Jump to content


Photo
- - - - -

Netbook ou tablet? diferenças e evolução.


  • Please log in to reply
8 replies to this topic

#1 androidPT

androidPT

    Administrator

  • ROOT
  • 5374 posts
  • LocalizaçãoPortugal

Posted 23 February 2011 - 06:56

Viva,Encontra-se disponível na página principal do androidPT um novo artigo de opinião com o titulo Netbook ou tablet? diferenças e evolução.. Esperamos que gostem, A Equipa androidPT.

Segue-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Google +


#2 matrix825

matrix825

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 861 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • Em vias de... :P

Posted 23 February 2011 - 11:30

Sim sr..Gostei bastante do artigo. Sem dúvida que é pertinente e mt bem escrito ;)Abraç0!

HTC Desire

Samsung Galaxy S3   ->   Samsung Galaxu S3 LTE   ->   Samsung Galaxy S4

LG G2


#3 Archoriano

Archoriano

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 12 posts

Posted 23 February 2011 - 16:45

Sei que sou novo aqui mas se me dao licença vou discordar desta reviewNao sei se é por passar muito tempo á frente de um PC e por gostar de mexer a um nivel mais baixo do que os utilizadores "normais" mas desde que sairam os tablets em "1885" que eu me pergunto "porque?" e depois de sairem netbooks e o iPad e ver muita gente com a loucura dos tabs ainda mais me perguntei "PORQUE?".Fiquei contente por este artigo vir responder a perguntas que tinha MAS tenho de discordar em muito 1.Ecra tatil (concordo)2.Devem tar a gozar comigo!!! LINUX é Pesado??? talvez o ubuntu ou esses lixos que a maior parte do pessoal chama linux, agora debian ou arch consomem menos ram que o android (mostrem-me um android a gastar 60 MB de ram)3.Bateria (nao tenho conhecimentos para opiniar aqui mas ...)4.Portabilidade - entre 248x175.3x22.9 e 1.1kg ou 242.8x189.7x13.4 e 750 gramasa diferença e muito maior e se for para andar na mochila ou numa mala não será essas 300 gramas que vos vai provacar uma hernia, mas ok5. Apenas a um click - lol aqui ou eu nao percebi bem este ponto ou sou uma besta MAS eu acho que da se abrir a tampa do portatil ele volta do Suspender em 5 segundos (em linux ele so suspende se eu quiser)6.Market - continuo a perferir "sudo pacman -S nomedaapp" do que instalar pelo market7.Novos habitos - não vou comentar este ponto que acho que nao faz sentido numa review ainda por cima sabendo que nao tem um ponto "velhos habitos" na review dos netbooks (os velhos habitos são tao ou mais importantes que os novos)8.Sincronizacao - o que nao faltam prai sao sistemas de redes que fazem tanto ou mais que (samba e ssh por exemplo)Nao querendo ofender o senhor que fez esta review mas acho que tá inclinada para um lado, eu provavelmente nem escreveria se tivessem elaborado mais a parte de netbook mas 4 pontos???Eu se nao tinha interesse num Tab(quando nao tinha visto nenhuma review a comparar) muito menos agora, continuo a achar que isto dos tabs é uma moda, digo mais há um restaurante em Aveiro que usa iPads como Menus, ora isto para alem de ser estupido e degradante para a tecnologia prova que os Tabs estão na moda(atençao nao quero com isto dizer que sao inuteis os smartphones tambem estão na moda mas eu acho-os uteis).Volto a Repetir eu nao estou aqui a criticar ninguem muito menos a pessoa que gastou do seu tempo e paciencia a fazer uma review para os outros verem sem receber 60 centimos para um cafe, nao quero criar aqui uma guerra, isto é a minha opniao e estou aberto a que me provem o contrario mas não acredito que o consigam fazer. Não sou nenhum deus de informatica mas já vão 3 anos de estudo para engenharia informatica, 4 de linux e 2 meses de android :blush: Espero não ter sido muito bruto ;)

