqui arrasta-se um pouco.Depois desse é o HTC IME Mod,mas ainda não encontrei um com o tamanho para este telemóvel (havia de ser um extraido do wildfire original).
Edit:Encontrei um HTC IME MOD https://www.box.com/...84949d0025f67a1
Não tem PT como escolha,mas senão mexerem ele assume o PT que está no telemóvel.até agora o melhor teclado para mim.

Editado por skinnie, 09 August 2012 - 20:46.

LG P500=>Nexus S=>HTC Incredible S=>GNexus=>Nexus 4=>HTC One 32Gb