Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Até a próxima Android, Olá Windows Phone


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
33 respostas a este tópico

#1 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 10 October 2011 - 00:25

Boas PPL,Esta semana decidi-me finalmente soltar-me das amarras do Android e das ROMs cozinhadas e afins e virar-me para o Windows Phone.Sinceramente e ao fim de um ano e meio de utilização de Android, foi bom poder começar a usar um sistema novo, com uma filosofia diferente.É dificil comparar o Android com o Windows Phone porque são formas de pensar e de abordar o utilizador complectamente diferentes. No Android andava sempre atrás de apps para substituir o que vinha de raiz. Fosse elas apps para shell, apps para sms, app para facebook, apps para twitter, etc. Aqui, no WP versão Mango, está tudo de tal forma interligado e naturalmente intrincado que depois de começar a usar, é difícil pensar em usar uma coisa diferente. Existem muitas apps, não tantas como para android ou iphone, mas as mais importantes já lá estão.Sinto falta de um bom software de navegaçao GPS offline, mas penso ser uma questão de tempo. O Maps, já permite uma navegação bastante interessante, mas obviamente não é substituto a um tom tom, copilot, ou a um ndrive.De resto a experiência tem sido muito boa e embora não seja um sistema perfeito, o meu veredicto é de que o WP é de facto um SO a ter em conta. Atrevo.me a dizer que o interface com o utilizador é ed tal forma amigável e simples, mas ao mesmo tempo poderoso e cheio de pequenas coisas, de que vai atrair muitos utilizadores quer mais novos quer mais velhos.O XBOX live esté muito bom e em termos de entretenimento e jogos o Market está muito bem apetrechado, quer com jogos pagos, quer gratuitos. O Android vou ficar com ele para já nem que seja para poder usar GPS da NDrive de x em quando.Vou-me mantendo por cá porque embora tenha mudado de sistema, o meu interesse no Android não deixa de se manter. Apenas passou para 3º plano :)cumos

#2 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 10 October 2011 - 10:24

Um Windows Phone é sempre algo a considerar. Qual compraste?Eu pessoalmente continuo a preferir Android. Não ando sempre atrás de substituir o que vem de raíz. Algumas apps uso as de raíz, outras prefiro trocar. E eu uso muitas apps mesmo ;)No meu Desire HD tenho tudo interligado e com integração com todos os serviços que uso. E sinceramente, não me estaria a ver a dar ao trabalho de usar outro UI que não o do Sense devido a isso mesmo.
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#3 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 11 October 2011 - 10:55

Um Windows Phone é sempre algo a considerar. Qual compraste?Eu pessoalmente continuo a preferir Android. Não ando sempre atrás de substituir o que vem de raíz. Algumas apps uso as de raíz outras prefiro trocar. E eu uso muitas apps mesmo ;)No meu Desire HD tenho tudo interligado e com integração com todos os serviços que uso. E sinceramente, não me estaria a ver a dar ao trabalho de usar outro UI que não o do Sense devido a isso mesmo.

Comprei um LG E900 (Maximo 7) que está em algumas Mediamarkt a 199-220 euros livre de operadora. Tem processador Qualcomm 1GHZ e vem com 16GB de memória. Ecran de 3.8.O sense é porreiro mas é pesado. O que mais me impressiona no WP7 é a fluidês, simplicidade e integração. E a estabilidade. Não tive um unico problema até agora. Questões de memória, onde as aplicações são instaladas, contactos duplicados e afins não sao problema. Alias os contactos está fabuloso porque ja tenho Facebook, Live, Linkedin, Google e Twitter tudo intehgrado e els junta os contactos que consegue encontrar (pelo email, telefone ou outros dados de perfil). Chego a ter 6 registos de uma pessoa todos "merged" num único local. Claro que depois podes ligar mais ou desligar, mas isto poupou-me possivelmente horas de trabalho a organizar contactos.Sinceramente falando o sistema surpreendeu.me pela positiva e o hardware do LG também. Sólido, robusto, ecran que não sendo AMOLED tem cores e fluidês excelentes e na rua não tenho grandes problemas a usa-lo mesmo com este tempo solarengo.Recomendo pelo menos a experimentares numa loja. A particularidade é que na loja o sistema ainda é a versao 1 do Windows Phone e a que eu uso já é a ultima, a 7.5, que ele actualizou sem espigas com o Zune. E vale mesmo a pena actualizar porque a MS melhorou em muitos aspectos o WP7 nesta versão.cumps.

#4 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 18 October 2011 - 09:59

Não tenho grande curiosidade no sistema WP7. Não me seduz. Embora saiba que poderá ser apelativo para alguns utilizadores e é um sistema a ter em conta hoje em dia. O mundo não gira apenas em volta de Android e iOS.Sinceramente no meu Android tenho tudo isso que disseste a respeito dos contactos. Sem problema nenhum e tudo muito fluido também, embora concorde que o SenseUI seja um pouco pesado. No meu Desire notava-se isso, mas no DesireHD não se nota.Ainda bem que estás satisfeito :(
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#5 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 18 October 2011 - 21:12

Não tenho grande curiosidade no sistema WP7. Não me seduz. Embora saiba que poderá ser apelativo para alguns utilizadores e é um sistema a ter em conta hoje em dia. O mundo não gira apenas em volta de Android e iOS.Sinceramente no meu Android tenho tudo isso que disseste a respeito dos contactos. Sem problema nenhum e tudo muito fluido também embora concorde que o SenseUI seja um pouco pesado. No meu Desire notava-se isso, mas no DesireHD não se nota.Ainda bem que estás satisfeito :)