#4 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 posts

Posted 23 February 2011 - 17:00

Só para esclarecer, este artigo não é uma review de nada, é um artigo de opinião, com a minha maneira de ver as coisas. E o objectivo deste artigo de opinião, é mesmo este, provocar reacções :)Bom, se achas então que o netbook tem mais pontos, podes dizer quais são no teu ponto de vista, mais vantajosos que um tablet. Quando me referi a sistemas pesados e referi o linux e o windows como exemplo, referi precisamente todo o tipo de SO que num smartphone ou tablet instalados, provocariam a sua lentidão, muito mais que num tablet. Depois outro ponto a realçar, nota-se que és grande defensor do linux e utilizador mais avançado, tudo bem, mas estamos a falar destes tablets e netbooks como meios para um uso normal de internet e entretenimento, nada mais.O facto de esse restaurante usar iPads ou o que for para Menu não quer dizer que eles foram feitos para isso. É como te dizer agora que uso um computador com o debian para calçar a minha mesa da sala que esta desengonçada ;) Não, acho que quando as coisas são ditas de forma aberta e educada, penso que não há que levar a mal :)De resto só tenho a dizer que é a tua opinião e que é bastante diferente da minha, como se nota :)
Nexus 5 || Sapo A5

#5 Archoriano

Archoriano

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 12 posts

Posted 23 February 2011 - 17:39

Sendo um artigo de opniao (falha minha nao li mas tava lá escrito), ja muda de figura e concordo que para ir a net e para entretenimento sim é melhor(ou igual) que um netbook, o que eu nao percebo é o que leva alguem a levar a gastar 300 ou 400 euros (eu nao sei o preco de tabs) para ter um android com um ecra grande que nao telefona, eu nao percebo a utilidade desta tecnologia, nao e barato nem faz nada de novo e existem outras ferramentas que fazem mais (netbooks e smartphones)Quantos aos pontos do netbook, existem 2 fundamentais pra mim:1.Performance, tem melhor hardware logo e possivel ser mais rapido (quer seja preciso ou nao umas afinações)2.Liberdade, num netbook eu posso por Windows Linux(Qualquer distro) ou Hack. Num tablet tenho android (varias versoes e costum roms) mas para mim nao me chega A cena dos ipads nos restaurantes foi mais uma coriusidade, eu é que tenho o bichinho de espremer sempre o hardware ao maximo e fazer dum computador uma maquina de escrever ou um panfleto dá-me uma dor no ventriculo esquerdoGostava que mais gente viesse opiniar aqui isto dos tabs ta mais dificil de me convencer que os ipods(nao percebo porque pagar mais 20 euros por um leitor de mp3 que faz menos que um mais barato). Já fiz muitas compras más por isso tambem nao sou grande conselheiro mas sei que nao sou o unico com esta opiniaoNao tenho odio nenhum a Apple ou Microsoft(talvez um bocadinho :P), nesta area temos de estar sempre em cima do acontecimento e nao excluir nada, alias eu por mim tinha um iMac(Mac), um eeepc(com linux), o meu asus(Linux e windows), um iPhone(iOS) e um HTC DHD(android), mas nao sou rico e com um portatil e um softstone ja fico contenteEDIT: Aquele samsung que esta na imagem do artigo existe ou é um prototipo??? aquilo sim já me agrada mais, um hibrido netbook com tab, acho que se forem por ai estao no caminho certo

#6 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 posts

Posted 23 February 2011 - 17:59

Sendo um artigo de opniao (falha minha nao li mas tava lá escrito) ja muda de figura e concordo que para ir a net e para entretenimento sim é melhor(ou igual) que um netbook, o que eu nao percebo é o que leva alguem a levar a gastar 300 ou 400 euros (eu nao sei o preco de tabs) para ter um android com um ecra grande que nao telefona, eu nao percebo a utilidade desta tecnologia, nao e barato nem faz nada de novo e existem outras ferramentas que fazem mais (netbooks e smartphones)

Concordo perfeitamente com o facto de um tablet ser muito caro, e normalmente até são acima dos 400 euros. A experiência de utilização de um netbook e de um tablet são totalmente diferente. Um tablet consegue ser mais fluido que netbook, e só notas isso experimentando um.

