Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Ajuda] Onde e como começar?


  • Por favor inicie sessão para responder
16 respostas a este tópico

#1 bfar97

bfar97

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 333 mensagens

Mensagem publicada 09 May 2012 - 14:39

Olá a todos e desde já agradeço toda a ajuda que me possam vir a dar!Eu quero começar no mundo do android! Quero começar a fazer os meus proprio ports! não fazer cocked roms ( isso toda a gente com um bom tutorial faz ;))Gostava de saber onde aprender a fazer Roms a partir do source!Sites e tutoriais de preferência em português mas se vier em inglês não há problema nenhum! Obrigado Cumps :(

Sigam-me ;)) @Bernardofar


#2 Hugo Tender

Hugo Tender

    Mestre de Android

  • Administradores
  • 3492 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal
  • Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 e Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Mensagem publicada 14 May 2012 - 17:17

Boas.Não sou entendido na matéria! :PAlguém que possa dar um help aqui? ;) Obrigado.Cumps, Tender

Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 Lollipop

Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Antes de iniciares a tua atividade no androidPT, lê as regras com atenção: REGRAS

Chat Gmail do fórum, para ajuda e dúvidas: [email protected]

8AycV.gif


#3 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 14 May 2012 - 17:21

É só começar a ler aqui: https://source.andro...zing.html

Depois é pensares no que queres alterar, procuras no código, alteras, recompilas, testas, done ;)
  • qix gosta disto

#4 bfar97

bfar97

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 333 mensagens

Mensagem publicada 24 May 2012 - 18:04

Obrigado pela ajuda, mas acho que antes de começar a compilar e a modificar, preciso de um computador melhor :D
com 3GB de ram não vou a lado nenhum (:

Obrigado pela ajuda ;)

Sigam-me ;)) @Bernardofar


#5 Bernardo Silva

Bernardo Silva

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 61 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal

Mensagem publicada 26 May 2012 - 17:27

Há algum site PT ?


Tambem gostava de me aventurar nesse mundo
Huawei IDEOS X5 U8800 - Aurora ICS 4.0.4 - ClockworkMod Recovery 5.5.0.4 - Kernel 3.0.8 @ 1 GH

#6 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 01 June 2012 - 14:49

Obrigado pela ajuda, mas acho que antes de começar a compilar e a modificar, preciso de um computador melhor :P
com 3GB de ram não vou a lado nenhum (:

Obrigado pela ajuda ;)


Eu trabalho com alguma frequência a compilar o Android do código fonte e não necessito mais do que 2GB de RAM. Só a 1ª compilação é que demora cerca de 1h, as seguintes são mais rápidas porque só é compilado o que foi alterado ;)

#7 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 01 June 2012 - 14:53

Há algum site PT ?


Tambem gostava de me aventurar nesse mundo


Se houvesse, seria aqui :P. Esta secção de Desenvolvimento de ROMs serve esse propósito, mas até hoje nínguem se deu ao trabalho de escrever um tutorial extenso sobre o assunto. Mesmo websites em inglês não há nenhum que tenha toda a informação consolidada, os melhores locais são a página oficial de Android ( http://source.android.com/ ) e a Wiki de CyanogenMod ( http://wiki.cyanogen...title=Main_Page ), no entanto seria interessante ver pessoal interessado a contribuir para isto em português ;)

#8 bfar97

bfar97

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 333 mensagens

Mensagem publicada 03 June 2012 - 00:00

Eu gostava muito de aprender mas tenho algumas duvidas que gostaria que me esclarecessem!
Posso compilar em ubuntu 32 bits?! (na pag. oficial do Android diz que só dá em 64 bits)
Tenho que saber trabalhar com algum codigo(java c++)?! Se sim é complicado, e onde posso aprender?!
Como solucionar os bugs que vão aparecendo, eu nunca entendi isto xD

Quem me puder dar uma ajudinha talvez eu venha a fazer alguma coisa gira :)

Sigam-me ;)) @Bernardofar


#9 Ricardo Faria

Ricardo Faria

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 12 June 2012 - 21:37

Eu gostava muito de aprender mas tenho algumas duvidas que gostaria que me esclarecessem!
Posso compilar em ubuntu 32 bits?! (na pag. oficial do Android diz que só dá em 64 bits)
Tenho que saber trabalhar com algum codigo(java c++)?! Se sim é complicado, e onde posso aprender?!
Como solucionar os bugs que vão aparecendo, eu nunca entendi isto xD

Quem me puder dar uma ajudinha talvez eu venha a fazer alguma coisa gira :)


Era muito bom se alguem desse continuaçao a esta thread, visto podermos reunir informação muito importante também...

As duvidas acima referidas também sao duvidas que tenho... agradecia imenso que alguem explicasse pff.
ja agora aproveito para deixar um tutorial aqui, nao sei ao certo se ajuda, mas parece ter muita info:

obrigado

#10 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 20 June 2012 - 03:47

Era muito bom se alguem desse continuaçao a esta thread, visto podermos reunir informação muito importante também...

As duvidas acima referidas também sao duvidas que tenho... agradecia imenso que alguem explicasse pff.
ja agora aproveito para deixar um tutorial aqui, nao sei ao certo se ajuda, mas parece ter muita info: http://www.youtube.com/watch?v=1_H4AlQaNa0

obrigado


"Posso compilar em ubuntu 32 bits?! (na pag. oficial do Android diz que só dá em 64 bits)"

Sim, é possível compilar em ubuntu 32 bits mas requer algumas alterações.

