Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Super Amoled Vs. Retina Vs. Oled Vs. Lcd Vs. Ips: Qual É A Diferença?


  • Por favor inicie sessão para responder
35 respostas a este tópico

#1 Diogo Florencio

Diogo Florencio

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1085 mensagens
  • LocalizaçãoLuxemburgo
  • | SONY Xperia Z1 | Root: yes | Rom: 4.2.2 Stock | Kernel: Stock

Mensagem publicada 05 June 2012 - 13:03

Imagem colocada


Todos sabemos que existem diversos smartphones Android no mercado e, portanto, também há diferentes tipos de tela. Não sabemos como é com vocês, mas nós às vezes perdemo-nos com tantos tipos de tela: Super AMOLED, Retina, OLED, LCD e IPS. Então, começamos a investigar para lhe explicar algumas das diferenças importantes entre os tipos de telas que podemos encontrar nos smartphones.

Telas LCD

A tela LCD começa com uma luz de fundo que está sempre ligada, necessita de luz para criar o branco, o preto e outras cores. As telas LCD têm fama de ser as telas que melhor reproduzem cores e tons. As telas LCD envelhecem mais lentamente do que outras telas e aguentam milhares de horas de uso.

Telas OLED

Este tipo de tela não requere luz para reproduzir o preto, mas sim para reproduzir o branco e as outras cores. Por essa razão, as telas OLED são consideradas como telas que poupam a energia da bateria. As telas OLED tendem a ser sempre mais claras e brilhantes, mas às vezes, as cores parecem supersaturadas e verdes. Outro problema é que duram muito menos do que as LCD e são mais caras de se fabricar.

Telas Super AMOLED

Não deixe a palavra "super" enganá-lo. Este foi simplesmente o nome que a Samsung deu às suas telas OLED. Por outras palavras, Super AMOLED significa OLED da Samsung. A única diferença entre as telas Super AMOLED, Super AMOLED Plus e Super AMOLED HD está nos sub-pixels, que também é muito importante.
Os pixels das telas são geralmente compostos de sub-pixels de encarnado, verde e azul que se vão combinando para reproduzir diferentes cores e combinações. Por exemplo, a tela Samsung Super AMOLED utiliza um design PenTile da Samsung e o mesmo padrão de sub-pixels de roxo, verde, azul e verde, que geralmente têm menos sub-pixels que o padrão utilizado nas telas LCD. Quanto maiores os sub-pixels, melhor, porque são mais eficazes na conversão da luz, resultando em imagens mais brilhantes e limpas, como se pode ver no Galaxy S2, por exemplo. As telas Super AMOLED HD utilizam o mesmo design que as telas Super AMOLED, mas têm uma resolução de tela maior, de 1280 x 720, e podem ser encontradas no Samsung Galaxy Nexus, no Galaxy Note e no Samsung Galaxy S3.

Telas IPS e Retina

A verdade é que não há uma explicação clara para essa pergunta, já que tudo não passa de uma questão de gosto. Nós preferimos as telas IPS e as Super AMOLED, mas não quer dizer que umas sejam melhores que as outras. Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens; uma reproduzem cores mais brilhantes, enquanto outras reproduzem cores de maneiras diferentes para que o consumo de bateria seja minimizado.


Fonte: AndroidPIT.com.br
  • jorge teixeira gosta disto

XPERIATM Z1

SE ESTA MENSAGEM AJUDOU-TE OU GOSTASTE CLICA EM GOSTO

Xperia Arc S > Xperia Z > Xperia Z1


#2 Duarte777

Duarte777

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 2279 mensagens
  • LocalizaçãoBraga
  • Samsung Galaxy S6

Mensagem publicada 05 June 2012 - 15:11

Pessoalmente, uso um ecrã IPS de 800 nits (o ecrã mais brilhante do mundo :P) presente no LG maximo black e gosto muito, já que também poupa 50% de bateria em relação aos ecrãs concorrentes.
HTC One - 4.2.2 Stock

#3 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 07 June 2012 - 00:45

Super AMOLED não é simplesmente o nome que a Samsung deu ao OLED, tem a ver com a forma como os toques são capturados no ecrã, e é um tipo de OLED mais resistente à perda de qualidade com o passar do tempo.