Bem após cerca de 1 semana de uso o que posso dizer é de que.... yeap estou impressionado pela positiva.A curva de aprendizagem é muito pequena. Tudo parece bastante natural e óbvio, principalmente para quem está habituado quer a smartphones quer a telemoveis normais. Porque na realidade o WP acaba por agradar a ambos os tipos de utilizadores. Até agora e depoios de o ter mostrado e demonstrado a várias pessoas o que tenho visto é malta interessada em comprar um ou bastante surpresas com a funcionalidade ao ponto de o considerarem como um sistema a ver numa próxima troca.Das coisas que nao eram tão obvias, rapidamente se descobre como funciona. A documentação e o centro de ajuda da MS está simplesmente excelente. Até agora ainda não tive de esperar muito para ter duvidas esclarecidas ou até aprender formas mais rapidas de fazer algumas tarefas.Obviamente que nem tudo são rosas. Acho que ainda ha bastantes melhorias a fazer mas até nisso a MS esteve bem ao abrir foruns genero "user voice" onde qq pessoa pode criar requests e votar nos que já existem. Todo o feedback segundo eles é tido em consideração e no Mango, o update mais recente, já incluiu muido feedback recolhido.EM suma... sem dúvida um sistema a ter em consideração. Não é melhor, nem pior, é diferente. E para quem está farto de ver ecrans cheios de icons e de widgets em que cada um tem o seu design... o WP é uma experiencia bastante confortável, consistente e diferente.É bom que o mercado tenha uma MS com um sistema operativo móvel forte. Era preciso alguma concorrencia tri-partida neste mercado que estava cada vez mais dominado pela Apple e Android.Cumps

#6 Belial

Belial

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 36 mensagens

Mensagem publicada 19 October 2011 - 05:51

Como é que vocês se sentem depois das novidades de hoje quanto ao Android 4.0? (Achei que era um bom tópico para perguntar isto dado a que alguns dizem que o 4.0 tem alguns rips de WP7)

#7 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 19 October 2011 - 09:26

Ainda não vi nenhum filme da fluidez do ICS, especialmente num equipamento com um ano (galaxyS será o meu termo de comparação).Depois de ter mudado também para um Omnia 7, já não conigo voltar atrás, sobretudo por uma questão muito básica... fluidez e simplicidade visual. Todo o sistema é assente na escrita e não tanto em icones, e tendo uma fonte bonita no metro UI implica que todo o sistema é bonito e simples.Android é como linux. Excelente em funcionalidades, mas puxado na maior parte dos casos por programadores, e não designers, e normlmaente os dois são incompatíveis ;).O sistema operativo WP7.5 Mango é all about the design, mas com a componente de programação "toda lá dentro".A adicionar a isto, as ferramentas de programação estão muito completas, e é raro ver uma app que não faça uso das configurações visuais do sistema (Excepto os jogos claro). "Todas" assentam na arrumação visual defendida pela MS, todas usam as fonts de sistema (belíssimas) e como tal o facto de instalares uma app sentes na realidade que adicionaste uma funcionalidade a um sistema integrado, e não uma cacofonia visual que colide em tudo com as restantes apps, que desculpem, existe extensivamente em Android.A nova UI do ANdroid, parece-me mais do mesmo, mas agora com um tipo de letra mais jeitoso, que ainda assim... é no mínimo um "meh". Passa despercebido, não causa impacto, nem aquece nem arrefece, o que chateia, pois o Matias Duarte que nos trouxe o belíssimo webOS devia ter feito mais.O que detetei "copiado" do WP7 foi basicamente os icones/botões virtuais que permanecem no lugar, mas rodam segundo a orientação do ecrã, o que para mim faz todo o sentido... e lá está, empresta uma fluidez tremenda oa OS, pois uqando se roda o ecrã este "menu" não desaparece de um lado para aparecer no outr o outro... fica no mesmo sítio, e sempre visível, rodando o seu conteúdo pictográfico.Se puderem testem um windows phone 7.5. Muitos de vocês gostam do android exatamente pela possibilidade de tweakar tudo... eu também já fui assim, com roms suscessivas a rodarem desde o meu magic... mas acabou... já chega... é um device... ... e quanto a mim, quanto menos vontade se tem de mudar o que lá vem, mais sucesso tem o sistema em termos de UI. NO wp7 a única coisa que mudava era a possiblidade de definir a cor de accent de forma contínua, e não com os padrões que já estão definidos. de resto... não mudo nada.

