Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Iniciação ao SAPO A5 - Dúvida com Lista de Contactos


  • Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

#1 sc13nt1st

sc13nt1st

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 19 mensagens

Mensagem publicada 28 August 2011 - 17:11

Boas pessoal.Comprei há 2 semanas o meu 1º terminal android, nomeadamente o Sapo A5.Até ao momento estou a gostar da experiência, mas tb ñ sou propriamente dos utilizadores + exigentes.Comprei este telemóvel essencialmente pelo seu bom preço (ficou-me a 90€ na Phone House c/retoma do meu antigo Nokia 5200), por trazer incluída a licença de GPS e precisamente por me dar acesso ao mundo de aplicações do Android.Outro dado importante foi a possibilidade de me "libertar" c/facilidade do bloqueio à TMN, algo q já fiz, mas sobre o qual ñ me vou alongar pq ñ é este o local indicado.Ñ tenho tarifário de internet móvel, nem conto ter, portanto as aplicações q exigem net serão utilizadas pontualmente em redes wi-fi, para desenrascar na falta do computador.Dito isto, o uso q vou dar a este A5 será essencialmente o uso habitual de telemóvel e tb leitor de mp3.Fotos/vídeos e GPS serão apenas pontualmente usados.Quanto a jogos, p/já só instalei o AngryBirds, como experiência, e só conto instalar outros jogos q sejam simples, apenas p/entreter nas horas mortas, tipo transportes públicos.Já me inteirei (e agradeço) do sistema de gestão de aplicações, mas ainda tenho q me mentalizar q o tempo de fechar aplicações acabou.Tinha (e ainda tenho) um HTC S730 (Wings), c/Windows Mobile 5.2, no qual tinha q fechar as aplicações depois de usar, caso contrário ficava rapidamente s/bateria e c/imensa lentidão.No entanto, deixem-me q diga isto, foi o meu 1º smartphone e serviu-me muito bem durante 2 anos.A minha 1ª questão prende-se c/o teclado:Tenho (por defeito), 2 teclados, o Android e o TouchPal.Gostava de utilizar, no modo vertical, o teclado de 12 teclas e ñ o Qwerty como vem por defeito.Já configurei o TouchPal neste sentido, mas ainda ñ tive resultado prático! Continua tudo na mesma e ñ vejo forma de alterar...Como faço isso?A 2ª questão tem a ver c/os anunciados problemas das 1ªs unidades:Ora bem, na caixa do meu A5 encontrei 1 etiqueta q dizia 21/01/2011.Julgo q é uma espécie de selo de controle de qualidade da produção, e ñ encontro + nenhuma indicação q envolva uma data, apenas o IMEI do terminal.Já estarei "livre" dos tais problemas, ou ainda estou dentro do lote de potenciais chatices?3ª questão, o upgrade do SO:Tenho o Android 2.1-update1.Li algures q já estavam a vir c/o 2.2, vale realmente a pena a actualização p/quem ñ pretende espremer o telemóvel?Digo isto no sentido de saber se é estável e se ñ irei "complicar" a vida do hardware.Vi aqui algumas questões sobre a instalação deste upgrade, mas ñ encontrei nada q questionasse neste sentido.4ª e última questão:Qual o browser q recomendam, p/tirar melhor partido do ecrã de 3.5"?Obrigado!

#2 Magic

Magic

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5995 mensagens

Mensagem publicada 28 August 2011 - 19:06

Boas sc13nt1st,Antes demais bem-vindo ao aPT, quando puderes passa na secção de apresentações....Quanto as tuas questões aconselho-te primeiro a dar uma vista de olhos aqui > http://www.androidpt...d=101&Itemid=61

OnePlus 6 powered by Android


#3 sc13nt1st

sc13nt1st

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 19 mensagens

Mensagem publicada 28 August 2011 - 19:45

Boas sc13nt1stAntes demais bem-vindo ao aPT, quando puderes passa na secção de apresentações....Quanto as tuas questões aconselho-te primeiro a dar uma vista de olhos aqui > http://www.androidpt...d=101&Itemid=61

Boas.Já fiz a minha (breve) apresentação.Já tinha tb lido vários tópicos sobre o Sapo A5, tanto antes da compra, como agora q me vão surgindo as 1ªs dúvidas resultantes da utilização.As questões q coloquei, além de serem essenciais p/a minha utilização do terminal, julgo q são "inéditas", tive esse cuidado.Caso tenha caído em alguma repetição por falha na pesquisa, peço desculpa...

#4 QazWe

QazWe

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 126 mensagens

Mensagem publicada 30 August 2011 - 03:11

Quando a esta pergunta :A minha 1ª questão prende-se c/o teclado:Tenho (por defeito), 2 teclados, o Android e o TouchPal.Gostava de utilizar, no modo vertical, o teclado de 12 teclas e ñ o Qwerty como vem por defeito.Já configurei o TouchPal neste sentido, mas ainda ñ tive resultado prático! Continua tudo na mesma e ñ vejo forma de alterar...Como faço isso?Eu no meu Sapo A5 que veio com a stock rom froyo 2.2, mudo umas cenas e meto o teclado alfanumérico que falas, mas tmb só nessa rom é que consegui isso, em mais nenhuma...

