Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Tutorial] Samsung Galaxy S Hardware GPS Fix


  • Por favor inicie sessão para responder
44 respostas a este tópico

#1 Judge

Judge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 57 mensagens

Mensagem publicada 03 August 2011 - 18:00

BoasAndei bastante tempo a flashar modem's e rom's diferentes para descobrir que afinal o problema do GPS era hardware!!Decidi fazer o fix e resultou mesmo!Passei a ter fix a 10 satélites na boa, e com uma rapidez de 5-10 segundosQuem quiser fazer o mesmo, pode seguir este tuturial!Nota: É preciso ter mãozinhas e muita calma para não estragarem o material delicado (não me responsabilizo por danos obviamente)MODO EASYPrimeiro o Software ;)Usar o SGS Toolbox, que está no market para aceder ao GPS Test Menu (AngryGPS) ou em alternativa,inserir este código: *#*# 3214789650#*#*Configurações usadas para o GPS:General settings:Test Mode: S/W testOperating mode: StandaloneSart mode: Hot StartXTRA: OnGps logging: ONTIme out: 255Accuracy: 30Supl SettingsServer FQDN: type custom configServer: supl.google.comSrver Port: 7276Server Type: UMTS SLPSupl Secure: OffAGPS Mode: SUPLSSL type: Versign(sugestão do Zancum e comprovada)O verdadeiro truque aqui é accuracy a 30m!Em 50m não é tão preciso e fax fix a menos satélites.Podem testar também esta config:GPS QUICKEST FIXhttp://www.darkyrom.com/community/index.php?threads/guide-gps-quickest-fix-solution.2022/1. Fazer backup ao ficheiro /system/etc/gps.conf3. Com o root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root explorer (ou equivalente), fazer o mount R/W e copiar o gps.conf que fizeram download para /system/etc/4. Verificar as permissões rwxr-xr-x5. fazer o mount R/O (para repor como estava)Basicamente altera o ficheiro por default para um já todo configuradoEstou a usar esta config e está muito rápido______________________________________________________________________________________________________________________________MODO HARDAgora o Hardware...e aqui é preciso muito cuidado e ter calma a fazer as coisasDesligar o GPS e desligar o SGSVideo de como abrir o SGS:http://youtu.be/lt9XNnjAcBcPodem seguir este video até ao minuto 2:15...Quem não tiver uma unha assim não desespere, eu usei um cartão do blockbuster (do continente tb deve servir...)1) Depois de retirar os parafusos e abrir a tampa interna, levantar com muito cuidado a patilha (imagem 4)É muito frágil por isso nada de pressasIsto porque o contacto com a antena é feito através desta "mola" :angry: Podiam ter desenhado melhor a coisa mas enfim...2) A mola tem de subir uns 30º mais ou menos para fazer contacto com a antena3) Limpar o contacto da antena (imagem 2)4) Montar tudo de volta sem sobrarem peças :unsure: 5) Ligar o telemóvel6) SGS Toolbox, que está no market para aceder ao GPS Test Menu7) Apagar os dados do GPS (Delete GPS Data)8) Reboot9) Ir novamente ao GPS Test Menu e fazer os testes em espaço aberto até terem fix (TTFF test e Tracking Test)10) Usar o GPS test da Chatcross e ver pa crer a quantidade de satélites que aparecem B) Quem quiser saber mais pode ir ao link abaixohttp://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=878970[attachment=3793]passo1.jpg[/attachment][attachment=3794]passo2.jpg[/attachment][attachment=3795]passo3.jpg[/attachment][attachment=3796]passo4.jpg[/attachment]______________________________________________________________________________________________________________________________MODO DEFINITIVOComo não estava muito contente por estar a depender de contactos de uma mola que mais tarde ou mais cedo irá perder a força,optei por fazer uma ligação definitiva (ver imagens mais abaixo)A samsung podia ter feito algo do género, mas decidiram por contactos com molas o que me parece uma solução pouco satisfatória até para o preço que pedem pelo SGSFazer exclusivamente se tiverem material para isso pois caso contrário podem danificar os circuitos e componentes electrónicos! Á vossa responsabilidade obviamente B) Material necessário:Estação de soldadura com regulação de temperaturaMicroscópioCabos próprios para o efeitoA mola foi removida bem como a "esponja" do outro lado da antena bobinadaAssim a antena tem ligação permanente o que melhora significativamente a recepção GPS[attachment=4034]P1040903.JPG[/attachment][attachment=4035]P1040906.JPG[/attachment][attachment=4036]P1040908.JPG[/attachment]E deixam de se preocupar mais com o GPS :D