#8 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 19 October 2011 - 10:03

Ainda não vi nenhum filme da fluidez do ICS especialmente num equipamento com um ano (galaxyS será o meu termo de comparação).Depois de ter mudado também para um Omnia 7, já não conigo voltar atrás, sobretudo por uma questão muito básica... fluidez e simplicidade visual. Todo o sistema é assente na escrita e não tanto em icones, e tendo uma fonte bonita no metro UI implica que todo o sistema é bonito e simples.Android é como linux. Excelente em funcionalidades, mas puxado na maior parte dos casos por programadores, e não designers, e normlmaente os dois são incompatíveis ;).O sistema operativo WP7.5 Mango é all about the design, mas com a componente de programação "toda lá dentro".A adicionar a isto, as ferramentas de programação estão muito completas, e é raro ver uma app que não faça uso das configurações visuais do sistema (Excepto os jogos claro). "Todas" assentam na arrumação visual defendida pela MS, todas usam as fonts de sistema (belíssimas) e como tal o facto de instalares uma app sentes na realidade que adicionaste uma funcionalidade a um sistema integrado, e não uma cacofonia visual que colide em tudo com as restantes apps, que desculpem, existe extensivamente em Android.A nova UI do ANdroid, parece-me mais do mesmo, mas agora com um tipo de letra mais jeitoso, que ainda assim... é no mínimo um "meh". Passa despercebido, não causa impacto, nem aquece nem arrefece, o que chateia, pois o Matias Duarte que nos trouxe o belíssimo webOS devia ter feito mais.O que detetei "copiado" do WP7 foi basicamente os icones/botões virtuais que permanecem no lugar, mas rodam segundo a orientação do ecrã, o que para mim faz todo o sentido... e lá está, empresta uma fluidez tremenda oa OS, pois uqando se roda o ecrã este "menu" não desaparece de um lado para aparecer no outr o outro... fica no mesmo sítio, e sempre visível, rodando o seu conteúdo pictográfico.Se puderem testem um windows phone 7.5. Muitos de vocês gostam do android exatamente pela possibilidade de tweakar tudo... eu também já fui assim, com roms suscessivas a rodarem desde o meu magic... mas acabou... já chega... é um device... ... e quanto a mim, quanto menos vontade se tem de mudar o que lá vem, mais sucesso tem o sistema em termos de UI. NO wp7 a única coisa que mudava era a possiblidade de definir a cor de accent de forma contínua, e não com os padrões que já estão definidos. de resto... não mudo nada.

Estive a "namorar" o omnia 7 mas custava o dobro do LG por isso fiquei-me pelo LG mesmo. Não me arrependo mas efectivamente o Omnia 7 é melhor quer na camera quer no ecrã. O LG ganha em memória... 16gb vs 8gb.Quanto ao que disseste concordo em grande parte.Quando se vem de um sistema como o Android (não tenho prática de iOS por isso... ) em que estamos habituados a ter N aplicações cada um com o seu design e feitio, ao chegar ao WP estranhamos. Estranhamos porque parece qu estamos na presença de software desenvolvido pela mesma empresa. As aplicações assumem o tema do telefone (a grande maioria pelo menos), o fluxo de trabalho e navegação é quase sempre identico (a não ser quando o programador decide inventar um pouco mas mesmo essa invenção está limitada a padrões de aceitação do market) e muitas aplicações acabam por interagir com o sistema de forma quase transparente. A LG tem uma app que é o Panorama Shot que quando a abres é a camera tal e qual sem tirar nem por, com a unica diferença de que te auxilia na tiragem de varias fotos e no final cola tudo para fazer uma pano. Mas o UI é EXACTAMENTE igual. Esta sensação de "fazer parte do OS" cria uma experiência de utilizaçáo consistente e fluida. Sabes onde está o meno.... sabes onde podes encontrar os settings de uma app, sempre que existem, sabes o que botão back faz, etc.Outra coisa que me agrada bastante, e que é novidade no mango, são os deep links. teres uma app que dentro da mesma podes criar um link no home screen de tal forma que quando qiueres voltar a essa informação basta seleccionares a opçáo no hoe screen que ele abre a aplicação no sitio certo, é uma grande mais valia. Lá está... quando se começa a usar o WP7 começa a ser dificil olhar para o Android. O Android 4 basicamente é uma evolução num sentido de apresentar soluções que se podem comparar aos concorrentes mais directos iOS e WP. Quando as ideias são boas copiam-se. Nada que seja criticável porque é bom para quem usa o sistema. Mas é preocupante ver que a Google começa a andar atrás do que os outros sistemas fazem em vez de tentar realmente inovar.Pessoalmente acho que o Android tem a grande vantagem de haver muitos dispositivos e baratos, ou então caros e com grandes specs. Mas é preciso ter em atenção e que as specs é algo que o utilizador normal pouco ou nada quer saber. Quer é saber o que resulta disso na experiência de utilização.No meu caso particular não vejo a necessidade de ter um multi.core no WP7 tal é a fluidez do sistema. Mas obviamente que sendo assim, um dos argumentos que temos visto em relaao ao WP é de que nao tem telemoveis dual core, que não tem reslução como o iPhone ou outros... e anda a discussão a volta dessas coisas quando na realidade colocando um windows phonde de 200 euros ao lado de um galaxy S de um colega meu, a unica coisa que lhe envejo é o ecran AMOLED :( Que o OMNIA 7 também tem diga-se.Cheers

#9 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 19 October 2011 - 12:09

Afinal enganei-me... há bué de cenas "retiradas" do windows phone 7... Desde a filosofia less clutter is better até ao Lock screen com o clock em texto mais visual, , a barra de "atividades" no fundo das aplicações (vide gmail et all), o comportamento destes botões, selectores de texto para copy/paste/edit, people Hub app (fuuuugly), e sobretudo a utilização extensa do scroll horizontal em todas as apps.... que foi a grande novidade que o wp7 trouxe como forma de mostrar conteúdos diferentes dentro de uma app.Agora sem dúvida o direct access a todas as propriedades do destinatário ao clicar numa foto pessoal dentro de qualuqer appé o que me faz falta no wp7... e agora ainda está melhorado!!!Só que a roboto continua a ser horrível.Já agora, comprei o omnia7 em segunda mão, por 150 eur... estava novo.

#10 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 19 October 2011 - 12:29

Já agora comprei o omnia7 em segunda mão, por 150 eur... estava novo.

Se vieres a vender esse para comprares um dos novos, fala comigo. Poderei estar interessado em dar uma prenda de natal á minha mulher :)Cumps

#11 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 19 October 2011 - 15:53

NAh http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_happy.png estou satisfeitésimo com ele... e nunca dou mais de 200 euros por um smartphone, por isso, vou ter que esperar muito até ter um titan.

