Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Como sincronizar contactos Gmail/Facebook/Android? Resolvido


  • Por favor inicie sessão para responder
3 respostas a este tópico

#1 Droidkiller

Droidkiller

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 mensagens

Mensagem publicada 29 February 2012 - 23:09

Dedicado à minha prima Magda.Olá,Certamente já todos verificámos que na sincronização dos contactos, por vezes o facebook não sincroniza da melhor forma e que a informação fornecida pelo facebook não é editável. Com este post, pretendo que esta informação seja divulgada por todos os que apreciam a partilha de dados que os dispositivos móveis proporcionam. :blink: Como importar Aniversário, Emprego e Função desempenhada e notas pessoais do Facebook? Certamente que todos nós gostamos de receber os parabéns dos nossos amigos ou conhecidos. Acontece que para isso existe uma função de armazenamento no nosso cérebro chamada memória. Como já não estou a caminhar para novo (e diga-se de passagem que nunca me recordei dos aniversário dos meus amigos e família - o meu sincero pedido de desculpa), existe uma solução proporcionada pelo dispositivo android que é a sincronização de dados de contas do utilizador: google, facebook, twitter, skype, exchange. Já houve tempos em que a sicronização era muito simples. Bastava para isso (no android) ir ás definições, contas e sincronização, adicionar conta, e adicionar a conta pretendida. Acontece que devido a políticas de privacidade e ao facto da Google e o Facebook estarem de costas voltadas (talvez por o facebook ver na Google um forte rival), não são fornecidos todos os dados directamente, nem se tornam editáveis. Como eu considero que o android é um excelente auxiliar de memória e não sei tudo sobre toda a gente que tenho adicionada, gosto de ter toda a informação que está disponível sobre determinada pessoa e de torná-la editável. Para importar os dados acima referidos, existe uma aplicação na net chamada "Friends to Gmail" ( http://www.friendstogmail.com/ ). Esta aplicação importa os dados do Facebook para o Gmail. Primeiro clicamos no botão "connect with facebook", introduzimos o e-mail e a palavra-passe e seguidamente "Load Friends". É apresentado um longo texto com os dados que pretendemos. Para os podermos importar para o Gmail, temos que abrir o editor de texto, seleccionar o texto completo, e fazer "copy" e "paste" para o novo ficheiro que abrimos. Devemos guardar o ficheiro por exemplo como facebook.csv. Para visualizarmos a informação se pretendermos e podermos fazer alterações aos dados e acrescentar alguma informação que sabemos, mas que por uma razão ou por outra os nossos amigos não disponibilizaram, podemos abrir o ficheiro numa folha de cálculo e nas opções, seleccionar a checkbox "separado por" e unicamente a checkbox "vírgula". No delimitador de texto seleccionamos " (eu uso o Libre Office 3 e não sei se no Excel ou noutras folhas de cálculo o ficheiro se comporta da mesma forma, situação que é uma questão de experimentarem as opções do "separado por"). Clicamos em OK e temos os dados numa tabela que podemos editar.Depois de fazermos as alterações que pretendemos, guardamos o ficheiro como .csv.Para importarmos o ficheiro para os contactos do Gmail, dentro da nossa área do Gmail, no canto superior esquerdo, onde diz Gmail, clicamos e seleccionamos contactos. No menu "mais" escolhemos a opção "importar". De seguida escolhemos o ficheiro .csv a importar. É criada no Gmail uma pasta que fica abaixo da pasta "contactos pessoais", com o nome "Importado em ". Caso tenhamos contactos no Gmail duplicados, devemos no menu "mais" seleccionar a opção "localizar e unir duplicados". Em princípio os contactos serão adicionados automaticamente aos "contactos pessoais", caso não sejam, seleccionar todos os contactos da pasta "Importado em ..." e copiá-los para os "contactos pessoais". Para isso, só temos que, depois de seleccionados, ir ao menu dos grupos e seleccionar o grupo "contactos pessoais", deixando também seleccionado o grupo "Importado em ...". Et voilá, temos os