#2 skyn3t

skyn3t

    droid skyhawk

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 417 mensagens
  • LocalizaçãoSão Domingos de Rana
  • One Plus One

Mensagem publicada 03 August 2011 - 23:23

muito obrigado por este exelente tuturial :P

#3 Judge

Judge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 57 mensagens

Mensagem publicada 03 August 2011 - 23:26

muito obrigado por este exelente tuturial :P

Ora essa...temos de ter GPS em condições nas férias B) Abraço

#4 zancum

zancum

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 2008 mensagens

Mensagem publicada 04 August 2011 - 00:49

OláMais um fabuloso tutorial, a pedir um tópico fixo. Como já te dei o karma pelo dito, fica apenas o postAbraços

#5 Judge

Judge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 57 mensagens

Mensagem publicada 04 August 2011 - 08:20

OláMais um fabuloso tutorial a pedir um tópico fixo. Como já te dei o karma pelo dito, fica apenas o postAbraços

BoasAinda bem que gostaste, e obrigado pela ajuda :)Espero que ajude se algum dia precisares!Abraço

#6 TelmoFT

TelmoFT

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 101 mensagens

Mensagem publicada 05 August 2011 - 16:14

Fiz este tutorial e funcionou as Mil MaravilhasApenas alterei uma coisa e ficou ainda mais rapidoEm vez de Operating mode: StandalonecoloqueiOperating mode: MSBased

#7 perpetuo

perpetuo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 104 mensagens
  • LocalizaçãoFigueira da Foz
  • Samsung Galaxy S, Samsung GT-I9505

Mensagem publicada 06 August 2011 - 11:22

Boas,Podia fazer um tutorial com imagens?Obrigado

Model: GT-i 9000 ROM: Mackay Rom KK 4.4 (arrumado), Model: GT-I9505 ROM: 4.2.2 Original MEO


#8 Judge

Judge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 57 mensagens

Mensagem publicada 22 August 2011 - 04:59

Fiz este tutorial e funcionou as Mil MaravilhasApenas alterei uma coisa e ficou ainda mais rapidoEm vez de Operating mode: StandalonecoloqueiOperating mode: MSBased

Ambos os modos são importantes, eu prefiro o standalone...Aqui vai um link sobre os diferentes modoshttp://www.wpcentral.com/gps-vs-agps-quick-tutorial

#9 Judge

Judge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 57 mensagens

Mensagem publicada 22 August 2011 - 05:02

BoasPodia fazer um tutorial com imagens?Obrigado

Eu alterei o modo como a ligação é feita no meu SGS...Isto é soldei cabos em vez de ter uma ligação dependente de contactos de uma mola :blink: Vou colocar as imagens em seguida...

#10 Devir

Devir

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 21 mensagens

Mensagem publicada 24 August 2011 - 14:43

Boas. Tens toda a razão quanto á qualidade que deveria ter o SGS, mas enfim, é a chamada "maximização do lucro". Em relação a meter as mãos no hardware, creio, que vai ter de esperar que a garantia acabe hehehehe, mas de qualquer das formas, acontece que utilizando o código *#*#3214789650#*#* entro no LabTestMode, e fazendo o "Get Position Test" encontro 2 a 5 satelites (perto de uma janela, no interior de casa) , as "Aplications Settings" estão (as que encontro no meu SGS ) iguais ás que indicaste, mudando de 50 para 30 a "Accuracy" . Quando entro em "Aplication Test" em "H/W Test" "Antenna Test" o SGS vibra, e dá um "Lamentamos! A aplicação LbsTestMode(...) parou inesperadamente". A pergunta é, porque falha quando quero testar a antena? Depois deste erro, aplicação não fecha, mas escolhendo "Show Sensor data" dá o mesmo erro e a aplicação sai para o "telefone". Se o fizer antes de "Antenna Test" o "Show Sensor data" apresenta resultados. Alguma ideia do que se passa? Não percebo é como, com a parceria que o forum tem com a Samsung, ainda n tenham esclarecido os clientes sobre um problema que parece ser do conhecimento geral... Abraço

#11 goodtrance

goodtrance

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 314 mensagens
  • Galaxy Note GT-N7100

Mensagem publicada 24 August 2011 - 14:54

Felizmente nunca tive problemas com o GPS na minha maquina... sempre foi extremamente rápido a ligar (cerca de 30segundos). e depois de ligar só perde o sinal nos túneis eheh.Mais rápido que isto só o do radio do carro que é practicamente instantaneo. Antigamente tinha hum HTC Diamond e aquilo sim... chegou a demorar quase meia hora para detectar satélites.

