Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Perguntas de um principiante...uma ajuda sff


  • Por favor inicie sessão para responder
17 respostas a este tópico

#1 just_one

just_one

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 3 mensagens

Mensagem publicada 02 March 2011 - 12:46

Boa dia a todos!No ultimo domingo comprei pela 1º vez um smartphone (o TMN Sapo A5) e para quem nunca teve um smartphone isto é um mundo completamente novo e como tal tenho varias perguntas a fazer...(muitas delas muito estupidas imagino por isso tenham calma lol)1 - Tenho um tarifario mosh , como sei qual é o meu plafon de navegaçao internet e como sei quanto ja gastei? (pergunto isto porque logo no domingo a noite excedi o plafon do mes , tive sorte porque domingo foi logo o ultimo dia do mes lol)2- Ao mandar sms como se adicionam palavras ao dicionario que vem com o telemovel?3- Associei a minha conta de hotmail á secção de e-mail ... isto quer dizer que quando vejo o mail da hotmail pago? 4- Quanto ao mail do gmail e google talk é gratuito certo?5- Quanto ao facebook , saquei a aplicaçao do market para o android , ao aceder por ai tambem estou a pagar ?6-por falar em market , quando acedo ao mesmo estou a pagar ?7- quais sao as melhores aplicações gratuitas para o telemovel?por agora sao estas , mais uma vez peço desculpa se alguams sao perguntas estupidas , mas como disse sou mesmo principiante...

#2 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 02 March 2011 - 19:38

sempre q usas a net, obviamente haverá um custo se acederes por rede de dados movel, vulgo 3Gpodes ter um plano mensal, semanal ou diario

#3 joss_

joss_

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 110 mensagens

Mensagem publicada 02 March 2011 - 19:49

Boa dia a todos!No ultimo domingo comprei pela 1º vez um smartphone (o TMN Sapo A5) e para quem nunca teve um smartphone isto é um mundo completamente novo e como tal tenho varias perguntas a fazer...(muitas delas muito estupidas imagino por isso tenham calma lol)1 - Tenho um tarifario mosh como sei qual é o meu plafon de navegaçao internet e como sei quanto ja gastei? (pergunto isto porque logo no domingo a noite excedi o plafon do mes , tive sorte porque domingo foi logo o ultimo dia do mes lol) [b']Instala a aplicação APN' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=APN']APN Portugal https://market.andro...=search_result. Activa o widget no teu homescreen se quiseres desligar e ligar rapidamente o 3g e mantens a possibilidade de recepção de MMS. Se desligares os dados não vais receber MMS penso eu, mas se usares esta app manténs os MMS. Quanto ao moche, quando chegar a 90% do plafond eles mandam um SMS a avisar, no entanto podes instalar a aplicação 3G Watchdog para controlares melhor https://market.andro...roid.g3watchdog[/b]2- Ao mandar sms como se adicionam palavras ao dicionario que vem com o telemovel? Depende do teclado. Qual é?3- Associei a minha conta de hotmail á secção de e-mail ... isto quer dizer que quando vejo o mail da hotmail pago? Pagas se tiveres a usar 3G fora do plafond. Se estiveres a usar Wi-Fi não pagas nada4- Quanto ao mail do gmail e google talk é gratuito certo? É, a não ser, novamente, que uses internet 3G fora do plafond. Mesmo se tiveres o 3G ligado e o telemóvel tiver no bolso e se surgir uma actualização de uma aplicação ele pode-te começar a gastar internet. Por isso é que é importante o APN' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=APN']APN PT5- Quanto ao facebook , saquei a aplicaçao do market para o android , ao aceder por ai tambem estou a pagar ? Idem6-por falar em market , quando acedo ao mesmo estou a pagar ? Idem7- quais sao as melhores aplicações gratuitas para o telemovel? Essa pergunta é muito relativa. Aconselho-te a mudares de Launcher e instalares por exemplo o Launcher Pro, que aconselho. Fora disso podes ir à secção "Aplicações" ou sub-secção "Aplicação do dia" aqui no fórum e podes ver aí muita coisa :) por agora sao estas , mais uma vez peço desculpa se alguams sao perguntas estupidas , mas como disse sou mesmo principiante...