#4 Diogo Florencio

Diogo Florencio

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1085 mensagens
  • LocalizaçãoLuxemburgo
  • | SONY Xperia Z1 | Root: yes | Rom: 4.2.2 Stock | Kernel: Stock

Mensagem publicada 07 June 2012 - 00:55

Super AMOLED não é simplesmente o nome que a Samsung deu ao OLED, tem a ver com a forma como os toques são capturados no ecrã, e é um tipo de OLED mais resistente à perda de qualidade com o passar do tempo.


Pois se calhar a fonte não fez o trabalho de casa como deve ser :P

Eu tenho um LED-backlit LCD presente no Xperia Arc S

XPERIATM Z1

SE ESTA MENSAGEM AJUDOU-TE OU GOSTASTE CLICA EM GOSTO

Xperia Arc S > Xperia Z > Xperia Z1


#5 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 07 June 2012 - 03:01

Pois se calhar a fonte não fez o trabalho de casa como deve ser :P

Eu tenho um LED-backlit LCD presente no Xperia Arc S


Aliado ao Bravia Engine, não estás nada mal servido ;)
  • Diogo Florencio gosta disto

#6 crudeassassin

crudeassassin

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1077 mensagens
  • LocalizaçãoCascais - Lisboa
  • Htc Magic - Sony Xperia Tablet S

Mensagem publicada 07 June 2012 - 11:02

acho que a retina tal como do iphone da uma enorme sensibilidade e prazer de mexer no ecra.
Imagem colocada

#7 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 07 June 2012 - 12:09

acho que a retina tal como do iphone da uma enorme sensibilidade e prazer de mexer no ecra.


A Apple cunhou o termo "retina display" por causa da resolução e densidade de pixeis o ecrã porque na verdade o retina display é nada mais que um Led-backlid LCD com uma resolução maior. Não estou a dizer que é mau, mas pessoalmente gosto mais do ecrã AMOLED dos Samsungs ou dos IPS.

#8 crudeassassin

crudeassassin

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1077 mensagens
  • LocalizaçãoCascais - Lisboa
  • Htc Magic - Sony Xperia Tablet S

Mensagem publicada 07 June 2012 - 15:00

A Apple cunhou o termo "retina display" por causa da resolução e densidade de pixeis o ecrã porque na verdade o retina display é nada mais que um Led-backlid LCD com uma resolução maior. Não estou a dizer que é mau, mas pessoalmente gosto mais do ecrã AMOLED dos Samsungs ou dos IPS.

Pois mas ainda tento achar um ecrã tão sensível como o do 4S espero que o SIII tenha um desses :P. Não que apoie a Apple mas perdi a raiva por ela :( o que é mal para mim.
Imagem colocada

#9 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 07 June 2012 - 16:17

Pois mas ainda tento achar um ecrã tão sensível como o do 4S espero que o SIII tenha um desses :P. Não que apoie a Apple mas perdi a raiva por ela :( o que é mal para mim.


Não há mal nenhum nisso, o iphone 4S é um smartphone com muito boas qualidades e bastantes pontos fortes. Dizer que não seria enganarmos-nos a nós mesmos ;).

Pessoalmente quando à sensibilidade do ecrã não noto diferença entre o iphone e vários outros telemóveis de gama alta, portanto não posso dizer que prefira mais este ou aquele :P.

