Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

app2sd ou similar na ROM do Sapo A5 (2.1)


  • Por favor inicie sessão para responder
20 respostas a este tópico

#1 El_Carocho

El_Carocho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 10 March 2011 - 00:04

Boas!Pretendo passar algumas apps da memória do meu A5 para o cartão SD.Já passei por várias threds e cheguei à conclusão que este tipo de aplicação, no Éclair, só com root. (Certo?)Eu sou noob em android, e nem tinha ideia de fazer root ao sapito, mas as necessidades sobrepõe-se às vontades.Aqui começam as dúvidas... existe um tut no forum do SAPO A5, e outro no A5/SF (mais virados para a mudança de ROM). Um defende o universal androot, outro o z4root. Pareceu-me que o androot é mto mais fácil/trouble free.Dp temos de particionar o SD card, certo? Uns defendem, "não façam com o tlm ligado ao pc - usem um leitor de cartões", outros falam da recovery do tlm e fazer por aí... Nem sei que apps usar neste passo... ;) Depois é instalar o app2sd... mas qual? Há um cento, e a maior parte "2.2 or above".A minha dúvida / pedido é o seguinte: Alguém me pode explicar passo a passo como fazer isto??Cumps e obrigado pela vossa ajuda!

#2 pepperbeatz

pepperbeatz

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 24 mensagens

Mensagem publicada 10 March 2011 - 12:19

Boas sou novo aqui no fórum mas pelo que percebi. Segue os passos que estão na parte do Sapo A5... faz tudo como te diz la... aconselho-te a ir para o 2.2 pois pelo que percebi o 2.3 está ainda BETA. A parte do app2sd já não te consigo explicar pois também tenha essa dúvida

#3 El_Carocho

El_Carocho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 10 March 2011 - 20:20

Mas eu não quero mudar de ROM!Queria era saber que passos seguir para conseguir colocar uma aplicação tipo app2sd na ROM de origem (2.1).Cumps!

#4 pepperbeatz

pepperbeatz

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 24 mensagens

Mensagem publicada 10 March 2011 - 20:20

Android Market... fazes la download

#5 jrocha

jrocha

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 107 mensagens

Mensagem publicada 10 March 2011 - 20:46

Há também o Link2SD que tem muitas opções para o utilizador.http://forum.xda-dev...ad.php?t=919326

#6 El_Carocho

El_Carocho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 11 March 2011 - 01:08

Há também o Link2SD que tem muitas opções para o utilizador.http://forum.xda-dev...ad.php?t=919326

Parece-me interessante!O tlm já tá em root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root.Vamos lá a ver como me safo com o cartão...

#7 jrocha

jrocha

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 107 mensagens

Mensagem publicada 13 March 2011 - 18:51

Fizeste o teste?O meu tá a bombar fiquei com memoria interna a dizer chega! :lol:

#8 Nosferatu

Nosferatu

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 606 mensagens

Mensagem publicada 14 March 2011 - 23:27

muito bom o link2sd, simples e eficaz :)
Imagem colocada

#9 El_Carocho

El_Carocho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 00:54

Boas!Já está a bombar!Só tive alguns problemas com o cartão, para criar a partição... Correu mal à 1ª mas dp fiz praticamente igual e funcionou! Enfim.O que interessa é que está bacano.ACONSELHO A SEGUIREM O FORUM INDICADO PELO JROCHA.Se precisarem de ajuda "noob" para fazerem o mesmo, algumas dicas/dificuldades que encontrei:O processo divide-se em 3 passos:1-Root2-Partição no SDCard3-Instalação do link2sd1-Em relação ao root usei o Universal Androot.Usei o do market, não resultou. Usei o do forum indicado pelo jrocha, funcionou.2-Partição do SDCard.Usei o programa indicado no forum referenciado pelo jrocha (Minitool).(Não se esqueçam de fazer cópia dos dados do cartão)À 1ª não resultou, "cartao de memória danificado"....Formatei o cartão com o tlm, fui de novo ao programa, e fiz 3 coisas diferentes em relação à tentativa anterior:-reparei que estavam 0.01Kb em "not allocated" no fim do cartão. Criei a partição mas mantive este espaço.-copiei os dados previamente salvos para o cartão.(Na 1ª tenativa, não foi necessário visto que não os tinha apagado.)-depois de tudo isto, em vez de desligar o USB do computador, encerrei o tlm e desliguei do pc.O que realmente fez a diferença? Não sei.3-Link2SDCorreu sem problemas. Só fique na dúvida qd me perguntaram sobre dalvik cache...Quero agradecer pelas dicas me deram e estou à disposição para ajudar, dentro do pouco que sei, quem quiser fazer este processo.Cumps!

#10 recrutazero

recrutazero

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 19:24

Não estou a conseguir criar as partições, já instalei o mini tool partition, mas mesmo formatando o cartão de memória, diz no telemóvel que o cartão esta danificado. Formatei a segunda partição em FAT32...

