Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Problema] SMS.. acentuação PT.


  • Por favor inicie sessão para responder
8 respostas a este tópico

#1 diogoperas

diogoperas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 118 mensagens

Mensagem publicada 07 May 2010 - 22:45

Bem, isto parece inacreditável. Quanto mais evoluídos são os SOs para telemóvel, mais coisas ficam por fazer. Parece inacreditável como que com tanta coisa que um telemóvel já faz, se esqueçam das coisas mais básicas. Ainda por cima um telemóvel vendido pela portuguesa TMN. O problema é que sempre que se usa o "Ç", "ã", "á" e algumas outras acentuações que não me lembro, o formato de escrita muda, fazendo com que algumas vezes as pessoas que recebem as sms, as recebam cheias de códigos.. ou quadrados, ou simplesmente uma mensagem cheia de arrobas (@@). Consegue-se resolver o problema mudando o input para GSM. O problema? É que simplesmente transforma o C cedilhado para um C normal. E apaga quase todas as acentuações. Acontece tanto com Handcent como com a aplicação nativa.Parece-me também que acontece com o Samsung Galaxy. Alguém tem resolução? Obrigado

#2 Motorato

Motorato

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 221 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • LG G2

Mensagem publicada 08 May 2010 - 12:09

Já tinha ouvido falar de alguns deste problemas de acentuação com o OS Android :D Já tinha reparado que dps de escrever o sms, ao ver a mensagem que tinha acabado de enviar... não havia acentos.Dps de ler aqui o teu post fui fazer uma experiência de propósito e enviei um sms com letras e palavras acentuadas para o tlm da minha mulher e ver como o tlm dela (Nokia 5530 Xpress Music) a exibia.O resultado foi igual ao que vi no meu... nenhuma palavra estava acentuada :D Não percebo o porquê disto :blink: Pelo menos... dentro do problema ainda bem que não aparecem os tais códigos, quadrados, arrobas... ou seja esse conjunto de hieróglifos :unsure:Devo tb dizer que escrevo não com o teclado de origem do Android mas sim com o Smart Keyboard Pro embora aconteça exactamente o mesmo com o de origem.

LG G2


#3 diogoperas

diogoperas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 118 mensagens

Mensagem publicada 08 May 2010 - 12:52

Motorato obrigado pela resposta, nem que seja para partilhar do mesmo problema :laugh: Bem, esse problema de aparecerem hieróglifos só acontece se mudares o teu Modo de introdução nas definições de SMS: Abrir aplicação nativa de Mensagens -> Carregar no botão físico Menu -> Modo de introdução -> Automático. Agora tenta mandar uma sms relativamente grande, com tils, c cedilhado.. ou mesmo "á". Em alguns telemóveis (não todos) vão aparecer os tais quadrados ou arrobas. Por vezes a mensagem aparece bem. Ainda não percebi o padrão :D

#4 Motorato

Motorato

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 221 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • LG G2

Mensagem publicada 08 May 2010 - 13:04

Penso que isto só deve ficar resolvido quando for lançado um upgrade ao Android :huh: Isto acaba por ser um "pormenor" embora chato mas que deve fazer parte mesmo de algum bug ou falha na programação do OS pois não arranjo motivo para isso visto já haver PT na linguagem.Vamos ver se alguém sabe de alguma solução :D

LG G2


#5 diogoist

diogoist

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 3 mensagens

Mensagem publicada 14 May 2010 - 10:58

Posso vós dizer que tenho exactamente o mesmo problema, já liguei a tmn, mandei um mail a samsung, mas ninguem me sabe responder ao certo a resolução do mesmo :\

#6 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 14 May 2010 - 11:05

diogoist escreveu:

Posso vós dizer que tenho exactamente o mesmo problema, já liguei a tmn, mandei um mail a samsung, mas ninguem me sabe responder ao certo a resolução do mesmo :\

O problema está na conversão automática da SMS para UTF8 (reduzindo também o tamanho máximo da sms). Telemóveis que não "percebam" UTF8, vão exibir os tais quadrados ou caracteres esquisitos porque estão a descodificar byte-a-byte em vez de descodificarem 2 bytes por cada caracter.Infelizmente isto é um "problema" que tem que ser corrigido no AOSP e que ainda não foi corrigido, nem sei se virá corrigido no Froyo.

#7 diogoperas

diogoperas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 118 mensagens

Mensagem publicada 14 May 2010 - 23:41

r3pek escreveu:

diogoist escreveu:

Posso vós dizer que tenho exactamente o mesmo problema, já liguei a tmn, mandei um mail a samsung, mas ninguem me sabe responder ao certo a resolução do mesmo :\

O problema está na conversão automática da SMS para UTF8 (reduzindo também o tamanho máximo da sms). Telemóveis que não "percebam" UTF8, vão exibir os tais quadrados ou caracteres esquisitos porque estão a descodificar byte-a-byte em vez de descodificarem 2 bytes por cada caracter.Infelizmente isto é um "problema" que tem que ser corrigido no AOSP e que ainda não foi corrigido, nem sei se virá corrigido no Froyo.

Obrigado pela explicação ;) Apesar do "chinês" da última frase http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_tongue_sticking_out.png É um problema comum a todos os androids certo?

#8 mineral

mineral

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 77 mensagens

Mensagem publicada 15 May 2010 - 10:10

Sim, penso que é comum a todos. É realmente uma situação muito chata, especialmente para quem envia muitas mensagens.. ;)

Telemóveis que não "percebam" UTF8, vão exibir os tais quadrados ou caracteres esquisitos porque estão a descodificar byte-a-byte em vez de descodificarem 2 bytes por cada caracter.

Agora percebo o porquê de alguns tlms receberem bem as msgs e outros não! Obrigado pela explicação http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_winking.png

#9 Maxd

Maxd

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 156 mensagens

Mensagem publicada 19 May 2010 - 10:48

É incrivel como a Google tem uma lacuna na programação tão básica.Basicamente para quem não sabe o que é o UTF8, é uma codificação que não tem acentos nem cedilhas (...) usado em certos países. Em Portugal usa-se o latin_1 (ou semelhante já não me lembro ao certo)Ou seja o que acontece na prática, imaginem estarem a escrever um texto no pc em português, vão gravar, o programa grava a informação em UTF8 (a unica opção disponivel), como a mesma não reconhece os referidos caracteres devolve esse output ilegivel. (não descodificado)A solução é tão simples como implementar um modo "de gravação" em latin, formato este que existe e é mais do que utilizado nos mais variados editores.Enfim.