Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Garantia: Prazos de devolução de um equipamento


  • Por favor inicie sessão para responder
10 respostas a este tópico

#1 jericho

jericho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 81 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 10:35

Boas.Alguém me sabe dizer quais os procedimentos a desencadear no caso de um equipamento ultrapassar o limite de tempo na garantia, para reparação?O meu liquid faz hoje um mês que está na Acer para reparação, e segundo consta (legislação da União Europeia), é a data limite para me devolverem o equipamento reparado, caso contrário terão de me fornecer um equipamento novo! No status de reparação da Acer, ainda diz que o equipamento está a ser reparado.Alguém já passou por uma situação semelhante? O que devo fazer?Cumps.jericho

#2 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 08 April 2010 - 10:55

Das duas uma, ou vais aos gajos com o diploma que regulamenta isso e exiges um novo, ou não fazes nada e deixas estar como está até te darem o telemóvel. Qualquer dúvida, a DECO ajuda nesses casos.

#3 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 11:24

r3pek escreveu:

Das duas uma, ou vais aos gajos com o diploma que regulamenta isso e exiges um novo, ou não fazes nada e deixas estar como está até te darem o telemóvel. Qualquer dúvida, a DECO ajuda nesses casos.

De referir tb que durante o periodo que o telemovel esta a arranjar a garantia fica suspensa. Ou seja, não conta para tempo de garantia. Ou seja neste momento já tens 1 mês mais de garantia para gozar. Se ficar por aí claro! :)Recomendo que te documentes com os artigos da lei e que vás ter com eles e digas... "meus amigos, a lesgislação diz isto. como é? ou telele para cá ou quero um novo. senão, livro de reclamações sff". :)Cheers

#4 jericho

jericho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 81 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 11:36

Boas.O meu problema é que o telemóvel está em Barcelona, no centro de reparações da Acer Iberia e desconheço que haja um espaço físico em Portugal (existem representantes Acer mas nã se responsabilizam por este tipo de problemas).Quanto à legislação, é geral para toda as marcas dentro da União Europeia.Vou mandar um mail para Acer.Vamos a ver no que dá isto...Obrigado pelas dicas.cumps.jericho

#5 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 08 April 2010 - 11:46

jericho escreveu:

Boas.O meu problema é que o telemóvel está em Barcelona, no centro de reparações da Acer Iberia e desconheço que haja um espaço físico em Portugal (existem representantes Acer mas nã se responsabilizam por este tipo de problemas).Quanto à legislação, é geral para toda as marcas dentro da União Europeia.Vou mandar um mail para Acer.Vamos a ver no que dá isto...Obrigado pelas dicas.cumps.jericho

E foste entrega-lo lá directamente?! Queixas-te a quem o entregaste! Não tens que ir à China se ele tivesse ido para lá.

#6 pedrodls

pedrodls

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 12:16

Boas!Passei por uma situação semelhante há menos de um ano, e a gerente da loja worten onde me dirigi, após 2 minutos de conversa pediu-me por favor para aceitar os 899€ de volta. Isto aconteceu quando um pc ficou na garantia mais que os 30 dias (já ia em quase 60).Aconselho a passar os olhos pelo Decreto-Lei 84/2008 que facilmente se encontra na net. O problema é que esta Lei aplica-se em Portugal e não na União Europeia.Resumindo, se tiveres entregue um equipamento para reparação dentro do tempo de garantia, este terá de ser reparado e devolvido num prazo de 30 dias a contar da data de entrega na loja."Artigo 4.º[…]1 — . . .2 — Tratando -se de um bem imóvel, a reparação ou asubstituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável,tendo em conta a natureza do defeito, e tratando -sede um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em ambosos casos sem grave inconveniente para o consumidor."Caso tal não suceda, o vendedor terá de retribuir um equipamento igual, ou caso não seja aceite, o dinheiro que o equipamento custou.Caso tenha sido enviado por correio, tens que ter a guia de recepção do equipamento no destino como prova.Em último caso, se tiver sido enviado por correio directamente para o estrangeiro, tens um caso complicado...

#7 Styll

Styll

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 267 mensagens
  • Wiko DarkMoon

Mensagem publicada 08 April 2010 - 13:02

JA agora por curiosidade esse decreto de lei ,Decreto-Lei 84/2008, tambem se aplica a loja expansys em portugal?

#8 pedrodls

pedrodls

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 13:17

Styll escreveu:

JA agora por curiosidade esse decreto de lei ,Decreto-Lei 84/2008, tambem se aplica a loja expansys em portugal?