#12 Devir

Devir

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 21 mensagens

Mensagem publicada 24 August 2011 - 19:40

Sorte :( . Mas posso supor que tens um SGS. A Samsung devia dizer algo sobre o assunto. E se for um problema de origem... andar com ele ás voltas na garantia n me vai servir de muito :( Abraço e boas viagens hehehehehe :(

#13 Judge

Judge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 57 mensagens

Mensagem publicada 25 August 2011 - 00:39

Boas. Tens toda a razão quanto á qualidade que deveria ter o SGS mas enfim, é a chamada "maximização do lucro". Em relação a meter as mãos no hardware, creio, que vai ter de esperar que a garantia acabe hehehehe, mas de qualquer das formas, acontece que utilizando o código *#*#3214789650#*#* entro no LabTestMode, e fazendo o "Get Position Test" encontro 2 a 5 satelites (perto de uma janela, no interior de casa) , as "Aplications Settings" estão (as que encontro no meu SGS ) iguais ás que indicaste, mudando de 50 para 30 a "Accuracy" . Quando entro em "Aplication Test" em "H/W Test" "Antenna Test" o SGS vibra, e dá um "Lamentamos! A aplicação LbsTestMode(...) parou inesperadamente". A pergunta é, porque falha quando quero testar a antena? Depois deste erro, aplicação não fecha, mas escolhendo "Show Sensor data" dá o mesmo erro e a aplicação sai para o "telefone". Se o fizer antes de "Antenna Test" o "Show Sensor data" apresenta resultados. Alguma ideia do que se passa? Não percebo é como, com a parceria que o forum tem com a Samsung, ainda n tenham esclarecido os clientes sobre um problema que parece ser do conhecimento geral... Abraço

Não te sei dizer exactamente o que se passa, mas posso dar-te algumas dicas para fazer:1- Sempre que mudares uma configuração, faz o delete GPS data e um reboot2- Usar o SGS Toolbox, que está no market para aceder ao GPS test (evita teres de escrever aquele número código todo) Usar também o GPS Test da Chatcross (está no market) Calibrar a bússula (usa o compass do market)3- Fazer um update para a versão 2.3.4 (eu uso a custom rom do Zancum e está optima) com isto quero também dizer que o modem é actualizado para a última versão é essencial teres um modem que funciona, como eu por exemplo, e daí usar um muito testado XXJVRr 4- testar em sitios abertos, na janela pode não ser boa ideia dependendo se tens muitos obstáculos á volta5- usar estas configuraçõesGeneral settings:Test Mode: S/W testOperating mode: StandaloneSart mode: Hot StartXTRA: OnGps logging: ONTIme out: 255Accuracy: 30Supl SettingsServer FQDN: type custom configServer: supl.google.comSrver Port: 7276Server Type: UMTS SLPSupl Secure: OffAGPS Mode: SUPLSSL type: Versignmudando para hardware no general settingsH/W SettingsSensitivity Test Number: 100Sensitivity Threshold (dBHz): 40Sensitivity Duration per one time: 2CNO Test Time(secs): 1206- Para o primeiro fix, ligar o wi-fi7- Se depois de testar todas as possibilidades em software continuares com fraca recepção de satélites, o mais provável é ser hardware! Se ainda está na garantia reclama ;) Senão o meu post inicial diz-te como fazer para resolver!Eu testei todas as configurações que descreveste e nunca tive problemas, nem nunca parou inesperadamente daí sugerir-te um update de software antes de ires po hardwareSe já tens tudo nas últimas versões faz um novo flash pois pode haver ficheiros corrompidos (nunca se sabe)Espero que consigas ;)Abraço

#14 Judge

Judge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 57 mensagens

Mensagem publicada 25 August 2011 - 00:42

Felizmente nunca tive problemas com o GPS na minha maquina... sempre foi extremamente rápido a ligar (cerca de 30segundos). e depois de ligar só perde o sinal nos túneis eheh.Mais rápido que isto só o do radio do carro que é practicamente instantaneo. Antigamente tinha hum HTC Diamond e aquilo sim... chegou a demorar quase meia hora para detectar satélites.

