Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Problema Grave com o GPS


  • Por favor inicie sessão para responder
13 respostas a este tópico

#1 Ricmacas

Ricmacas

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 21 October 2011 - 15:30

Olá Boas! O meu 1º post com nickname (já sou um leitor ávido e gosto de ler o forum para saber as novidades)!Comprei um Gio ontem, e à parte de problemas que aqui foram descritos e que parecem ser normais (género bússula brincalhona, tentar compor SMS e falhar o clique na caixinha), eu tenho um problema que considero grave com o GPS.O meu GPS não consegue apanhar um único satélite.Parado, ou em movimento. Ligado à internet ou desligado. Na minha casa ou a 10 quilómetros dela. Nem durante os primeiros segundos nem 20 minutos seguidos (como já tinha um Android anteriormente, já estava familiarizado com o processo de deixar o gps fazer cold boot, mas nunca vi nada assim).O melhor resultado que obtive foram satélites detetados, mas nenhum fixado (o GPS status mostra 0/2, por exemplo,e isto nas alturas boas).O resultado mais sistemático, no entanto, é 0/0. Já experimentei o SGS toolbox (li algures), o GPS aid, depois disso já fiz hard reset usando o modo de segurança (ligar enquanto se pressionam teclas)...Enfim, nada! Não queria dar cabo da garantia já com ROMs, e as possibilidades de ser um problema de hardware são enormes!Alguma ideia? Devolvo o telemóvel? Não me apetecia ficar sem nenhum durante muito tempo.OS pré-instalado: Android 2.3.3 Compilação GINGERBREAD.XXKPP Kernel 2.6.25.7-perf-CL494480 (sem atualizações, diz o Kies).

#2 outcubus

outcubus

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 529 mensagens

Mensagem publicada 21 October 2011 - 18:12

Olá Boas! O meu 1º post com nickname (já sou um leitor ávido e gosto de ler o forum para saber as novidades)!Comprei um Gio ontem e à parte de problemas que aqui foram descritos e que parecem ser normais (género bússula brincalhona, tentar compor SMS e falhar o clique na caixinha), eu tenho um problema que considero grave com o GPS.O meu GPS não consegue apanhar um único satélite.Parado, ou em movimento. Ligado à internet ou desligado. Na minha casa ou a 10 quilómetros dela. Nem durante os primeiros segundos nem 20 minutos seguidos (como já tinha um Android anteriormente, já estava familiarizado com o processo de deixar o gps fazer cold boot, mas nunca vi nada assim).O melhor resultado que obtive foram satélites detetados, mas nenhum fixado (o GPS status mostra 0/2, por exemplo,e isto nas alturas boas).O resultado mais sistemático, no entanto, é 0/0. Já experimentei o SGS toolbox (li algures), o GPS aid, depois disso já fiz hard reset usando o modo de segurança (ligar enquanto se pressionam teclas)...Enfim, nada! Não queria dar cabo da garantia já com ROMs, e as possibilidades de ser um problema de hardware são enormes!Alguma ideia? Devolvo o telemóvel? Não me apetecia ficar sem nenhum durante muito tempo.OS pré-instalado: Android 2.3.3 Compilação GINGERBREAD.XXKPP Kernel 2.6.25.7-perf-CL494480 (sem atualizações, diz o Kies).

Das duas uma, ou é Hardware ou software. Tens duas hipoteses, ou arriscas a meter uma custom rom ou fazer root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root para afinares isso ou entao levas à loja se tiveres nos primeiros 15 dias eles dão-te logo outro, mas provavelmente chegas a casa e tens o mesmo problema porque cheira-me que isso é do android. Se quiseres podes fazer root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root com o superoneclik com ele rootado vais ao market e sacas o fasterfix instalas, escolhes a regiao da europa e ele afina-te o GPS depois podes fazer unroot ao telemovel e fica fino. se quiseres podes instalar uma custom rom e vês se tens esse problema, e podes sempre voltar à original sem stress.

#3 Ricmacas

Ricmacas

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 21 October 2011 - 21:07

Podes enviar-me algum link para explicar o root temporario (ou ainda melhor, explicá-lo tu?). Agradeço desde já.Eu encontrei o SuperOneClick e está atualizado, mas o programa crasha antes de fazer root.(Mais especificamente, ele para no passo 6 - e para continuar, tenho de terminar o processo adb.exe, o que faz com que não resulte.)

#4 _CCmartolas_

_CCmartolas_
  • Convidados

Mensagem publicada 21 October 2011 - 21:57

Se quiseres outra forma de resolver essa questão, faz o download deste zip:http://dl.dropbox.com/u/42911933/GPS_europa_gio.zipPõe no cartão sd, liga o telefone pela recovery e faz o install de update from sd card. Escolhe esse ficheiro.O que isso te faz é colocar o ficheiro que faster fix te iria pôr. Está com a localização Europa. Não é necessário root e funciona em rom's stock e custom. Diz se tiveste alguma melhoria

#5 Ricmacas

Ricmacas

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 21 October 2011 - 22:51

Ok, não ajudou (aliás até ja tinha conseguido que ele fizesse fix - fracamente, ou seja, aguentava o local durante um ou dois segundos e perdia os satélites- , mas pelos vistos reiniciar o telemóvel fez voltar à estaca zero). Isto foi conseguido porque coloquei o Google Navigation a tentar obter sinal GPS e aquilo mesmo quando o telemóvel estava com o ecrã desligado, continuava a procurar. Ficou assim durante um hora e tal e primeiro começou só a ver satélites, e depois lá fez fixes muito instáveis e de erros astronómicos (curiosamente, apontou para o sitio certo de qualquer forma).Depois, instalei o teu patch e pronto, reiniciei o telemóvel. Voltámos ao cold boot... Mas para ser sincero antes de instalar o teu patch acho que o GPS já não estava propriamente em boot rápido. Voltámos ao 0/0 no GPS Status.E se eu alterasse o NTP desse pacote para o NTP do OAL? (Eu nunca alterei pacote nenhum, e sei que alguns estão assinados, por isso é que pergunto se é possível alterá-lo).

