Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Voltar Ao Estado Original Para Efeitos De Garantia Passo A Passo


  • Por favor inicie sessão para responder
3 respostas a este tópico

#1 r-abrantes

r-abrantes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens

Mensagem publicada 12 July 2012 - 00:36

Nota foi retirado daqui ( http://www.galaxys3b...90cc57d36314195 ) e decidi partilhar

Olá,

Como já venho prometendo há algum tempo, estou finalmente escrevendo o tutrial de como retornar seu telefone ao estado original após ter feito modificações. (CWM, root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, custom kernel/rom, troca de Modem/CSC).

Objetivos deste tutorial:
- Guiar o usuário no processo de retornar seu telefone ao estado original de fábrica, da forma como ele saiu da caixa e foi ligado pela primeira vez;
- Mostrar para os usuários receosos (fui um desses um dia) que: Não importa o quando você mecha no telefone. Você sempre pode volta-lo ao estado original;
- Permitir que usuários que modificaram seu telefone possam envia-lo para RMA (garantia) em caso de problemas;

Este guia não cobre:
- Como fazer backup de seus dados.
- Como instalar custom ROM.
- Como aplicar uma modificação X no telefone.
- Como aplicar atualizações oficiais no telefone.
- Como instalar firmware original de outros países no seu telefone.

Este tutorial assume que:
- Você possui os Drivers USB instalados em seu computador. Publicarei em breve.
- Você está familizariado com a terminologia Android: ROM, root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, Firmware, CSC, CWM, Backup, Odim, Flash, etc. Leia o glossário
- Você já possui CWM e acesso root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root no seu telefone (de outra forma, por que estaria tentando voltar ao original?). Este tutorial pode lhe ajudar caso não tenha.
- Você sabe qual é o firmware original de seu telefone e CSC original. Utilize o código *#1234# para consultar as informações ATUAIS.
- Você possui o nº do IMEI do seu telfone. Para obtê-lo digite *#06# no discador ou olhe a etiqueta dentro do compartimento da bateria.


Bom, como alguns já perceberam, eu gosto das minhas coisas claras e compreendidas. Eu gosto de entender o que está acontecendo e principalmente o que eu estou fazendo ao executar um tutorial. Desta forma, eu pretendo explicar passo a passo o que estou fazendo, porquê estou fazendo, e quais as consequências disso. Caso você tenha alguma dúvida, é so perguntar.
Antes de começar:


Aviso Legal

Nem eu, nem a administração do site/fórum ou qualquer usuário que poste informações a cerva deste procedimento é responsável por qualquer problema ou dano causado ao seu dispositivo. O objetivo do tutorial é compartilhar as informações e experiência que obtive caso você esteja disposto a modificar seu telefone. QUALQUER DANO CAUSADO AO SEU APARELHO É RESPONSABILIDADE SUA, E SOMENTE SUA. Continue por sua própria conta e risco.
  • Antes de realizar QUALQUER modificações/atualizações/flash em seu aparelho:
  • Leia o tutorial TODO antes de realiza-lo. Se você teve alguma dúvida, por favor tire-a ANTES de seguir o tutorial.
  • Faça backup de seus dados. De todas as maneiras possíveis, e com cópias redundantes. MUITO provavelmente qualquer procedimento de flahs irá apagar todos os conteúdos de seus celular E memória interna do aparelho. Desta forma, copie seus dados sensíveis para um lugar seguro antes de prosseguir: Contatos, mensagens, fotos, músicas, apps e dados contidos nele. Uma vez que os dados tenham sido apagados do telefone durante o procedimento, não haverá como recupera-los.
  • Carregue sua bateria ao máximo. Porque ao máximo? O motivo real é porque durante este procedimento você irá gravar muitos (logo, irá consumir muita bateria) dados sensíveis em seu telefone. E caso ele desligue durante esta cópia, ele estará permanentemente inutilizado, ou brickado. Carregar a bateria ao máximo reduz as chances de falhas. Além disso, não custa nada.
OK, então o processo básico é:

Vamos ao que interessa.

