Saltar para conteúdo


Foto
* * * * * 1 votos

[Artigo] Lg Prada

lg prada p940 gingerbread

  • Por favor inicie sessão para responder
8 respostas a este tópico

#1 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 03 June 2012 - 18:22




O LG PRADA é a mais recente aposta da marca num dos seus telemóveis mais prezados pela exclusividade. Ao longo desta análise demonstramos a interface personalizada e o design único e atrativo deste equipamento, que é também um aparelho de performance exemplar em dispositivos Android. Este equipamento é um exclusivo TMN e encontra-se à venda por aproximadamente 600€ (aquando escrita desta análise).
[page]

Características Técnicas




Nome original da placa-mãe: p940
Dimensões físicas: 127.5 x 69 x 8.5 mm
Peso: 138 gr
Redes: Suporta Quad-band GSM /GPRS/EDGE. 3G até 21Mbps HSDPA e 5.76 Mbps em HSUPA
CPU: 1 GHz Cortex A9 Dual-Core
GPU: PowerVR SGX540
Memória RAM: 1 GB (384 MB reservados para o sistema)
Memória de armazenamento interna: 4 GB de memória Flash que consta como cartão SD não removível, e 2GB de memória ROM interna
Memória de armazenamento externa: Suporta cartões microSD até 32GB, traz já um de XGB incluído
Ecrã: IPS capacitivo de 4.3 polegadas com 480x800 px. 240 dpi (217 dpi reais).
Câmara traseira com 8 MPx com autofocus, flash LED, e grava a uma resolução de 1080p @ 30fps. Câmara dianteira de 1.3 MPx.
Wifi 802.11 b/g/n (e capacidades DLNA) e Wi-Fi Direct
Bluetooth v3.0 com A2DP e EDR
GPS com suporte para A-GPS
Rádio FM com RDS
Outros Sensores Disponíveis: Bússola, Temperatura, Campo Magnético, Luminosidade, Proximidade
Conectividade: Entrada microUSB, e saída de áudio de 3.5mm
Bateria de 1540 mAh Li-ion


Sistema Operativo




O LG PRADA corre sobre um kernel de Linux 2.6.35.7 e traz a versão 2.3.7 de Android (Gingerbread). Para saber mais sobre as alterações entre versões de Android consulte a nossa Wiki ( http://androidpt.inf...p?title=Android ).

Durante a nossa análise fomos notificados que uma atualização de sistema estava disponível, e decidimos fazer o OTA upgrade para testar a fiabilidade do mesmo. A actualização foi a nível do firmware e software, mas apesar de demorar mais do que o que estávamos à espera concluiu com sucesso, portanto joga como um ponto a favor para o dispositivo.



[page]

Design e Aspeto Geral




Sendo este um equipamento que usa o emblema da PRADA não podia deixar de se destacar no design. Tal como seria de esperar, é notável a exuberância no design externo, na interface de utilizador e na performance do equipamento.



Exteriormente o dispositivo é composto por linhas bem definidas geometricamente e com um contraste suave de cores em tons escuros. Na parte traseira o dispositivo conta com uma capa rugosa e anti-dedadas com ambos os logótipos das marcas LG e PRADA, o altifalante no fundo e a câmara de 8 MPx acompanhada de Flash Led no topo.



Na frente encontra-se o ecrã de 4.3 polegadas e em cima desta, a câmara frontal e os sensores de proximidade e luminosidade e ainda o logo da PRADA em tons prateados e subtilmente reflector. Em baixo do ecrã podem-se encontrar os botões retro-iluminados e sensíveis ao toque; da esquerda para a direita : Menu, Home, Back e Search.




Como se pode ver em baixo a capa traseira tem embebida a antena 3G, portanto ao remover a capa perde-se-á a ligação. Este detalhe poderá ter a ver com melhor recepção de sinal e ao mesmo tempo numa tentativa de redução da espessura do dispositivo, que é da mesma espessura que um Samsung Galaxy S II.




Comparação de ângulo de visão com outros dispositivos, no centro LG Prada.