#12 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 19 October 2011 - 19:45

eu não sou exemplo para falar acerca das facilidades de integração do android com os diversos serviços, pois eu sou das pessoas mais instáveis que há :Pjá fui utilizador de windows phone o qual nunca tirei muito proveito, pela minha idade na altura e também pela escassez de aplicativos...Hoje em dia qualquer SO tem um market que facilitam as coisas e lembro-me que larguei o meu htc cruiser porque cansava-me de procurar um jogo ou uma aplicação.Quando conheci o android fiquei apaixonado pelo SO mas nunca fui muito estável a nivel de smartphones/tablets... já tive vários e talvez seja esse o meu problema.Agora ando à procura de um para finalmente colocar tudo interligado e não mexer "no que nao devo" para não tornar o sistema instável.Uma coisa que vocês estão a comparar e que não é justo (não estou neste caso a puxar para o lado do android) é que comparam um SO estável sem qualquer problema com outro no qual a primeira coisa que muitos de nós fazemos é alterar a ROM.Uma comparação nunca pode ser feita assim... comparem antes por exemplo um Galaxy S (digo o S para estar ao nivel dos vossos smartphones) com o software da samsung com o vosso smartphone... Não tem reboots, não tem lags... está tudo resolvido.Claro que se trocam de rom que utilizam programações de modelos superiores precisando de overclock para correr algumas aplicações, as coisas não vão ser estáveis.Eu não digo que nunca vou comprar um WP... antes pelo contrário gostava de ter um... não me importo ter 2 smartphones, mas é uma plantaforma que ainda precisa de crescer... principalmente porque continua a seguir as outras marcas e não a criar pontos.Não nos podemos esquecer que a microsoft perdeu todo o poder no mercado e que agora para recuperar vai ser complicado, mas está a fazer um excelente trabalho, pois o novo Mango está excelente.Mas por exemplo ainda não tem um smartphone dual-core, nem um ecrã HD, nem um ecrã 3D... etcO tempo o dirá mas para já o android rula http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_laughing.png

#13 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 19 October 2011 - 19:51

Eu tenho um galaxy S "stock rom" ali ao canto (só meti o launcher pro, pq as cores dos icones da samsung estavam a assustar-me. parecia um circo). E quantas vezes não tive force close no "dialer"... http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_happy.png. Atenção, não digo nada de mal do android... é um sistema soberbo, variado, e que nos faz o empowerment como nenhum... Quanto ao não ter dual-core... não precisa... o mango VOA no hardware tipo Galaxy S (o meu omnia7), e ecrã 3d :)??? façam-me o favor... só quando p0rn for em 3d, e com interação touch.

#14 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 19 October 2011 - 21:56

[quote name="DiogoLamego" post=238647]eu não sou exemplo para falar acerca das facilidades de integração do android com os diversos serviços pois eu sou das pessoas mais instáveis que há :Pjá fui utilizador de windows phone o qual nunca tirei muito proveito, pela minha idade na altura e também pela escassez de aplicativos...Hoje em dia qualquer SO tem um market que facilitam as coisas e lembro-me que larguei o meu htc cruiser porque cansava-me de procurar um jogo ou uma aplicação.Quando conheci o android fiquei apaixonado pelo SO mas nunca fui muito estável a nivel de smartphones/tablets... já tive vários e talvez seja esse o meu problema.Agora ando à procura de um para finalmente colocar tudo interligado e não mexer "no que nao devo" para não tornar o sistema instável.[/quote]Ok antes de mais acho que tens de parar um pouco. O Windows Phone é uma coisa o Windows Mobile é outra. O que tu usas-te foi o Windows Mobile, que eu também usei em vários smartphones. Usei o QTEK S100, depois o S200, depois o HTC TOUCH CRUISE (o mesmo que tu presumo). Antes disso já tinha usado o mesmo sistema mas em pocketpc, quando ainda não era telefone. Estamos a falar de coisas que existiam 10 anos antes do iPhone. O Windows Phone é um sistema pensado de raiz no mercado do consumidor. O Windows Mobile, aka Pocketpc aka windows ce aka outras coisas, era uma plataforma claramente orientada ao mercado empresarial onde as aplicações não precisavam de market porque eram instaladas directamente no telefone ou através do ActiveSync.Este sistema além de estar limitado ao hardware da altura, onde os ecrans eram muito mauzinhos e pouco fiaveis, normalmente vinham acompanhados de processadores de muito mas mesmo muito fraquinhos. No entanto faziam e ainda fazem coisas impressionantes para o hardware que têm.[quote name="DiogoLamego" post=238647]Uma coisa que vocês estão a comparar e que não é justo (não estou neste caso a puxar para o lado do android) é que comparam um SO estável sem qualquer problema com outro no qual a primeira coisa que muitos de nós fazemos é alterar a ROM.[/quote]Foi precisamente por este tipo de coisas que eu não quero saber de Android para uso empresarial. Não faz sentido andar a instalar ROMS feitas sabe-se lá por quem com todas as variantes e problemas que trás inerente a isso. Além disso quem é que no seu perfeito juizo dá mais de 500 euros por um smartphone e depois aceita de bom grado que caso queira actualizar o telefone tenha de se sujeitar à "boa vontade" de algum cozinheiro de ROMs?Em todo o caso estas a contradizer-te. Por um lado achas uma comparação injusta o windows phone com android, mas depois falas que o windows phone como sendo um sistema muito novo e que ainda tem de crescer? Decide-te rapaz http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_laughing.png[/quote][quote name="DiogoLamego" post=238647]Mas por exemplo ainda não tem um smartphone dual-core nem um ecrã HD, nem um ecrã 3D... etcO tempo o dirá mas para já o android rula :)[/quote]Dual core para quê se o telemovel mesmo sem isso funciona muito bem e super fluido? 3D para quê mesmo? 3D é uma moda que não faz sentido absolutamente nenhum num ecran com 3.8''. Se nem num de 50' faz muito sentido hoje em dia dado a escassez de conteúdos....Ecrã HD? Mas esta malta anda a tomar o quê? Um ecran com 3.8' que faz 800x480.... é o equivalente a teres um ecran de 7.6'' a fazer 1600x960 de resolução. Um ecran de 15'' faria qq coisa como 3200x1920 ou algo do genero. Tens noção do que isso é? Quantos portateis fazem 1600 de resolução com ecrans com o dobro do tamanho? Para que é que se quer um ecran com mais de 800 de resolução de largo para um tamanho ed 3.5-3.8? Em que é que isso melhora a nossa experiência de utilização?Specs e mais specs e ROMS com fartura. É disso que a malta gosta http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_laughing.png Não é efectivamente o mercado do WP7 :D Cumps

