Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

ligação a BD remota via Android


  • Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

#1 Brankman

Brankman

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 27 July 2011 - 20:54

Boa noite,eu sou iniciante a programar para Android e por essa razão gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre o assunto que irei explicar de seguida.então: - eu tenho uma aplicação java em desktop que acede a uma BD pessoal que criei e tenho num SGBD. - eu estou a começar a desenvolver uma aplicação android que aceda à mesma BD, de forma a poder ter acesso à BD a qualquer altura.(no fundo quero poder ter uma "copia" da BD no android e quando tiver net a aplicação fazer sync com o servidor)Dúvida/Problema:é possível alguém informar-me qual o melhor SGBD para realizar o que pretendo, de forma a poder escrever a minha BD de forma definitiva a poder ser partilhada tanto por PC como por Android?(eu pesquisei um pouco e nã encontrei nada referente a Android mas muitos sites falam de Firebird, Postgres, Mysql)Aguardo a vossa partilha de sabedoria B) CumpsBrankman

#2 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 27 July 2011 - 21:48

não há um SGBD "optimo" para android. pode estar em qualquer um. Como não te vais ligar directamente a ele isso tanto faz. vais é ter que criar webservices que te permitam fazer o que queres no cliente android para este aceder. Já na comunicação webservice <-> android aconselho JSON.

#3 Brankman

Brankman

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 28 July 2011 - 09:18

Obrigado pela resposta ;) Então posso usar qualquer SGDB desde que haja um JDBC para ele. Certo?offtopic: tens alguma opinião sobre algum SGBD em particular caso me liga-se directamente?CumpsBrankman

#4 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 28 July 2011 - 09:44

Não te ligas a ele via JDBC, usas um webservice para acederes aos dados, e do ponto de vista do telemóvel, os dados até podem estar num ficheiro de texto.quem acede à BD é o webservice, nunca o Android.

#5 frankzappa

frankzappa

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 12 mensagens

Mensagem publicada 28 July 2011 - 10:08

como ja foi dito em cima, a melhor maneira é criares um webservice para fazeres a ligação a base dados :precisas de : Webserver (mais pratico com php que ja simplifica o output em json)crias uma ligação a base-dados e fazes o output em jsondepois no android fazes um http post para o webserver tipo http://sql.dominio/ligadb.phpcom a resposta do post usas o JSONArray();e tens o resultado num arrayve este exemplohttp://blog.sptechnolab.com/2011/02/10/android/android-connecting-to-mysql-using-php/no exemplo em php mostra para ligar ao mysql mas podes ligar a basedados que quiseres ....