#4 jpmartins

jpmartins

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 290 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Samsung Galaxy Note III (Livre)

Mensagem publicada 02 March 2011 - 22:51

Boa dia a todos!No ultimo domingo comprei pela 1º vez um smartphone (o TMN Sapo A5) e para quem nunca teve um smartphone isto é um mundo completamente novo e como tal tenho varias perguntas a fazer...(muitas delas muito estupidas imagino por isso tenham calma lol)1 - Tenho um tarifario mosh como sei qual é o meu plafon de navegaçao internet e como sei quanto ja gastei? (pergunto isto porque logo no domingo a noite excedi o plafon do mes ' date=' tive sorte porque domingo foi logo o ultimo dia do mes lol) [b'']Instala a aplicação APN' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=APN']APN Portugal https://market.andro...=search_result. Activa o widget no teu homescreen se quiseres desligar e ligar rapidamente o 3g e mantens a possibilidade de recepção de MMS. Se desligares os dados não vais receber MMS penso eu, mas se usares esta app manténs os MMS. Quanto ao moche, quando chegar a 90% do plafond eles mandam um SMS a avisar, no entanto podes instalar a aplicação 3G Watchdog para controlares melhor https://market.andro...roid.g3watchdog[/b]2- Ao mandar sms como se adicionam palavras ao dicionario que vem com o telemovel? Depende do teclado. Qual é?3- Associei a minha conta de hotmail á secção de e-mail ... isto quer dizer que quando vejo o mail da hotmail pago? Pagas se tiveres a usar 3G fora do plafond. Se estiveres a usar Wi-Fi não pagas nada4- Quanto ao mail do gmail e google talk é gratuito certo? É, a não ser, novamente, que uses internet 3G fora do plafond. Mesmo se tiveres o 3G ligado e o telemóvel tiver no bolso e se surgir uma actualização de uma aplicação ele pode-te começar a gastar internet. Por isso é que é importante o APN' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=APN']APN PT5- Quanto ao facebook , saquei a aplicaçao do market para o android , ao aceder por ai tambem estou a pagar ? Idem6-por falar em market , quando acedo ao mesmo estou a pagar ? Idem7- quais sao as melhores aplicações gratuitas para o telemovel? Essa pergunta é muito relativa. Aconselho-te a mudares de Launcher e instalares por exemplo o Launcher Pro, que aconselho. Fora disso podes ir à secção "Aplicações" ou sub-secção "Aplicação do dia" aqui no fórum e podes ver aí muita coisa ;) por agora sao estas , mais uma vez peço desculpa se alguams sao perguntas estupidas , mas como disse sou mesmo principiante...

Uma ideia simples: jamais uses 3G e poupas uma batelada de dinheiro. Eu uso apenas redes WiFi sempre que as tenho disponíveis:-)Quando preciso de algo urgente e estou na rua, paro junto de um MacDonalds e acedo à rede deles através do utilizador e palavra-passe que me fornecem gratuitamente. Quando estou num ou a passar por um jardim de Lisboa existe um programa da C.M.L. chamado Jardins Sem Fios (não sei se esta malta aqui se lembra disso) que proporciona acesso WiFi a custo zero nas imediações dessas zonas de lazer. Simples e sem grandes maçadas.Utilizar redes 3G é para ricos ou para gente que não sabe o que fazer ao dinheiro. Pagar uma fortuna por tráfegos anedóticos só mesmo nesta espécie de país.

