Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Bootloader


  • Por favor inicie sessão para responder
8 respostas a este tópico

#1 mrasquinho

mrasquinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 44 mensagens

Mensagem publicada 20 January 2012 - 22:42

Bem minha gente, perdoem a questão de noob, mas já me tentei informar e não consegui entender bem o propósito do bootloader.Sei que é uma espécie de sistema de arranque (corrijam-me se estiver errado) do SO, mas porquê tanto interesse por parte dos utilizadores em que esteja desbloqueado, porque é que anda tudo chateado com a Huawei por te-lo bloqueado na ultima actualização?Assim sendo fica a questão: o que é o bootloader, para que serve, e qual o objectivo de estar bloqueado?Perdoem-me mais uma vez a questão, mas tenho por filosofia perguntar quando não sei. É preferível perguntar a quem sabe do que começar a comentar, fazendo-me passar por inteligente, e só dizer m*rda. :) Haja humildade.Um abraço, espero pelas vossas respostas.

#2 Fox91

Fox91

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 318 mensagens

Mensagem publicada 20 January 2012 - 22:53

O bootloader é um código que inicia primeiro antes da ROM, assim como um computador passa por aquela fase de bootloader antes de veres o "Windows", por exemplo.Em Android, o bootloader é extremamente importante. Porquê? Porque o Android é um sistema open-source. Como o nome indica, é um sistema livre, a maior vantagem de teres plataforma Android.Consequentemente, tens a liberdade de instalares o que quiseres, incluindo Custom Rom's. Com o bootloader bloqueado, não poderás instala-as.
  • mrasquinho gosta disto

#3 mrasquinho

mrasquinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 44 mensagens

Mensagem publicada 20 January 2012 - 23:18

Obrigado, Fox91, penso que entendi.Tenho a 2.3.5 oficial (a beta 3, ou versao final, nao sei. Só sei que é a ultima) que, ao que parece, tem o bootloader bloqueado. Deve ser por essa razão que sempre que instalo uma custom rom qualquer (já testei CM7, Oxygen e MIUI) acontece-me um bootloop e só resolve em fazer um restauro do backup nandroid...A minha questão é: Vi no XDA a a mais recente release da MIUI multilanguage. Nas instruçoes de instalação, pedem para instalar primeiro a stock 2.3.5 e so depois instalar a MIUI. Assim sendo, porque é que pedem para instalar primeiro a oficial, que tem o bootloader bloqueado, e so depois a custom? Assim nunca irá arrancar, ou estarei errado?

#4 mrasquinho

mrasquinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 44 mensagens

Mensagem publicada 23 January 2012 - 23:53

Gente, instalei este ficheiro http://forum.xda-dev...d.php?t=1457490 que faz com que o pinkscreen fique disponivel de novo e possa ser acedido o bootloader no pc.A minha questão - para que me servirá isto? Através deste método já poderei instalar custom roms? É que parece-me que sou o unico que nao as consegue instalar...Fica a questão,Um abraço

#5 mrasquinho

mrasquinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 44 mensagens

Mensagem publicada 29 January 2012 - 02:48

Alguém ajuda, por favor?

#6 Fox91

Fox91

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 318 mensagens

Mensagem publicada 30 January 2012 - 03:19

Faz downgrade para a 2.2.2:1) Download U8800 V100R001C00B138SP04 (Overseas General) Android 2.2.2 from here2) Extract the "dload" folder and copy it (along with its contents) to the root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root of the SD Card.3) Turn on your U8800 while holding [VOL-] and [VOL+] and the Android 2.2.2 install should start.4) Once finished you should be back to 2.2.2.5) If you phone does not boot correctly power on phone while holding [VOL+] to boot into recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery and Reset to factory defaults.6) Delete the "dload" folder from the SD Card.E depois basta instalares a Custom ROM que quiseres. É mais seguro este método.

#7 mrasquinho

mrasquinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 44 mensagens

Mensagem publicada 30 January 2012 - 16:31

Obrigado pela sugestão.Vou experimentar, quando tiver um tempo, e depois informo dos resultados..No entanto fica a questão: Para a instalar a ultima MIUI (que encontrei nos foruns da XDA), é pedido que instalemos primeiro a 2.3.5 oficial. Se fizer o downgrade para a 2.2.2 vou conseguir instalar a MIUI?Um abraço e obrigado!

#8 mrasquinho

mrasquinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 44 mensagens

Mensagem publicada 30 January 2012 - 20:04

Ok, experimentei esse método de instalar a mais antiga, e não consigo. meti a pasta dload no SD, fiz Volume + e - e ligar, e aparece o pink screen em vez de começar a instalaçao...

#9 mrasquinho

mrasquinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 44 mensagens

Mensagem publicada 30 January 2012 - 20:12

Por sorte tinha aqui um nandroid backup que fiz logo assim que o tirei da caixa (quase) quando o comprei...Fiz esse restauro ( android 2.2.2), instalei a miui conforme o tutorial no xda, e continua na mesma. Vou agora testar a cm7EDIT: Finalmente!!! A CM7 funcionou! Obrigado pela ajuda, Fox91! Haja alguém preocupado em ajudar os outros...Mas a MIUI continua a não dar. Terei eu que instalar a versão internacional e so depois a portuguesa por cima?