Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

O maravilhoso mundo das ROMs e um menino chamado Android


  • Por favor inicie sessão para responder
8 respostas a este tópico

#1 androidPT

androidPT

    Administrator

  • ROOT
  • 5374 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal

Mensagem publicada 02 April 2010 - 19:05

O maravilhoso mundo das ROMs e um menino chamado AndroidViva,Em colaboração com a Semana Android no site Mobile Portugal, apresentamos um novo artigo desta vez dedicado às ROMs Android.Esperemos que gostem, leiam e comentem aqui.A Equipa androidPT

Segue-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Google +


#2 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 02 April 2010 - 19:14

Mais uma excelente colaboração da equipa androidPT e que resultou do trabalho combinado de vários elementos. Obrigado, vocês sabem quem são. ;)

#3 Fredericosilva

Fredericosilva

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 145 mensagens

Mensagem publicada 02 April 2010 - 19:19

Excelente artigo, muito esclarecer acerca de muitos conceitos por vezes mencionados por todo o forum e que nao são perceptíveis por todos.

#4 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 02 April 2010 - 20:23

precisamos de mais artigos destes!

#5 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 17 April 2010 - 16:21

O artigo encontra-se agora também na nossa página principal. Para quem ainda não leu, é aproveitar e comentar aqui.http://www.androidpt.com/index.php?option=com_content&view=article&id=104:o-maravilhoso-mundo-das-roms-e-um-menino-chamado-android&catid=12:opiniao&Itemid=10

#6 DeepSpace

DeepSpace

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 266 mensagens

Mensagem publicada 20 April 2010 - 06:51

Eu li esse vosso artigo..muito bom desde já, e tenho umas coisas a acrescentar.Uma das coisas que parece esquecida e que é bom sempre lembrar é de que as rom's que não sejam fornecidas pelo fabricante dos equipamentos tais como a cyanogen, a sua introdução em qualquer equipamento revoga a garantia do mesmo, exceptuando os Android Developer Phone.Li um artigo interessante sobre o Android, e visto de uma visão geral nem tudo são rosas. É um negocio muito bem controlado pela Google com base num sistema operativo OpenSource.Vejam aquihttp://www.visionmobile.com/blog/2010/04/is-android-evil/

#7 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 20 April 2010 - 07:21

DeepSpace escreveu:

Eu li esse vosso artigo..muito bom desde já, e tenho umas coisas a acrescentar.Uma das coisas que parece esquecida e que é bom sempre lembrar é de que as rom's que não sejam fornecidas pelo fabricante dos equipamentos tais como a cyanogen, a sua introdução em qualquer equipamento revoga a garantia do mesmo, exceptuando os Android Developer Phone.Li um artigo interessante sobre o Android, e visto de uma visão geral nem tudo são rosas. É um negocio muito bem controlado pela Google com base num sistema operativo OpenSource.Vejam aquihttp://www.visionmobile.com/blog/2010/04/is-android-evil/

Acho que é tudo uma questão de delegação. A google apenas de responsabiliza pelos *seus* telefones, ADP1 ADP2 e Nexus1. Os outros são da responsabilidades do fabricante. Agora se eles (fabricantes) os fecham deve ser por opção propria (digo eu). Agora, se há controlo nas versões e no hw que é lançado com o Android, acredito que sim, mas tem que haver, quanto mais não seja para manter um nivel de qualidade médio nos terminais. Não tas a ver lançarem um terminal Android sem 3G pois não?!

#8 DeepSpace

DeepSpace

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 266 mensagens

Mensagem publicada 20 April 2010 - 09:30

É verdade que mantém algumas specs, mas também tens que ver o porque de várias Rom's OEM não existirem, em força e de forma bem actual, em outros equipamentos senão os que têm parceria com a Google, seria muito bom para o consumidor pois teriamos outras versões, em outros equipamentos, muito provavelmente mais económicos com qualidade de S.O. equivalente.Segundo o artigo e segundo o que eu entendi, é algo que a China Mobile por exemplo, apesar dos seus largos recursos tem tentado fazer, ou seja, usar o código livre libertado pela Google para tentar acompanhar as novidades no seu próprio sistema OMS (OPhones) mas sem grande sucesso, pois como não tem parceria com a google tem tido grandes dificuldades em acompanhar as releases enviadas para os parceiros Google.(http://www.tradingma...ion-744944.html)O que quero dizer com isto é que a Google cria com os seus parceiros os meios de controlar um grande negocio baseado num SO open source. É obvio que quem pega no código base se veja à rasca pois nem um "roadmap" existe por parte da google para o Andriod em 2010. O Ultimo segundo sei é do inicio de 2009... tudo isto em volta se um S.O. que se diz Aberto. Posso estar técnicamente errado mas acho que é tão aberto quanto o novo BADA da Samsung.

#9 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 20 April 2010 - 12:27

DeepSpace escreveu:

É obvio que quem pega no código base se veja à rasca pois nem um "roadmap" existe por parte da google para o Andriod em 2010. O Ultimo segundo sei é do inicio de 2009... tudo isto em volta se um S.O. que se diz Aberto. Posso estar técnicamente errado mas acho que é tão aberto quanto o novo BADA da Samsung.

Ver-se-á assim tão à rasca? Por exemplo, o Cyanogen (uma única pessoa portanto) pegou no AOSP, nos componentes proprietários distribuídos pelos fabricantes e, sempre mantendo a legalidade (ao não incluir as Google Apps), publicou (ou um terceiro fez um port) ROMs para uma série de terminais (HTC Dream, Magic 32B, 32A, Nexus One, Motorolla Droid/Milestone). Tudo isto com elevados padrões de qualidade e acompanhando a mais recente versão do Android (além do que o AOSP leva code drops frequentes da Google).Ora se uma só pessoa é capaz, não vejo o que possa deixar o fabricante 'à rasca'.