Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Adobe AIR


  • Por favor inicie sessão para responder
14 respostas a este tópico

#1 apascoalinho

apascoalinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 mensagens

Mensagem publicada 10 March 2011 - 03:26

Tenho uma cadeira (ou uma unidade curricular, para evitar a piadola ;)) na faculdade na qual é suposto desenvolver aplicações e jogos para dispositivos móveis, a escolher entre Symbian e Android (adivinhem qual foi a minha escolha...).Ora, embora tenhamos tido algures no 1º ano umas aulazitas de Java, o Professor acha por bem que se desenvolvam apps para Android em Actionscript 3.0, sendo depois suposto exportá-las através do Device Central para .apk, para que seja possível instalar nos telemóveis.Logo na primeira aula ficámos a saber que se quiséssemos desenvolver para Android teríamos que instalar no smartphone o Adobe AIR. Ora, isto só é possível em Android 2.2+ (se bem que houve aí umas versões beta para 2.1), e (dizem por aí) para o pessoal com processadores armv7, e como tal só quem tem SGS (duas pessoas) é que se safou com os testes.Mesmo assim, como eu sou um tipo teimoso, toca de meter o CM6.1.1 no meu Magic, e vamos tentar a sorte. Mas... não encontro no market o AIR. Mesmo os repositórios que eu usava no aptoide estão em baixo.Na minha turma há pessoal com X10 mini, Samsung i5500, e modelos do género. Há por aí ROMs costum para estes modelos? Há alguém por aí com experiência nestas andanças do AIR? Onde posso arranjar o AIR 2.6, sem ser no market?

#2 D3abL3

D3abL3

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1675 mensagens
  • LocalizaçãoTrofa, Porto, Portugal
  • LG Nexus 5

Mensagem publicada 10 March 2011 - 04:23

I give you...Adobe AIR :)and...X10 mini :)and...Samsung i5500 :)Quanto a ROM's para "modelos go género", não temos, mas podes verificar na secção de Equipamentos.Aproveito para deixar uma lista de aplicações AIR: http://www.appbrain....ular/adobe-air/

#3 apascoalinho

apascoalinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 mensagens

Mensagem publicada 10 March 2011 - 05:51

Obrigado! Vou reencaminhar para o pessoal.Já tinha tentado o appbrain, mas dá FC... Encontrei um apk do 2.6 noutro lado, mas depois de algum tempo a instalar acaba por dizer "aplicação não instalada".Quanto às apps já tinha algumas, que corriam já quando eu tinha a smoki x.1 (android 2.1/sense). Aí eu conseguia instalar uma versão 2.5 do AIR, essas apps corriam, mas as minhas não (no Adobe Device Central estava impecável, mas sem hipótese de testar o touch). Alguma razão em especial para darem umas e outras não?

#4 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 10 March 2011 - 23:37

É escusado tentar no HTC Magic, o Adobe Flash não funciona nem funcionará. Isto é devido à arquitectura do CPU, a versão de ARM do HTC Magic não é recente o suficiente para ser abrangido pela compilação do Flash. Logo não adianta instalar programas ou mudar de versão de Sistema Operativo, simplesmente não funciona naquele tipo de CPU. Existe o Flash Lite que esse sim funciona, e até vem com o HTC Sense, mas são coisas muito diferentes.

#5 apascoalinho

apascoalinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 mensagens

Mensagem publicada 14 March 2011 - 15:54

Não é o Adobe Flash, é o Adobe AIR. Já consegui instalar uma versão beta do AIR e correr jogos (sacados da net) que são feitos no Flash e depois exportados para .apk através do Adobe Device Central, portanto funciona. Só queria era saber se alguém já tentou o mesmo que eu, porque não consigo correr os jogos que eu faço, embora não dê erros de compilação, nem no Adobe Device Central.

#6 hugo.ferreira

hugo.ferreira

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 18 March 2011 - 17:35

Aplicações desenvolvidas em Flash/Flex para serem visualizadas no Android, requer o Flash Player 10.1 (versão completa para mobile).Aplicações desenvolvidas em AIR requerem o AIR 2.6 (versão completa para mobile).Tanto o Flash Player 10.1 para mobile como o AIR 2.6 para mobile têm como requisitos mínimos o Android 2.2 e um processador ARM 7 (encontra-se por exemplo no HTC Desire ou mesmo no Samsung Galaxy S).Depois tens o Flash Lite que é outra coisa.