#15 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 20 October 2011 - 09:35

Eu não me estou a contradizer, estou a dar valor a uma plantaforma que foi completamente re-organizada.joaocardoso apesar da plantaforma ter sido toda modificada continua a ser windows portanto ao pensar num sistema operativo para smartphones vindo da microsoft eu e todos devem pensar num "todo" pois apesar das modificações é o mesmo SO só que com outro nome.isso do dual core, 3D e por aí fora também não era preciso no android... nem no SO da apple, mas a verdade é que há e o WP ainda não tem... pode não precisar mas isso cabe ao consumidor decidir o que pretende... se dar mais dinheiro e ter um dual core ou um 3D ou dar menos e ter um smartphone à sua medida. Não deve ser a marca nem a empresa do SO a decidir, estes apenas devem colocar opções ao consumidor.E nao digas que specs não são o mercado do WP se procurares no google informação acerca do primeiro nokia com WP vais ver que fala-se num dual core... então se não precisa porque colocar?o android também não precisa de dual core... o meu magic com 2.1 funcionava na perfeição, sem lag e com uma costum rom... O meu pai teve várias lojas por todo o pais até 2002 (altura em que vendeu a parte dos telemoveis) e tive a oportunidade de mexer em muitos smartphones e de ter muitos também... a partir daí tive muitos também,, portanto experiencia nao me falta.A verdade é que se foi antes ou depois da apple aparecer... esse protagonismo só deve ser dado à apple porque eles marcaram a diferença.

#16 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 20 October 2011 - 10:30

Eu não me estou a contradizer estou a dar valor a uma plantaforma que foi completamente re-organizada.joaocardoso apesar da plantaforma ter sido toda modificada continua a ser windows portanto ao pensar num sistema operativo para smartphones vindo da microsoft eu e todos devem pensar num "todo" pois apesar das modificações é o mesmo SO só que com outro nome.isso do dual core, 3D e por aí fora também não era preciso no android... nem no SO da apple, mas a verdade é que há e o WP ainda não tem... pode não precisar mas isso cabe ao consumidor decidir o que pretende... se dar mais dinheiro e ter um dual core ou um 3D ou dar menos e ter um smartphone à sua medida. Não deve ser a marca nem a empresa do SO a decidir, estes apenas devem colocar opções ao consumidor.E nao digas que specs não são o mercado do WP se procurares no google informação acerca do primeiro nokia com WP vais ver que fala-se num dual core... então se não precisa porque colocar?o android também não precisa de dual core... o meu magic com 2.1 funcionava na perfeição, sem lag e com uma costum rom... O meu pai teve várias lojas por todo o pais até 2002 (altura em que vendeu a parte dos telemoveis) e tive a oportunidade de mexer em muitos smartphones e de ter muitos também... a partir daí tive muitos também,, portanto experiencia nao me falta.A verdade é que se foi antes ou depois da apple aparecer... esse protagonismo só deve ser dado à apple porque eles marcaram a diferença.

Diogo...O WP7 é muito diferente do WM. É um sistema criado de raiz baseado segundo se diz na nova geração do kernel do windows CE. Para quem não sabe o Windows CE é dos sistemas operativos com mais sucesso que há. É usado em milhentos dispositivos que vão do carro ao telefone. O Windows Phone 7 foi criado em cima do novo kernel (Windows Embedded CE 7) e é um completo corte em relação ao Windows Mobile. Não podes correr aplicações de Windows Mobile no Windows Phone nem vice versa. O conceito é completamente diferente.O utilizador deve decidir mas também deve ser bem servido. Hoje em dia os fabricantes mandam com specs para a frente como sendo o "selling point" quando deveria ser isso sim o sistema num todo. Vê a quantidade de modelos que a Samsung, a LG, entre outros lançam todos os anos de Android. Qualquer campanha da Samsung concentra-se, a titulo de exemplo, no tamanho de ecra, processadores ou afins. A cada 6 meses saem modelos novos. É tudo estratégia para levar os utilizadores a comprar sempre a ultima novidade... a criar a necessidade de ter algo mais.A estratégia da MS foi diferente. Definiu uma base minima de hardware. A camera nao pode ter menos de 5mp, a resolução do ecrã tem de ser 800x480, deve ter pelo menos 8gb de memoria e deve ter pelo menos um processador de 1GHZ e uma aceleradora grafica compativel com directx. Tem de ter GPS, Sensores de movimento etc. Depois ha quem meta uma camera mais potente, agora passa a haver a possibilidade de meter camera frontal e giroscópio, etc. Ou seja a MS garante os minimos necessários para que independentemente da marca os utilizadores tenham uma experiência excelente de utilização do seu sistema. O resultado é teres escolha na mesma e preços competitivos. Ao mesmo tempo sabes com o que podes contar. Sabes que não precisas de ter um dual core parta ter uma boa experiência. Claro que se saírem telemoveis com specs melhores é sempre bom porque faz com que os restantes tenham de correr atrás também. Se precisas? Se achares que sim... se realmente precisas? Só que te convenceres disso :DCheers