Eu durante algum tempo também não tive problemas, mas um belo dia o GPS deixou de funcionar e la tive de ver o que se passava :angry: Se o teu está bom, não se mexe hehe que continue assim...Abraço

#15 Devir

Devir

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 21 mensagens

Mensagem publicada 25 August 2011 - 23:48

Obrigado pela resposta. Eu ainda sou um pouco Noobie no android, e n tenho tido tempo para me dedicar a ele, pelo que muito do que dizes para fazer ainda n é claro para mim ;) Quero primeiro aprender a fazer um bom backup de todo o sistema. Perceber o que é o que, tipo, sistema operativo, e tudo o genero de detalhes tais os que mencionas, e por fim aceder à root do SGS e estar á vontade com os comandos e interação no Sistema. Já anda ai pessoal com o Ginger e desbloqueado, mas antes de me aventurar a tirar o maior partido do SGS, quero aprender um pouco mais... Vou ter de me dedicar à seria a isto. Na volta sou eu que não estou a ver onde, mas deveria haver a hipotese de nós registarmos em algum lado posts aos quais voltar mais tarde, como este :P Abraço

#16 Judge

Judge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 57 mensagens

Mensagem publicada 26 August 2011 - 15:10

Obrigado pela resposta. Eu ainda sou um pouco Noobie no android e n tenho tido tempo para me dedicar a ele, pelo que muito do que dizes para fazer ainda n é claro para mim :dry: Quero primeiro aprender a fazer um bom backup de todo o sistema. Perceber o que é o que, tipo, sistema operativo, e tudo o genero de detalhes tais os que mencionas, e por fim aceder à root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root do SGS e estar á vontade com os comandos e interação no Sistema. Já anda ai pessoal com o Ginger e desbloqueado, mas antes de me aventurar a tirar o maior partido do SGS, quero aprender um pouco mais... Vou ter de me dedicar à seria a isto. Na volta sou eu que não estou a ver onde, mas deveria haver a hipotese de nós registarmos em algum lado posts aos quais voltar mais tarde, como este :dry: Abraço

BoasNão é muito dificil obteres o root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root ou desbloquear o SGSSegue este tutorial:http://www.androidpt.com/forum/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=74&id=175026&Itemid=61Para desbloquear eu editei o ficheiro em hexadecimal e alterei apenas um número ;)http://forum.xda-dev...t=761045Abraços

#17 goodtrance

goodtrance

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 314 mensagens
  • Galaxy Note GT-N7100

Mensagem publicada 30 August 2011 - 13:04

Alguém já experimentou esta app?http://www.darkyrom.com/community/index.php?threads/guide-gps-quickest-fix-solution.2022/

#18 Judge

Judge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 57 mensagens

Mensagem publicada 30 August 2011 - 20:28

Alguém já experimentou esta app?http://www.darkyrom.com/community/index.php?threads/guide-gps-quickest-fix-solution.2022/

BoasEstive a testar esta config e é realmente mais rápida!Vou colocar um link no tutorial lá em cima ;)Sai karma pra tiAbraço

#19 goodtrance

goodtrance

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 314 mensagens
  • Galaxy Note GT-N7100

Mensagem publicada 30 August 2011 - 21:23

Pois... tive a ler na diagonal e pelo feedback de quem o usou ficou contente com o resultado. Felizmente e como disse no post anterior o meu é super rapido a fixar os satelites e até agora não tenho qq queixa :)Já agora para o "modo easy" como referes no topico basta inserires este código: *#*# 3214789650#*#* e escusas de instalar qualquer app. Tem de ser inserido já com o gps ligado e é para roms gingerbread...

#20 Judge

Judge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 57 mensagens

Mensagem publicada 30 August 2011 - 23:03

Pois... tive a ler na diagonal e pelo feedback de quem o usou ficou contente com o resultado. Felizmente e como disse no post anterior o meu é super rapido a fixar os satelites e até agora não tenho qq queixa :)Já agora para o "modo easy" como referes no topico basta inserires este código: *#*# 3214789650#*#* e escusas de instalar qualquer app. Tem de ser inserido já com o gps ligado e é para roms gingerbread...