"Tenho que saber trabalhar com algum codigo(java c++)?! Se sim é complicado, e onde posso aprender?!"

Para compilar puro e bruto não é preciso grandes conhecimentos, mas também não se ganha nada em compilar sem alterar nada. No código fonte de Android as seguintes tecnologias estão presentes em grande parte do global e são essenciais para conseguir fazer alterações diversificadas:
  • Programação Android normal (essencialmente Java na SDK de Android) - Para alterar aplicações de alto nível como Contactos, SMS, etc
  • Linguagem C e Makefile de Android (semelhante ao Makefile normal) : Para alterar a camada do Dalvik, JNI, recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery, Drivers de sensores etc
  • Bash Scripting : Para entender e alterar coisas como as scripts de inicialização de Android e poder estender a funcionalidade de baixo nível facilmente
  • Entendimento geral de Linux : crucial para entender como compilar o kernel e como este interliga com o DalvikVM, o que realmente está por baixo a acontecer, o funcinamento da toolbox etc etc
  • Entendimento genérico de GCC e das flags dos processadores ARM para compilar a ROM correctamente para um dado dispositivo

De grosso modo é esse o leque de conhecimentos necessário para fazer quase tudo com o código fonte. Existem também scripts auxiliares de Python para produção das builds e ainda algum conhecimento de OP Codes do Bytecode da DalvikVM se quiserem ir mesmo a fundo no entendimento de tudo.

#11 bfar97

bfar97

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 333 mensagens

Mensagem publicada 20 June 2012 - 11:10

Desses pontos que falas-te de 0 a 100 o que eu sei é 0 :P

Ou seja se não arranjar um sitio onde os aprender, pumba não faço nada :)

Cumps ;)

Sigam-me ;)) @Bernardofar


#12 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 21 June 2012 - 10:06

Desses pontos que falas-te de 0 a 100 o que eu sei é 0 :P

Ou seja se não arranjar um sitio onde os aprender, pumba não faço nada :)

Cumps ;)


A grande maioria do conhecimento podes adquirir na Internet. Se não usas Linux, passa a usar a vai-te ambientando com o sistema. Não só é útil porque para compilar Android a forma mais fácil e que toda a gente usa é usando Linux, mas o próprio Android tem a sua base em Linux pelo que se entenderes o sistema operativo a nível do computador esse conhecimento é transportado para o telemóvel com relativa facilidade. Acho que esse é um bom ponto de partida ;)
  • lemmon gosta disto

#13 bfar97

bfar97

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 333 mensagens

Mensagem publicada 21 June 2012 - 12:16

Só há um problema, eu já instalei o linux mas não consegui por a minha placa de internet Kanguru a funcionar! :\ e precisava mesmo disso, aliás há um programa que eu uso no windows que preciso mesmo, o connectify para partilhar a internet! Creio que no linux não posso usar nada disto :S

CUmps ;)

Sigam-me ;)) @Bernardofar


#14 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 24 June 2012 - 13:48

Partilhar a Internet em Linux não é preciso aplicações, basta configurar a rede na maioria das distribuições.

Podes sempre instalar o Linux numa Máquina virtual tipo virtualbox dentro do Windows e assim não tens de perder nada do Windows e podes começar a trabalhar em Linux da mesma forma ;)

#15 bfar97

bfar97

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 333 mensagens

Mensagem publicada 08 July 2012 - 15:01

Para quem se tem mostrado interessado por android neste thread venho divulgar um site que pode ajudar muita gente (: http://www.freeyoura...porting-android
P.S. Vejam os outros posts e abas desse site, tem muita ajuda!

Cumps ;)
  • pedronveloso gosta disto

Sigam-me ;)) @Bernardofar


#16 Martins_lx

Martins_lx

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens
  • LG P500

Mensagem publicada 08 July 2012 - 16:44

Boas...Gostava de ter a vossa ajuda para saber o seguinte. Tenho um LG P500, comprei através da Vodafone, o período de fidelização acabou no mês passado no dia 20. Tenho lido em alguns sites que há hipotese de mudar da versão que tenho tenho a 2.2 froyo' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Froyo']froyo para a versão 4.0 Ice Cream, já algum de voces instalou a versão 4 do android num P500? Funciona bem? Ou fica muito lento? um cartão SD de 16 Gigas chega? Há algum tutorial aqui neste site do Androidpt que isse como se faz isto? Desculpem lá tanta ignorância. Cumps

#17 Duarte777

Duarte777

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 2279 mensagens
  • LocalizaçãoBraga
  • Samsung Galaxy S6

Mensagem publicada 08 July 2012 - 18:28

Boas...Gostava de ter a vossa ajuda para saber o seguinte. Tenho um LG P500, comprei através da Vodafone, o período de fidelização acabou no mês passado no dia 20. Tenho lido em alguns sites que há hipotese de mudar da versão que tenho tenho a 2.2 froyo' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Froyo']froyo para a versão 4.0 Ice Cream, já algum de voces instalou a versão 4 do android num P500? Funciona bem? Ou fica muito lento? um cartão SD de 16 Gigas chega? Há algum tutorial aqui neste site do Androidpt que isse como se faz isto? Desculpem lá tanta ignorância. Cumps


Passa na secção desse equipamento, aqui não é a zona correta.
HTC One - 4.2.2 Stock