#5 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 02 March 2011 - 22:58

Uma ideia simples: jamais uses 3G e poupas uma batelada de dinheiro. Eu uso apenas redes WiFi sempre que as tenho disponíveis:-)

eh pah , n uses um carro, o combustivel custa uma batelada de dinheiro, e andar de transpostes publicos ate ganho o "perfume" dos outros passageiros ;)

#6 just_one

just_one

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 3 mensagens

Mensagem publicada 02 March 2011 - 23:40

Boa dia a todos!No ultimo domingo comprei pela 1º vez um smartphone (o TMN Sapo A5) e para quem nunca teve um smartphone isto é um mundo completamente novo e como tal tenho varias perguntas a fazer...(muitas delas muito estupidas imagino por isso tenham calma lol)1 - Tenho um tarifario mosh como sei qual é o meu plafon de navegaçao internet e como sei quanto ja gastei? (pergunto isto porque logo no domingo a noite excedi o plafon do mes ' date=' tive sorte porque domingo foi logo o ultimo dia do mes lol) [b'']Instala a aplicação APN' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=APN']APN Portugal https://market.andro...=search_result. Activa o widget no teu homescreen se quiseres desligar e ligar rapidamente o 3g e mantens a possibilidade de recepção de MMS. Se desligares os dados não vais receber MMS penso eu, mas se usares esta app manténs os MMS. Quanto ao moche, quando chegar a 90% do plafond eles mandam um SMS a avisar, no entanto podes instalar a aplicação 3G Watchdog para controlares melhor https://market.andro...roid.g3watchdog[/b]2- Ao mandar sms como se adicionam palavras ao dicionario que vem com o telemovel? Depende do teclado. Qual é?3- Associei a minha conta de hotmail á secção de e-mail ... isto quer dizer que quando vejo o mail da hotmail pago? Pagas se tiveres a usar 3G fora do plafond. Se estiveres a usar Wi-Fi não pagas nada4- Quanto ao mail do gmail e google talk é gratuito certo? É, a não ser, novamente, que uses internet 3G fora do plafond. Mesmo se tiveres o 3G ligado e o telemóvel tiver no bolso e se surgir uma actualização de uma aplicação ele pode-te começar a gastar internet. Por isso é que é importante o APN' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=APN']APN PT5- Quanto ao facebook , saquei a aplicaçao do market para o android , ao aceder por ai tambem estou a pagar ? Idem6-por falar em market , quando acedo ao mesmo estou a pagar ? Idem7- quais sao as melhores aplicações gratuitas para o telemovel? Essa pergunta é muito relativa. Aconselho-te a mudares de Launcher e instalares por exemplo o Launcher Pro, que aconselho. Fora disso podes ir à secção "Aplicações" ou sub-secção "Aplicação do dia" aqui no fórum e podes ver aí muita coisa ;) por agora sao estas , mais uma vez peço desculpa se alguams sao perguntas estupidas , mas como disse sou mesmo principiante...

Obrigado pelas respostas :)Quanto á questao do teclado , é o teclado touchpad / teclado do marcador

#7 jpmartins

jpmartins

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 290 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Samsung Galaxy Note III (Livre)

Mensagem publicada 03 March 2011 - 01:02

[quote name="BUGabundo" post=138008][quote name='"jpmartins" post=138001]Uma ideia simples: jamais uses 3G e poupas uma batelada de dinheiro. Eu uso apenas redes WiFi sempre que as tenho disponíveis:-)[/quote]eh pah n uses um carro' date=' o combustivel custa uma batelada de dinheiro, e andar de transpostes publicos ate ganho o "perfume" dos outros passageiros ;)[/quote']Bem... estamos a falar de carros ou de transportadoras de dados... vamos comparar o incomparável? Se é para isso podemos comparar outras coisas mais injustas ainda como o facto de estarmos todos a pagar impostos para "ajudar" um país que parece um Titanic em plena rota descendente.Cada um faz o que deve fazer... eu apenas aconselhei segundo a minha perspectiva do que todos nós deveríamos demonstrar às operadoras: desistir do 3G com o objectivo de dar uma imagem de revolta contra os altos preços... e ainda outra coisa: o 3G não é algo necessário na sua globalidade. É sim apenas mais um preciosismo e um serviço "adicional" para nos aspirar mais €€€.Na outra ponta temos as redes WiFi que para além de transportarem outros protocolos necessários às redes locais, providenciam igualmente outras facilidades como os protocolos referentes ao serviço Internet (http, https, ftp, tftp, gopher, etc... e mais uma míriade deles conforme as necessidades).Não estou a dizer nada que os que frequentam este fórum não o saibam já. Apenas gosto de frisar os meus pontos de vista.