Qualquer factura com número de contribuinte português, julgo eu. Agora, para se conseguir impor uma reclamação intimidativa, ideal é numa loja mesmo.De qualquer maneira eu não percebo nada de Lei, trabalho é nas obras. Apenas estudei essa Lei para exigir os meus direitos.

#9 jericho

jericho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 81 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 15:27

pedrodls escreveu:

Boas!Passei por uma situação semelhante há menos de um ano, e a gerente da loja worten onde me dirigi, após 2 minutos de conversa pediu-me por favor para aceitar os 899€ de volta. Isto aconteceu quando um pc ficou na garantia mais que os 30 dias (já ia em quase 60).Aconselho a passar os olhos pelo Decreto-Lei 84/2008 que facilmente se encontra na net. O problema é que esta Lei aplica-se em Portugal e não na União Europeia.Resumindo, se tiveres entregue um equipamento para reparação dentro do tempo de garantia, este terá de ser reparado e devolvido num prazo de 30 dias a contar da data de entrega na loja."Artigo 4.º[…]1 — . . .2 — Tratando -se de um bem imóvel, a reparação ou asubstituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável,tendo em conta a natureza do defeito, e tratando -sede um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em ambosos casos sem grave inconveniente para o consumidor."Caso tal não suceda, o vendedor terá de retribuir um equipamento igual, ou caso não seja aceite, o dinheiro que o equipamento custou.Caso tenha sido enviado por correio, tens que ter a guia de recepção do equipamento no destino como prova.Em último caso, se tiver sido enviado por correio directamente para o estrangeiro, tens um caso complicado...

Boas.Era esse o Decreto-Lei que também conhecia, mas penso que seja uma norma Europeia com aplicação em Portugal (não tenho formação em direito!!!).De qualquer forma, o equipamento foi enviado para a Acer Iberia, que repara os equipamentos em Barcelona, já que não existe apoio directo em Portugal. Tenho a guia da DHL, que foi o serviço contratado pela Acer para efectuar a recolha do equipamento...Também comprei o equipamento na expansys e a factura vem com os meus dados, mas com números de contribuinte da entidade que presumo serem franceses.De qualquer maneira, obrigado pela dica, mas penso que o meu caso não se vai resolver tão depressa...é o que dá comprar equipamentos no estrangeiro.cumps.jericho

#10 pedrodls

pedrodls

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 15:34

A norma europeia não conheço...Pois, eu vou comprar o meu Desire na Fnac ou na MediaMarkt, assim que sair. É mais caro, mas a médio prazo pode ficar mais barato.

#11 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 08 April 2010 - 16:14

jericho escreveu:

pedrodls escreveu:

Boas!Passei por uma situação semelhante há menos de um ano, e a gerente da loja worten onde me dirigi, após 2 minutos de conversa pediu-me por favor para aceitar os 899€ de volta. Isto aconteceu quando um pc ficou na garantia mais que os 30 dias (já ia em quase 60).Aconselho a passar os olhos pelo Decreto-Lei 84/2008 que facilmente se encontra na net. O problema é que esta Lei aplica-se em Portugal e não na União Europeia.Resumindo, se tiveres entregue um equipamento para reparação dentro do tempo de garantia, este terá de ser reparado e devolvido num prazo de 30 dias a contar da data de entrega na loja."Artigo 4.º[…]1 — . . .2 — Tratando -se de um bem imóvel, a reparação ou asubstituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável,tendo em conta a natureza do defeito, e tratando -sede um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em ambosos casos sem grave inconveniente para o consumidor."Caso tal não suceda, o vendedor terá de retribuir um equipamento igual, ou caso não seja aceite, o dinheiro que o equipamento custou.Caso tenha sido enviado por correio, tens que ter a guia de recepção do equipamento no destino como prova.Em último caso, se tiver sido enviado por correio directamente para o estrangeiro, tens um caso complicado...

Boas.Era esse o Decreto-Lei que também conhecia, mas penso que seja uma norma Europeia com aplicação em Portugal (não tenho formação em direito!!!).De qualquer forma, o equipamento foi enviado para a Acer Iberia, que repara os equipamentos em Barcelona, já que não existe apoio directo em Portugal. Tenho a guia da DHL, que foi o serviço contratado pela Acer para efectuar a recolha do equipamento...Também comprei o equipamento na expansys e a factura vem com os meus dados, mas com números de contribuinte da entidade que presumo serem franceses.De qualquer maneira, obrigado pela dica, mas penso que o meu caso não se vai resolver tão depressa...é o que dá comprar equipamentos no estrangeiro.cumps.jericho

Tenta expor o problema à DECO, eles sabem-te aconselhar melhor que nós (a não ser que ande por aqui algum jurista/advogado)