Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

BD access e APP andoid


  • Por favor inicie sessão para responder
16 respostas a este tópico

#1 jopalma

jopalma

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 45 mensagens

Mensagem publicada 19 July 2011 - 13:00

Boas!Estou a pensar em começar a desenvolver apps para android!mas para tal preciso de saber umas coisas:1º que Editor e compilador utilizar; gosto do Visual studio, mas certamente não dá... mas fica registado as minhas perferencias, para terem uma ideia;2º posso utilizar um bd em ACCESS??? Tenho um projecto interessante mas teria k funcionar com access;

#2 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 19 July 2011 - 13:13

Vais-me desculpar o comentário e por favor não leves a mal... mas WTF?!?!?!??!?!?!Android não é Windows, é Linux + DalvikVM (Java)Como no VisualStudio não programas Java, logo não podes programar para Android no VisualStudio. Usa Eclipse.Depois e pior ainda... ACCESS?!?!?!? Isso que nem um SGBD é (isto já são as minhas más linguas :() e que tem *MICROSOFT* no nome achas mesmo que vai funcionar com Android? Bem, pode funcionar se fizeres mesmo caso disso. Digo-te como:Pegas num Windows Server, instalas o IIS, crias um webservice em (ASP/ASP .Net/ .Net/PHP) e publicas no IIS, confirma que está tudo a funcionar e bem configurado para ser acedido da Internet, na App Android acedes a esse webservice e fazer o que tiveres que fazer com os dados :)EDIT: E por favor não me digas que só sabes Visual Basic :)Mais uma vez, não leves a mal... é tudo em tom de brincadeira...

#3 _lfcorreia1_

_lfcorreia1_
  • Convidados

Mensagem publicada 19 July 2011 - 13:16

ó @r3pek tu percebeste mal,é que ele enganou-se no forum, ele quer é mesmo desenvolver para Windows Phone 7 :(

#4 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 19 July 2011 - 20:09

/me looks around for the +1 button to click on lfc comment

#5 jopalma

jopalma

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 45 mensagens

Mensagem publicada 19 July 2011 - 22:29

Não me expressei bem.. ate agora o editor que mais gostei foi VS mas sei que não é possível para android... dai vir aki pedir uma sugestão na escolha....O access como já disse era um projecto que esta feito! a rular sobre uma bd access... sendo assim perde o interesse.... a BD devia ficar local....Para a app aceder a BD precisa de um driver... depois é tudo SQL....

#6 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 19 July 2011 - 23:06

A única base de dados que podes ter local é SQLite. De resto não tens o chamado "driver" para mais nenhum SGBD.

#7 jopalma

jopalma

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 45 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2011 - 21:59

Sabes de algum programa que faça a conversão de formatos?? estou a pensar aqui numa maneira de dar a volta por cima... se não souberes não te mates muito pk eu faço... apenas se já estiver feito melhor...

#8 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 21 July 2011 - 23:26

Formatos de quê?

#9 Sycko

Sycko

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 352 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2011 - 08:49

acho que o mais importante seria onde ele pode aprender..lol...Agora venho eu com a minha pergunta estupida.. alguem sabe de algum sitio onde se possa aprender fixe? tipo o basico e depois ir aumentando o nivel...Desculpem lá a pergunta se souberem agradeco xDEdit: Formatos - so deve tar a falar em mudar de VB para java ou assim...lol

#10 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 22 July 2011 - 09:01

acho que o mais importante seria onde ele pode aprender..lol...Agora venho eu com a minha pergunta estupida.. alguem sabe de algum sitio onde se possa aprender fixe? tipo o basico e depois ir aumentando o nivel...Desculpem lá a pergunta se souberem agradeco xDEdit: Formatos - so deve tar a falar em mudar de VB para java ou assim...lol

Começa por aprender java e fazer umas brincadeiras. Google around :D

#11 jopalma

jopalma

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 45 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2011 - 13:41

Estou a falar da BD... estão mais preocupados do que eu kanto à programação... o editor esta escolhido como o r3pek aconselhou, vou utilizar o eclipse... pensei que tivessem percebido que o editor está escolhido.. só falta agora arranjar uma maneira de contornar o problema da BD.O problema é o seguinte: Uma aplicação está a funcionar em windows com BD em access!! está a funcionar há já algum tempo!!! e agora queria criar essa mesma aplicação em android.... mas queria que fosse possível aos utilizadores passarem de uma plataforma para a outra sem perder o conteúdo da BD!1ª tentativa foi verificar se existia algum driver para android que suporta-se access! FALHOU!! Não existe driver!2ª tentativa: programa para converter os dados de uma BD de access para SQLite! (Se já existir uma aplicação com esta funcionalidade melhor... escuso de estar eu a perder tempo e criar outra! se não vou ter de pegar e fazer!!)Por isso alguém sabe uma aplicação que converta de access para SQLite??NOTA: devido a estes mal entendidos em cima, talvez por eu me ter explicado mal... Vocês levaram para um programador de VB... Sim, já programei em VB em 08! começei em 07 com C++(Visual studio) em 08 VB(Visual studio), ainda em 08 C++(Borland developper studio), em 09 C#(visual studio), em 10 e 11 C em Dev C++!Nunca passei pelo java.. por acaso não... mas acho que está mais que visto que já percorri varias linguagens e editores! também sei SQL! O que eu disse no principio foi que o editor que mais gostei de trabalhar foi Visual Studio e queria arranjar um que fosse parecido com ele! já sabia que por ser M$ não tinha compatibilidade com android(Google)! Estará agora mais claro a minha duvida???EDIT: NOTA: Desculpem ter metido aqui este extenso passado, que é contra os meus princípios! O que esta feito está feito... O presente é que nos define! mas o user Sycko tirou-me um bocado, fora de mim com as piadinhas.... não percebes-te o que eu disse perguntavas como r3pek fez! se calhar sei mais que tu, mas isso não é chamado para aqui! ninguém tem que vir para aqui mostrar o seu currículo e gabar-se! se isto não é uma comunidade com o objectivo COMUM de melhorar o mundo android digam... que eu elimino já o meu user! Pk então estou no lugar errado! Eu estou a entrar agora neste mundo.. ainda estou a começar agora a ver os cantos a casa... a ver com que ferramentas posso contar!! e quais são as melhores! A programação envolve muito planeamento!!!! Não é chegar aqui fazer e a meio do programa ter que começar de novo pk afinal não temos um driver! Ou algo do género!

