Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[KERNEL] Kernels para o O2x!!


  • Por favor inicie sessão para responder
31 respostas a este tópico

#1 Espinhal

Espinhal

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens

Mensagem publicada 26 March 2012 - 13:42

Malta,
Hoje trago-vos outro assunto relacionado com o nosso O2x (e qualquer dispositivo Android): O Kernel! :woohoo:
Mas oh Espinhal, o que é isso do Kernel?! :huh: Ora bem, o Kernel é a componente do sistema operativo Android responsável por, nomeadamente, gestão da memória flash, gestão da bateria, gestão de processos, vários drivers de comando (câmara, Wifi, Ecrã, Audio, Rede, etc), segurança do dispositivo, etc.

Imagem colocada
Podemos também afirmar que o Kernel actua como interface entre o Hardware e o Software (Rom) dos dispositivos.

Imagem colocada
Tendo em conta isto tudo podem calcular a importância que o Kernel tem no desempenho do dispositivo Android, desde a fluidez de navegação, autonomia de bateria, gestão da memória ram disponível, possibilidade de overclock e underclock do processador, etc.
A verdade é que não existem muitas versões base de Kernels para o nosso O2x (podem ver a versão do vosso Kernel em "Definições -> Acerca do Telefone"), mas podemos dizer que a versão vai depender do tipo de Rom (stock, CM7/9/MIUI).
Esta conversa toda vem a propósito de que, tal como podemos mudar de Rom e alterar o desempenho do O2x, também podemos mudar de Kernel e igualmente alterar o desempenho do O2x.
Quero-vos então apresentar quais são as alternativas que existem na comunidade em termos de Kernels (Atenção que aqui sou apenas o mensageiro, todo o crédito vai para os Developpers (Spica, Gueste, Harsh, dr4go entre outros do XDA) que investiram muito trabalho e tempo livre nestes Kernels. Há que agradecer a esta gente!!).
-------------------------------
Roms stock LG ou modificadas (froyo' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Froyo']froyo e gingerbread' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Gingerbread']gingerbread):
*[12-MAR]*[SR3R2][OTF V2.0][KERNEL]HP 2x Xtreme Final SR3R2 for MCR GB - Para mim, este Kernel é dos melhores senão o melhor. Feito pelo Mestre dos Kernels para o O2x "spica1234". Versões estáveis ou a puxar pelo desempenho, extremamente configurável "on the fly", simplesmente revolucionário, para quem tem roms froyo' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Froyo']froyo ou gingerbread' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Gingerbread']gingerbread. Recomendo!

fps kernel by dr4go - Kernel a puxar para o desempenho em detrimento de bateria. Muito bom!

guestekrnL v1.5 | v20Qbased - GuesteOC, ZRAM, ultrasmooth - Estável, optimos desempenhos e suave como manteiga! :lol:
-------------------------------
CM7:[CM7/MIUI Kernel][KANG][MAR20] ETaNa with Spica © OTF ToolKit
-------------------------------
CM9:[CM9-ICS' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ICS']ICS KERNEL][RC1] Horse Power 2x eXtreme ICS' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ICS']ICS RC1 [OTF] - Este é o Kernel que estou a usar no momento, também do spica1234. Simplesmente dupliquei a duração da minha bateria com ele! :woohoo:
[KERNEL][ICS' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ICS']ICS 3.0.26] Harsh Kernel Build-2503-3 [Improved voice quality][SIO] - Kernel inovador, ainda a dar os primeiros passos!
-------------------------------
O processo de mudança de Kernel é relativamente simples, bastante semelhante às roms. De um modo geral é desta forma (embora devam estar atentos ao modo de operação indicado por cada Developper):(Partindo do princípio que o vosso O2x já tem root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root e ClockWordMod instalado)
1 - Download do ficheiro ZIP com o Kernel;
2 - Reboot para o CWM;
3 - No CWM fazer o Nandroid Backup -> "backup and restore" -> "backup" (Este passo é da praxe e recomendo que não o passem à frente!!!)
4 - Wipe Dalvik-Cache e baterry stats (no CWM façam "advanced -> wipe dalvik cache e wipe baterry stats");
5 - Flash ao ficheiro zip do Kernel;
6 - Reboot.
7 - É recomendável fazer uma series de ciclos completos de carga, isto é carregar completamente a bateria (aguardar pelo menos 15 minutos depois dos 100%), descarregar completamente (até aparecer o sinal de "!") e voltar a carregar.
Recomendo que estejam atentos aos posts com as Roms "cozinhadas", muitas vezes existem diversas versões das Roms já com diferentes Kernels. É sempre preferível instalarem uma rom já com estes Kernels implementados pelos Developers (reduz o risco de bugs e incompatibilidades) mas é sempre possível flashar um Kernel sobre a rom que tem no vosso O2x (desde que escolham um kernel compatível com a rom).
Existem por aí mais Kernels para o nosso bicho, mas o meu objectivo neste post não é criar uma lista exaustiva mas sim disponibilizar alguns exemplos para promover a discussão e a partilha de experiências entre nós.
Mais, à semelhança da mudança de Roms, a mudança do Kernel implica a perda de garantia e o risco de ficaram com o vosso O2x sob forma de um tijolo dispendioso. Não é coisa para quem está a dar os primeiros passos... Eu não me responsabilizo por nada do que possam fazer com os vossos dispositivos, qualquer mudança é por vossa conta e risco!!! :whistle:
Procurem primeiro informarem-se, leiam, vejam o feedback dos users, tirem as vossas dúvidas, é para isso que este e outros forums existem!
Boa sorte! :)