Aplicações Adicionais




Para além das aplicações nativas da Google (Gmail, GTalk, ...) o telemóvel conta ainda com um leque significativo de aplicações proprietárias, entre estas na sua maioria da autoria da própria LG que passamos a enumerar:

Cliente VPN : Uma aplicação de cliente VPN da AuthenTec. Inc
Cópia de Segurança : Aplicação para efectuar backups do conteúdo do telemóvel de forma automatizada
Editor de Imagem : Aplicação para edição de imagem com um leque extenso de efeitos e opções
Email : Cliente de Exchange, POP3 e IMAP
EmCasa : Aplicação de dock proprietária
Finanças : Aplicação para consulta da bolsa através do serviço da Yahoo
Gestor de Aplicações : Gestor de aplicações em Android
Metereologia : Aplicação para consulta de informações meteorológicas
Modo Carro: Aplicação para uso durante a condução
Notas : Aplicação de notas e lembretes
Notícias : Aplicação para consulta de notícias de um dado país
RemoteCall : Aplicação auxiliar de pedido de assistência remota da LG
Selector Inicial : Um selector de Launchers disponíveis
SmartShare : Aplicação de DLNA


Interface de Utilizador




A interface de utilizador do LG PRADA usa o mesmo launcher que os restantes LG recentes com Android. Aqui no entanto conta com uma alteração do tema num esquema de cores preto e branco. Esse mesmo tema estende-se não só ao launcher como também aos menus contextuais, barra de notificações, ícones das Definições e várias aplicações proprietárias. É pena no entanto que o launcher não implemente esse mesmo estilo para os ícones das aplicações Google, pelo que destoam um pouco do tema.


Launcher


Launcher - pré-visualização de ecrãs


Aplicação de Contatos - Listagem


O teclado possui fácil comutação de língua e a disposição das letras no idioma Português dispõe de uma tecla dedicada para o caractere "ç".


Aplicação de SMS e em baixo Teclado Virtual do dispositivo


É fornecido um leque de widgets considerável, também estes em tons de preto e branco. Incluída igualmente, e como não poderia deixar de ser, está também o tipo de letra da PRADA.


Widgets


Escolha do tipo de letra do dispositivo


Telefone


Barra de notificações de Android contém atalhos rápidos para controlo de música e algumas definições



[page]

Media e Internet




Para além da habitual aplicação de Gmail, está também presente uma aplicação de Email com suporte a MS Exchange, POP3 e IMAP. Na configuração de contas existe suporte nativo de Facebook, Twitter e MySpace que também integram por sua vez com a aplicação de contactos.

Para nossa surpresa e agrado é incluída uma aplicação de cliente VPN que melhora bastante o suporte nativo de Android para este tipo de redes, sendo a aplicação a AuthenTec VPN Client 2.0.


Cliente VPN


No campo da conectividade móvel o dispositivo tem várias das mais recentes tecnologias; Bluetooth 3.0, suporte para Wi-Fi Direct, suporte completo para DLNA e suporta redes 3G até 21Mbps.

O dispositivo conta também com suporte NFC, sendo dos poucos dispositivos de telefonia móvel à venda em Portugal (Galaxy Nexus também suporta) a suportar este tipo de comunicação.


NFC em Android



Incluído também de origem está o suporte nativo para Tethering e Reverse-Tethering (permite a partilha de Internet com, ou através de, outro aparelho, por exemplo computador).



No campo da reprodução de conteúdos o PRADA conta com um leitor de música semelhante aos restantes LG de 2011 com Android. Entre as funcionalidades da aplicação destacam-se o equalizador de som e o virtual surround com auriculares.


Lista de Músicas do Reprodutor de Música


Reprodutor de Música - A reproduzir



O telemóvel tem igualmente suporte para rádio com RDS que funciona mediante a inserção dos auriculares.


Rádio FM



O reprodutor de vídeo aliado ao fantástico hardware do LG PRADA é capaz de reproduzir fluidamente qualquer vídeo 720p e os perfis mais comuns de 1080p. Aliado a isto está também o suporte para vários codecs proprietários, entre os quais o DivX HD (é necessário o registo gratuito do código fornecido para usufruir deste codec).


