Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Pronto a comprar o sapo a5


  • Por favor inicie sessão para responder
16 respostas a este tópico

#1 PedroCst

PedroCst

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 03 August 2011 - 21:32

Boas!Ao contrário de o que publiquei no meu primeiro post do AndroidPT, vou comprar o sapo a5 (ou ZTE Libra).O que me vai fazer adquiri-lo é, basicamente, o preço excelente de €100 e o facto de substituir o Nokia 5800.Mas (visto que estamos num fórum) tenho algumas questões:* Tenho um iPhone 4 há 3 meses. Adoro o dispositivo (com JB e acerca de 80 apps - pena que não caibam mais jogos... :D) e é extremamente fluido e rápido, e a bateria é bastante aceitável.Existe uma grande diferença na fluidez (também em jogos HD) e na bateria, mesmo que faça over e underclock, e com ROMs modificadas?* Já procurei por várias páginas, mas não encontro cases para o telefone... sabem onde posso encontrar?Cumps ;)EDIT: Infelizmente, o telefone ainda se encontra esgotado.Após contactar a tmn pelo Facebook, fui informado de que estão à espera de novas remessas.

#2 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 03 August 2011 - 21:58

Não querendo ser desanimador, mas ao lado do Iphone 4 o Sapo a5 não tem hipótese. Também repara bem na diferença de preço, um é gama baixa o outro é gama alta, e ainda existe a gama média intermédia no que diz respeito a smartphones portanto é uma diferença muito grande. Tanto em bateria, e principalmente em fluidez, o Iphone 4 será superior ao Sapo a5.O underclock não te vai servir de muito, já uma ROM modificada pode fazer a diferença, mas o Sapo A5 não suporta jogos HD tão pouco, não tem GPU para tal, mas consegue aguentar perfeitamente jogos de arcada e outros menos exigentes que estão no Android Market.Quanto a cases, se passares pela Worten Mobile, Phone House ou Ensitel encontras várias capas e cases mais ou menos genéricas que assentam bem com o dispositivo. Se quiseres mesmo algo à medida acho que há um tópico algures no fórum do a5 sobre isso.

#3 PedroCst

PedroCst

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 03 August 2011 - 22:04

Eu sei a diferença que senti quando peguei no iPhone 3GS e no 5800 (e 5 dias depois no iPhone 4).Mas, eu estava a pensar em reduzir a velocidade do CPU para 375mHz (ou menos, só utilizando o dispositivo), e colocá-lo ao máximo nos jogos...

#4 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 03 August 2011 - 22:27

O underclock não te vai poupar bateria mensurável, o maior gasto deve-se ao ecrã e à comunicação de rede. De facto, colocares a 375Mhz pode resultar num maior gasto de bateria na maioria das situações, não tentes ser melhor que o Android a gerir o CPU, ele ganha-te, sempre. O sistema por omissão usa um algoritmo de escalonador de CPU que recorre aos steppings deste de forma inteligente. Quando desligas o ecrã o telemóvel já fica a baixa frequência, a não ser que tenha wakelocks ( http://developer.and...r.WakeLock.html ). Em suma, o que faz toda a diferença no telemóvel acabará por ser as aplicações que lá tens instaladas. Aplicações que usam a permissão de manter o dispositivo acordado parcialmente (ecrã desligado, mas CPU ativo) ou totalmente (não desligar o ecrã nem CPU) quando são mal programadas são o que drena a bateria ao dispositivo. Por isso é que muita gente erradamente afirma que uma ROM nova é mais bem comportada a nível de bateria. Na maioria das situações não é a ROM que melhorou, até pode ter piorado. O que melhorou é que ao instalar uma ROM nova limpou o telemóvel de todas as aplicações que tinha instalado do Market. Por outro lado, se instalares uma ROM como a cyanogen que traz bem menos aplicações pré-instaladas, só aí já estás a ganhar :D. O kernel geralmente é outra coisa que influencia a autonomia do dispositivo.Não estou a tentar mitificar que descer a voltagem do CPU gasta menos energia, mas a questão é bem mais complexa que isso. As motherboards de telemóveis atuais têm muitos mecanismos para os quais o sistema operativo está desenhado, um deles é a forma como o sleep se processa. Teres o telemóvel em sleep consome muito menos energia do que teres em underclock a fazer processamento com o ecrã desligado. Portanto o verdadeiro trabalho do utilizador deve ser ter atenção às aplicações que tem instaladas. Matar processos é outra péssima ideia.Já agora fica com esta leitura : http://androidpt.inf...ositivo_Android

#5 PedroCst

PedroCst

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 03 August 2011 - 22:34

Já agora fica com esta leitura : http://androidpt.inf...ositivo_Android

+1 pela explicação ;)O iOS também deixa as apps activas.Mas vejo dispositivos destes (principalmente iPod Touch 4th gen) que ficam lentos, de tantas apps abertas!Portanto, eu nunca as deixo abertas no iPhone. Até tenho um programa que as faz fechar em vez de minimizar, e estou a pensar em fazer o mesmo no Android...