O que a app faz é basicamente inserir esse código!Eu como não gosto muito de fixar códigos desses uso sempre a app para fazer isso por mim ;)De qualquer maneira alterei o post inicial e incluí o código para quem não quiser instalar a app B) !Abraço

#21 Berengas

Berengas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens

Mensagem publicada 31 August 2011 - 16:36

Com a última versão da vodafone, bastou-me fazer os seguintes passos para ficar a funcionar o GPS:7) Apagar os dados do GPS (Delete GPS Data)8) Reboot9) Ir novamente ao GPS Test Menu e fazer os testes em espaço aberto até terem fix (TTFF test e Tracking Test)10) Usar o GPS test da Chatcross e ver pa crer a quantidade de satélites que aparecemPor isso a quem fez o último update, e tendo as definições escritas no primeiro post, tentem ver se funciona antes de abrirem o tlm.E por fim obrigado por postares isto. ;)

#22 Judge

Judge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 57 mensagens

Mensagem publicada 04 September 2011 - 23:05

Com a última versão da vodafone bastou-me fazer os seguintes passos para ficar a funcionar o GPS:7) Apagar os dados do GPS (Delete GPS Data)8) Reboot9) Ir novamente ao GPS Test Menu e fazer os testes em espaço aberto até terem fix (TTFF test e Tracking Test)10) Usar o GPS test da Chatcross e ver pa crer a quantidade de satélites que aparecemPor isso a quem fez o último update, e tendo as definições escritas no primeiro post, tentem ver se funciona antes de abrirem o tlm.E por fim obrigado por postares isto. :P

Basicamente isso é a Modo EasyEste post serve para quem já tentou tudo em software!Ou seja, se o hardware não estiver bem, e ás vezes não está, não adianta termos o melhor software do mundo ;)Abraços

#23 zancum

zancum

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 2008 mensagens

Mensagem publicada 08 September 2011 - 15:44

OláExiste um post no xda com os ficheiros de gps do nexus. A grande vantagem seria poder ter uma precisão de 5 metros em vez do minimo possivel no galaxy que são 10 metros. Eu testei, e mesmo em campo aberto não consigo ter um precisão de 5 metros por muito tempo, penso que por falta de sensibilidade do hardware.Quem tenha feito a modificação sugerida nesta thread, provavelmente tem um sinal de antena um pouco melhor e pode tirar partido desse ficheiros.Fica aqui o link, tem 2 ficheiros sendo o outro o revert para a rom jvr. Se usarem com outra rom, façam o backup dos ficheiros antes de experimentar.http://forum.xda-developers.com/showpost.php?p=17340205&postcount=1484O primeiro fix é demorado pois a instalação apaga todos os dados do gps anteriores. Usem o "Gps Status" com gps assistido para melhorar o primeiro fix.Se experimentarem, digam se conseguem um fix, com accuracy de 5 metros estável.Abraços

#24 Judge

Judge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 57 mensagens

Mensagem publicada 10 September 2011 - 00:21

OláExiste um post no xda com os ficheiros de gps do nexus. A grande vantagem seria poder ter uma precisão de 5 metros em vez do minimo possivel no galaxy que são 10 metros. Eu testei e mesmo em campo aberto não consigo ter um precisão de 5 metros por muito tempo, penso que por falta de sensibilidade do hardware.Quem tenha feito a modificação sugerida nesta thread, provavelmente tem um sinal de antena um pouco melhor e pode tirar partido desse ficheiros.Fica aqui o link, tem 2 ficheiros sendo o outro o revert para a rom jvr. Se usarem com outra rom, façam o backup dos ficheiros antes de experimentar.http://forum.xda-developers.com/showpost.php?p=17340205&postcount=1484O primeiro fix é demorado pois a instalação apaga todos os dados do gps anteriores. Usem o "Gps Status" com gps assistido para melhorar o primeiro fix.Se experimentarem, digam se conseguem um fix, com accuracy de 5 metros estável.Abraços

OiVou testar esta semana e logo te digo o resultado ;)Abraço

#25 dj_cc

dj_cc

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 283 mensagens

Mensagem publicada 10 September 2011 - 13:37

Boas amigo,tenho aqui umas duvidas, temos sempre que abrir o gps test antes de abrir o gps?outra curiosidade é que nem por codigo nem pelo soft consegui aceder ao tal menu oculto do samsung, o que se estara a passar amigo?uma duvida, como posso aceder as configurações do gps para poder inserir as configurações acima descritas?desculpa la a ignorancia mas sou ainda nobbie nestas andanças.agradeci aajuda, se faz favor.obrigado.cumpz