Saltar para conteúdo


Foto
* * * * * 2 votos

Rom XWLPD Light By TugaPower

rom tugapower light

  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
64 respostas a este tópico

#1 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 24 May 2012 - 20:19

Esta ROM é NO WIPE , se ja estao em ICS nao devem ter problemas nenhuns, se estao em GB é estremamente aconselhado um Wipe Data antes de flashar a ROM no CWM :D
Se estao em ICS e teem problemas aconselho um WIPE Data e factory' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Factory_reset']factory reset e depois um novo Flash :P

Build ROM: XWLPD 4.0.3
Modem: XXLPW
CSC: XALPQ Custom (XEU-XEF-TPH)
Kernel: Siyah v3.2.6 (Usar o ExTweacks incluido na ROM para configurar o Kernel e activar o BLN)

Esta ROM é optimizada, zipalign' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Zipalign']zipalign e deodexed' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Deodexed']deodexed por mim...
15 Botoes na barra da Stataus pra facil acesso a varias opçoes...
Sistema de ligaçao ao PC do GB, pessoalmente prefiro que o MTP do ICS :)
ICS Themed, obrigado ao @Vertumus por me deixar o seu tema na minha ROM... (Ultimo tema disponivel feito pra versao LPD v4.4)
Esta ROM faz backup da partiçao EFS para SDcard/EFS_Backup (2 tipos de backup, um .tar e um .img)
Esta ROM traz incluido como root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root o SuperSU so que o kernel no primeiro boot troca pelo SuperUser, quem quiser ir no google play e instalar o SuperSU pode fazer e depois retirar o SuperUser pois o Kernel so faz isso uma vez... :)
Esta Rom tem ficheiro de GPS configurado para Europa
Esta Rom traz como Launcher o GO Launcher 3.02 beta 2 e Apex Launcher v1.2.1
CWM recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery 3.15 Aplicaçao---> (Obrigado ao @Chainfire pela aplicaçao )
Swype Actualizado para ultima versao v3.26.92D.39062.t0.11011 Light By TugaPower com Português apenas, pra outras linguas usar a opçao do Swype pra fazer download
Buid.prop tweckado :)
Esta ROM tem o ficheiro Hosts actualizado pra nao aparecer publicidade nas aplicaçoes gratuitas...
Titanium Backup Ultima Versao Incluido

BUGs até ao Momento, nenhum, rapida e estavel ;)

Pra instalar esta ROM basta ter um Custom recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery, copiar o ficheiro para o SD Card e instalar a partir da recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery

Light XWLPD by TugaPower ---> Link AQUI
MD5 CheckSum--->dae192d28462149a41a92ba8d80322e8
ScreenShots Album:--->Link AQUI

Bom ao mau deem o vosso feedback :) , so assim posso melhorar as coisas....

Obrigado


ADDONS


Editado por TugaPower, 25 May 2012 - 17:32.
MD5 adicionado e Link de Download e Foto album adicionado

  • jorge teixeira gosta disto

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#2 jorge teixeira

jorge teixeira

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4863 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • HTC One / Google Nexus 7 2013

Mensagem publicada 24 May 2012 - 21:20

Ora aqui vamos nos..

Tenho andado a usar esta rom nos ultimos 2 dias acho eu. E para já tal como a LP9 do Tuga esta é a melhor ICS que usei até ao momento, esta perfeitamente funcional, bastante rápida e com um consumo de bateria bastante agradável, o Kernel usado acho que é o melhor até ao momento Siyah Kernel All In One.

A navegação no browser encontra-se bastante fluída (algo a que sou bastante sensível), o lock dos satélites de GPS esta super rápido e normalmente uso só GPS offline. A calculadora também é um must have, da imenso jeito.
Por isso só posso aconselhar a utilizarem esta rom, e agradecer ao Tuga por mais um excelente trabalho.

Editado por jorge teixeira, 24 May 2012 - 21:41.