Quantos aos pontos do netbook, existem 2 fundamentais pra mim:1.Performance, tem melhor hardware logo e possivel ser mais rapido (quer seja preciso ou nao umas afinações)2.Liberdade, num netbook eu posso por Windows Linux(Qualquer distro) ou Hack. Num tablet tenho android (varias versoes e costum roms) mas para mim nao me chega

A questão é que pode ter melhor hardware, mas não significa que tenha melhor desempenho quando, por exemplo, abrimos um browser ou um reprodutor de video ou musica. E lá está, já estamos a falar em alterar o SO de um netbook, que na maior parte das vezes, isso não acontece e nem o próprio consumidor sabe faze-lo. Além disso, a maior parte dos netbooks vêm com o Windows que é bem pesadito para estes netbooks. Já o SO como o do Android 3.0, já é um SO totalmente virado para a utilização de ecrãs maiores que um smartphone e consegue uma fluidez acrescida relativamente a um netbook.

A cena dos ipads nos restaurantes foi mais uma coriusidade, eu é que tenho o bichinho de espremer sempre o hardware ao maximo e fazer dum computador uma maquina de escrever ou um panfleto dá-me uma dor no ventriculo esquerdo

lol Também acho que fazer de um tablet um menu é algo extravagante e não tem nada haver com as potencialidades que este possa oferecer ou não.

Gostava que mais gente viesse opiniar aqui isto dos tabs ta mais dificil de me convencer que os ipods(nao percebo porque pagar mais 20 euros por um leitor de mp3 que faz menos que um mais barato). Já fiz muitas compras más por isso tambem nao sou grande conselheiro mas sei que nao sou o unico com esta opiniaoNao tenho odio nenhum a Apple ou Microsoft(talvez um bocadinho :P), nesta area temos de estar sempre em cima do acontecimento e nao excluir nada, alias eu por mim tinha um iMac(Mac), um eeepc(com linux), o meu asus(Linux e windows), um iPhone(iOS) e um HTC DHD(android), mas nao sou rico e com um portatil e um softstone ja fico contente

Tudo depende da necessidade do consumidor. Para coisas avançadas, um tablet não irá certamente servir. Mas irá servir para pessoas que queiram ser acompanhadas de algo mais leve e menor volume que um netbook e poderem ter acesso à internet, documentos de leitura, agenda, jogos e outras coisas mais. No meu caso, tenho o portátil e um SE X10, e digo te que não ficaria bem servido com um softstone (e o X10 para mim não me serve ainda a 100%). Para mim, um smartphone tem de ter um bom ecrã, teclado físico e ser fluido o suficiente para quando receba um sms poder responder logo e voltar ao que estava a fazer sem demoras, por exemplo.

EDIT: Aquele samsung que esta na imagem do artigo existe ou é um prototipo??? aquilo sim já me agrada mais, um hibrido netbook com tab, acho que se forem por ai estao no caminho certo

Sim, existe, embora não tenha sido anunciado. Crê-se que poderá ver a luz do dia nos mercados daqui a uns mesitos.
Nexus 5 || Sapo A5

#7 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 posts

Posted 23 February 2011 - 18:01

Independentemente da opinião de cada um, os tablets vieram para ficar. Eu neste momento tenho em cada um Galaxy Tab emprestado (que dá para telefonar) e estou a fazer um test drive.O que tenho a dizer até agora é que para ler pdfs não é muito prático, o ecrã de 7" acaba por ser pequeno e depois a luminusidade constante não é a melhor coisa para se estar a olhar.De resto para ver o twitter, o email, a programação na TV, ver umas series, etc. é bem bom. Assim evito ter que ligar o portatil e quando comparado com o Nexus One acaba por ser prático para escrever (em portrait) dado o espaçamento das teclas.Com aplicações de home automation para controlar tudo o que há pela casa e inclusive a tv, aparelhagem, dvd, media server, alarme, camaras de exterior, etc seria expectacular para uso no dia a dia lá em casa.

