Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Análise aos Meelec CC51P - ideais para os nossos phones


  • Por favor inicie sessão para responder
Não há respostas a este tópico.

#1 lusoWOLF

lusoWOLF

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 21 March 2011 - 19:03

Análise aos MeElec CC51P

Nota Preliminar: A presente análise foi realizada por mim. Foi com agrado que recebi um email da meelec a informar-me que iria receber estes in-ear na caixa de correio para realizar uma análise aos mesmos e depois a publicar em espaços na web que eu frequento. Não sou possuidor de in-ears de alta fidelidade, nem tão pouco um expert na área, o que sou é um curioso e entusiasta no que toca a música. Até ao momento sou dono dos seguintes in-ear: senn cx300II; meelec m9; brainwavz proalpha. Para os parâmetros de avaliação usados nesta análise basêi-me em análises realizadas por membros respeitados da comunidade como o ljokerl. Pralém disto, basei-me no meu conhecimento musícal, advindo da minha já longa carreira musical (10 anos) onde actualmente situo-me a tocar numa orquestra ligeira. Sem mais demoras passemos à análise.Imagem colocadaDescrição:Meelec cc51p são os auscultadores da meelec pertencentes à série de clarity com um microfone incluido para uso com telemóveis.Especificações técnicas:Driver: 6.0 mm micro-driversHousing: housing de cerâmica com nozzle de aluminioFrequencia de Resposta: 18Hz – 20KHzSensibilidade: 98 dBImpedancia: 16 ohmsMicrofone/comando: microfone encorporado em linha com unico botãoAcessorios: 4 sets de eartips (small/medium/large silicon; bi-flange), bolsa de transporte em forma de concha com feicho.Mais em http://www.meelec.co...p-cc51p-mee.htm Imagem colocadaAcessórios [3.8/5]:Nesta unidade, ao contrário do habitual da meelec, só vêm incluidos um set de eartips (small/medium/large e bi-flange) e a bolsa de transporte. As tips são de qualidade moderada, cumprem bem a sua função e no geral são de boa qualidade. Pelo facto de a quantidade de acessórios estar abaixo tanto do habitual como do existente à concorrência não lhes consigo dar mais que um 3.8. Seria bom de ver incluido o organizador de cabo, tal como existe nos m9.Imagem colocadaQualidade de construção [4.5/5]:As housing em cerãmica transmitem um nivel de qualidade bastante alto, bem como a ficha em que neste modelo a meelec optou pelo desenho em L, tornando-a bastante resistente. Para arrematar, o fim da housing de cerâmica é feito de alumínio de bastante qualidade o que transmite boa protecção aos drivers.O microfone é feito de metal, é minimalista e bem construido, transmite um alto nível de qualidade ao toque. A nota fica-se pelos 4.5 por causa do fio, é com grande tristeza minha que vejo que a meelec fez um retrocesso no que à qualidade do fio diz respeito. O fio transmite um ar de plástico barato, algo duro até, mas com ar e snsação bastante frágil.A garantia dada pela meelec é de 1 ano mas tendo em conta a qualidade geral de construção parece-me que não serão auscultadores que se avareiem facilmente pelo que se tiver o azar de apanhar uma unidade com defeito de fabrico, em um ano terá tempo mais que suficiente para dar por esse defeito e pedir a activação da garantia por parte da meelec.Imagem colocadaIsolamento [3.8/5]:O isolamento conseguido com as tips de origem é bom o suficiente para se conseguir disfrutar do som destes auscultadores sem para que tal seja necessário ter o volume excessivamente alto. No entanto, em relação às tips dos brainwavz, pe.ex., o grip das mesmas ao ouvido é consideravelmente inferior. Também quando postos mas sem musica a tocar, a sua capacidade de isolar o som externo é boa mas inferior aos brainwavz, mas após se ligar a música, mesmo em baixos volumes, os sons externos são anulados.Imagem colocadaConforto [4.5/5]:Leveza é a primeira palavra que vem à mente segundos após