Editado por Espinhal, 11 July 2012 - 11:52.

  • peixinho06, Rjjcvb, Poupo e 1 outro gosta disto

#2 Poupo

Poupo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 65 mensagens

Mensagem publicada 26 March 2012 - 15:23

:woohoo: Epá tu és demais... :) Grande post, este Espinhal domina e tira mesmo o Maximo do Maximo 2x ;)E aqui fica o meu muito obrigado :cheer:
  • Espinhal gosta disto

#3 Espinhal

Espinhal

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens

Mensagem publicada 26 March 2012 - 15:55

:woohoo: Epá tu és demais... :D Grande post este Espinhal domina e tira mesmo o Maximo do Maximo 2x ;)E aqui fica o meu muito obrigado :cheer:

Obrigado amigo Poupo! :) Vou me confessar, é que antes de aprofundar os meus conhecimentos nestas andanças, estive vários meses no inferno com o O2x (BSOD's, reboots aleatórios, lentidão descomunal, sobreaquecimento, bateria a durar meio dia, etc, etc...) à espera que a LG mandasse uma rom de jeito...cheguei ao ponto de me apetecer, por várias vezes, atirar o bicho directamente para o lixo...felizmente conheci este forum, XDA e toda a comunidade do O2x!! :laugh: Se puder fazer algo para que os novos users tirem todo o partido deste telemóvel, que quanto a mim é dos dispositivos que tem melhor relação qualidade/preço (apesar de já ter mais de um ano de vida) quando se lhe acrescenta a magia da comunidade Android!! :D
  • Poupo gosta disto

#4 Poupo

Poupo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 65 mensagens

Mensagem publicada 26 March 2012 - 16:02

Eu usei o XDA muito tempo mas para windows mobile... como podes ver a minha colecção ai na assinatura ;)ainda tenho o HTC o touch2 mas não a android para ele :D então só uso mesmo para sms e chamadas dei muitas vezes com a cabeça nas paredes por casa de ROM's APP's que deixavam os teles mesmo maluquinhos XDAgora estou mesmo dedicado ao LG/Android só que só mexo nisto a pouco tempo então ainda ando um pouco as voltas com ele, mas quanto a android aprendi muito aqui no forum e tb contigo :)

#5 Espinhal

Espinhal

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens

Mensagem publicada 26 March 2012 - 16:12

Curiosamente também vim do WM6.5 para Android (embora esse teu HTC seja de outra liga em comparação ao meu Omnia 2...), há pouco mais de uma ano. Bem dita a hora em que mudei!! :laugh: Vais ver que rapidamente entras no esquema e ganhas confiança, para tirar o máximo desse máximo pah! :laugh:

#6 Poupo

Poupo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 65 mensagens

Mensagem publicada 26 March 2012 - 16:16

Ja para nem falar do Qteck S200 com o windows mobile 5.0, e o OMAP850 200 MHz que era uma loucura :)

#7 super38

super38

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens
  • LG 2X ICS NOVA HD REBUILD v.1.0.3

Mensagem publicada 27 March 2012 - 22:42

cada vez percebo menos :( Espinhal que dizes do meu Kernel penso que nao seja nenhum desses o meu é 2.6.32.55-cyanogenmod pastime1971@xda20120318#1 ?

