Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Dicionário Português


  • Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

#1 jaguar

jaguar

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 77 mensagens
  • LocalizaçãoMadeira
  • HTC

Mensagem publicada 13 February 2010 - 00:21

Lanço um desafio para a construção/desenvolvimento de uma app Dicionário em Português, tipo da Porto Editora ou outra, para estudantes.Existe no Market mas são em línguas estrangeiras.Nestes últimos dias tenho feito alguns trabalhos na faculdade onde por várias vezes tive de recorrer aos vulmossos dicionários convencionais à procura de significados de palavras.Penso que poderia também incluir sinónimos, ectQue pensam disto?Os estudantes ficariam muito agredecidos.Cumps,Jaguar

#2 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 13 February 2010 - 03:00

tipo googledefine: PALAVRA

#3 blackmx

blackmx

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 231 mensagens

Mensagem publicada 25 March 2010 - 22:23

Os sinónimos estão resolvidos, apesar de ser necessário alguns melhoramentos.Em relação ao Dicionário da Língua Portuguesa, posso confirmar que estou reunir todos os esforços para criar essa aplicação.O projecto é muito difícil de concretizar, uma vez que estamos a falar mais de 90 Mil palavras.Neste momento, encontro-me muito ocupado e devido à estratégia na obtenção das definições de cada palavra tive que recorrer à ajuda de um amigo.Isto tudo, para dizer que até hoje ainda ninguém doou 1 cêntimo para a criação de novas aplicações e melhoria das existentes.

#4 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 26 March 2010 - 08:09

blackmx escreveu:

O projecto é muito difícil de concretizar, uma vez que estamos a falar mais de 90 Mil palavras.Neste momento, encontro-me muito ocupado e devido à estratégia na obtenção das definições de cada palavra tive que recorrer à ajuda de um amigo.

Existe um projecto concluído de um dicionário português online que teve a colaboração de inúmeras pessoas. Penso que seja um bom ponto de partida para o que tu precisas. Podes encontrar toda a informação aqui: http://dicionario-aberto.net/search/?

#5 blackmx

blackmx

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 231 mensagens

Mensagem publicada 26 March 2010 - 08:29

Conheço bem esse dicionário. Apesar de ter sido muito bem transcrito, não o considero um dicionário, pelo simples motivo que um dicionário é para esclarecer. Esse usa um dicionário muito antigo, sem acordo ortográfico e obriga-nos a procurar a própria definição (muitas vezes em latim) outra vez.Exemplo de ar:
Arm. Fluido transparente e invisível, que fórma a atmosphera.O espaço sôbre a terra.Viração.Clima: aquella região tem bom ar.Apparência.Figura; parecença: tem ar de bôa pessôa.Ataque de paralysia: deu-lhe um ar.Vácuo.(Lat. aer)
Hoje em dia estas palavras são erros ortográficos:atmospherafórmaApparênciapessôaparalysia

#6 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 26 March 2010 - 11:04

blackmx escreveu:

Conheço bem esse dicionário. Apesar de ter sido muito bem transcrito, não o considero um dicionário, pelo simples motivo que um dicionário é para esclarecer.

Obrigado pelo esclarecimento e não me tinha apercebido que o dicionário tinha este problema. Já falaste com os responsáveis para saber se vão fazer actualização das palavras para o português moderno?

#7 blackmx

blackmx

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 231 mensagens

Mensagem publicada 26 March 2010 - 12:47

Sim, já contactei os responsáveis.O Dicionário em questão é a transcrição literal do "Novo Diccionário da Língua Portuguesa" de Cândido de Figueiredo, que teve a sua primeira edição em 1899. Portanto, deverá manter a sua forma.Devido ao seu ano de edição, pesquisar palavras como "website" ou "internet" não têm qualquer definição.

#8 blackmx

blackmx

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 231 mensagens

Mensagem publicada 07 April 2010 - 20:29

O dicionário em Português já está disponível.http://androidpt.com/index.php?option=com_kunena&Itemid=3&func=view&catid=43&id=21798

#9 Grilo

Grilo

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 mensagens

Mensagem publicada 26 May 2011 - 01:10

Olá eu sou um novo utilizador e eu estava interessado no dicionário, mas n consigo aceder ao link que o blackmx nos forneceu, diz que não tenho permissões para aceder, como é que posso consegui-lo?

#10 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 26 May 2011 - 11:06

Na barra lateral do website encontrarás um link com o nome "Apps +351". Este é um diretório com todas as aplicações feitas por portugueses ou focadas para o público português. Se fores à letra D tem lá o dicionário .