#6 PedroCst

PedroCst

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 03 August 2011 - 22:38

O que não percebo é que, se o Android é tão inteligente, por que é que a bateria dura um tempo irrisório?Algumas explicações foram importantes, e a de não deixar a bateria cair menos de 15% posso já começar a aplicar no iPhone :evil:Mas, não há maneira de fazer com que o Android não inicie os processos?

#7 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 03 August 2011 - 23:20

Terminar aplicações em Android é má prática. O IPhone funciona de forma diferente, portanto não é equiparável. Lê por completo nessa página que te envie a parte de título "Porque não se devem matar aplicações", isso explica bem.Quando à bateria ser irrisória, isso estamos a entrar num campo muito complexo. Basicamente o iOS é desenhado para um leque muito restrito de dispositivos, são 3 ou 4 dispositivos que têm de suportar logo consegue-se fazer uma boa otimização do software para aquele hardware. No caso do Android o Sistema Operativo é genérico o suficiente para correr em múltiplos dispositivos, e isto tem um custo. O mesmo se passa com PCs com Windows e Macs, por isso é que geralmente os Macs têm uma autonomia invejável, face à performance que oferecem. Um caso extremo desta relação é uma consola de jogos, se pensares uma Wii tem um CPU de 729 Mhz e 88 MB de RAM, e corre jogos que netbooks de 1 Ghz e 512 MB de RAM não conseguem. Porquê? Porque a Wii tem um sistema operativo que só executa uma aplicação, o jogo. E todo o software foi desenhado para aquele hardware especificoNa batalha de Windows e OSx não se deverá alterar muito, o Windows tendo de suportar uma variedade grande de hardware vai sempre ficar aquém em termos de autonomia. No entanto no caso de Android, apesar desta relação em grande parte se verificar, pode não se verificar sempre. Uma vez que é opensource os fabricantes podem alterar o código do sistema operativo de modo a tirar melhor partido do hardware. Só que como deves imaginar isso não acontece grande parte das vezes, pois fazer tal coisa requer pessoas com conhecimentos muito avançados, tempo e claro está, dinheiro. Para a maioria das marcas esse investimento não compensa, até porque o seu modelo de negócio assenta em produzir um terminal X hoje, mas daqui a 1 ou 2 messes lançar um outro Y. Com esta velocidade de produção de dispositivos nem a Apple conseguia garantir qualidade de serviço. Das poucas marcas que fazem otimizações do sistema operativo à séria em Android podem-se contar a Motorola, Samsung e Sony Erricson. Estas 3, a Samsung até diria que só nos dispositivos de topo, têm pessoas a trabalhar neste sentido, e de facto vê-se uma diferença nalguns casos face aos dispositivos de marcas low-cost. Por vezes existem outras condicionantes, como por exemplo o Samsung Galaxy S II, teve sem dúvida um investimento grande nesta área, mas o dispositivo é "potente demais" de modo que não acompanhou a evolução das baterias, ou seja, apesar de ter havido um cuidado a nível de parte do software para ser otimizado, o hardware do CPU dual core, a quantidade abusiva de RAM e principalmente um ecrã daquele tamanho e brilho acabam por falar mais alto que os ganhos de software.Posso-te dizer que tenho um Motorola Defy que se aguenta bem 2 dias com 3G ligado, portanto de facto existem exceções.Só para deixar mais um ponto no comparativo de Android vs IPhone, o iOS nas atualizações recentes tem perdido autonomia. Isto deve-se ao facto de estar a ficar com um gestão multi-processos mais madura, e dado a que não houve essa preocupação inicial agora estão padecer desse atraso. O que tu disseste de ficar lento com várias aplicações abertas é outro sinal disso. A tendência na batalha das duas plataformas será sempre tentarem oferecer o mesmo que a concorrência, até porque são as diferenças que levam as pessoas a decidir-se pela escolha. Portanto acredito que o iPhone nos próximos tempos melhorará a experiência de multi-processos e o Android melhorará a fluidez de sistema e o consumo energético, mas isto já são especulações minhas :P

#8 PedroCst

PedroCst

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 04 August 2011 - 13:56

Só para deixar mais um ponto no comparativo de Android vs IPhone o iOS nas atualizações recentes tem perdido autonomia. Isto deve-se ao facto de estar a ficar com um gestão multi-processos mais madura, e dado a que não houve essa preocupação inicial agora estão padecer desse atraso. O que tu disseste de ficar lento com várias aplicações abertas é outro sinal disso. A tendência na batalha das duas plataformas será sempre tentarem oferecer o mesmo que a concorrência, até porque são as diferenças que levam as pessoas a decidir-se pela escolha. Portanto acredito que o iPhone nos próximos tempos melhorará a experiência de multi-processos e o Android melhorará a fluidez de sistema e o consumo energético, mas isto já são especulações minhas :)

Para mim o melhor era haver a possibilidade de acabar com a gestão de tarefas inteligente. No entanto, os smartphones são feitos para pessoas sem conhecimentos (e mesmo eu só tenho conhecimento das apps).