#8 Espinhal

Espinhal

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens

Mensagem publicada 28 March 2012 - 07:36

cada vez percebo menos :( Espinhal que dizes do meu Kernel penso que nao seja nenhum desses o meu é 2.6.32.55-cyanogenmod pastime1971@xda20120318#1 ?

Calma super38! Desfruta do teu O2x!! :( No post só deixei alguns exemplos de Kernels, mas se não me falha a memória deves estar com uma rom do Owain (ICS). Parece-me o kernel que vem de origem com essa rom. :(

#9 super38

super38

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens
  • LG 2X ICS NOVA HD REBUILD v.1.0.3

Mensagem publicada 28 March 2012 - 19:19

Sim é mesmo essa e para já não tenho grande razão de queixa mas se for para melhor estou cá :woohoo:

#10 Espinhal

Espinhal

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens

Mensagem publicada 28 March 2012 - 19:30

Estás com a mesma rom que eu então. Eu mudei foi de kernel para o do Spica (mestre dos kernels no O2x) com muito bons resultados. Experimenta se quiseres! ;)Sent from my LG-P990 using Tapatalk 2 Beta-4

#11 super38

super38

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens
  • LG 2X ICS NOVA HD REBUILD v.1.0.3

Mensagem publicada 28 March 2012 - 19:51

a grande diferença será a autonomia da bateria ?

#12 Espinhal

Espinhal

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens

Mensagem publicada 28 March 2012 - 20:12

Olha eu notei diferença na bateria e é um kernel de um Developer que conheço bem. A dica que te dou é: experimenta! :lol:Sabes todos aqui neste fórum do O2x temos o mesmo equipamento mas é bem provável que determinado conjunto de rom e kernel tenha comportamentos diferentes em cada um de nós. Está mais que confirmado que o mesmo tipo de hardware nos nossos O2x pode ter proveniência diferente. Cada máquina é única! :-D Tens backups feitos com a última versão do CWM? Então siga para experimentar! ;-) Sent from my LG-P990 using Tapatalk 2 Beta-4

#13 Poupo

Poupo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 65 mensagens

Mensagem publicada 28 March 2012 - 21:07

Tenho quase a certeza que não existem 2 O2x iguais... :blink:

#14 Rjjcvb

Rjjcvb

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 75 mensagens

Mensagem publicada 28 March 2012 - 21:41

Boas, E alguém também pode explicar a diferença entre comcache?? Melhor para bateria? Pior? Mantém as aplicações maus tempo aberto tipo msn q casa vez fecha sozinho.... Cumprimentos.

#15 Espinhal

Espinhal

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens

Mensagem publicada 29 March 2012 - 08:43

Boas E alguém também pode explicar a diferença entre comcache?? Melhor para bateria? Pior? Mantém as aplicações maus tempo aberto tipo msn q casa vez fecha sozinho.... Cumprimentos.

Olha Rjjcvb do que pude estudar sobre a compcache (ou Zram) é que basicamente destina uma determinada percentagem da Ram para ser usada como cache (tipo o que o windows faz no disco rígido, aqui é feito na Ram). Ou seja comprime-te um conjunto de dados num determinado espaço da Ram, traduzindo-se em aumento da tua memória Ram (Mais ram livre, maior fluidez e capacidade de multitask do Android).A desvantagem poderá vir na bateria...este processo exige mais esforço do CPU (na compressão e descompressão da informação para a ram), ora se puxa um pouco mais pelo CPU -> deve consumir-te mais bateria. Não deve ser significativo, mas sinceramente nunca me dei ao trabalho de ver na prática a diferença.Espero ter ajudado.
  • Rjjcvb e Jfacorreia23 gosta disto

#16 Rjjcvb

Rjjcvb

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 75 mensagens

Mensagem publicada 29 March 2012 - 09:24

Muito obrigado pela resposta! Outra perguntar, o rom e kernel que estas a utilizar, tens hardware accelaration? O câmara de vídeo funciona? Consegues ver esse vídeo?

#17 Rjjcvb

Rjjcvb

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 75 mensagens

Mensagem publicada 29 March 2012 - 09:30

Outra perguntar, desculpa as perguntas, instalei no meu stock rom v20q. O kernel do spica. E junto veio uma aplicação horsepower otf?? Tem aqui vários ajustes... Recomendas deixar assim? Vejo aqui uma opção a dizêr Powersavemode. O q realmente faz?