Imagem colocada
HTC One Silver / Google Nexus 7 2013

#3 casimirovsky

casimirovsky

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens

Mensagem publicada 25 May 2012 - 14:01

Boas!
Já instalei e vou testar nos próximos dias para ver o seu desempenho.
Uma pergunta: é possível alterar as opções que aparecem no "extended menu" (penso que é assim que se chama o menu que aparece quando se carrega no botão power) para que dê para ir directamente parar à recovery?
Um grande agradecimento ao TugaPower pelo trabalho que tem desenvolvido nestas Roms. Eras grande no SGS, continuas no SGS2! :)
Abraços

#4 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 25 May 2012 - 14:10

Boas!
Já instalei e vou testar nos próximos dias para ver o seu desempenho.
Uma pergunta: é possível alterar as opções que aparecem no "extended menu" (penso que é assim que se chama o menu que aparece quando se carrega no botão power) para que dê para ir directamente parar à recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery?
Um grande agradecimento ao TugaPower pelo trabalho que tem desenvolvido nestas Roms. Eras grande no SGS, continuas no SGS2! :)
Abraços


Obrigado pelas palavras. Porque não usas na status o toggle Reboot ? La tens essa opção. Mal tenha um bocado de tempo. Vejo isso para a XWLPD.
Depois será fornecido como addon. Obrigado pelo feedback :)

Enviado pela minha bomba i9100 através do TapaTalk.

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#5 casimirovsky

casimirovsky

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens

Mensagem publicada 25 May 2012 - 14:40

Porque não usas na status o toggle Reboot ? La tens essa opção.


Pois está! :) Obrigado pela dica!
Sendo assim, já não vejo necessidade de alterares o extended menu!
Como addon, sugiro a possibilidade de pores outros lockscreens, nomeadamente o mais usado no ICS que, se não me engano, vem do honeycomb. Não sei o nome dele mas é aquele que tem um circulo onde, para a direita está o botão de desbloquear e para a esquerda o da câmara. Se não estivers a contar fazê-lo, saberás dizer-me onde poderei encontrar um ficheiro para flashar por cwm, compatível com esta versão da ROM, que faça essa alteração?
Mais uma vez obrigado!

#6 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 25 May 2012 - 16:48

Pois está! :) Obrigado pela dica!
Sendo assim, já não vejo necessidade de alterares o extended menu!
Como addon, sugiro a possibilidade de pores outros lockscreens, nomeadamente o mais usado no ICS que, se não me engano, vem do honeycomb. Não sei o nome dele mas é aquele que tem um circulo onde, para a direita está o botão de desbloquear e para a esquerda o da câmara. Se não estivers a contar fazê-lo, saberás dizer-me onde poderei encontrar um ficheiro para flashar por cwm, compatível com esta versão da ROM, que faça essa alteração?
Mais uma vez obrigado!


Logo ja encontras isso por aqui, mas devo avisar te que por exemplo com esse Lock perdes a Meteo no Lock Screen, pois so é compativel com o Stock dai eu nao ter mexido, mas devo poder por como escolha na propria ROM, esta atento a Updates da ROM :)
Abraço
  • casimirovsky gosta disto

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#7 alexmv

alexmv

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1341 mensagens
  • Samsung Galaxy S II, Nexus 7, Samsung Galaxy GIO

Mensagem publicada 25 May 2012 - 17:55

Não é possível "cancelar" o efeito crt quando se bloqueia o ecrã?

Editado por alexmv, 25 May 2012 - 19:03.

Fui útil?? Põe um LIKE ;)


#8 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 25 May 2012 - 19:24

Não é possível "cancelar" o efeito crt quando se bloqueia o ecrã?


Nao sei se foi coincidençia mas no meu nao me aparece o dito CRT porque tambem nao gosto disso, faz da seguinte maneira, vai a Definiçoes, Opcoes de programador, Escala de animaçao da janela e escolhe 0.5 em vez de 1 :D
Abraço

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#9 casimirovsky

casimirovsky

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens

Mensagem publicada 25 May 2012 - 21:56

Boas!
Não estou a conseguir definir a imagem do ecrã bloqueado, que está em Definições -> Visor. Só me dá para escolher a opção Galeria de fundos e quando escolho uma das imagens disponíveis dá-me o erro "TwWallpaperChooser parou".
Mais alguém tem o mesmo erro?
Abraços

Edit: Resolvi o problema instalando outra versão do programa galeria, que tinha de um backup feito com o Titanium...

