Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Diferentes tamanhos de ecra e versoes de Android


  • Por favor inicie sessão para responder
3 respostas a este tópico

#1 Alcap

Alcap

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 80 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2011 - 21:51

Boas,Na verdade, tenho 2 perguntas para fazer à comunidade. Estou a começar a programar em Android, e fiz ontem a minha primeira "aplicaçao" (se é que lhe podemos chamar isso). É uma soundboard, que tem como tema o imortal Helio xD. Na verdade é so um conjunto de botoes e OnClickListeners http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_sad.png , mas é um começo (tambem nao estou com grandes ideias para apps).Compilei a aplicaçao usando o ultimo sdk da google. Sendo assim, o meu programa deverá ser compativel com todas as versoes de android que estao para tras, certo (pelo menos, até ao 2.0)?A outra duvida ja é mais complexa... Como ha muitos dispositivos com diferentes tamanhos de ecra, estive à procura de como os suportar a todos... Li o supporting multiple screens da documentaçao oficial um bocado na diagonal, mas o que percebi do que li foi que devemos dizer ao programa que certos tamanhos de ecra devem utilizar certos layouts. É mesmo assim a unica maneira de suportar os diferentes ecras?Desde ja agradecido,

#2 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 01 August 2011 - 12:12

BoasNa verdade, tenho 2 perguntas para fazer à comunidade. Estou a começar a programar em Android, e fiz ontem a minha primeira "aplicaçao" (se é que lhe podemos chamar isso). É uma soundboard, que tem como tema o imortal Helio xD. Na verdade é so um conjunto de botoes e OnClickListeners :P , mas é um começo (tambem nao estou com grandes ideias para apps).Compilei a aplicaçao usando o ultimo sdk da google. Sendo assim, o meu programa deverá ser compativel com todas as versoes de android que estao para tras, certo (pelo menos, até ao 2.0)?

Não necessáriamente. Se utilizares funções especificas da versão para a qual compilas só te funciona nessa versão. Tudo depende das funções que usas.

A outra duvida ja é mais complexa... Como ha muitos dispositivos com diferentes tamanhos de ecra estive à procura de como os suportar a todos... Li o supporting multiple screens da documentaçao oficial um bocado na diagonal, mas o que percebi do que li foi que devemos dizer ao programa que certos tamanhos de ecra devem utilizar certos layouts. É mesmo assim a unica maneira de suportar os diferentes ecras?

Exacto :P É mesmo só isso, felizmente. Embora as vezes termos que fazer uns pequenos ajustes em código, os diferentes layouts normalmente já é o trabalho quase todo feito.

#3 Alcap

Alcap

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 80 mensagens

Mensagem publicada 02 August 2011 - 12:51

Pois, mas é preciso criar esses diferentes layouts manualmente! Ou nao estou a perceber bem xD?

#4 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 02 August 2011 - 13:12

Pois tá claro que as tens de fazer à mão http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_happy.png