Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[S.O.S] NDK


  • Por favor inicie sessão para responder
14 respostas a este tópico

#1 sara pinto

sara pinto

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 27 July 2011 - 07:42

Bom dia.Eu gostava de tirar umas duvidas sobre o Android NDK...Eu gostava de saber se posso implementar uma .dll no android ou tenho de pedir o código em .so pois tenho acesso a ele.Eu preciso implementar umas funções em C/C++ mas não sei que tipo de ficheiro usar ou por onde começar pois é primeira vez que trabalho com o android.Se alguem me poder dar umas luzes ficava muito agradecida.Cumprimentos Sara Pinto

#2 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 27 July 2011 - 08:18

Bom dia.Uma DLL não podes (DLL's são para windows). SO podes se o compilares para ARM e o incluires no teu projecto.Agora a pergunta que precisa mesmo de ser feita é: precisas *mesmo* de correr coisas em C? Porque não pode ser em Java?

#3 sara pinto

sara pinto

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 27 July 2011 - 13:15

Porque quem cria essas dlls são os programadores da empresa eu posso é pedir para alterarem de .dll para .so. Eu sou a unica com bases de java, ninguem aqui na empresa trabalha com java eu já consegui criar a aplicação e a pôr a funcionar agora preciso de conseguir por essas funções a correr no android.Achas que é possível? :unsure: Sara Pinto

#4 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 27 July 2011 - 13:40

Então o melhor que tens a fazer é pedires para te criarem um .jar. Se não ter, então vai mesmo ter que ser um .so compilado para arm.

#5 sara pinto

sara pinto

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 27 July 2011 - 13:46

Não da pa passa do .so para .jar?

#6 sara pinto

sara pinto

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 27 July 2011 - 13:54

tem de ser mesmo .so porque o .jar pode ser descompilado e não pode ser alguma outra sugestão loool

#7 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 27 July 2011 - 14:04

tem de ser mesmo .so porque o .jar pode ser descompilado e não pode ser alguma outra sugestão loool

Espera, e o .so não?! Mas pronto, se a desculpa for essa, sim tens mesmo que usar o .so. Não há mesmo outra solução.

#8 sara pinto

sara pinto

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 27 July 2011 - 14:39

a ideia que me passaram foi que se descompilar um .jar o codigo fica chapado mas que o .so e o .dll não é com duas tretas?está correcto ou a ideia tá errada?

#9 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 27 July 2011 - 14:46

a ideia que me passaram foi que se descompilar um .jar o codigo fica chapado mas que o .so e o .dll não é com duas tretas?está correcto ou a ideia tá errada?

Depende do "chapado" :)Passo a explicar:O .jar descompilas e ficas com "código" que consegues entender mais ou menos se tiveres umas noçoes (muito) avançadas de Java.o .so descompilas e ficas com código assembler que consegues entender se tiveres noções de assembler.No meu caso é-me igual porque tão depressa descompilo um ou outro e o entendo, e não sou nenhum guru da matéria diga-se.Posto isto, tu é que sabes aquilo que podes fazer dentro daquilo que é mais aconselhado fazer ;)

#10 sara pinto

sara pinto

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 04 August 2011 - 12:29

Ola eu já consegui resolver o problema com o NDK mas eu quero fazer te outra pergunta:Existe algum evento próprio para poder passar por exemplo criar o slide de páginas para poder mudar de pagina ou mudar a posição de um objecto de dentro de uma aplicação minha não sei se estou a explicar correctamente. lool

#11 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 04 August 2011 - 12:36

Não, não percebi o que queres :D A pontuação também ajuda... :P

#12 sara pinto

sara pinto

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 04 August 2011 - 12:49

desculpapor exemplo quando abres uma aplicação e com o movimento de passares com dedo mudas a pagina, ou quando pressiona-se um botão por exemplo e abre outra página!Como é que eu crio esses movimentos ou esses eventos touch ? Está melhor, é não sou muito boa a explicar por palavras o que quero...

#13 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 04 August 2011 - 13:02

Não te vou dar o peixe, vou-te ensinar a pescar:http://developer.android.com/guide/topics/fundamentals.htmlhttp://developer.android.com/guide/topics/intents/intents-filters.htmlhttp://developer.android.com/guide/topics/ui/ui-events.html

#14 sara pinto

sara pinto

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 04 August 2011 - 13:23

Óptimo eu quero é aprender o mal é que ás vezes explicam de uma forma complexa.Já agora eu estive a criar exemplos simples como calculadora (que vinha num manual passo a passo) só que o eclipse está me a dar um erro que eu não sei qual é e não sei como resolver.quando eu coloco a aplicação a correr e tento obter o resultado de uma soma e o emulador crasha e dá-me o seguinte erro:[2011-08-04 14:52:18 - ddms]nulljava.lang.NullPointerException at com.android.ddmlib.Client.sendAndConsume(Client.java:572) at com.android.ddmlib.HandleHello.sendHELO(HandleHello.java:142) at com.android.ddmlib.HandleHello.sendHelloCommands(HandleHello.java:65) at com.android.ddmlib.Client.getJdwpPacket(Client.java:671) at com.android.ddmlib.MonitorThread.processClientActivity(MonitorThread.java:317) at com.android.ddmlib.MonitorThread.run(MonitorThread.java:263)

#15 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 04 August 2011 - 13:55

Acho que o teu plugin para o eclipse tem que ser reinstalado. Faz-lhe um update a ver se resolve.Entretanto, vamos tentar não entrar no offtopic :) Já precisas de mais ajuda abre outra thread. Esta é sobre a NDK