Editado por casimirovsky, 25 May 2012 - 22:11.


#10 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 25 May 2012 - 22:46

Boas!
Não estou a conseguir definir a imagem do ecrã bloqueado, que está em Definições -> Visor. Só me dá para escolher a opção Galeria de fundos e quando escolho uma das imagens disponíveis dá-me o erro "TwWallpaperChooser parou".
Mais alguém tem o mesmo erro?
Abraços

Edit: Resolvi o problema instalando outra versão do programa galeria, que tinha de um backup feito com o Titanium...


Nao devias precisar porque eu nao tenho problema nenhum, alias visto que tives te problema aconselho te a fazeres um WIPE DATA na recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery e flashar de novo a ROM de seguida, sei que da trabalho mas desta forma tens a ROM 100% funcional, deves ter algo da ROM antiga que interfere com esta..
Imagem colocadaImagem colocada

Abraço
  • casimirovsky gosta disto

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#11 alexmv

alexmv

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1341 mensagens
  • Samsung Galaxy S II, Nexus 7, Samsung Galaxy GIO

Mensagem publicada 26 May 2012 - 01:26

Nao sei se foi coincidençia mas no meu nao me aparece o dito CRT porque tambem nao gosto disso, faz da seguinte maneira, vai a Definiçoes, Opcoes de programador, Escala de animaçao da janela e escolhe 0.5 em vez de 1 :D
Abraço


Funcionou..

Obrigado..

A Rom está muito boa.. Muitos parabéns pelo trabalho ;)

Mais uma coisa, não sei se é possível "corrigir" ou não, quando se usa outra aplicação para as sms, quando se recebe sms com o ecrã bloqueado não aparece quantas sms's temos por ler.. :S

Fui útil?? Põe um LIKE ;)


#12 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 26 May 2012 - 10:30

Funcionou..

Obrigado..

A Rom está muito boa.. Muitos parabéns pelo trabalho ;)

Mais uma coisa, não sei se é possível "corrigir" ou não, quando se usa outra aplicação para as sms, quando se recebe sms com o ecrã bloqueado não aparece quantas sms's temos por ler.. :S

Obrigado, penso que se usares um locker diferente deve dar pra isso, por exemplo o Go Locker, em tempos do S1 cheguei a usar o Go Locker durante algum tempo e acho que fazia contagem de chamadas e mensagens perdidas. Questao de experimentares...
https://play.google....ng.goscreenlock
Tens varias opçoes no Google Play. Se optares por alguma do Google Play deixa o teu feedback se funcionou bem com a ROM.
Abraço

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#13 alexmv

alexmv

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1341 mensagens
  • Samsung Galaxy S II, Nexus 7, Samsung Galaxy GIO

Mensagem publicada 27 May 2012 - 12:31

Com o Go Locker funciona 5*.. ;) Obrigado pela dica.. Em tempos tinha-o usado com o Gio mas de vez em quando tamto funcionava como não por isso deixei de os usar.. Vamos a ver se já deixa de me dar "problemas".

Editado por alexmv, 27 May 2012 - 12:37.

Fui útil?? Põe um LIKE ;)


#14 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 27 May 2012 - 13:33

Com o Go Locker funciona 5*.. ;) Obrigado pela dica.. Em tempos tinha-o usado com o Gio mas de vez em quando tamto funcionava como não por isso deixei de os usar.. Vamos a ver se já deixa de me dar "problemas".

De nada, mas ontem tive atento a isso e o stock de facto faz contagem pelo menos das SMS...
Imagem colocada

Abraço

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#15 alexmv

alexmv

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1341 mensagens
  • Samsung Galaxy S II, Nexus 7, Samsung Galaxy GIO

Mensagem publicada 28 May 2012 - 05:31

De nada, mas ontem tive atento a isso e o stock de facto faz contagem pelo menos das SMS...
Imagem colocada

Abraço


Faz contagem com o programa stock.