#6 _CCmartolas_

_CCmartolas_
  • Convidados

Mensagem publicada 21 October 2011 - 23:08

Eu com o SGS tive uns problemas no inicio, com rom froyo. Mas com as 2.3.3 foi sempre relativamente rápido a fazer os fix.Não sei se vale a pena mudares para uma 2.3.5 para teres melhores drivers. Sempre que experimentei o gps do Gio achei lento a fixar mas acaba por conseguir.O que te aconselharia numa ultima, antes de reclamar é ires o Market e instala um programa de nome estado do gps (Gps status). Com uma ligação de dados activa, vais a menu e ferramentas e a gerir o estado A GPS.Aqui neste ultimo menu, faz reiniciar e transferir. Isto melhora substancialmente o tempo de fiz, pois dá a localização actualizada dos satélites.De seguida em campo aberto, não o faças à janela, se não tiveres um fix em menos de 3 minutos, diria que tens um problema de hardware.Se quiseres posso fazer-te um zip com os drivers do gps da versão 2.3.5 por descargo de consciência. Mal não haverá de fazer. Mas experimenta primeiro esta versão.

#7 Ricmacas

Ricmacas

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 21 October 2011 - 23:15

É com esse programa que te tenho dado os tempos (tem a opção time to first fix).Com o teu patch consegui um fix em 20 minutos, o que para o histórico deste dispositivo é bom, mas insatisfatório :PAs encomendas online dá para trocar no local numa loja vodafone? Tenho medo que não tenham por ser um gio branco...

#8 _CCmartolas_

_CCmartolas_
  • Convidados

Mensagem publicada 21 October 2011 - 23:30

Este que existe cá em casa é branco e foi comprado numa loja Vodafone.Desculpa insistir, fizeste o download dos dados AGPS como te disse no post anterior?

#9 Ricmacas

Ricmacas

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 21 October 2011 - 23:36

Se leres o post inicial, vais ver que reiniciar o AGPS e fazer download de AGPS é algo que já fazia desde início - e já tinha tentado o GPSAid, que basicamente faz a mesma coisa. Depois fiz reset, e agora estou com o problema mais manuseável (tem vindo a melhorar desde que fiz os passos que o forum me tem sugerido).Entretanto, o ClockSync, um programa que eu costumo usar para ver o desacerto do relógio, diz que há diferença de 1,5 - 2 s do NTP da OAL. A atualização automática via Vodafone aqui na zona nunca deu aquele acerto ideal, portanto já desativei isso também. Entretanto, o GPS tem vindo a reduzir a quantidade de tempo que demora.Se abrir o ZIP e mudar o NTP, e reempacotar, posso fazer update com esse zip?* Nota: O ClockSync consegue atualizar o relógio do sistema se estiver rooteado, mas preferia tentar colocar o NTP do OAL primeiro ;)

#10 _CCmartolas_

_CCmartolas_
  • Convidados

Mensagem publicada 21 October 2011 - 23:43

A Vodafone não suporta acerto horario. Teres isso ligado ou desligado é igual. O clock sync é a única forma de acertar o relógio.Podes editar o zip à vontade. Não mudes nomes de ficheiros nem de pastas dentro do zip. O texto podes editar à vontade com um notepad nada de word'sEstou a ver se consigo encontrar o código para as configurações gps. algo parecido com *#*#3214789650#*#*se souberes escreve aí.

#11 Ricmacas

Ricmacas

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 22 October 2011 - 00:07

Encontrei isto: *#*#1575#*#*

#12 _CCmartolas_

_CCmartolas_
  • Convidados

Mensagem publicada 22 October 2011 - 00:16

Exactamente.Primeiro que tudo, toma nota das opções que tens antes de mudar. Eu já não sei quais eram os default do meu.Faz opção 3 - Change stateActualmente tenho a seguinte configuração1 UP MOLR state2 Loc estimate type3 TLF session offNão é um receptor fabuloso. Mas aceita-se. Tive um fix à janela em 3 minutos

#13 Ricmacas

Ricmacas

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 22 October 2011 - 00:24

MORL State está definido para UP (pode ser mudado para CP)3G MORL State está definido para AssistData (pode ser mudado para LocEstimate)TLS Session está OFF (pode ser mudado para ON)Edit: mudei agora para as tuas definições. Vou reiniciar para testar cold boot.Edit 2: Vou descansar, é muito tarde, recomeço amanhã. Desde já obrigado, está muito melhor do que anteriormente, mas com erro superior a 90 metros (ocasionalmente 40!) e poucos satélites. Eu estava mal habituado ao meu Huawei U120 (Vodafone 845) que demorava um bocadinho mas apanhava bem... De resto, este telemóvel é melhor que o Huawei em tudo, mas eu suspeito que possa ainda ser hardware.

#14 rmgoncalves

rmgoncalves

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens

Mensagem publicada 17 November 2011 - 21:46

Boas!, ainda tens este ficheiro? é que tenho sacar e da erro. Obrigado