#9 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 04 August 2011 - 14:13

Não queres ser tu a dizer ao Sistema Operativo quando deve correr outra aplicação, se deve parar aquela, que memoria alocar, quando muda de aplicação, ter em conta as priopridades das aplicações, não esquecer os interrupts... enfim, tudo um leque de coisas que o SO *sabe* o que tem de fazer e fa-lo da melhor forma. É mesmo melhor dexa-lo fazer o que sabe fazer melhor. :)

#10 PedroCst

PedroCst

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 04 August 2011 - 22:29

Não queres ser tu a dizer ao Sistema Operativo quando deve correr outra aplicação se deve parar aquela, que memoria alocar, quando muda de aplicação, ter em conta as priopridades das aplicações, não esquecer os interrupts... enfim, tudo um leque de coisas que o SO *sabe* o que tem de fazer e fa-lo da melhor forma. É mesmo melhor dexa-lo fazer o que sabe fazer melhor. :)

Mas a minha grande prioridade é, sim, a velocidade.Algo em que muitos Androids não têm...De qualquer forma, vocês é que têm dispositivos com Android, não eu.Quando tiver um, já vos dou razão :)

#11 PedroCst

PedroCst

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 06 August 2011 - 21:53

Estive a ver o Huawei Ideos X5.As specs são bem melhores que as do sapo a5.Mas, penso que partilham este ponto de vista: o a5 tem suporte completo do CyanogenMod, enquanto que o X5 não tem.O firm do a5 estará actualizado durante bastante tempo, e o do X5 não.Portanto, não será preferível continuar com o a5 como a minha escolha?

#12 PedroCst

PedroCst

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 22 August 2011 - 20:15

Por acaso não faz.A gestão multitarefa é, na minha opinião, o que arruina o Android.A bateria dos telefones duraria muito mais se o sistema fosse mais simples.

#13 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 23 August 2011 - 10:08

O que é um sistema mais simples? Já imaginas-te não poder ouvir música, porque o Twitter está a ir buscar as últimas mensagens? Como é possível verificar se tens novos emails se a aplicação que verifica isso não puder executar de X em X tempo? O Hardware à mais de 40 anos que é desenhado para multi-tarefa, a pensares que por só executar uma tarefa pouparia bateria estás redondamente enganado. O GameBoy, a PlayStation Mobile, etc, só executam uma aplicação, e no entanto não duram mais de 1 dia contínuo, e não tem só a ver com os gráficos, pois podes usar esses aparelhos para ler um ebook, e a bateria não ia durar mais por causa disso.

#14 PedroCst

PedroCst

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 23 August 2011 - 13:48

O que é um sistema mais simples? Já imaginas-te não poder ouvir música porque o Twitter está a ir buscar as últimas mensagens? Como é possível verificar se tens novos emails se a aplicação que verifica isso não puder executar de X em X tempo? O Hardware à mais de 40 anos que é desenhado para multi-tarefa, a pensares que por só executar uma tarefa pouparia bateria estás redondamente enganado. O GameBoy, a PlayStation Mobile, etc, só executam uma aplicação, e no entanto não duram mais de 1 dia contínuo, e não tem só a ver com os gráficos, pois podes usar esses aparelhos para ler um ebook, e a bateria não ia durar mais por causa disso.

Não.Estás-te a esquecer de algo chamado iPhone.E não venham com o código que está escrito globalmente, porque as marcas têm mais que obrigação que o adaptar correctamente.No iPhone faço isso e muito mais, e não me preocupo porque a bateria dura dois dias, mesmo que jogue jogos HD cerca de 45 minutos e que use o Facebook durante mais de 2 hrs por dia.

#15 Roxa

Roxa

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 302 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro

Mensagem publicada 25 August 2011 - 18:50

Pedro, ao ler o teu post inicial fiquei confusa. O ZTE Libra é o mesmo que o ZTE Blade que por sua vez é o mesmo que o sapo A5? É que no GSM Arena estes terminais têm especificações diferentes, bem como o lançamento do ZTE Libra ainda estar como pendente no site.Já agora se me souberem esclarecer... :laugh: é que sempre pensei que o SF e o A5 fossem a mesma coisa: ZTE Blade

#16 pintarolas-95

pintarolas-95

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 76 mensagens
  • Smart A18 e Insys MW 5056

Mensagem publicada 19 October 2011 - 21:42

Pedro ao ler o teu post inicial fiquei confusa. O ZTE Libra é o mesmo que o ZTE Blade que por sua vez é o mesmo que o sapo A5? É que no GSM Arena estes terminais têm especificações diferentes, bem como o lançamento do ZTE Libra ainda estar como pendente no site.Já agora se me souberem esclarecer... :laugh: é que sempre pensei que o SF e o A5 fossem a mesma coisa: ZTE Blade

Também continuo com essa duvida.

#17 a32289

a32289

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 374 mensagens

Mensagem publicada 19 October 2011 - 22:07

Sf - zte blade, sapo a5 - zte libra. O zte libra a.unica coisa que difere do blade é a camera traseira que é de 5megapixeis no sapo a5.