Mas eu gosto mais de usar o handcent porque este não recebe os relatórios da mesma maneira nem liga o ecrã quando recebo mensagens, que acho que é desnecessário visto que o telemóvel anda quase sempre no bolso não vejo a importância de ligar o ecrã..

Fui útil?? Põe um LIKE ;)


#16 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 28 May 2012 - 14:28

Faz contagem com o programa stock.

Mas eu gosto mais de usar o handcent porque este não recebe os relatórios da mesma maneira nem liga o ecrã quando recebo mensagens, que acho que é desnecessário visto que o telemóvel anda quase sempre no bolso não vejo a importância de ligar o ecrã..


Tem logica, ainda bem que resolves te tudo...
Abraço

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#17 MalGanis

MalGanis

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 43 mensagens

Mensagem publicada 28 May 2012 - 21:00

Boas noites,
Depois de uma noite atribulada em que comecei por tentar instalar esta rom sem sucesso, em que de seguida tentei mais 3 ou 4 roms diferentes tambem sem sucesso e acabando depois a instalar a ics xxlpq oficial de novo (que era a que tinha) pensando que pelo caminho que já tinha dado cabo do telemovel, estou cá para te dar os parabens (até ver...ehehe)!! Já ando com ela desde o inicio da tarde e até agora cinco estrelas :)
Começou por dar um erro no update às aplicações logo no arranque... "%1$2# the process XXX violated itself...." ou uma coisa do género e não saia dali... já te estava a chamar nomes :P , por isso agora que está tudo a correr bem tinha de te vir saudar...ehehehe
MalG

#18 JohnF

JohnF

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 120 mensagens

Mensagem publicada 28 May 2012 - 21:07

A unica coisa que me está a fazer mais fastio, mas nem tem a ver com a ROM mas sim com o Kernel, é o raio do tempo que por vezes demora o touch a ficar activa para desbloquear. Já vi mais pessoal a queixar-se do mesmo no forum do costume no topico do Siyah, há alguma solução para isto? Não queria mudar o Kernel porque tirando isso é 5* mas assim não dá.

#19 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 28 May 2012 - 21:21

Boas noites,
Depois de uma noite atribulada em que comecei por tentar instalar esta rom sem sucesso, em que de seguida tentei mais 3 ou 4 roms diferentes tambem sem sucesso e acabando depois a instalar a ics xxlpq oficial de novo (que era a que tinha) pensando que pelo caminho que já tinha dado cabo do telemovel, estou cá para te dar os parabens (até ver...ehehe)!! Já ando com ela desde o inicio da tarde e até agora cinco estrelas :)
Começou por dar um erro no update às aplicações logo no arranque... "%1$2# the process XXX violated itself...." ou uma coisa do género e não saia dali... já te estava a chamar nomes :P , por isso agora que está tudo a correr bem tinha de te vir saudar...ehehehe
MalG


hehehehe, mesmo atribulado pra chegares a minha. Nao costuma dar assim tanto trabalho :P
Ainda bem que resolves te e conseguiste flashar tudo direito, mas esse erro mesmo que te queira ajudar nao faço a minima ideia do que seja nem nunca ouvi falar de coisa igual. Mas ainda bem que tudo esta a funfar direito.
Abraço

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#20 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 28 May 2012 - 21:23

A unica coisa que me está a fazer mais fastio, mas nem tem a ver com a ROM mas sim com o Kernel, é o raio do tempo que por vezes demora o touch a ficar activa para desbloquear. Já vi mais pessoal a queixar-se do mesmo no forum do costume no topico do Siyah, há alguma solução para isto? Não queria mudar o Kernel porque tirando isso é 5* mas assim não dá.


Experimenta o Siyah 3.2.6.3 , é o que estou a usar e acho que esta mais reactivo o tactil, ainda bem que gostas.. Qualquer coisa avisa...
Abraço

Siyha 3.2.6.3

Editado por TugaPower, 28 May 2012 - 21:24.