nossos contactos do Facebook no Gmail. B) Como importar os e-mails dos nossos amigos que estão no facebook para o Gmail?Como já devem ter reparado, a aplicação "Friends to Gmail", não inclui o e-mail dos nossos amigos. Para conseguirmos importar os endereços de e-mail dos nossos amigos e este ficarem editáveis, seja no Evolution, no Thunderbird, no Outlook, ou mesmo no android, temos primeiro que ter uma conta no "Yahoo". O "Yahoo" permite a importação do email dos nossos amigos do Facebook. Para conseguirmos isso, temos que clcar no separador "contacts".De seguida, clicar no menu "Actions" e seleccionar "import contacts". Clicar em "Facebook". Introduzir o e-mail e a respectiva palavra-passe. Quando fôr exibida a frase "Partilhar com Yahoo", clicamos em OK. Quando recebermos a mensagem que os nossos contactos foram importados, clicamos em "done". Aproveito para informar que só serão importados os contactos que tiverem o e-mail público no Facebook.Agora vamos exportar os contactos para uma folha de cálculo. Para tal clicamos em "select all" e no menu "Actions" seleccionamos "Export All". No lado esquerdo do ecrã, "Tools", clicar em print. Seleccionar "Print your entire address book" e no Layout, seleccionar "Basic View" e clicamos em "Display for printing". É exibida uma lista com os nomes e e-mails dos nossos contactos. Seleccionamos todo o texto e fazemos "copy" e "paste" para um novo documento da folha de cálculo. Depois só temos que organizar a informação em duas colunas com nome do contacto e e-mail e ordenar os dados por ordem alfabetica, para estarem preparados para o passo seguinte.Entramos novamente no Gmail, de forma a exportar os dados que já tinhamos recolhido anteriormente do "Friends to Gmail". Para isso, seleccionamos todos os contactos que temos em contactos pessoais. Clicamos no menu "mais" e seleccionamos "Exportar". Quando abrir a janela seguinte, seleccionamos o grupo "contactos pessoais" e formato .csv do Google. Depois clicamos em exportar. Abrimos o ficheiro criado numa folha de cálculo novamente, com a opção "separado por vírgula" seleccionada e no campo "E-mail - Value 1" copiamos os e-mails que anteriormente tinhamos ordenado por ordem alfabetica. Se tudo correr bem, guardamos o ficheiro, apagamos todos os contactos que temos no Google e importamos novamente para o Gmail, E pronto, temos a informação que podemos importar do Facebook no Gmail. :woohoo: Como importar as fotos do Facebook e o URL da página do Facebook?Facultativamente podemos definir uma foto para cada contacto que temos no Gmail. Temos que abrir cada contacto individualmente, ir a cada página dos nossos contactos do Facebook, clicar com o botão direito do rato em cima da foto e seleccionar copiar o endereço da imagem. Por outro lado, se queremos adicionar o endereço da página do facebook é só copiar o endereço para o campo URL.Ao sincronizar o android com os contactos do google ficamos com toda a informação do contacto disponível e editável. Lembrem-se sempre que a sincronização tem sempre dois sentidos.Espero ter sido útil.Abraço,Rui Brito Candeiaswww.linuxmint.com

#2 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 02 March 2012 - 11:11

Obrigado por partilhares. Acredito que poderá ser útil a muitos utilizadores :)
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#3 pedrosaragoca

pedrosaragoca

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 20 mensagens

Mensagem publicada 01 June 2012 - 20:08

Boas.
Tenho a dizer que está muito bem explicado. Já estive mais longe do fim do processo. sendo eu um leigo, atesta bem a qualidade do teu trabalho. Estou parado a tentar ordenar os nomes e emails em excel(retirados do google). deve haver uma fórmula que não conheço. vai dai fui tentar fazer à mão. mas o pc está a bloquear...:O Fizeste essa ordenação de dados mesmo à mão? outra questão. uma vez feito esse tratamento em excel grava-se em csv, certo?
obrigado

#4 pedrosaragoca

pedrosaragoca

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 20 mensagens

Mensagem publicada 01 June 2012 - 20:09

peço desculpa * retirados dos yahoo