#8 ygomespn

ygomespn

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 271 posts

Posted 03 March 2011 - 09:02

Pessoalmente estamos aqui a discutir o sexo dos anjos.Pois o artigo é uma opinião e assim sendo criticas são parvas e desnecessárias.Cada macaco no seu galho assim sim.cada caso é um caso, se falar em tablets por moda o linux tambem já foi uma moda. usava eu ainda unix como até hoje uso e lembro-me pessoas a perguntar sobre linux e toda a gente experimentou foi a febre do linux no desktop.Hoje em dia só quem realmente gosta ou necessita o usa.com os tablets é a mesma coisa conheco muita gente que os tem mas não tira rendimente nem a 10% do poder destes.Pessoalmente não uso tablet, nem netbook ou melhor uso um netbook mas com capacidades de PC, com 3G Wi-fi GPS incorporado, pois as necessidades proficionais assim o obrigam.Andei com um Ipad, pratico, sim leve, sim, falta é o software necessário para a minha actividade.Já agora falar em Debian Ubunto e coisas assim, tudo depende da configuração usada, eu uso Solaris, rápido, leve e fiavel, já usei vários linux mas infelismente não tem a capacidade de estabilidade que necessito.Tambem uso OSX sim bom rápido e eficaz tirando a primeira faze de quando decidiram congelar o leopardo. actualmente tenho lion e para já muito satisfeiro com ele.Smartfhones, então ai posso dizer que em toda a minha vida proficionalmente ainda nada bateu o BB. Android é excelente mas tem de crescer pois ainda é uma miudo claro com um potencial expetacular.Agora o que seria de todas as cores se todos preferissem o amarelo???exemplo a minha esposa tinha um macbook para ver email, ver o facebook e pouco mais em casa, ora comprei um netbook para ela, faz um trabalho excelente para a função e libertou o mac.é a mesma coisa que outro dia um dos meus funcionários me perguntou porque é que eu agora que troquei de carro comprei um P 207 comercial para trabalhar quando podia ter comprado um carro a "patrão" expressão usada por ele.Logicamente respondi tem 4 rodas, anda, gasta pouco, tem conforto e para trabalho nada melhor, principalmente para quem faz uma média de 10.000 Km por mês.Desculpem o longo post e o off topic mas as vezes fico pocesso com o que leio....

#9 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 posts
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Posted 04 March 2011 - 05:12

ora nem mais ygomespn...Isto é uma questão de necessidades e de escolha...eu por exemplo tenho um portátil que tem aquilo que preciso, rapidez, estabilidade, 3G e principalmente touch... uma das coisas que ainda está a aparecer em alguns modelos que no meu caso uso e abuso diariamente.A nível de smartphones já é diferente troco sempre que outro me enche os olhos, mas agora vou trocar por uma tablet. Na minha opinião preciso tanto de um portátil bom como de uma tablet pois tenho necessidade de andar sempre com a "casa ás costas"...Claro que não é um netbook, mas acho o netbook ideal para a minha namorada... facebook + uns joguitos pequenos, procurar umas coisas na net e falar com as amigas (os amigos foram bloqueados :))...e isto são situações que se prendem a cada caso da vida de cada um...por exemplo eu sou ao contrário de ti no que toca a carros... tu pensas numa situação de kilometros vs. consumos, mas claro fazes muitos kilometros...eu no meu caso que faço metade praticamente, prefiro ter um carro em que quando precisar dele tenha alguma segurança extra... talvez não queira dizer nada mas sei que posso abuzar um bocadinho mais que ele vai agarrar bem... para não falar numa viagem longa se tiver que andar mais rápido ele anda sem ir a esforçar... mas lá está é mais um situação completamente diferente de milhares de pessoas