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#21 jorge teixeira

jorge teixeira

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4863 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • HTC One / Google Nexus 7 2013

Mensagem publicada 28 May 2012 - 21:26

A unica coisa que me está a fazer mais fastio, mas nem tem a ver com a ROM mas sim com o Kernel, é o raio do tempo que por vezes demora o touch a ficar activa para desbloquear. Já vi mais pessoal a queixar-se do mesmo no forum do costume no topico do Siyah, há alguma solução para isto? Não queria mudar o Kernel porque tirando isso é 5* mas assim não dá.


Instala a última versão do Siyah, eu também tinha esse problema e depois de actualizar o kernel ficou resolvido..

Tens um topic do Siyah onde podes acompanhar as actualizações.

Editado por jorge teixeira, 28 May 2012 - 21:26.

Imagem colocada
HTC One Silver / Google Nexus 7 2013

#22 JohnF

JohnF

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 120 mensagens

Mensagem publicada 28 May 2012 - 21:27

Experimenta o Siyah 3.2.6.3 , é o que estou a usar e acho que esta mais reactivo o tactil, ainda bem que gostas.. Qualquer coisa avisa...
Abraço

Siyha 3.2.6.3

Por acaso não cheguei a instalar essa versão porque ele disse que não fez grandes alterações mas voi alterar pa ver então.
Já agora, esqueci-me de te agradecer pela grande ROM, basicamente era isto que procurava depois de ter experimentado tudo que há para experimentar, algo slim, com performance da stock (ou melhor até) e aspecto e funcionalidades que dão aquele toque final excelentes.
Parabéns e continua com o bom trabalho, nós agradecemos.
abraço

Instala a última versão do Siyah, eu também tinha esse problema e depois de actualizar o kernel ficou resolvido..

Tens um topic do Siyah onde podes acompanhar as actualizações.


Porreiro então, vou actualizar. (já tinha visto o teu tópico com a actualização)

Obrigado pessoal mais uma vez.

Editado por JohnF, 28 May 2012 - 21:30.


#23 MalGanis

MalGanis

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 43 mensagens

Mensagem publicada 29 May 2012 - 09:57

hehehehe, mesmo atribulado pra chegares a minha. Nao costuma dar assim tanto trabalho :P
Ainda bem que resolves te e conseguiste flashar tudo direito, mas esse erro mesmo que te queira ajudar nao faço a minima ideia do que seja nem nunca ouvi falar de coisa igual. Mas ainda bem que tudo esta a funfar direito.
Abraço


Boas,
Acabei por perceber que o problema não estava na Rom porque todas as outras davam o mesmo erro, e quando finalmente o resolvi (não sei como) resolvi voltar à carga na tua e até agora estou satisfeito, para já só encontro um senão, o efeito crt ao desligar nem sempre aparece...

edit: ok, tive a ler o topico outra vez e mudei a animation para 1,5x e das catraquinze vezes que experimentei aparece sempre :)

MalG

Editado por MalGanis, 29 May 2012 - 10:02.


#24 Joao Silva

Joao Silva

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 219 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 29 May 2012 - 10:07

Boas
venho aqui deixar um pedido ao TUGAPOWER, se seria possivel fazer uma rom tal qual mas com o teclado da stock e o twlauncher.
Ficando como opcao a instalacao do swype e de outros launchers.
Do resto da rom gosto e parece estar ok.
obrigado
cumps
JS

#25 casimirovsky

casimirovsky

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens

Mensagem publicada 29 May 2012 - 11:31

Boas!
Depois de alguns dias de teste posso dizer que esta é das ROM's ICS que menos bateria me gasta!
De resto, nada a apontar a não ser o problema do tempo que por vezes demora para conseguirmos desbloquear o telemóvel. Já li nos posts acima que é um problema do Kernel. Eu já actualizei para a versão 3.2.6.3 do Syrah e continua na mesma. O engraçado é que noutras Roms que experimentei, demorava algum tempo a aparecer a imagem, quando se tentava desbloquear o telemóvel, mas depois era imediato a desbloquear. Agora é imediato a aparecer a imagem, mas por vezes estou 5 segundos até conseguir desbloquear.
Abraços





Também marcado com uma ou mais destas tags: rom, tugapower, light