Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Baseband e RIL no nosso O2x!!


  • Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

#1 Espinhal

Espinhal

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens

Mensagem publicada 24 March 2012 - 23:27

Malta,Uma das questões importantes quando se muda de roms é ter a certeza que o Baseband e o RIL do nosso O2x estão a bater certo. Ter o RIL a bater certo com o Baseband da rom melhora a qualidade e estabilidade do sinal de rede de telemóvel e evita o consumo excessivo da bateria.Antes de mais, o que é o Baseband e o RIL?
Resumidamente:
Baseband: É o subsistema do telefone que controla as comunicações de rede. Trata-se pois do firmware do chipset responsável por controlar directamente o hardware de rede com as comunicações com as antenas de rede de telemóvel.
RIL: É o programa que faz a ponte entre a Rom e a parte de hardware responsável pelas comunicações de telemóvel. Basicamente fornece uma interface à Rom para que ela possa usar o hardware responsável pela comunicações de telemóvel.
Existem diversas Basebands para o nosso O2x e cada rom vem com a sua. A mais comum será a "1035.21_20110725" (vejam em "acerca do telefone" no menu das definições qual é a vossa Baseband). Pode-se sempre mudar de baseband, mas é um processo meio complicado e com risco. Por isso só se deve mudar de baseband se realmente houver algum problema grave no comportamento do rede/tlm do O2x.
A RIL essa nem sempre está associada a baseband da rom que se instala, e muitas vezes ao mudar-mos de rom fica-se com uma RIL que não bate certo com a baseband.
Por exemplo quando se actualiza de uma rom Android froyo' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Froyo']froyo (são as versões v10x/2.2, muito comuns nos primeiros modelos do O2x) para uma rom Android gingerbread' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Gingerbread']gingerbread (v20x/2.3.4, correspondem aos últimos upgrades oficiais da LG).
Para fazer bater certo a Baseband com a RIL existem duas aplicacões no Market, específicas para o O2x, que nos podem ajudar:
GetRIL - Recomendo
LG RIL VersionAs aplicações são fáceis e seguras de usar (precisam de ter root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root no O2x), e possibilitam ter a vossa Baseband a fazer "pandan" com a sua respectiva RIL.
Espero ter sido claro e não demasiado técnico na explicação... cá estarei para tirar dúvidas e ajudar.

Editado por Espinhal, 11 July 2012 - 11:04.

  • Jfacorreia23 e GrejuPl gosta disto

#2 Poupo

Poupo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 65 mensagens

Mensagem publicada 25 March 2012 - 01:19

Bom post ;) Qual a RIL que usas?
  • Espinhal gosta disto

#3 Espinhal

Espinhal

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens

Mensagem publicada 25 March 2012 - 01:31

Obrigado! ;)Neste momento, com a baseband que indiquei no post e a CM9, estou a usar a RIL "0725 v10, Europe". Se usarem roms CM7/9 optem por RILs "v10" pois parece que as "v20" dão problemas nestas roms... Sent from my LG-P990 using Tapatalk 2 Beta-4

#4 Poupo

Poupo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 65 mensagens

Mensagem publicada 25 March 2012 - 01:38

Tu dominas isto ;) Obridado pela dica e desculpa nao reparei em cima na RIL.

#5 Espinhal

Espinhal

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens

Mensagem publicada 25 March 2012 - 01:46

Não domino nada! :pApenas sou "viciado" em tirar o máximo deste máximo 2x! :lol:Sent from my LG-P990 using Tapatalk 2 Beta-4

#6 Poupo

Poupo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 65 mensagens

Mensagem publicada 25 March 2012 - 01:51

Sim "nos" podemos tirar o maximo do "nosso" maximo e 2x lolSent from my LG-P990 using Tapatalk 2 Beta-4

#7 Ric_Android

Ric_Android

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 07 April 2012 - 11:36

Só uma perguntinha a ver quem sabe responder eu estou com a rom cm9 e tenho o programa getril instalado e como estou no brasil quando deveria eu instalar no meu telemovél ?

#8 Espinhal

Espinhal

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens

Mensagem publicada 07 April 2012 - 11:43

Só uma perguntinha a ver quem sabe responder eu estou com a rom cm9 e tenho o programa getril instalado e como estou no brasil quando deveria eu instalar no meu telemovél ?

É independente do lugar onde estejas. Instala e vê se a tua RIL bate certo com a baseband. Sent from my LG-P990 using Tapatalk