#7 apascoalinho

apascoalinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 mensagens

Mensagem publicada 22 March 2011 - 13:22

Eu também sei ler o que está escrito no site da adobe e sei a diferença entre Flash / AIR / Flash Lite. :) Volto a referir que no meu Magic (que como é sabido tem um ARMv6) já consegui instalar uma versão 2.5 do AIR, já consegui instalar jogos feitos para correr em AIR (ex. Shakpes), mas que não consegui correr os que eu faço. :unsure: Há-de haver uma razão para isto.Tenho um colega com um Samsung Galaxy 3 (Android 2.2/667MHz - QSC6270 + S.LSI6442) que consegue instalar o AIR, e correr as apps que ele faz para AIR. Será que tenho que comprar um Samsung? :lol:

#8 hugo.ferreira

hugo.ferreira

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 22 March 2011 - 14:00

SIM.Em relação a como conseguiu instalar "uma versão" do AIR no seu ARMv6 é o que voçe diz e eu não faço ideia mas o que sei e volto a referir é que os pré-requisitos (sem alterações ou "truques") é Android v2.2 e processador ARMv7.Tal como você já soube ler com certeza aqui: http://www.adobe.com...ir/systemreqsEu decidi comprar um telemóvel com processador ARMv7 precisamente para poder correr Flash (full) e AIR sem "truques".Resumidamente se o Flash 10.2 (agora já actualizado para o 10.2) estiver disponível no Market através do seu telemóvel, então é porque o mesmo é compatível.Em relação ao AIR nem é preciso instalar o mesmo, pois ao executar qualquer aplicação desenvolvida em Flex Mobile, ou seja, para correr sobre AIR, ele irá detectar que falta o AIR e irá pedir-lhe permissão para fazer o download e instalar (eu próprio testei este comportamento com uma aplicação que estou a desenvolver em Flex Mobile 4.5, ou seja, em AIR para Mobile :))

#9 apascoalinho

apascoalinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 mensagens

Mensagem publicada 22 March 2011 - 14:17

Neste momento tenho o CyanogenMod 6.1 (Android 2.2.1). Anteriormente tinha a smoki x.1 (Android 2.1). A não ser que quem desenvolver estas ROMs tenha feito algum "truque", nunca instalei o AIR com recurso a "truques".Com a ROM smoki x.1 consegui instalar o AIR 2.5 (encontrei algumas versões na net, a que instalei era a 2.5.034, ou qualquer coisa do género - uma versão já stable do AIR, mas das primeiras a sair; já com uma outra versão 2.5 mais recente, bem como com a 2.6.0.1902, não tive sucesso). Sempre que consigo instalar o AIR no Magic o Shakpes instala e corre sem problema. Com as apps que eu faço, não consigo ter sucesso.Nunca no meu market consegui encontrar disponível para download quer o Flash, quer o AIR.

#10 hugo.ferreira

hugo.ferreira

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 22 March 2011 - 14:26

Por alguma razão, você conseguia instalar manualmente o AIR no seu telemóvel que não é compatível com o mesmo (prova disso mesmo é que não surge disponível no Market para si).Pelo que me descreve parece que até à versão anterior à 2.5 final do AIR era possível instalar manualmente, o que sei e é o que lhe deve acontecer agora com a versão 2.6, se tentar instalar o AIR manualmente irá dar-lhe uma mensagem de erro apenas.Se poder testar com um ARMv7 e cujo sistema operativo seja >= 2.2, irá ver que no Market irá surgir o Flash 10.2 e o AIR 2.6.Já agora, acrescento ainda que uma das novidades do Flash 10.2, foi a melhoria do desempenho de vídeo e a única coisa que me queixava e agora está resolvido é que com a versão 10.1 do Flash, ver vídeos em full screen em sites não optimizados para mobile, tinha paragens e agora está muito bom, muito fluido :laugh:

#11 apascoalinho

apascoalinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 mensagens

Mensagem publicada 22 March 2011 - 14:44

Se leres o tópico desde o início reparas que já foram feitas experiências em pelo menos seis equipamentos diferentes, incluindo o Samsung Galaxy S. À excepção deste, o único em que funcionou foi o Samsung Galaxy 3, que não tem ARMv7.