#17 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 20 October 2011 - 11:52

ora nem mais... foi precisamente isso que quis dizer...num ponto realmente a google está a falhar e que a MS está a ter um bom ponto que é criar minimos... mas também com o avanço das aplicações e das versões do SO, cada vez com mais funcionalidades, é necessário que os minimos para o hardware também seja redefinido...O ponto que eu queria que ambos vissem é que a questão de o android ser instavel por causa das roms... também só coloca quem quer. eu sempre fui um fã da Microsoft porque verdade seja dita, foi e é a empresa que mais fez pelo crescimento tecnologico e um ponto que eles definiram bem é que as actualizações são da responsabilidade deles... assim evita o problema de termos de recorrer a costum roms.como já disse quando tiver um dinheiro extra pretendo comprar um WP... mas para já quero ver como cresce o SO e quais os passos seguintes da microsoft

#18 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 20 October 2011 - 15:52

ora nem mais... foi precisamente isso que quis dizer...num ponto realmente a google está a falhar e que a MS está a ter um bom ponto que é criar minimos... mas também com o avanço das aplicações e das versões do SO cada vez com mais funcionalidades, é necessário que os minimos para o hardware também seja redefinido...O ponto que eu queria que ambos vissem é que a questão de o android ser instavel por causa das roms... também só coloca quem quer. eu sempre fui um fã da Microsoft porque verdade seja dita, foi e é a empresa que mais fez pelo crescimento tecnologico e um ponto que eles definiram bem é que as actualizações são da responsabilidade deles... assim evita o problema de termos de recorrer a costum roms.como já disse quando tiver um dinheiro extra pretendo comprar um WP... mas para já quero ver como cresce o SO e quais os passos seguintes da microsoft

A questão da estabilidade do Android para mim nunca foi um problema que me desse muitas dores de cabeça porque estava habituado a de vez em quando ter de fazer reboot ao meu smarphone coisa que no Android 1.5!! raramente precisei fazer. Logo nesse aspecto a evoluao foi positiva.Ao contrário do que te possa parecer, embora já o tenha dito muitas vezes neste forum, eu gosto do android. Gosto do geek factor, gosto do market livre (com todas as suas consequências) e gosto do facto de existirem telefones androids muito baratos e decentes.No entanto não gosto da politica das operadoras e dos fabricantes que me obrigam literalmente a ter de usar ROMS cozinhadas caso queira ter o telefone actualizado.A fragmentação do mercado é uma bela treta.No Windows Phone TODOS mas mesmo TODOS os dispositivos de TODAS as operadoras receberam as actualizações recentes. Nao tive de estar a apera que alguem arranja-se uma ROM (se bem que no XDA houve malta que o fizesse e faz) nem tive de estar na duvida se ía receber a actualização ou não. Era uma questão de tempo simplesmente e já actualizei o meu telefone. *Para mim isto é "Priceless"!Uma nota. No Android nunca comprei uma app. Nunca tive confiança de que ía usar o sistema muito tempo. Estava sempre naquela que ía ser uma passagem fugaz. No WP7 já tenho uma lista de apps a comprar. Cumps

#19 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 20 October 2011 - 17:09

Ora nem mais... esse é um aspecto a que eu dou valor ao WP. Sem dúvida que é um factor importante e que a google está a tentar por mão nisso, tanto que todos os smartphones com 2.3 (ou seja que tem specs para aguentar a versão sem qualquer problema) irão receber a actualização.Claro que o problema mantem-se pois uns vão receber agora e outros só daqui a 1 ano se for preciso (e outros nunca, mesmo assim) mas já é um começo.Eu dou razão a esses pontos... a ideia que eu queria transmitir é que o android não é instável por culpa do SO mas sim por culpa das aplicações mal construidas (aqui a culpa é da google que nao tem rigor nas aplicações) e dos utilizadores que alteram de mais os smartphones.Eu tive o meu desire a funcionar 5 meses sem nunca ir a baixo nem precisar de um reboot... a minha galaxy tab teve outro tanto tempo sem nunca ter um unico problema até ao dia em que lhe coloquei uma costum rom... mas fui eu que quis, já sabia disso.Por esse motivo é que agora quero comprar um google phone pois tenho as actualizações sem necessidade de costum roms... eu por exemplo agora preciso de um telefone para trabalho e lazer... e só com android é que consigo ter isso.mas agora não tenho nenhum :)

#20 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 27 October 2011 - 12:38

Já viram os novos Nokia com windows phone?Estão a gerar muityo entusiasmo. Como já não se via a muito. Desconfio que com estes telefones novos da Nokia o WP vai aumentar significativamente o interesse para muitos.

#21 tm0702

tm0702

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 859 mensagens
  • LocalizaçãoBarcelos
  • Google Galaxy Nexus

Mensagem publicada 31 October 2011 - 12:11

Lamento que nos tenhas deixado. ;) Boa sorte nesse novo mundo.