#8 jpmartins

jpmartins

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 290 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Samsung Galaxy Note III (Livre)

Mensagem publicada 03 March 2011 - 01:48

E mais... se eu pudesse não usaria carro, mas infelizmente e devido à quantidade de tralha que tenho de transportar (ferramentas, acessórios e outras utilidades necessárias a quem trabalha na assistência a redes ao domicílio) seria impraticável andar nos transportes públicos com a quantidade de sítios desconexos onde tenho de ir todos os dias, mas acredita que se eu pudesse livrava-me do meu veículo e das contas pesadas que ele me obriga a contrair semanalmente.

#9 Nosferatu

Nosferatu

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 606 mensagens

Mensagem publicada 03 March 2011 - 23:45

nem todos habitamos em areas urbanas com possibilida de wi.fi em cada canto.logo em certas alturas somos obrigados a usar o 3G ... tmn tarifario light 5€ 100Mb...é um exagero? sim é. é necessario? sim, para quem nao tem acesso constante a redes wi.fi e usa um terminal android :)
Imagem colocada

#10 jpmartins

jpmartins

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 290 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Samsung Galaxy Note III (Livre)

Mensagem publicada 06 March 2011 - 16:04

nem todos habitamos em areas urbanas com possibilida de wi.fi em cada canto.logo em certas alturas somos obrigados a usar o 3G ... tmn tarifario light 5€ 100Mb...é um exagero? sim é. é necessario? sim para quem nao tem acesso constante a redes wi.fi e usa um terminal android :P

Nisso tens razão e reconheço a minha falha nesta análise... mas se não fizermos nada acerca destes abusos por parte das operadoras, vão sempre suportar-se nessa necessidade constante e apresentar as suas condições, que são sempre mais vantajosas para o lado delas.Sempre aprendi nos livros de gestão que os negócios têm de ser sempre bons para os dois lados e nunca deixar uma das partes com a sensação de que foi aldrabada.Se se continuar a utilizar as redes 3G como atá agora, as operadoras não vão lançar a breve trecho nenhum tarifário que ao menos tenha mais tráfego (pelo menos 10x mais que o que é praticado actualmente).Vão ver os preços e tráfegos praticados na Inglaterra ou mesmo nos EUA pelas operadoras 3G e digam-me quem anda a roubar quem...

#11 Teles

Teles

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens

Mensagem publicada 16 March 2011 - 15:20

Olá a todos, visto que o titulo deste tópico é perguntas de um principiante parece-me o sitio certo para vos colocar algumas questões (de principiante) a contar com a vossa ajuda.Adquiri um A5 há pouco mais de uma semana e coloquei-lhe o meu antigo cartão da tmn tarifário pako, como não tinha nenhum tarifário de internet activo começaram a cobrar o tarifário diário de €1,04 (15Mb por dia) como é um valor exageradissimo decidi aderir a um tarifário mensal €7,99 (200Mb /mês), activei o tarifário ontem à noite e hoje de manhã tinha a mensagem de aviso "atingiu 90% do seu tráfego mensal" e passado alguns minutos "atingiu o seu limite mensal" devo dizer que o meu acesso limitou-se a aceder ao portal It(internet no telemóvel para verificar que o serviço estava activo e deixei o telemovel de noite ligado sem lhe mexer mais.A duvida é, o que causou todo este tráfego e como posso saber que aplicações estão a consumir o trafego tão rapidamente?Tinha a opção "ligação de dados" activa, será que mesmo sem estar a usar nenhum serviço o telemovel vai consumindo na mesma o trafego?Já desliguei esta opção no menu definições/sem fios e redes/redes moveis/ligação de dados.Qualquer ajuda que me possam dar é bem vinda visto que sou novato nisto dos smartfones com ligação à net!