#12 hugo.ferreira

hugo.ferreira

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 22 March 2011 - 14:54

A única coisa para finalizar é que antes de adquirir o meu HTC Desire, adquiri um LG ARMv6 de origem com Android 2.2 e simplesmente não aparecia no Market o Flash 10.1, saquei da net o Flash 10.1 em apk e tentei instalar dando a mensagem de aplicação não foi instalada, pesquisei e verifiquei nos pré-requisitos que para além de Android 2.2 era necessário um processador ARMv7, existindo algures uma lista de telemóveis com este processador e compatíveis com o Flash 10.1 (pelo menos para a versão final do Flash 10.1 e versão final do AIR 2.5), posto isto troquei o telemóvel por um com ARMv7, tendo escolhido um HTC Desire e fui ao Market e lá apareceu o Flash 10.1 e instalei o mesmo, desenvolvi uma pequena aplicação de teste em Flash 4.5 Mobile, gerei o apk, transferi para o telemóvel e ao executar o mesmo, tive a indicação de que era necessário o AIR ao qual eu aceitei e foi instalado e após isso correu bem a minha aplicação, sendo que após algum tempo saiu o AIR 2.6 e relativamente à pouco tempo uma subversão do 2.6 optimizada para tablets com Android 3.0.Posto isto, não tenho mais nada a acrescentar ao que já foi dito.Boa sorte :P.

#13 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 22 March 2011 - 15:20

A razão porque funciona nalguns jogos e nalguns telemóveis e noutros não, é simples. Tal com o Hugo disse, o Flash tem como pré-requisito um processador ARMv7. Então porque é que um Samsung poderá funcionar e um Magic falhar Porque a Samsung fabrica os seus próprios processadores e micro-controladores, e apesar de ser ARM v6, na altura que fizemos a review ao Samsung Apollo, que é idêntico ( http://androidpt.com...entos&Itemid=44 ), reparamos que o CPU tinha algumas funcionalidades que não eram habituais nos processadores usados pela HTC por exemplo, ainda dentro dos ARMv6. Ora o Flash, e o AIR necessitam de ARMv7 porque essa arquitectura tem alguns standards, entre os quais um Instruction Set algo diferente, e a exigência de que certas funcionalidades de hardware estejam presentes.Ora se o jogo tentar usar uma funcionalidade do CPU que espera estar lá, e o CPU não tem esta no seu Instruction Set, o mesmo falhará a execução.Situação análogo pode ser vista ao tentar correr uma programa que usa instruções específicas de um CPU Intel, num CPU AMD.Se o teu mote é desenvolver para AIR, aconselho-te a pensares em comprar um telemóvel mais recente, e mais high-end, uma vez que de facto só mesmo esses são capazes de aguentar o AIR no seu esplendor, sem lags notáveis na execução.

#14 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 22 March 2011 - 15:21

PS: Se estás curioso entre as diferenças arquitectuais dos mesmos, podes, por adb shell fazer "cat /proc/cpuinfo" nos dois telemóveis, e verificar a diferença :P.

#15 hugo.ferreira

hugo.ferreira

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 18 July 2011 - 09:27

Saiu o Flash Player 11 e Adobe AIR 3 (ambos ainda em beta) mas entre todas as novidades, a que me chamou mais à atenção para o caso dos utilizadores Android, foi que agora já não será mais necessário o utilizador instalar o Adobe AIR (ainda é grandito para se instalar, apesar de que na versão 2.7 ter passado a ser possível mover para o cartão SD sem quebra de performance nas aplicações).Para mim o principal problemas das aplicações requerer o Adobe AIR instalado, é que ao "obrigar" o utilizador a instalar este runtime (caso ainda não o tenha), pode levar a muitos utilizadores não experimentarem as nossas aplicações (já para não falar de termos de colocar publicidade na descrição das mesmas que requerem o Adobe AIR instalado).Agora a partir da versão 3 do Adobe AIR, este problema está resolvido, pois é possível criar um apk com o próprio runtime embebido e apenas o que a nossa aplicação referenciar do runtime, por forma a termos também um ficheiro o mais compacto possível.