#10 crudeassassin

crudeassassin

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1077 mensagens
  • LocalizaçãoCascais - Lisboa
  • Htc Magic - Sony Xperia Tablet S

Mensagem publicada 07 June 2012 - 18:41

apesar de eu nunca ter mexido a serio num android de alta gama
Imagem colocada

#11 Nazgulled

Nazgulled

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 216 mensagens

Mensagem publicada 07 June 2012 - 18:57

Não estou a dizer que é mau, mas pessoalmente gosto mais do ecrã AMOLED dos Samsungs ou dos IPS.

Mas isso é porque não sabes o que é bom. :P Os ecrãs AMOLED da Samsung podem ser bons em vários pontos e ter uma boa qualidade/resolução, mas a aquela colorização azulada destrói por completo o que podia ser o melhor ecrã...

IPS sim, é bom, é do melhor que anda por aí...

#12 crudeassassin

crudeassassin

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1077 mensagens
  • LocalizaçãoCascais - Lisboa
  • Htc Magic - Sony Xperia Tablet S

Mensagem publicada 07 June 2012 - 20:32

Ips é bom mas não o melhor...
Imagem colocada

#13 Diogo Florencio

Diogo Florencio

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1085 mensagens
  • LocalizaçãoLuxemburgo
  • | SONY Xperia Z1 | Root: yes | Rom: 4.2.2 Stock | Kernel: Stock

Mensagem publicada 07 June 2012 - 22:27

Eu cá gosto gosto mais LED-backlit LCD com BRAVIA Engine da SONY.
Metam um ao lado do SG2 e vejam a diferença, o SG2 tem umas cores mais vivas mais saturadas mas parecem muito artificiais, as cores e os tons do LED-backlit LCD da SONY são realistas talvez o mais próximo da realidade. ;)
(Atenção não tenho nada contra o SG2 até gosto bastante das cores vivas mas para ver fotos e para ver filmes deixa muito a desejar na minha opinião)
  • crudeassassin gosta disto

XPERIATM Z1

SE ESTA MENSAGEM AJUDOU-TE OU GOSTASTE CLICA EM GOSTO

Xperia Arc S > Xperia Z > Xperia Z1


#14 crudeassassin

crudeassassin

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1077 mensagens
  • LocalizaçãoCascais - Lisboa
  • Htc Magic - Sony Xperia Tablet S

Mensagem publicada 07 June 2012 - 22:41

Eu cá gosto gosto mais LED-backlit LCD com BRAVIA Engine da SONY.
Metam um ao lado do SG2 e vejam a diferença, o SG2 tem umas cores mais vivas mais saturadas mas parecem muito artificiais, as cores e os tons do LED-backlit LCD da SONY são realistas talvez o mais próximo da realidade. ;)
(Atenção não tenho nada contra o SG2 até gosto bastante das cores vivas mas para ver fotos e para ver filmes deixa muito a desejar na minha opinião)

Apoiado
  • Diogo Florencio gosta disto
Imagem colocada

#15 nuno_nunes

nuno_nunes

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1305 mensagens
  • LocalizaçãoPampilhosa da Serra
  • Qilive Q.4514 e Vodafone Smart 4 Turbo

Mensagem publicada 07 June 2012 - 22:42

Bom trabalho
Imagem colocada

#16 Diogo Florencio

Diogo Florencio

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1085 mensagens
  • LocalizaçãoLuxemburgo
  • | SONY Xperia Z1 | Root: yes | Rom: 4.2.2 Stock | Kernel: Stock

Mensagem publicada 07 June 2012 - 23:36

Tragam as pipocas, o filme vai começar ;)


Editado por Diogo Florencio, 07 June 2012 - 23:36.

XPERIATM Z1

SE ESTA MENSAGEM AJUDOU-TE OU GOSTASTE CLICA EM GOSTO

Xperia Arc S > Xperia Z > Xperia Z1


#17 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 08 June 2012 - 09:24

O AMOLED é um ecrã excelente, tem tons de preto reais e umas cores fantásticas. Dizer que é o melhor acho que isso já depende também um pouco do gosto de cada um, uma vez que estamos numa altura em que surgem dezenas de ecrãs diferentes todos eles com pontos fortes e pontos fracos.