#12 smsconim

smsconim

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 93 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Samsung Galaxy Nexus JB 4.2.2

Mensagem publicada 16 March 2011 - 19:12

Boas, vais ao market e instalas o APN portugal, depois metes o widjet da mesma para activares ou desligares os dados. Caso contrario esta sempre a consumir.
Imagem colocada

#13 Teles

Teles

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens

Mensagem publicada 16 March 2011 - 22:32

Boas vais ao market e instalas o APN' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=APN']APN portugal, depois metes o widjet da mesma para activares ou desligares os dados. Caso contrario esta sempre a consumir.

Obrigado pela dica...:) vão-me surgir montes de dúvidas agora de inicio, só espero não ir à falência antes de aprender a tirar partido das potencialidades do A5. :blush:

#14 dorcari

dorcari

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 25 mensagens

Mensagem publicada 16 March 2011 - 23:47

podes sempre instalar alguma aplicação para monitorizar os dados e que aplicação é que gasta o quê.podes testar esta app que é muito interessante : http://forum.xda-dev...ad.php?t=963199

#15 Master

Master

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 23 mensagens

Mensagem publicada 22 April 2011 - 17:41

aproveito também este tópico para por as minhas duvidas http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_happy.png Eu estou a pensar comprar o A5 para a semana e vou experimenta-lo sem alterar nada no primeiro mês, para ver se trás problemas.Mas há uma coisa que tenho de fazer que é não deixar o A5 ligar-se há net através do cartão, para não gastar saldo pois vou usar os hotspot [email protected] que li tenho que instalar estas aplicacões:app FON - para me ligar directamente aos hotspot e com isto não há nenhuma aplicação que se ligue há net através do cartão (é tudo wifi) certo?ouapndroid ou apnportugal - para cortar acesso há net das aplicações mas que dê para manter a possibilidade activa para enviar e receber MMS?o que é que me aconselham?

#16 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 22 April 2011 - 18:02

n precisas. nas opçoes tens uma opçao para desligar os Dados de rede! MAS a 1ª vez q arranca vais mm ter q usar o SIM. ja dei voltas e n consegui fazer o 1º boot por wifi. e sem SIM a rom do sapo n deixa arrancar http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_sad.png FAIL

#17 Master

Master

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 23 mensagens

Mensagem publicada 23 April 2011 - 09:15

n precisas. nas opçoes tens uma opçao para desligar os Dados de rede! MAS a 1ª vez q arranca vais mm ter q usar o SIM. ja dei voltas e n consegui fazer o 1º boot por wifi. e sem SIM a rom do sapo n deixa arrancar ;) FAIL

ok tenho a opção de desligar os dados de rede,obrigado

#18 bellamy

bellamy

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1121 mensagens
  • LocalizaçãoBerlim
  • HTC One, Nexus 5, Galaxy Tab 10.1v, HTC Desire, Cloudnet Go CR9, MeLE A1000G Quad

Mensagem publicada 26 April 2011 - 13:10

n precisas. nas opçoes tens uma opçao para desligar os Dados de rede! MAS a 1ª vez q arranca vais mm ter q usar o SIM. ja dei voltas e n consegui fazer o 1º boot por wifi. e sem SIM a rom do sapo n deixa arrancar :) FAIL

Eu tirei o Cartão SIM, e aparece-me o sapo a dizer que não tinha cartão, nem deixa arrancar :(Na CM7, tirei o SIM e deu para ligar o Wifi.
henrique.pt .::. Furkit APP
Nexus 5 :: HTC One :: Galaxy Tab 10.1v :: HTC Desire :: CloudnetGo Cr9 :: MeLE A1000G Quad