#12 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 22 July 2011 - 13:48

2ª tentativa: programa para converter os dados de uma BD de access para SQLite! (Se já existir uma aplicação com esta funcionalidade melhor... escuso de estar eu a perder tempo e criar outra! se não vou ter de pegar e fazer!!)

Acho que te está a falhar uma coisa, se só tens uma BD, todos os utilizadores partilham a mesma. SQLite em Android é para guardar dados locais e não partilhados, como tal não vai dar para fazeres como estás a pensar.O que podes e *deves* fazer, é como mencionei na minha primeira resposta. WEbservice na net a aceder ao uma base de dados com os dados que queres, e a aplicação acede ao webservice.

#13 jopalma

jopalma

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 45 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2011 - 13:55

Não.... Por cada user existe uma BD local! mas esse user pode estar a trabalhar agora em windows e em seguida mudar para android!No fundo 1 BD por user e essa bd sera usada no windows e android!EDIT--Esta aplicação funciona sem internet!A aplicação é um quiz... em que tens uma aplicação para fazer a BD com as perguntas... e tens outra para jogar!A aplicação é algo deste género uma aplicação em que tu seleccionas a BD que queres utilizar(a BD tem que estar guardada localmente), e ele vai buscar as perguntas faz o jogo e guarda os dados do utilizador na BD.

#14 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 22 July 2011 - 14:13

Não.... Por cada user existe uma BD local! mas esse user pode estar a trabalhar agora em windows e em seguida mudar para android!No fundo 1 BD por user e essa bd sera usada no windows e android!EDIT--Esta aplicação funciona sem internet!A aplicação é um quiz... em que tens uma aplicação para fazer a BD com as perguntas... e tens outra para jogar!A aplicação é algo deste género uma aplicação em que tu seleccionas a BD que queres utilizar(a BD tem que estar guardada localmente) e ele vai buscar as perguntas faz o jogo e guarda os dados do utilizador na BD.

Ah pronto. Mas desde que queiras partilhar a BD (mesmo entre Android e Windows), vais ter sempre que a por num sitio em que ambos tenham acesso. Se não for preciso, tá feito :D

#15 jopalma

jopalma

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 45 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2011 - 14:22

Quando tiver a trabalhar no PC ele mete a Bd onde quiser, no C: , pen, disco de dados(D:),..., desde que seja local, quando tiver no andriod mete no cartão(SD)... Estas a perceber? vais estar sempre LOCAL... por isso não preciso do web service... eu gosto de fazer as aplicações bem e o maximo possivel gratuitas... (a nivel pessoal não tenho nada a pagar.... se quiseres eu mostro-te a aplicação, mas tens que me dar o teu mail por PM pa enviar)

#16 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 22 July 2011 - 14:24

Quando tiver a trabalhar no PC ele mete a Bd onde quiser no C: , pen, disco de dados(D:),..., desde que seja local, quando tiver no andriod mete no cartão(SD)... Estas a perceber? vais estar sempre LOCAL... por isso não preciso do web service... eu gosto de fazer as aplicações bem e o maximo possivel gratuitas... (a nivel pessoal não tenho nada a pagar.... se quiseres eu mostro-te a aplicação, mas tens que me dar o teu mail por PM pa enviar)

Não preciso de ver, até porque não ía conseguir abrir :D Uso Linux....Sendo assim, pronto, tens o problema resolvido.

#17 Knitter

Knitter

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 35 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2011 - 14:44

Não sei se existe algum programa que te faça a conversão do formato de dados usado pelo MS Access, com apenas alguns cliques, para o formato SQLite. No entanto, se usares SQL em Access que seja o mais standard possível, tendo evitado todas as extensões que o MS Access tem (algo complicado mas possível), poderás simplesmente pegar no SQL que o MS Access gera (o código SQL a que tens acesso e não o ficheiro) e executá-lo contra o SQLite.O problema é que é muito fácil que o código SQL usado no MS Access seja incompatível e te force fazer alterações.