Quanto aos tons azulados, o problema é real mas é corrigível por software porque parte do problema encontra-se na controladora da Samsung. Este projecto corrige substancialmente o esquema de cores dos ecrãs AMOLED : http://project-voodoo.org/color

Ainda estou para ver pessoalmente o SGS III para ver se realmente melhorou face ao antecessor.

Mas isso é porque não sabes o que é bom. :P Os ecrãs AMOLED da Samsung podem ser bons em vários pontos e ter uma boa qualidade/resolução, mas a aquela colorização azulada destrói por completo o que podia ser o melhor ecrã...

IPS sim, é bom, é do melhor que anda por aí...



#18 ulisses1672

ulisses1672

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 mensagens

Mensagem publicada 16 August 2012 - 14:45

o meu "voto" vai para o xperia arc s, tive um e o ecrã é muito bom na minha opinião, só acho que perde para o iphone na sensibilidade ao tacto, em termos de imagem acho que é muito bem conseguido. de todos os que já experimentei acho que é o melhor.

#19 smartdroid

smartdroid

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 119 mensagens
  • LocalizaçãoSintra
  • Nokia Lumia :)

Mensagem publicada 17 August 2012 - 00:25

Pessoalmente sou fã dos samoled. Se bem que um bom lcd tmb tem as suas qualidades.
Ja agora qual a diferença entre o ecrã do xperia arc s e do xperia play? E que tenho um xperia play e sinceramente está longe de impressionar...alias o sclcd do meu nexus s e bastante superior.




Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2
Imagem colocada

#20 Tanegashima

Tanegashima

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 112 mensagens

Mensagem publicada 29 August 2012 - 20:26

A Apple cunhou o termo "retina display" por causa da resolução e densidade de pixeis o ecrã porque na verdade o retina display é nada mais que um Led-backlid LCD com uma resolução maior. Não estou a dizer que é mau, mas pessoalmente gosto mais do ecrã AMOLED dos Samsungs ou dos IPS.



Ips é bom mas não o melhor...



iMac, iPhone, iPad e iPod touch têm todos ecrãs IPS, retina ou não, os MacBooks Pro Retina também são ecrãs IPS.

Eu, pressoalmente, sem dúvida que prefiro o IPS. A exactidão e neutralidade de cor é muito melhor, os brancos são realmente brancos, as cores escuras não "desviam" para azul nem para vermelho, como se nota no OLED.
Digo isto, mas também não se entenda que seja o mesmo que dizer que o IPS é uma maravilha e tudo o resto seja uma porcaria :) Não me queixo mesmo nada do ecrã do meu Galaxy Nexus, mesmo sendo Pentile (que, BTW, a estas densidades não se nota nada, a menos que se vá lá enfiar o olho á procura de defeitos a apontar). Gosto bastante dele. Então com o color control da kernel do Franco, e com uns settings que encontrei, fica "mel"...

Mas independentemente dos gostos pessoais, se forem ver os melhores monitores profissionais do mundo, os usados em workstations de design, fotografia e etc, são todos IPS. (Note-se que estou a falar de ecrãs de mais de 1k€ ;) ). Por alguma razão é... mesmo os de marca "Samsung"...

Antigamente, o IPS era uma tecnologia que despendia (aliás, ainda despende comparando com o LCD corriqueiro, LCD TN) muito consumo energético, por outras palavras, o que não se queria num telefone: muito consumo energético e muito calor. Mesmo para uma secretária, só a parte eléctrica (especialmente antes de aparecerem os modelos com retro-iluminação LED) ficava quase tão cara como um monitor LCD TN completo! Mas a tecnologia evoluiu, e hoje encontramos IPS em todo o lado, a LG afirma até que consegue menos consumo energético nos seus IPS que a Samsung nos seus Super AMOLED.

