Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Alfabeto GSM


  • Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

#1 Lars

Lars

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 186 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2011 - 01:34

Boas!Já procurei li vários tópicas à procura duma resposta para este problema mas até agora nada, por isso, tomei a liberdade de criar um post novo para ver se encontro alguém que tenha uma solução ou que pelo menos também se identifique com o problema.Nos feature phones da Nokia existe uma opção nas SMS que nos permite escolher o modo de escrita. Reduzido ou Normal.No SGS, essa opção equivale ao Alfabeto GSM ou Unicode.O meu problema é que, se escrever com o Alfabeto GSM, as palavras com cedilhas ficam separadas porque o telemóvel não aceita enviar assim, então retira a letra da cedilha e cria um espaço; se escrever com Unicode, ao fim de meia dúzia de caracteres, a mensagem passa a duas, e logo a seguir a três.Nos feature phones o que acontecia é que a mensagem deixava-nos escrever os tais 180 caracteres independentemente de ter acentos ou cedilhas.Alguém sabe solução para isto?Também já experimentei com o Handcent, mas o que a aplicação faz é transformar a palavra numa palavra sem acento ou sem cedilha.Por exemplo: "almoço" passa para "almoco".

#2 n_jalves

n_jalves

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 264 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2011 - 01:41

Pois é mesmo assim....com acentos consume muitos caracteres...

#3 Lars

Lars

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 186 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2011 - 01:42

Mas o mesmo não acontece nos telefones que tive da Nokia.É estranho não existir uma solução para isso.

#4 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 18 February 2011 - 09:08

Pelo que me disseram, tu enviavas uma mensagem com um Nokia com acentos e a pessoa recebia sem acentos. Mas nunca experimentei.Na tabela GSM apenas alguns carateres especiais estão comtemplados como apenas um carater, por exemplo o "é".Não estou a ver maneira de passar por cima dessa limitação, pois não tem a ver com os equipamentos, mas sim com a tecnologia usada pelas operadoras.
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#5 Lars

Lars

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 186 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2011 - 13:25

Pois, mas a operadora é a mesma. Logo não pode ser deles.Quanto ao receberem sem acentos, não acontecia.O que acontecia é que uma mensagem dava direito a escrever 160 caracteres com ou sem acentos e a pessoa que recebia, recebia apenas uma mensagem e com acentos.

#6 svceon

svceon

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 299 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2011 - 13:51

Lars, eu no meu 5800XM reparava que assim que inseria um caracter especial o limite de caracteres descia significativamente, no entanto nas definições da aplicação das mensagens do galaxy S i9000 podem mudar o alfabeto GSM para unicode onde podem usar todos os caracteres e o recipiente receberá todos os carcateres devidamente.

#7 zancum

zancum

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 2008 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2011 - 13:54

Sem queres ser chato nem chamar mentiroso a ninguém, mesmo só para ajudar, eu mando mensagens com acentos e cedilhas e com aproximadamente 150 caracteres. Digo aproximadamente porque contei na diagonal e foi o que me pareceu. É uma mensagem única tem acentos com é's e á's e c's cedilhados.Tenho a rom one 3.0.0 e a aplicação mms.apk modificada para receber as sms com hora de envio em vez de hora de recepção (a mms.apk é da JPY) e é esta..Lars, se mandares um numero de tlf por pm envio-te o sms para confirmares, pois eu, só experimentei com um sms que mandei para mim próprio.

#8 Lars

Lars

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 186 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2011 - 13:59

Lars eu no meu 5800XM reparava que assim que inseria um caracter especial o limite de caracteres descia significativamente, no entanto nas definições da aplicação das mensagens do galaxy S i9000 podem mudar o alfabeto GSM para unicode onde podem usar todos os caracteres e o recipiente receberá todos os carcateres devidamente.

Isso acontece se estiver em modo automático.Assim que se escreve uma palavra com acento, ele transforma a mensagem em Unicode e os caracteres descem para 60, salvo erro.Quanto ao mudar para Unicode, tal como referi, as mensagens ficam muito curtas. Se depois quiser escrever uma mensagem maior, terá que ser MMS.Ou então, se estivermos a falar em mensagens para outras redes, fica caro.

#9 Lars

Lars

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 186 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2011 - 14:00

Lars se mandares um numero de tlf por pm envio-te o sms para confirmares, pois eu, só experimentei com um sms que mandei para mim próprio.

PM enviada.

#10 Lars

Lars

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 186 mensagens

Mensagem publicada 21 February 2011 - 22:40

Parece que o problema está nos telefones da Nokia que não suportam o alfabeto GSM que o SGS usa.Ninguém tem este tipo de problema? Não existe ninguém que escreva muitas mensagens e que utilize português "correcto"?