a inserção dos mesmos nos ouvidos, os auscultadores são, de cima a baixo, de aspecto minimalista e isso trona-se visível quando os colocamos nos ouvidos, é como se não tivessemos nada, são extremamente leves e o desenho das housing contribui para o conforto dos mesmos quando inseridos nos ouvidos. São, sem sombra de dúvida, os melhores que já pude experimentar a usar enquanto deitado na cama com a cabeça no travessal, é como se não estivesse nada lá porque não existe nenhuma pressão extra sobre o ouvido quando temos a cabeça deitada no travessal, até ter estes in-ear, os cx300II eram os meus melhores in-ear para ouvir musica deitado, mas estes ultrapassan-os com extrema facilidade. O fio tem um cumprimento ideal para usar a fonte na algibeira (tenho 1.85 metros de altura) não sendo nem demasiado grande nem demasiado pequeno. Outro ponto positivo neste campo vai para a ficha em L que possui uns pequenos pontos que proporcionam um grip extra tornando-os extremamente fáceis de inserir e remover da fonte.Por fim, a nota não é mais elevada exactamente por causa do fio, este possui um efeito memória bem presente sendo chato sempre que os tiro da bolsa ter de passar os dedos pelo fio 3-4 vezes para que estes percam a memória de enrolados e fiquem em recta.Imagem colocadaQualidade sonora [7.6/10]:Segundo a meelec, o uso de cerâmica nas housing não permite que haja ressonancia na faixa de frequência do som, o que permite um som mais natural que outros tipos de housings. Também dá um aspecto diferente e uma sensação aquando do toque bastante mais agradável que muitos outros tipos de materiais utilizados em outros auscultadores.Os meelec CC51P possuem uma assinatura sonora muito próxima do analítico, isto pelo seu equilíbrio notável entre frequências, bem como a rapidez dos mesmos, juntamente com a bastante boa separação de instrumentos.O palco sonoro é notório mas íntimo, a disbribuição dos instrumentos é notavel mas ao mesmo tempo é perceptível a sua aproximação ao centro. Num esprectro sonoro de 0-10 diria que a amplitude do palco seria um 6.5 em música composta, no caso específico deste teste ( ) a amplutide passa para um 7.5.Os baixos são equilibrados, presentes e subtis, nunca se sobrepondo às outras frequências. Não é rico nem muito extenso, limita-se a transmitir os baixos da música com detalhe e rigor.Os médios dão alma às vozes dos cantores, são moderadamente rápidos e precisos, não pedoam baixos rate bits sendo que músicas do youtube são desagradáveis de se ouvir com estes auscultadores pelo facto de não cobrirem o defeito das faixas de audio de fraca qualidade presentes normalmente nas músicas do youtube. Para pessoas que costumam usar na sua biblioteca de músicas faixas retiradas do youtube, como minha irmã, facilmente odeiam os auscultadores porque é cansativo estar a ouvir as falhas, os estalidos e ''borrões'' existentes neste tipo de faixas (normalmente 128kbps).Os agudos são o mais agradável dos auscultadores, com uma finesa e clareza extremamente boa, sem ao mesmo tempo criarem sibilância (enexistente). Músicas com extremo uso de violino, como spring de vivaldi são um verdadeiro regalo para os ouvidos, bem como o dedilhar de uma arpa.Quando uma música faz uso entrelaçado dos médios e agudos ficamos com uma harmonia entre as frequências bastante boa, com definição e corpo. Sendo que os baixos não se ficam atrás e mantêm sempre a sua presença.Por fim só posso realçar que ao ouvir Lady Starlight dos Scorpions, a música adquiriu uma nova dimensão que só consegui foi fechar os ouvidos e transportar-me para o meio do palco junto com os Scorpions.Buddha bar é outro artista que depois de ouvir com estes auscultadoresFonte audio: ipod nano 5th gen & Asus UL20AImagem colocadaQualidade do microfone [3.9/5]:O microfone fica numa zona não muito perto da boca para não incomodar. A sua capacidade de captação é bastante boa, transmitindo com um bom nível de fidelidade a voz. Uma parte menos boa é a sua capacidade também de captar extremamente bem o meio envolvente o que durante uma chamada por vezes torna-se mau. A nota não é superior exactamente pela excessiva captação de espaço envolvente bem como o facto de que a captação poderia ser mais cristalina, e não me entendam mal, a sua qualidade é bastante boa mas o facto de já ter usado outros microfones de telemóveis fica-me a sensação que há espaço para melhorar a critalidade do som, poderei no entanto equiparar a qualidade sonora captada pelo mesmo à do microfone incorporado do telemóvel, tanto do SE W715 como do Nokia 5130. De referir também que é de excelente construção o que seria previsível tendo em conta ser de metal mas ao mesmo tempo não adiciona peso notável, ou seja não se sente mais peso no ouvido direito do que no esquerdo.Imagem colocadaAlbuns musicais utilizados:Logo após o primeiro minuto a os ouvir percebi logo que eram altamente sensíveis à qualidade da fonte e dos codecs de audio, assim sendo fui em busca dos meus albuns predilectos em mp3 320kbps.Utilizei albums como:A masterpiece collectionJohnny Cash – The Man Comes AroundScorpions Moment of GloryScorpions AcústicaU218 SinglesU2 WARVangelis – Blade Runner SoundTrackDavid Garret – Encore R.E.M. - The Best OfOwl City - Ocean EyesMoby – PlayLacuna Coil – KarmacodeKamelot - Ghost OperaAlan Watts – Way of ZenImagem colocadaValor [9/10]:Por fim, pondo todos os factores da análise na balança, concluí que estes auscultadores são de uma enorme qualidade e equilíbrio em todos os aspectos. A princípio até confesso que pensei por momentos que deveria ter uma price tag $10 abaixo do actualmente pedido mas depois de se pensar acerca da qualidade que o uso de cerâmica dá aos auscultadores consegue-se aceitar o actual price tag. Como tal, para aqueles que procuram uns auriculares de bastante boa qualidade sonora, com uma assinatura bastante natural, a pender um pouco para o analítico, e com o extra de possuirem um microfone incorporado para poderem utilizar com os vossos telefones, têm aqui um excelente equipamento que não vos desiludirá de forma alguma.Considerações finais:São certamente uns auscultadores de bastante boa qualidade, como já é costume da meelec, com uma qualidade de construção excelente. O uso de cerâmica nas housings funciona lindamente. São uns auscultadores bastante equilibrados em todos os aspectos, desde a qualidade sonora, equilíbrio entre frequências até ao seu peso, bem como o design que é sóbrio.De notar que no uso destes auscultadores como auriculares de telemóvel o resultado final fica bastante dependente as fonte do nosso telemóvel, sendo que p.ex. Quando utilizei um nokia 5130 era dificil ouvir as vozes com os auscultadores (sendo que aqui torna-se denovo uma situação que me leva a crer que estes auscultadores para um maior aproveitamente terão de ser usados com um amplificador) mas já com o meu telemóvel, um sony ericsson w715, uma conversa através destes auscultadores torna-se bastante agradável.Fica ainda a faltar uma nova apreciação após um burn-in mais extenso, a ver se nestes auriculares o burn-in traduz-se em melhorias, apesar das minhas expectativas não serem de tal visto o driver ser de 6mm e em 30 horas já de uso não existiu nenhum tipo de alteração.Bom:Conforto;Preço/qualidade;Qualidade de construção;Clareza do microfone;Facilidade em mudar as tips.Mau:Fio.Os meus agradecimentos para: MEElectronics pela disponibilizaçao do material;Joe Daileda - VP of Sales and Marketing.Aos leitores pela paciência na leitura deste testamento :)Imagem colocadaP.S. Pesso desculpa se fizerem questões e eu não consiga responder num prazo de tempo curto mas é que estou a estudar para o exame nacional de matemática o que deixa-me com pouco tempo livre para vir ao computador.