Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Conhecer o Android! - I. Devo utilizar Task Managers?


  • Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

#1 Eddie.Stream

Eddie.Stream

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 12 November 2011 - 14:32

Viva!Já li em alguns sites, incluindo neste fórum, que devemos prescindir ao uso de Task Managers (ou 'mata-aplicações'), pelo facto do sistema operativo Android realizar uma gestão optimizada do uso do CPU e memória.Fiquei realmente convencido pelas explicações e deixei de utilizar o meu task manager.Apercebi-me que ao contrário do que acontecia até aqui, algumas aplicações (a mais utilizadas) estavam a responder bem mais rápido. Isto pelo facto destas aplicações mais utilizada se terem mantido em memória e não necessitarem de ser novamente reinicializadas (demorando mais tempo).Claro que isto é apenas um exemplo muito simples da optimização realizada pelo Android a nível de memória... (há muito mais para além disto).Porém, se deixei de ter um task manager, passei utilizar uma aplicação para vigiar o gasto de CPU e memória (principalmente o gasto de CPU).Trata-se do Watchdog Task Manager Lite (existe uma versão paga).Apesar do nome incluir task manager, trata-se apenas de uma aplicação que vigia as outras aplicações e nos vai reportando quando alguma ultrapassa em muito a ocupação de CPU que definimos.Segundo o autor, a utilização desta aplicação justifica-se sobretudo para monitorizar o descontrolo das aplicações a correr em backgroud.Quando somos notificados sobre alguma destes casos, poderemos ignorar (por sabermos que aquela utilização de CPU, apesar de elevada é pontual e perfeitamente justificada) ou matar a aplicação ou processo (quando de facto percebemos que há um descontrolo de uma aplicação cuja ocupação de CPU é injustificada). O cadência de monitorização (intervalo de atualização) do sistema, pelo Watchdog, é configurável, assim como a percentagem de uso da CPU (limite de CPU) a partir da qual queremos ser alertados.O autor aconselha uma de duas opções:1) Intervalo de atualização = 1 minuto / Limite de CPU = 50%2) Intervalo de atualização = 2 minuto / Limite de CPU = 30%As duas se equivalem, no entanto a opção 1) é a que implica mais gasto de bateria.Pessoalmente, prefiro a utilização da opção 2.Por agora é tudo... até breve.

#2 Nuno Ribeiro

Nuno Ribeiro

    Mestre de Android

  • Administradores
  • 3699 mensagens
  • LocalizaçãoMaia, Porto
  • Samsung Galaxy S9+ (SM-G965F/DS)

Mensagem publicada 13 November 2011 - 12:22

Na minha opinião, o uso ou não de Task Managers ou Task Killers depende do device e do sistema operativo.Se tiveres um device com o android 2.1 penso que se deve usar porque normalmente são aparelhos com pouca memória e o android 2.1 não faz uma gestão com o 2.2 ou o 2.3Se tiveres um device com bastante memória penso que não me devo preocupar com isso. Preocupo bem mais com a bateria e quanto mais aplicações tiveres em backgroud (neste caso o Watchdog) mais bateria irás usar.Mas como disse no início, é apenas a minha opinião...


PRESSIONA  ✔ GOSTO SE TE AJUDEI 

PRESS  ✔ LIKE THIS IF I HELPED YOU

Segue-nos também no Facebook e Google+

Consulta e respeita as regras do fórum


#3 Eddie.Stream

Eddie.Stream

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 13 November 2011 - 13:34

Viva!Para não ficar a dúvida no ar, a gestão de processos e aplicações do Android pode não ser tão boa no 2.1 como o é nas versões a partir do 2.2, no entanto, mesmo no 2.1 é altamente aconselhado não utiizar task managers nessa versão.Como disse anteriormente, eu próprio tenho experimentado com agrado o não ter um task manager.Devo dizer que a bateria do meu Spica continua com a mesma duração (em média 4 dias).

#4 nribeiro

nribeiro

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 487 mensagens

Mensagem publicada 13 November 2011 - 14:25

Eu uso o mim free com agrado pois mantem a memoria livre bem acima do que o sistema android tem por defeito. Pessoalmente noto o movel bem mais rapido. E estou a falar de um I9000...Sent from my GT-I9000 using Tapatalk

#5 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 13 November 2011 - 15:38

Há uma diferença entre um task manager clássico que termina processos (cujo uso não é considerado benéfico) e uma aplicação que apenas optimiza os parâmetros que o próprio gestor de memória do Android usa para terminar processos (como o é o Autokiller e muitas outras aplicações). A utilização destas últimas pode em alguns casos ser benéfica. Por norma, as ROMs customizadas já tem este género de optimizações implementadas. Sent from my Nexus One using Tapatalk

#6 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 13 November 2011 - 20:36

Utilizando a pesquisa do forum podem encontrar várias threads sobre este assunto :-) Penso que será a melhor forma de esclarecerem as vossas dúvidas, pois muitas opiniões, exemplos e testes foram mencionados e demonstrados Cumprimentos, Diogo Lamego

#7 Eddie.Stream

Eddie.Stream

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 13 November 2011 - 21:50

Viva!Estive a pesquisar bastante por este assunto, no fórum, e não consegui encontrar mais informação sobre este tema...Se me conseguires indicar alguns tópicos, agradeço...Inté...

#8 Eddie.Stream

Eddie.Stream

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 14 November 2011 - 23:44

Viva!Encontrei duas aplicações que permitem fazer um tipo de gestão utilizando os parametros internos do próprio Andoird, em vez de matar aplicações e processos às cegas.Realmente, após ver os vídeos explicativos fiquei convencido que será uma boa solução a utilização deste tipo de app. As aplicações entre as quais ainda estou a decidir qual usar são:-> Auto Memory Manager-> AutoKiller Memory Optimizer Note-se que estas aplicações apenas podem ser executadas em máquinas rooteadas.Para já, estou mais 'inclinado' a utilizar a primeira opção, já que as permissões dessa aplicação são mais restritas que da segunda (apesar do nº de utilizadores ser bem menor).Qual a vossa opinião? Utilizam alguma destas apps?Até mais...

#9 Eddie.Stream

Eddie.Stream

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 17 November 2011 - 23:30

Utilizando a pesquisa do forum podem encontrar várias threads sobre este assunto :-) Penso que será a melhor forma de esclarecerem as vossas dúvidas pois muitas opiniões, exemplos e testes foram mencionados e demonstrados Cumprimentos, Diogo Lamego

Após mais algumas pesquisas no fórum, encontrei estes tópicos relacionados com esta questão:- Porque não se deve terminar aplicações em Androids- Multitasking the Android WayAté breve...

#10 Eddie.Stream

Eddie.Stream

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 18 November 2011 - 19:10

Viva!Indico aqui mais um tópico relacionado com este assunto:- Como ter mais memória disponivel?Até à proxima...