Reprodutor de Vídeo


O dispositivo suporta a funcionalidade DLNA através da aplicação proprietária SmartShare. Esta suporta a reprodução de conteúdos de um servidor DLNA no dispositivo, servir de servidor para partilha do conteúdo do telefone e ainda a escolha de um reprodutor e servidor externos ao telemóvel.

SmartShare


Falta por fim referir que temos também disponível um gravador de voz.


Gravador de Voz



Quanto à câmara, os 8 MPx têm a qualidade que seria expectável. O dispositivo é capaz de filmar até 1080p a 30 FPS (FULL HD). As fotos seguintes foram tiradas com o LG Prada e servem de exemplo da qualidade da câmara (clique na foto pretendida para ver em tamanho grande):

Imagem colocada


Imagem colocada



Imagem colocada



Imagem colocada


Produtividade



Ao primeiro olhar não se toma o PRADA como um telemóvel ideal de trabalho ou indicado para o sector empresarial, mas após uma análise rápida ao leque aplicacional e de funcionalidades extra depressa se deita por terra esse tabu.

Tal como já referimos a conectividade móvel do dispositivo está bastante apetrechada, incluindo até um cliente VPN que estende o que vem predefinido em Android.

A aplicação completa do Polaris Office é oferecida com o dispositivo. Esta fornece uma suite de office que permite a visualização e edição (incluindo criar de raiz) de documentos compatíveis com o Microsoft Office 2007, nomeadamente com o Word, Excel e PowerPoint.

Polaris Office



A aplicação de calendário possui uma interface melhorada e limpa. Também presente estão as funcionalidades de cronómetro, temporizador e ainda relógio em várias cidades do mundo à escolha do utilizador.

O LG PRADA conta também com uma aplicação de finanças que permite ver o estado da bolsa através do serviço da Yahoo e uma de notícias que peca por não incluir notícias de Portugal.

Yahoo Finances


Outra aplicação incluída que consideramos bastante útil é a Cópia de Segurança. Esta aplicação permite salvaguardar as aplicações instaladas, SMS, chamadas recebidas e enviadas entre outras, e isto tudo pode ser agendado para que o utilizador não tenha que se preocupar em perder estes conteúdos.

Cópia de Segurança



Contam-se também outras aplicações e pequenos melhoramentos incluídos, entre os quais a aplicação de Notas, mensagens de resposta pré-definidas, perfis do launcher e gestos do dispositivo.

Mensagens Pré-Definidas



Gestos Úteis



Perfis de Utilização



Aplicação de Notas


Por fim falta referir o gestor de tarefas que continuamos a apontar como um erro dos fabricantes, quando a própria Google tem artigos a advertir para a má prática do seu uso. (Para saber porque é uma má prática usar gestor de tarefas em Android consulte esta entrada na wiki do androidPT).


Gestor de Tarefas


[page]

Testes de benchmark, GPS e autonomia




No que diz respeito à funcionalidade de GPS não existe nada em especial a apontar. A aplicação Google Maps vem instalada de origem e portou-se bem numa navegação experimental. A aquisição de sinal fez-se em menos de 15 segundos num dia nublado.


Talvez o maior ponto fraco do LG PRADA seja a autonomia. O ecrã de grandes dimensões e qualidade, e o elevado poder de processamento, tornam inevitável o resultado que vimos, dado o estado da tecnologia actual. O utilizador conseguirá usar cerca de 24h de bateria contínua com um uso normal das capacidades do dispositivo (3G sempre ligado para visualização de emails e visita ocasional a redes sociais e páginas web e algumas SMS e chamadas ao longo do dia).


O LG PRADA portou-se lindamente nos nossos testes de performance e capacidade 3D.

