Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Bricolagem -- Reparar a placa gráfica em computadores portát


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
3 respostas a este tópico

#1 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 16 May 2012 - 18:57

Da minha experiencia no terreno, diria que a seguir vem a asus e talvez a LG.A Toshiba falha mais nos portáteis com gráficas amoviveis (é uma mais valia, pois é mais barato mudar a gráfica do que a board - se bem que estas boards sofrem de outros problemas)Da minha experiencia, acho que é correcto afirmar que quanto mais basica a gráfica, melhor. Para mim, o ideal é um portátil com uma gráfica da INTEL . Não são grande coisa para jogos, mas até são boas para video, e nunca vi nenhuma com problemas de artefactos. Hoje à tarde fiz uma experiencia com um LG P1 , o qual estava com um problema comum a muitos portáteis LG quando falham pela gráfica: Divide a imagem em 4 ou 6 mosaicos (se bem que num ecran externo pode não apresentar mosaicos, apenas artefactos)Aproveitando o solinho que estava, peguei numa lupa e dei-lhe um calorzinho no chip gráfico .Voila! Funciona !Agora tenho-o a correr um filme em HD sem dissipador, por forma a aquecer o chip grafico Ja ali esta a bombar há uma hora sem problemas :DClaro que quem fizer isto deve proceder por sua conta e risco. Estamos a falar de bricolagem, e não de um serviço rigoroso que dê garantias de fiabilidade prolongada.Antes do filme HD ainda tentei um software que me recomendaram aqui num forum e que funciona muito bem , chamado Fumark, o qual puxa imento pela gráfica. Puxa tanto que sem dissipador ela até provocou logo o shut down do pc (muitos chips provocam o encerramento do pc quando atingem uma certa temperatura, isto é normal).***************************************************************************************Há duas formas de solucionar este problema do chip grafico:>A mais basica: Aquecer o chip por forma a que os maus contactos desapareçam. Normalmente usa-se uma tecnica chamada reflow, a qual consistem em aquecer atraves de uma pistola de ar quente (pode correr mal, e descolar chips que estao nas imediações.... convem usar um papel de prata para tapar tudo e deixar so o chip a descoberto). Mas ha mais tecnica: Um isqueiro a Gás, uma estação de soldar a infravermelhos (é o melhor) , ou então esta tecnica que experimentei hoje: Uma lupa num dia de sol! No fundo é seguro, pois não ha o perigo do vento da pistola de ar quente provocar o deslize de componentes, e o foco de luz é bastante concentrado / preciso.Uma dica: andar sempre com o foco de luz de um lado para o outro , para não aquecer demasiado certas zonas do chip grafico.Outra dica: Usar oculos daqueles de ver eclipses, pois o foco de luz é muito intenso se a lupa for grande. EU ainda não estou a 100% da vista depois de o ter feito hoje a tarde. Como o chip grafico (GPU) é vidrado, reflecte o ponto de luz super luminoso.>A forma perfeita e que dá mais garantias de fiabilidade é o Reballing. COnsiste em sacar o chip grafico e solda-lo novamente, mas exige um tecnico muito experiente e equipamentos carissimos. Mas se querem um serviço bem feito, Reballing é o ideal.Mais uma vez recordo, procedam por vossa conta e risco. Só lancei este topico por consciencia ambiental, pois acredito que com este pequeno tutorial alguns portáteis irão ser salvos do caixote do lixo :)***************************************************************************************O problema: Artefactos e a imagem dividida em mosaico (tipico nos LG )Imagem colocadaReparação ecológica: usa energias renováveis - um calorzinho com a ajuda preciosa do solImagem colocadaYuppie! Funciona !!!Imagem colocadaResultado final: Está a correr um filme HD em ecran inteiro , com a grafica destapada para aquecer melhor os contactos (suponho eu que seja benéfico, mas até poderei estar a estragar mais) Imagem colocada
  • titEnapsrat e Pitamersib gosta disto

#2 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 31 January 2013 - 23:55

Estando eu no meio informático, vejo naturamente muita coisa.

Supostamente o reballing deveria ser uma ciencia exacta, até porque era o grande argumento / trunfo face ao reflow ...

Mas o que tenho constatado ultimamente é que andam por ai imensas reincidencias no reballings , feitos por profissionais com equipamentos adequados ...
Em alguns casos o reballing parece ainda mais falivel do que dar um calorzinho em casa ...

O que acham da fiabilidade do reballing dos chips gráficos (GPU´s) e Chipsets ?

#3 Tec_Fil

Tec_Fil

    Guru de Android

  • Moderadores
  • 2487 mensagens
  • Localizaçãoaquele local a que chamam "casa"
  • Moto E 2015 --> Xiaomi Redmi 3

Mensagem publicada 01 February 2013 - 14:06

a diferença entre o reballing e o "aquecimento em casa" é que no reballing a solda é trocada por uma nova e ao aquecer em casa não. Mais facilmente falha um aquecimento que um reballing porque ao aquecer a solda lá existente o pino pode não ficar no local exacto onde deveria ficar ou estar lixo na própria solda
como já alguém muito sábio dizia: "windows for games, linux for real"

#4 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 04 February 2013 - 23:40

a diferença entre o reballing e o "aquecimento em casa" é que no reballing a solda é trocada por uma nova e ao aquecer em casa não. Mais facilmente falha um aquecimento que um reballing porque ao aquecer a solda lá existente o pino pode não ficar no local exacto onde deveria ficar ou estar lixo na própria solda


Exactamente.
A cena de aquecer em casa dura 3 semanas, depois... 2 semanas... depois uma semana... depois... até que se acaba.
Mas vale afazer as coisas como deve ser ;)
Já tenho experiência disso.

jmcdpereira

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"