Histórico de telemóveis: Nokia 3330, Motorola v360, Nokia 5130 Xpress Music, ZTE Blade (Optimus San Francisco) e Google Galaxy Nexus. Actualmente: Google Galaxy Nexus by Samsung
Se me quiseres agradecer, basta fazer LIKE na minha mensagem; não respondas apenas para isso!


#22 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 26 December 2011 - 11:44

Boas ppl,Antes de mais boas festas para todos.Queria dar apenas um followup da minha mudança para o mundo Windows Phone.Comprei um LG e900 aqui à uns meses e foi o meu telemovel do dia a dia durante esse tempo. Entretanto passei a ter um Nokia Lumia 800 e este brinquedo deixa o iPhone a parecer um telefone antigo. É simplesmente o smarthone mais bem feito, no meu entender, em design do mercado, a par do Nokia N9 que é de resto muito parecido.Em relação ao Wp7 ao principio tive de me mentalizar de que estava perante um OS que não se baseia em ecrans cheios de icons de apps, mas sim num sistema que aposta numa experiência muito mais orientada ao utilizador. Não ha gadjets nem muitos ecrans nem nada disso. Existe um ecran "infinito" que se usa na vertical (bem mais simpático para quem usa o telefone só com uma mão) onde temos uma série de "live tiles" que no fundo são quadrados grandes, de fácil manuseio e que podemos organizar como queremos, que nos dão informação relevante. Quantas sms temos, quandos emails recebemos em cada conta (cada conta é um live tile) notificações de actuializações das redes sociais, tempo, calendário etc. Num único ecrã tenho uma panóplia de informação que faz com que não só não necessite de gadjets como toda a experiência de informação que nos é dada, seja de apps da MS seja de apps de terceiros, é feita pelos mesmos princípios. Aplicações não é problema ao contrário do que muitos possam pensar. neste momento só sinto falta de 2 ou 3, mas já lá vamos.Para GPS a Nokia já vem com o Nokia Drive. Do que experimentei até agora é muito preciso e de resto uma boa experiência no global. Faltam algumas coisas como os nearby POI mas que no ecran de navegação aparecem como pins no mapa. Ainda ando a explorar (só tenho o telefone a uns dias) mas para já gostei. Uma particularidade... TODOS os mapas são de Borla. Todos. Desde o Brasil a Inglaterra, passando por Portugal, Russia, India... o que se quiser. Nada mau. Se considerarmos o preço de um Tom Tom, NDrive ou Navigon só para a europa toda, já quase que vale a pena investir num Nokia porque ficamos com parte do smartphone pago logo a partida.Em termos de sistema em si, muito se ouve falar de specs e duplos core e afins. Pois bem. Nem com o LG E900 que tinha um processador de 1GHZ nem com o Lumia 800 que tem um de 1.4GHZ senti qq tipo de lentidão ou LAG. Nunca tive de fazer boot aos telefones que não fosse para instalar alguma actualização. Sempre fluido, rapidíssimo, sem ter de me preocupar com memoria usada, processos a correr... experiência mais simples que despreocupada que esta não há.E uma nota: Não há virus nem malaware. Nem antivirus :D A unica falha que foi encontrada até agora no Windows Phone desde que saiu é um problema que tb afectou o iPhone e Android, ou parecido, que é quando se recebe uma sms mal formatada, pode bloquear o sistema de mensagens. Mas em nada compromete a segurança do telefone. A MS já está a tratar de um update ao que se sabe.Estranho não é? A MS que sempre foi vista como aquela empresa em que os seus SO necessitavam sempre de reboots varias vezes ao dia, de antivirus e outras protecções, e de ter sistemas que são teoricamente mais lentes, neste Windows Phone 7 conseguiu não só implementar um sistema rapido com processadores modestos, como não há problemas de segurança conhecidos até ao momento (não quer dizer que não venha a haver) e reboots... nada. Gestão de memória? O que é isso? Com a actualização do Mango, Multitasking, Copy+Paste, HTML5 e outras demais coisas fazem parte.Mas disto tudo o que mais me impressionou foi de facto a integração das aplicações (mesmo de terceiros) e as redes sociais.As aplicações são feitas a pensar na interacção com o utilizador de forma a não lhe proporcionar uma experiência muito diferente do resto do telefone. Isto faz com que seja muito facil trabalhar com o telefone e assim que se aprende os principios básicos sabemos que todas as apps irão trabalhar da mesma forma. E muitas delas integram-se com areas do telefone como pesquisas (onde aparecem apps que se relacionam com essa pesquisa), maquina fotográfica, etc.As redes sociais estão simplesmente brutais. Deixei de usar Twitter no PC, e Facebook quase nada uso que não seja no telefone. Não é preciso nenhuma app especifica. Está tudo integrado. Adiconando as contas de Live e Facebook o sistema registou-me logo as minhas contas de twitter e Linkedin devido as mesmas já estarem interligadas com as outras. Mais interessante do que isso, é que ao importar os contactos destas redes, a grande maioria ficou ligada entre os varios perfis sem mecher uma palha. Ou seja, tenho contactos onde o sistema interligou logo conta de Facebook, com Live, com Linkedin e twitter e até Google. Algumas não liga obviamente mas muito poucas na minha lista de 600 contactos.A experiência de messaging e também excelente. Começar uma conversa com SMS, passando para live e acabando no Facebook é algo perfeitamente transparente. E poupa-se muito dinheiro em SMS :DApps há quase tudo. Claro que faltam ainda algumas e por exemplo, o Angry Birds só ainda há uma versão, mas com mais de 45 mil apps no Market e a crescer acho que isso já não é tanto problema como era a 6 meses atrás. Duas notas: As apps no Windows Phone parecem-me ser mais caras do que no iPhone, em média, mas a grande maioria, salvo muito raras excepções, têm todas um modo Trial que pode ser mais ou menos completo conforme o caso, para que possamos experimentar antes de comprar. Ou seja a probabilidade de gastarmos dinheiro em algo inútil é quase inexistente. O que não há ainda para Windows Phone: Um monitor de tráfego de internet. Não ha mesmo nenhuma app que o faça para o sistema. Também sinto falta de algumas apps ue gostava de ter como o Vintage Camera (penso eu que era este o nome no Android) e o Instagram do Iphone. Espero poder ver estas apps no Windows Phone em breve.Uma nota. Os jogos há dois tipos. Os integrados com o XBOX Live e os "stand alone". Ambas as áreas já têm um considerável numero de jogos muito interessante onde destaco alguns como Angry Birds, Need for Speed, PES, Kinetimals entre outros. Ainda tenho o meu HTC Magic. Devo actualiza-lo em breve para uma ROM recente para poder continuar a usa-lo. Mas como telefone principal, nem mesmo o ICS me convenceria a deixar o Windows Phone neste momento. E em termos de dispositivo não há nenhum telemóvel que se aproxime do design do Lumia 800... Fica aqui o meu testemunho para quem interessar.Cheers