#5 QazWe

QazWe

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 126 mensagens

Mensagem publicada 30 August 2011 - 03:13

Quanto a esta:A 2ª questão tem a ver c/os anunciados problemas das 1ªs unidades:Ora bem, na caixa do meu A5 encontrei 1 etiqueta q dizia 21/01/2011.Julgo q é uma espécie de selo de controle de qualidade da produção, e ñ encontro + nenhuma indicação q envolva uma data, apenas o IMEI do terminal.Já estarei "livre" dos tais problemas, ou ainda estou dentro do lote de potenciais chatices?Testa.. mete o telemovel em 2G e faz chamada e vê se faz ruido, segundo o que li é esse o grande problema da primeira geração de Sapos A5

#6 QazWe

QazWe

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 126 mensagens

Mensagem publicada 30 August 2011 - 03:15

Quanto a esta:3ª questão, o upgrade do SO:Tenho o Android 2.1-update1.Li algures q já estavam a vir c/o 2.2, vale realmente a pena a actualização p/quem ñ pretende espremer o telemóvel?Digo isto no sentido de saber se é estável e se ñ irei "complicar" a vida do hardware.Vi aqui algumas questões sobre a instalação deste upgrade, mas ñ encontrei nada q questionasse neste sentido.Acho que deves experimentar, eu nunca experimentei sequer o android 2.1, então á 3 pergunta eu não posso ajudar mesmo...Quanto a esta:4ª e última questão:Qual o browser q recomendam, p/tirar melhor partido do ecrã de 3.5"?Pela opinião de fóruns do que tenho lido falam muito do Dolphin Browser HD e é tmb o que eu tenho instalado e gosto muito.. Mas Podes optar tb pelo Opera (acho que é este o nome ;) )

#7 sc13nt1st

sc13nt1st

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 19 mensagens

Mensagem publicada 31 August 2011 - 08:03

Obrigado QazWe.Vou experimentar o Dolphin Browser HD.Quanto ao teclado, consegui utilizar o TouchPal mudando o "método de entrada", quando estou p.e. a escrever 1 msg, mas agora o problema é q em teclado de 12 teclas ñ consigo tirar o T9...Acho q vou deixar o update esperar + uns tempos, ainda estou a descobrir o telemóvel e ainda ñ tenho a certeza q ñ seja 1 das unidades problemáticas.Nas chamadas ñ oiço propriamente ruído, mas noto q se ouve relativamente baixo! Algo q ñ se passa quando uso os auriculares...

#8 QazWe

QazWe

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 126 mensagens

Mensagem publicada 31 August 2011 - 12:10

No teclado de 12 digitos, ao lado tem lá um botão que diz: Xt9 e por baixo ABCCarrega nele por algum tempo e ele muda entre escrita inteligente e escrita normal..Espero ter ajudado..P.S - Ajuda-me numa coisa, mete o volume no máximo, ouves algum ruido ? é que eu ouço um ruido e não estou a gostar.. é como se a coluna estivesse a "arranhar"

#9 Zenuno

Zenuno

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 108 mensagens
  • LocalizaçãoPorto, Portugal

Mensagem publicada 01 September 2011 - 22:15

Boas sc13nt1stAntes de mais bem-vindo.Quanto à actualização para o froyo (2.2) acho que deverias fazer visto ser uma actualização da marca (TMN) e ser mais estável que a 2.1 e por ser um processo muito simples de executar...Vais ao site da TMN clicas em telemóveis escolhes o sapo a5 e do lado direito vais encontrar numa linha "actualização para Android 2.2" ou algo do género... O programa que será descarregado vem com a ROM e com 1 ficheiro .pdf com as instruções para actualizar o Android.Depois mais tarde, se quiseres explorar mais este sistema operativo existem muitos tutoriais neste fórum para o fazer e a malta mais experiente também dá uma ajuda.Abraço

Ecoo E04 Aurora Plus 3GB :P

Xiaomi Mi3 64GB  :P

 


#10 sc13nt1st

sc13nt1st

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 19 mensagens

Mensagem publicada 03 September 2011 - 10:54

Respondendo ao QazWe e ao Zenuno...Já fiz o download da actualização p/o 2.2, mas ainda ñ a instalei pq quero ter o telemóvel o menos mexido possível durante uns meses.Tive algum "azar" de ter apanhado 1 aparelho ainda 2.1, pelo q entendi, estava em stock...Já testei as questões de barulho.Continuo a achar q o volume das chamadas é algo reduzido, mas ñ faz ruído, nem na outra situação do altifalante c/o volume do máximo, como me perguntaram.O q me anda a intrigar agora é q o telemóvel fez o download dos meus contactos do google, c/a ajuda do CompanionLink, mas no Google Contacts ñ me aparece tudo!Passo a explicar o meu procedimento:1. Passei os contactos do cartão SIM p/o Android;2. Usando o CompanionLink passei os contactos (nºs) q tinha no HTC (Outlook) p/o Android;3. O sistema do Google juntou ainda os contactos de e-mail q tinha na minha conta Gmail.Ora bem, isto resultou numa certa confusão, pq por 1 lado eu nunca tinha organizado os contactos do Gmail.Por outro lado, os contactos do SIM estavam repetidos c/contactos do Outlook.Ao tentar acertar isto no meu PC (fazendo agregação dos vários contactos de cada pessoa e eliminação de duplicados), reparei q no Google Contacts apenas me aparecem cerca de 250 contactos, quando no Android me aparecem os reais quase 400 contactos q tenho!Ou seja, ñ sei bem como, os contactos foram todos do Google Contacts p/o Android, mas agora ñ aparecem lá!Já verifiquei q quando abro cada contacto, tenho lá a indicação q é 1 contacto da minha conta Google, tanto e-mails como nºs.Digo isto pq li algures q os contactos guardados apenas no terminal ñ eram sincronizados.A própria sincronização está devidamente configurada.Alguém me pode dar umas luzes?