A principal diferença no dia-a-dia é que nos OLED, nota-se a côr bastante profunda, e o contraste (diferença entre preto e branco) é muito alto, mas a luminosidade, nota-se em dias de sol que é fraquinha, e a menos que tenhamos o brilho a 100%, torna-se difícil de se ver o ecrã, verdade seja dita...

Editado por Tanegashima, 21 September 2012 - 00:24.

  • pedronveloso gosta disto

#21 Silence

Silence

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 201 mensagens
  • LocalizaçãoArcos de Valdevez
  • ZUK Z2

Mensagem publicada 01 September 2012 - 00:04

Concordo com oTanegashima, não há melhor que o ecrãs IPS, estão a se esquecer que este tecnologia oferece um melhor ângulo de visão e mais brilho. Os ecrãs IPS sao LCD, não é um outro tipo de ecrãs, tem uma tecnologia um pouco diferente mas continua a ser LCD.

Nos OLED, a côr é bastante profunda e o contraste é alto, mas a luminusiadade em dias de sol é fraquinha, a menos que tenhamos 100%, torna-se dificil de se ver, verdade seja dita...

Pude comparar no mês de Agosto do ano passado dois telemóveis: um SII e um Huawei X5 :D e ao sol quase nao consegui ver no Samsung ao contrario do X5 com o seu simples LCD.

#22 3spanhol

3spanhol

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 242 mensagens
  • LG G4

Mensagem publicada 02 October 2012 - 22:24

Ja me passaram esses tios todos de ecra pelas mãos....e para mim o top 3 é composto pelo galaxy s3 em 1º lugar, o Retina em 2º e o Bravia do arc S em 3º. Mas de todos estes 3 para mim o s3 tem vantagem ENORME...pesquisem um pouco pelo HTC REzound e verão que ate a bem pouco tempo era considerado o melhor ecra....no entanto tive um e epa.....para mim tem "cor a menos" lol

SE Arc S Galaxy S / HTC Rezound Galaxy S2 / Galaxy Note / HTC One X / Galaxy S3 / BQ 5HD / LG 4X HD / Galaxy S4 / Xperia Z1 / LG G3 / Galaxy S5 / Oneplus One / LG G4

...and others :P


#23 Tanegashima

Tanegashima

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 112 mensagens

Mensagem publicada 11 October 2012 - 15:08

Ja me passaram esses tios todos de ecra pelas mãos....e para mim o top 3 é composto pelo galaxy s3 em 1º lugar, o Retina em 2º e o Bravia do arc S em 3º. Mas de todos estes 3 para mim o s3 tem vantagem ENORME...pesquisem um pouco pelo HTC REzound e verão que ate a bem pouco tempo era considerado o melhor ecra....no entanto tive um e epa.....para mim tem "cor a menos" lol


Já viste o HTC One X?

Para mim, o bate todos que vi até agora...
  • 3spanhol gosta disto

#24 3spanhol

3spanhol

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 242 mensagens
  • LG G4

Mensagem publicada 14 October 2012 - 18:15

Já viste o HTC One X?

Para mim, o bate todos que vi até agora...


tive um antes do s3 e tambem se trata de um equipamento excelente, do melhor que ha....mas inferior ao s3

SE Arc S Galaxy S / HTC Rezound Galaxy S2 / Galaxy Note / HTC One X / Galaxy S3 / BQ 5HD / LG 4X HD / Galaxy S4 / Xperia Z1 / LG G3 / Galaxy S5 / Oneplus One / LG G4

...and others :P


#25 Tanegashima

Tanegashima

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 112 mensagens

Mensagem publicada 15 October 2012 - 13:17

tive um antes do s3 e tambem se trata de um equipamento excelente, do melhor que ha....mas inferior ao s3


Gostos, eu prefiro o one X. Tem umas cores mais neutras, se calhar é por eu ser fotógrafo (amador), e não gostar quando a saturação é exagerada.
  • 3spanhol gosta disto