#11 Nosferatu

Nosferatu

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 606 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 23:26

Não estou a conseguir criar as partições já instalei o mini tool partition, mas mesmo formatando o cartão de memória, diz no telemóvel que o cartão esta danificado. Formatei a segunda partição em FAT32...

verifica se tens ambas partiçoes em primary
Imagem colocada

#12 jrocha

jrocha

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 107 mensagens

Mensagem publicada 16 March 2011 - 05:01

Comigo a segunda partição em fat32 não funcionou, formatei em ext2 e ficou ok.

#13 El_Carocho

El_Carocho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 16 March 2011 - 13:46

Não estou a conseguir criar as partições já instalei o mini tool partition, mas mesmo formatando o cartão de memória, diz no telemóvel que o cartão esta danificado. Formatei a segunda partição em FAT32...

Tive o mm problema. Experimenta o seguinte:-Formata o cartão no tlm.-liga o tlm ao pc e copia td o que está dentro sdcard para uma pasta no pc.-Cria a partição no partition wizard: -Ambas têm de ser "Logical" Primary -Reparei que no meu caso ficava 0.01KB no fim do cartão em unalocated space. Mantive esse espaço ao criar a partição. Just in case! -A 1ª tem de ser FAT a 2ª em EXT2. -Copiei o conteúdo da pasta salva, de novo, para o cartão. -Encerrei o tlm AINDA com ele ligado ao PC. -Re-iniciei (já desligado do pc) e estava impecável!Espero que resulte.Cumps!

#14 Nosferatu

Nosferatu

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 606 mensagens

Mensagem publicada 16 March 2011 - 14:22

no tutorial indica que ambas as partiçoes teem de ser "primary", e não "logical"
Imagem colocada

#15 El_Carocho

El_Carocho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 16 March 2011 - 22:11

no tutorial indica que ambas as partiçoes teem de ser "primary" e não "logical"

Ooops! Tens razão.Já emendei!

#16 recrutazero

recrutazero

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens

Mensagem publicada 17 March 2011 - 10:57

Pois, só consegui seguir este processo se formatar a primeira partição em fat e a segunda em ext2 mas a FAT so deixa criar 4gbs :)

#17 Nosferatu

Nosferatu

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 606 mensagens

Mensagem publicada 17 March 2011 - 11:31

estranho, FAT32? que programa estas a usar? aconselho-te a fazers backup do cartao, formatares na totalidade e a partir dai criar as partiçoes. e depois repor os ficheiros na 1ª partição
Imagem colocada

#18 El_Carocho

El_Carocho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 17 March 2011 - 23:26

Não estou a conseguir criar as partições já instalei o mini tool partition, mas mesmo formatando o cartão de memória, diz no telemóvel que o cartão esta danificado. Formatei a segunda partição em FAT32...

Desculpa insistir, mas:1-Formataste o cartão no TLM?2-Copiaste o que então aparece no cartão para uma pasta no teu computador?3-Reparaste se fica algum espaço de "unalocated space" no fim do cartão, ainda antes de diminuíres a partição existente?4-Se no teu caso existir esse espaço, preservaste-o aquando da criação da 2ª partição?5-copiaste de seguida o conteúdo da pasta criada no ponto 2 para o cartão?6-Encerraste o tlm com ele ainda ligado ao computador?7-Ligaste o tlm, depois de desligares do computador?... se fizeste isto tudo e não resultou já não te consigo ajudar!Cumps!

#19 Nosferatu

Nosferatu

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 606 mensagens

Mensagem publicada 18 March 2011 - 08:26

não é "obrigatório" mas é muito aconselhavel, fazer as partições e todas as operaçoes no SD, através de um leitor de cartões no PC, e nao através do telefone!
Imagem colocada

#20 El_Carocho

El_Carocho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 18 March 2011 - 13:22

não é "obrigatório" mas é muito aconselhavel fazer as partições e todas as operaçoes no SD, através de um leitor de cartões no PC, e nao através do telefone!

Pois...Mas quem não tem cão, caça com gato!Eu como não tenho leitor de cartoes, usei o tlm e resultou. As indicações que dei foram com base na minha (pouca) experiência no assunto, a qual tentei reproduzir passo a passo.Inicialmente, tb tive os mesmos problemas do recrutazero, mas acabei por conseguir da forma que descrevi.Não quer dizer que seja a mais correcta!Cumps!

#21 Nosferatu

Nosferatu

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 606 mensagens

Mensagem publicada 18 March 2011 - 15:27

Claro, se não é possivel de uma maneira, tenta.se de outra! apenas e aconselhavel, não quer dizer que seja obrigatório.e se funcionou, ainda melhor ;) esperemos que mais users possam seguir esses passos com sucesso!
Imagem colocada