#18 Espinhal

Espinhal

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens

Mensagem publicada 29 March 2012 - 10:06

A rom que estou a usar é um CM9 e já se sabe que não há aceleração de hardware e camara de filmar a funcionar como deve ser (culpa a LG e Nvidia...)...Ainda não me dei ao trabalho de configurar o Kernel do spica por essa app. A configuração standard serve perfeitamente mas podes sempre experimentar as configurações a ver que tipo de resultados obtens. É seguro, porque foi programado dentro do valores e limites de segurança.Dá uma vista de olhos neste post

#19 Rjjcvb

Rjjcvb

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 75 mensagens

Mensagem publicada 29 March 2012 - 11:20

Obrigado! Com isto já não preciso da aplicação set cpu para diminuir a frequência quando tenho o telemóvel em standby, screen off. :-D (já experimentei quase todos os roms da cm 9... Por enquanto fico com o stock 20q com o kernel de Spica, sou muito exigente em relação ao câmara de vídeo :-P skype, etc... e qualidade de fotografia, q na minha opinião mesmo assim não é grande coisa para um telemóvel com 8 mpx. Tinha um nokia n95 8gb com 5megapixels e tinha qualidade maus nítida.)

#20 Espinhal

Espinhal

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens

Mensagem publicada 29 March 2012 - 12:24

Eu neste momento parei o SetCPU para fazer a experiência com este Kernel do spica. Vamos lá ver! :( Olha tenta fazer a seguinte experiência, tira umas fotos sem a capa traseira do O2x a ver se a qualidade de imagem/nitidez melhora... ;)

#21 super38

super38

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens
  • LG 2X ICS NOVA HD REBUILD v.1.0.3

Mensagem publicada 29 March 2012 - 19:22

Nao tive muita sorte o telemóvel morreu por 3 vezes com o kermel Horse Power 2x eXtreme ICS RC1!vou meter de novo o 2.6.32.55-cyanogenmod pastime1971@xda20120318#1

#22 Espinhal

Espinhal

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens

Mensagem publicada 30 March 2012 - 08:11

Nao tive muita sorte o telemóvel morreu por 3 vezes com o kermel Horse Power 2x eXtreme ICS RC1!vou meter de novo o 2.6.32.55-cyanogenmod pastime1971@xda20120318#1

Como assim morreu? Não tenho tido problemas no meu! Tens a certeza que limpaste a cache e a dalvik antes de flashar o Kernel do spica? Modificaste alguns parâmetros no OTF do Kernel?

#23 Rjjcvb

Rjjcvb

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 75 mensagens

Mensagem publicada 30 March 2012 - 08:17

Eu neste momento parei o SetCPU para fazer a experiência com este Kernel do spica. Vamos lá ver! ;) Olha tenta fazer a seguinte experiência tira umas fotos sem a capa traseira do O2x a ver se a qualidade de imagem/nitidez melhora... :P

Esse cm 9 com esse kernel, como é a vida da bateria? Por exemplo se uma pessoa ta o dia inteiro ligado a skype, msn e talk?

#24 Espinhal

Espinhal

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens

Mensagem publicada 30 March 2012 - 08:25

O Kernel ajuda a melhorar o desempenho da bateria na CM9 mas não faz milagres amigo Rjjcvb.O uso do 3g + ligação de dados (sincronização) é o responsável pelo maior consumo de bateria no O2x. Chega a consumir mais bateria que só o Wifi! Não sei qual é a autonomia que tens conseguido mas com skype, msn, talk (que por si só já consomem CPU) não te deve dar para mais de um dia, seja com que configuração de Rom/Kernel tiveres...

#25 Rjjcvb

Rjjcvb

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 75 mensagens

Mensagem publicada 30 March 2012 - 09:10

Com o cyanogenmod 7.2 com kernel do mesmo, mais ou menos 13 horas. Com cm 7.2 com Iron kernel, um pouco mais. Com gingerbread 20q stock kernel 8horas... Hoje estou experimentar o kernel do Spica. utilizo só wi fi, na tmn tenho um plano muito baixo, e prefiro nem utilisar. Para isso utilizo o app APN Portugal. (O APN Portugual não funcione no cm9 pois não?)Uma pergunta melhor então, até agora, q roms experimentaste? Na tua opinião qual tem mais autonomia de bateria?