Primeiro passo: Zerando o Flash Count

Neste passo, iremos zerar o contador de Flash's no seu aparelho. A Samsung utiliza esse contador para identificar se seu telefone foi modificado. Caso você precise da garantia, terá de ter esse contador zerado, ou perdará qualquer direto à reparos de software no telefone. Mais informações podem ser obtidas neste tópico
  • Desligue seu telefone.
  • Mantenha pressionando o botão VolUp + Home E EM SEGUIDA, manternha pressionado TAMBÉM o botão de Power, para ligar o telefone. Ele irá iniciar no Modo de Download. Os botõem podem ser liberados após o início. Confirme o Modo de Download pressionando VolUP uma vez.
  • Confira o Flash Count. Deve estar apresentando um número maior que 1 (Estado Modificado).
    Caso o seu Flash Count já esteja ausente, poderá seguir para o próximo passo: factory' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Factory_reset']factory reset. Caso não, prossiga abaixo:
  • Instale o aplicativo Triagle Away (consulte o tópico citado acima para obte-lo)
  • Ao abrir o App, será solicitado que você confirme o modelo do seu aparelho. CONFIRA ISSO mais de uma vez. Se você confirmar o modelo errado, irá brickar o seu aparelho. Confirme quando estvier certo do modelo.
  • Selecione a opção "Reset flash counter", e em seguida em "Continue". Seu telefone irá reiniciar no modo de reset, e exibirá somente umas letras coloridas (em inlgês).
  • CONFIRA NOVAMENTE o modelo do seu telefone. Caso esteja correto, pressione a tecla VolUp. O contador será zerado e o telefone reiniciará. Caso o modelo esteja errado, pressione VolDown e peça ajuda.
  • Reinicie novamente seu telefone em Modo de Download para conferir se o Flash Count foi zerado. Caso não, PARE E PEÇA AJUDA. Se estiver agora zerado, prossiga.

Segundo passo: Fazendo um factory' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Factory_reset']factory reset[1]
Neste passo iremos realizar um factory' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Factory_reset']factory reset, ou wipe, através do CWM. É importante que seja feito desta forma para que o conteúdo da memória interna não seja apagado.

O objetivo de fazer este wipe é excluir todos os dados do telefone, de forma a deixar ele limpo e pronto para receber o Firmware que será aplicado no próximo passo. Deixar o telefone limpo reduz o risco do procedimento de Flash entrar em conflito com algum App instalado, ou que algum App continue no telefone após o Flash.

Para realizar o factory' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Factory_reset']factory reset:

Terceiro Passo: Instalando o Firmware Original
Precisamos agora instalar o software original do seu telefone. Este é o passo fundamental para retirar os software modificados do se telefone (root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, custom kenel ou framework).
Os firmwares originais para os aparelhos NACIONAIS podem ser encontrados aqui
Notas:
  • Se você instalar um firmware original da Samsung, mas ele não for o original para o SEU telefone, você não terá seu telefone no estado original dele (e consequentemente não terá sua garantia de volta). Obtenha seu firmware correto aqui.
  • Os firmwares original normalmente incluem a ROM (PDA), o CSC e o Modem (PHONE), de forma que: Se você escolheu o Firmware correto, não terá de fazer passos adicionais mais à frente.
  • Desligue o telefone e inicie-o em Modo de Download.
  • No seu computador, inicie o programa Odim como Administrador. NÃO TOQUE EM NENHUMA OUTRA OPÇÃO A NÃO SER AS CITADAS AQUI, OU PODERÁ BRICKAR SEU TELEFONE
  • Clique no botão PDA, e selecione a ROM que você baixou (o arquivo .MD5 grande. Se você baixou um arquivo ZIP, terá de descompacta-lo).
  • Conecte o telefone ao computador utilizando o cabo MicroUSB. Se os drivers estão corretos, o programa irá detectar o telefone na parte de cima como uma porta COM X (X pode mudar de pc para pc)
  • Clique em Start para iniciar o Flash. Após clicar em Start, NÃO DESCONECTE OU DESLIGUE O TELEFONE OU COMPUTADOR, ou você irá quebrar permanentemente seu telefone.
    Aguarde a conclusão do processo. É possível que o Odrim para de responder por alguns instantes, mas continue aguardando. Ao terminar, o programa irá informar "PASS!" se o processo foi feito com sucesso.
  • Ao fim do processo, o telefone irá reiniciar, e você poderá desconecta-lo. Pode fechar o Odim também.


