Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

onde são guardados os dados


  • Por favor inicie sessão para responder
19 respostas a este tópico

#1 ljpinho

ljpinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 12 September 2009 - 22:08

Ok, aqui vai a minha primeira dúvida.Onde são armazenados os dados, como por exemplo, SMS, Tasks (este parece-me interessante para registar as minhas tarefas), etc.Coloco esta questão, porque como já disse na apresentação já instalei várias ROMS no meu magic, e de todas as vezes que o fiz, os SMS e Tasks foram à vida, entre outras coisas, com essa informação poderei assim (talvez) guardar esses dados para depois os recuperar.

#2 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2009 - 01:15

Os SMS e Tasks sao guardados na memoria do Android e é natural que ao instalares várias ROMs percas os dados.Podes usar para as Tasks o Astrid que possibilita guardar online os dados, Para os SMS tambem existem aplicações para fazer backup como o Nix Sync ou o SMS Backup.

#3 ljpinho

ljpinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2009 - 01:30

Ok, essa é ideia que eu tinha, de que os dados seriam guardados na memória do Android, a questão é onde ?em /, em /data, em /system, numa bd sqlite, em xml ?Na posse desta informação, seria possivel (espero) guardar e recuperar tudo o que eu quisesse.

#4 dmmr

dmmr

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 218 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2009 - 01:33

E com as aplicações que o sismeiro falou é possível fazer o que pretendes na mesma!

#5 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2009 - 01:40

ljpinho wrote:

Ok, essa é ideia que eu tinha, de que os dados seriam guardados na memória do Android, a questão é onde ?em /, em /data, em /system, numa bd sqlite, em xml ?Na posse desta informação, seria possivel (espero) guardar e recuperar tudo o que eu quisesse.

Sim, é capaz de ser possível guardar a informação dessa maneira. Eu pelo menos nao tenho a minima ideia onde fica essa informacao no filesystem do Android.Creio que será bem mais fácil fazer o backup com as aplicacoes, tal como se fossem os contactos, email ou calendar no Google.Pode ser que alguem aqui leia estes posts e te possa dar a dica onde fica essa informação que pretendes.

#6 ljpinho

ljpinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2009 - 01:50

Obrigado pelas respostas/sugestões, entretanto vamos ver se aparece alguém que forneça essa informação.

#7 ljpinho

ljpinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2009 - 02:17

Aínda não tenho a certeza, mas segundo este Tópico os dados estão mesmo em /data, aliás já usei o "Terminal emulator" e consegui visualizar imensos ficheiros, mas tem que ser como root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root

#8 ljpinho

ljpinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2009 - 14:34

Parece que os dados são mesmo guardados em /data, fiz um "tar -cvf /sdcard/data.tar data" e depois abri no portatil e está lá tudo, sendo que a maior parte são BD's sqlite, basta instalar a extensão SQLiteManager no firefox e podemos abrir esses ficheiros e visualizar os respectivos conteúdos.Portanto para recuperar os dados bastará após a instalação de uma nova ROM executar "tar xvf /sdcard/data.tar".Claro que o tar deverá ser feito apenas para aqueles dados que realmente nos interessa recuperar.O melhor é criar um script para tratar da coisa.A parte da recuperação é para testar mais tarde.Depois dou novidades.

#9 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 13 September 2009 - 17:39

É o que dá ter na comunidade pessoas com conhecimentos de linux, assim a coisa torna-se bem mais fácil ;)

#10 ljpinho

ljpinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2009 - 19:57

Afinal não é necessário usar o tar.Basta instalar o "Backup for root (old)" e marcam os items a gravar.Existe um outro "Backup for root users" do mesmo autor, mas este parece que não faz backup aquilo que me interessa e que é "/dados/dados".

#11 ljpinho

ljpinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2009 - 20:32

Maravilha, posso ver os dados as minhas tasks e outros dados através do SQLite Manager e claro alterá-los também, mas para já não me vou meter nisso.Começo agora a pensar que aquilo que faz falta no android é um servidor ssh, isso é que era uma maravilha.

#12 TccN

TccN

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 67 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2009 - 20:38

Instalei o Backup for root (old) e mandei aquilo fazer um backup total. Digamos que já lá vão quase 15m e continua! Ou é lento ou empancou!

#13 ljpinho

ljpinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2009 - 20:50

Tens que ter o teu android rooted senão é isso que acontece.tens aqui as instruções para o fazer, ou então instalas uma rom cyanogen, não sei se qualquer uma dá ou não, sei que as versões 4.1.7 e a 4.1.8 dão.

#14 TccN

TccN

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 67 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2009 - 23:15

Pois, ainda não fiz o root ao telemóvel, mas já está o backup feito. Tenho de instalar o flashrec e por uma recovery rom.Só prá semana é que devo instalar uma rom da Cyanogen, que já downloadei (a 4.0.4, mas ainda me faltam os outros files para poder usar o CMupdate)

#15 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2009 - 12:13

eu uso o MyBackup e nunca me deixou mal!

#16 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2009 - 12:15

TccN wrote:

Só prá semana é que devo instalar uma rom da Cyanogen, que já downloadei (a 4.0.4, mas ainda me faltam os outros files para poder usar o CMupdate)

q files sao esses??tou a usar o cmupdater 4.1 e da sempre bem.e se demorares mt, qd fores instalar a 4.0.4, ja a nova stable 4.2 sai ;)

#17 ljpinho

ljpinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2009 - 13:36

BUGabundo wrote:

eu uso o MyBackup e nunca me deixou mal!

Mas o Mybackup, pelo que entendi no site do autor, poderá não fazer o backup de todos os dados, enquanto que o "Backup for root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root" faz de certeza e é gratuíto.

#18 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2009 - 13:38

O MyBackup 'e free. o MyBackupPro e' q n.tenhu q testar esse B4R. tb faz crons? permite restaurar por grupos?

#19 ljpinho

ljpinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2009 - 14:29

BUGabundo wrote:

O MyBackup 'e free. o MyBackupPro e' q n.tenhu q testar esse B4R. tb faz crons? permite restaurar por grupos?

É free por 30 dias, certo ?Quanto ao B4R, crons acho que não faz, mas permite restaurar por grupos.

#20 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 21 September 2009 - 05:36

ljpinho wrote:

Afinal não é necessário usar o tar.Basta instalar o "Backup for root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root (old)" e marcam os items a gravar.Existe um outro "Backup for root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root users" do mesmo autor, mas este parece que não faz backup aquilo que me interessa e que é "/dados/dados".

Qual é a informação que fica guardada em "/dados/dados"?Instalei a versão mais recente do Backup for root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root Users e permite fazer backup do seguinte: