Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Tulabox - making of


  • Por favor inicie sessão para responder
11 respostas a este tópico

#1 supericardoc

supericardoc

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 08 January 2010 - 02:56

Olá !Queria aproveitar para vos mostrar um jogo que estou a desenvolver para Android, especialmente agora que necessito feedback como de pão para a boca :)Podem ver o jogo neste endereço:TulaboxO conceito é simples, é ir do ponto A até ao ponto B, superando eventuais obstáculos que apareçam no caminho (como zombies, bichos vários, ...)Ainda não está 100% (estará a ~70%)Neste momento já tenho a "framework" do jogo quase completa, pois já estou numa fase em que vou começar a adicionar conteúdo, fases, som e começar a limar as arestas da inteligência artificial dos inimigos.O que acham ? O que gostariam de ver no jogo ?

#2 fabrantes

fabrantes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens

Mensagem publicada 08 January 2010 - 03:23

Olá Ricardo,Descobri hoje o Tulabox e foi uma agradável surpresa. Tinha como primeiro comentário/sugestão tornar a zona 'cega' menos matemática (shading em vez de linhas de vista), no entanto, após ver a demo ao vivo no youtube acho q mudo de opinião. Dá-lhe um ar robótico que o torna diferente (e interessante).Como é óbvio não consegui ainda experimentar, mas os controlos vão ser muito importantes. Penso que estás a adoptar um mecanismo parecido com o que se vê em alguns jogos do genéro de iPhone com um polegar em cada canto inferior, o que me parece uma boa opção. Aposta forte na robustez dos comandos :P, isso transforma a jogabilidade.De resto... eu tirava o menu default do android (tecla menu), acho que nesta fase este menu ainda não está ao nível e, pelo menos em jogos, contrasta muito com o resto da interface.era porreiro ver os tiros a viajarem no espaço.e pronto, achei muito catita o jogo, continua o bom trabalho. abraço

#3 theknightpt

theknightpt

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 19 mensagens

Mensagem publicada 08 January 2010 - 04:30

Boas ricardo!Primeiro parabens pelo jogo! Quem me dera saber já o suficiente para criar algo assim!De seguida, se precisares de qualquer tipo de SFX fala cmg que tenho quem faça e até mesmo eu toco guitarra e tenho um bom sistema de gravação, sou capaz de inventar qualquer coisa simples mas não irritante e que dê feeling ao jogo.cumprimentos e boa sorte para o resto do projecto :P

#4 supericardoc

supericardoc

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 09 January 2010 - 22:15

OláA zona cega ou de sombra tem sido um desafio sobretudo pelo facto de necessitar muitos recursos do telemovel. A versão actual já é, sem exagero, a 3ª ou 4ª tentativa para conseguir o efeito sem perder muito dos precisos FPS. Ainda no outro dia tentei aplicar o efeito de "blur" que vem na api android ... infelizmente os fps desceram de 25 para 2 ... sugestões sobre como conseguir um shading melhorzito são bem vindas :)Os controlos tem sido outra das áreas chave, sem dúvida. Neste campo acho que ainda não consegui o efeito desejado porque ainda não está disponível o multitouch na api 1.6, para poder controlar o movimento e disparar ao mesmo tempo...Relativamente ao menu, concordo inteiramente. Por agora vou dedicar-me à jogabilidade, à IA e aos sprites dos inimigos.Relativamente aos tiros... vou ver como fica depois de implementar a caçadeira :P.mais de resto, obrigado pelos comentários.

#5 supericardoc

supericardoc

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 09 January 2010 - 22:22

Olá !O som é uma das áreas em que não sei bem como vou fazer. Já tentei colocar uma musica de fundo e acaba foi ficar muito monótomo. Acho que me vou ficar por uma versão mais minimalista com os efeitos dos tiros , dos inimigos, etc... por agora ainda não preciso ajuda, o som vai ficar para o fim. Se precisar apito.Obrigado pela força!

#6 nunix

nunix

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 246 mensagens

Mensagem publicada 10 January 2010 - 03:57

supericardoc escreveu:

Os controlos tem sido outra das áreas chave, sem dúvida. Neste campo acho que ainda não consegui o efeito desejado porque ainda não está disponível o multitouch na api 1.6, para poder controlar o movimento e disparar ao mesmo tempo...

Antes de mais parabens pelo jogo... já deve ter queimado umas horas do teu tempo :P em relação ao multi touch só para lembrar que por exemplo o hero tem multitouch com a rom 1.5Não me perguntes como... não faço ideia... nem me perguntes se a HTC não mexeu em algo para obter isso é provável... mas o que é certo é que tem :P

#7 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 10 January 2010 - 05:31

mais uma pro sismeiro por na lista de apps PT :Dnunix tds os HTC (e grande maioria dos devices com android) tem MT.so q por motivos de patentes n está activo no OS.A HTC como nunca se xatiou mt com isso, tem posto o MT ligado em alguns devices q n vao pros states

#8 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 12 January 2010 - 21:56

Parabéns, estive a ver o video e está excelente... fico á espera do resultado final aqui para o pessoal experimentar

#9 fabrantes

fabrantes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens

Mensagem publicada 13 January 2010 - 02:39

Quanto ao blur/zona cega aqui vai uma sugestão:Pensando nas fps, penso que o mais simples seria desenhar um gradiente radial (transparente no meio a fugir para o preto no raio do circulo) [RadialGradient].E convem guardar o Bitmap criado pelo shader na inicialização da view. No onDraw, só chamarias o drawBitmap (caso estejas a usar Canvas).Em último caso tens sempre openGL. Pela minha experiência, o ganho é brutal (mas não é para todos os dispositivos).um abraço

#10 theknightpt

theknightpt

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 19 mensagens

Mensagem publicada 13 January 2010 - 04:15

boas fabrantes!Penso que pelo post sabes como utilizar as capacidades gráficas do android. Eu precisava de algumas lições pois sou um 0 a esquerda nessa area. Serias capaz de me dar uma ajuda?Cumprimentos

#11 fabrantes

fabrantes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens

Mensagem publicada 13 January 2010 - 04:25

Claro! Podes postar as dúvidas no fórum e depois indica-me o URL do post.

#12 supericardoc

supericardoc

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 19 January 2010 - 04:35

fabrantes escreveu:

Quanto ao blur/zona cega aqui vai uma sugestão:Pensando nas fps, penso que o mais simples seria desenhar um gradiente radial (transparente no meio a fugir para o preto no raio do circulo) [RadialGradient].E convem guardar o Bitmap criado pelo shader na inicialização da view. No onDraw, só chamarias o drawBitmap (caso estejas a usar Canvas).Em último caso tens sempre openGL. Pela minha experiência, o ganho é brutal (mas não é para todos os dispositivos).um abraço

Olá,Já tentei usar imagem com gradiente, e também já usei o RadialGradient. Até fica visualmente atractivo, só que nas duas tentativas não consegui framerates além dos 2, 3 fps.Valeu pela sugestão ! ;)Vou aproveitar os preciosos ciclos de processador para fazer outro tipo de efeitos especiais.Abraço