Aqui ficam os resultados dos demais benchmarks realizados:

KFS Benchmark



AnTuTu Benchmark


RL Benchmark



Conclusão, Prós/Contras e Recursos




O LG PRADA é um dispositivo elegante, tanto nas linhas exteriores como no design dos demais menus, ícones e outros elementos da interface de utilizador. A performance, funcionalidade e simplicidade foram também pontos claramente tidos em consideração na criação deste dispositivo. É justo dizer que, apesar do seu preço elevado, o LG PRADA não é caro, uma vez que posto lado a lado com outros telemóveis de gama alta, nomeadamente o SGS II, não lhe fica atrás nas especificações ou performance a grosso modo. Para completar, e pôr a cereja em cima do bolo, existem 2 pontos que jogam a favor do mesmo e são prova da exclusividade que um "cliente PRADA" procuraria : não contém aplicações da operadora pré-instaladas e as atualizações de sistema serão disponibilizadas pouco após o seu lançamento pela LG.



De facto, durante a nossa análise o dispositivo forneceu a mensagem de que existia uma atualização de sistema, a qual realizámos para pôr à prova a estabilidade do processo. Foi com agrado que verificámos que, apesar de demorado, o processo terminou com sucesso e tanto o firmware como parte do software tinha sido atualizado sem problemas.


Imagem colocada PRADA. Pode não contar como um factor de louvor para todos, mas certamente conta para alguns Imagem colocada
Imagem colocada Elegante, rápido e com um leque bastante completo de aplicações e funcionalidades
Imagem colocada Suporta o espectro completo de DLNA
Imagem colocada Não traz aplicações da operadora pré-instaladas

Imagem colocada Pouca duração de bateria e rápido aquecimento do dispositivo

Clique aqui para ver o artigo
  • jorge teixeira gosta disto

#2 Hugo Tender

Hugo Tender

    Mestre de Android

  • Administradores
  • 3492 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal
  • Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 e Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Mensagem publicada 03 June 2012 - 19:03

Boas.
Obrigado pela partilha Pedro. ;-)
Cumps, Tender

Sent from my Boston using Tapatalk 2

Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 Lollipop

Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Antes de iniciares a tua atividade no androidPT, lê as regras com atenção: REGRAS

Chat Gmail do fórum, para ajuda e dúvidas: [email protected]

8AycV.gif


#3 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 03 June 2012 - 19:11

Boas.
Obrigado pela partilha Pedro. ;-)
Cumps, Tender

Sent from my Boston using Tapatalk 2


Esta análise já existia no fórum antigo, foi agora portada para o novo. Ainda há muitas por importar para o novo formato nos próximos dias :/

#4 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 08 June 2012 - 10:38

Com o preço agora a 299 euros na Expansys, será um equipamento muito atrativo, visto que o S2 ainda anda pelos 400 e tal e as specs não são assim tão diferentes.
Estou a ponderar ir buscar um destes, pois estava a pensar comprar um S2 usado enquanto o One X não baixa de preço. Mas o S2 usado ainda fica mais caro que comprar um destes novo. :)
  • pedronveloso gosta disto
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#5 furiaazul

furiaazul

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 8 mensagens
  • LG Prada 3.0 (P940)

Mensagem publicada 15 August 2012 - 11:53

Grande telefone...

#6 Rolin

Rolin

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 65 mensagens

Mensagem publicada 09 September 2012 - 20:35

Gostei deste equipamento. Penso que a promoção da Phone House já não existe :| até estava numa de o adquirir.
Alguém sabe onde o posso comprar a bom preço?

Cumps

#7 Gin

Gin

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • LG Prada 3.0, Xperia U

Mensagem publicada 14 September 2012 - 19:10

Existe alguma forma de desbloquear este lg prada da TMN sem perder a garantia? e sem ter k gastar muito $$?
X-sim funciona? ou existem outras opçoes?

#8 furiaazul

furiaazul

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 8 mensagens
  • LG Prada 3.0 (P940)

Mensagem publicada 16 September 2012 - 22:39

Excelente telefone. Estou a usá-lo à cerca de 2 meses e é fabuloso em performance e até ao momento fiabilidade. Comprei por 290 e pareceu-me um bom preço para o dual core a 1.0 e 1 gb de ram.

#9 furiaazul

furiaazul

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 8 mensagens
  • LG Prada 3.0 (P940)

Mensagem publicada 16 September 2012 - 22:40

Não sou expecialista mas penso que deverá dar para fazer root/debrand para software LG. O meu é free via expansys!





Também marcado com uma ou mais destas tags: lg, prada, p940, gingerbread