Quarto passo: Fazendo um factory' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Factory_reset']factory reset[2]
Neste ponto o seu telefone não possui mais nenhum software modificado: Nem root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, nem CWM... Nada! Precisamos agora apagar todos os rastros que eles deixaram na sua memória interna. Para tal, nós iremos realizar mais um factory' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Factory_reset']factory reset, mas dessa vez utulizado a opção nativa do telefone:

Para realizar o factory' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Factory_reset']factory reset:
  • Na tela inicial, pressione o botão de menu e navegue até a opção Configurações -> Fazer Backup e Redefinir -> Restaurar padrão de Fábrica.
  • Siga as orientações na tela e confirme o wipe.
    Após o processo você terá o telefone novamente no estado inicial, porém dessa vez terá a sua memória interna zerada.

OK! Estamos quase prontos: Se você faz o flash do Firmware correto, não precisará de mais nenhum passo, e pode parar por aqui, tendo seu telefone no estado em que saiu da caixa, pronto para ser reconfigurado.

Porém, se você instalou um Firmware de mesma versão, mas de uma operadora diferente, ou país diferente, precisará mudar o CSC (Contry Sales Code). Como conferir?

Quinto passo: Conferindo o CSC
Acho prudente que você confira o CSC instalado em seu telefone, principalmente se pretende utilizar sua garantia. Para conferir siga os passos abaixo:
  • Abra o discador e digite: *#272*999999999999999#, onde 999999999999999 são os números do IMEI do seu aparelho.
  • Será exibido o CSC atual, bem como a lista de CSCs disponíveis no seu Firmware para instalação. Se você escolheu a ROM correta, provavelmente já tem o CSC correto. Senão, selecione o correto e pressione o botão INSTALL. Isto irá efetuar outro factory' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Factory_reset']factory reset

    Note que somente alguns Firmwares são multi-CSC. Se o seu CSC está errado e nenhuma opção correta (ou simplesmente nenhuma) é exibida para instalação, então você instalou o FW errado, e terá de repetir todo o processo desde o FLASH, porém dessa vez utilizando o arquivo correto.

Se você fez tudo certo, terá agora um telefone "Virgem" de novo. Pronto para ser enviado para garantia. Você também pode agora conectar o telefone via KIES para procurar e realizar atualizações oficiais (aliás, essa é uma boa maneira de testar a "originalidade" do seu telefone, uma vez que o KIES não atualiza telefones modificados).

Bom, espero ter ajudado/contribuído. Se eu te ajudei, não esqueça de agradecer: Não custa nada
Os créditos vão para o usuário TotallydubbedHD, do XDA. Eu traduzi, adaptei e expliquei onde achei necessário.

Um grande abraço para todos.

Rui
  • Flamarro, ruianast e surubutna gosta disto

#2 mateusm

mateusm

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 888 mensagens

Mensagem publicada 12 July 2012 - 12:59

desde já obrigado pelo teu contributo, relativamente a página que colocaste para retirar os firmwares, esses são brazileiros, e sobre o multi-csc as os firmware nacionais e quando dito isto digo os portugueses, não têm incluido o multi-csc sn quem comprava tmn pudia mudar para tph para ter uptades mais rápidos.

#3 HeadShooter

HeadShooter

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2012 - 01:09

Link do site SamMobile onde se encontram todos os firmwares.
http://www.sammobile...&m=GT-I9300&r=1
Cumps,
João

#4 mepp

mepp

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 268 mensagens
  • LocalizaçãoVila Nova de Gaia
  • Samsung Galaxy S III

Mensagem publicada 15 July 2012 - 16:39

Boas!
Não consegui encontrar as roms optimus no samfrimware. Alguém sabe onde o posso conseguir?