#23 vitorhandel

vitorhandel

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 03 January 2012 - 01:20

Viva eu antes demais se te sentes concretizado com esse telemovel os meus parabens. Nao sentes falta de um android ou de iphone então nao sabes bem o que é um smartphone digo te desde já o browser no windows phone é horrivel o mais lento de todos, o mail se fores utilizador de hotmail sim senhor é bastante bom, a bateria é horrivel, as apps sao todas a pagar e poucas se aproveitam, o multitasking mais uma coisa linda mas é pra morrer, a nokia foi superada pela samsung neste ultimo trimestre e as vendas continuam a cair, não sei se reparaste ainda, mas pontos positivos não estou a ver muitos .....há espera deve ser o preço n!!???? n me digas q é barato...sinceramente acho q é inovador em certos pontos mas em nada se aproxima de um iphone absolutamente nada..não sei se reparaste mas o que interessa n é a quantidade mas a qualidade das apps e nisso so agora é q a google começa a ter coisas com qualidade coisa q a apple ja possui há algum tempo. Se te sentes bem ainda bem para ti mas poupa nos a conversa mastigada do windows phone tanto aqui como acola..já chega isto é um forum de android!!!! Fala nos do teu htc magic ou faz como eu possuo um galaxy e um iphone e consigo não estar constantemente a dizer q o meu é q é bom ou é mais isto ou aquilo eu acho que existe um forum portugues do windows phone passa la de vez em quando...so te fazia bem!!Feliz 2012

#24 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 06 January 2012 - 00:11

Viva eu antes demais se te sentes concretizado com esse telemovel os meus parabens. Nao sentes falta de um android ou de iphone então nao sabes bem o que é um smartphone digo te desde já o browser no windows phone é horrivel o mais lento de todos o mail se fores utilizador de hotmail sim senhor é bastante bom, a bateria é horrivel, as apps sao todas a pagar e poucas se aproveitam, o multitasking mais uma coisa linda mas é pra morrer, a nokia foi superada pela samsung neste ultimo trimestre e as vendas continuam a cair, não sei se reparaste ainda, mas pontos positivos não estou a ver muitos .....há espera deve ser o preço n!!???? n me digas q é barato...sinceramente acho q é inovador em certos pontos mas em nada se aproxima de um iphone absolutamente nada..não sei se reparaste mas o que interessa n é a quantidade mas a qualidade das apps e nisso so agora é q a google começa a ter coisas com qualidade coisa q a apple ja possui há algum tempo. Se te sentes bem ainda bem para ti mas poupa nos a conversa mastigada do windows phone tanto aqui como acola..já chega isto é um forum de android!!!! Fala nos do teu htc magic ou faz como eu possuo um galaxy e um iphone e consigo não estar constantemente a dizer q o meu é q é bom ou é mais isto ou aquilo eu acho que existe um forum portugues do windows phone passa la de vez em quando...so te fazia bem!!Feliz 2012

Sabes ler? Este forum é para posts off-topic. Logo a não ser que algum moderador me diga que não devo escrever acerca ed WP na area de OT, a tua opinião interessa-me tanto como o teu aparente desconhecimento do que é o WP e do que faz ou deixa de fazer. Tens Android e iPhone... eu tenho Android e Windows Phone. Eu falo do que tenho e uso no dia a dia. Sendo isto uma comunidade, onde fundamentalismos não devem ter lugar principalmente com malta crescida, optei por perder algum do meu tempo a partilhar uma experiência do sistema diferente. Se não queres ler coisas sem interesse, não leias o form OT.

#25 vitorhandel

vitorhandel

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 07 January 2012 - 01:37

Lol é engraçado como tu partilhas aqui e no iphoneportugal, nos todos ja entendemos que estas maravilhado com windows phone eu ja tive um htc trophy e no dia que me vi livre dele foi um dos dias mais felizes da minha vida, partilho aqui ctg a minha experiência. Quanto a não perceber nada do assunto, falo porque experimento logo será que tu alguma vez andaste com um iphone 4 durante uma semana ou um galaxy s2, é que uma coisa é andar c o dos outros e brincar outra é usar, quando puderes faz isso e dps anda-me falar do windows phone...para não criar mais atritos até porque aprecio discussões saudaveis desejo te tudo de bom e felicidades.