Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

OpenVPN na ONE.PT (HowTo)


  • Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

#1 zaskar2097

zaskar2097

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 103 mensagens

Mensagem publicada 01 February 2011 - 22:10

Deparei-me com a necessidade de configurar um acesso via VPN no meu SGS. Infelizmente, as configurações suportadas por defeito no SGS não serviam para o tipo de ligação VPN que tenho disponível. Assim tive de recorrer ao uso da app OpenVPN para Android.Como a configuração esteve longe de ser elementar, deixo uma espécie de tutorial que compilei para configurar o OpenVPN na rom ONE.PT (JS3), na esperança que venha a ser util a mais pessoas.Este tutorial parte do pressuposto que já têm todos os ficheiros de configuração do OpenVPN, bem como ter root (na ONE.PT já todos temos).Passo 1 - Download do market das apps OpenVPN Settings e OpenVPN InstallerPasso 2 - Obter deste link http://www.megaupload.com/?d=R9K72DGY o driver TUN que é necessárioPasso 3 - Instalar com o OpenVPN Installer, indicando como localização de destino do binário OpenVPN /system/xbin, e como localização do ifconfig /system/xbin/bbPasso 4 - Colocar em /sdcard/openvpn todos os ficheiros de configuração da ligação. Colocar também aqui o ficheiro do driver tun.koPasso 5 - Ligar com adb shell ao SGS e executar os comandos:- mount -o remount,rw /dev/block/stl9 /system (confirmar correndo o mount se o device indicado está correcto!)- ln -s /system/xbin/ busybox /system/xbin/ifconfig- ln -s /system/xbin/ busybox /system/xbin/route- ln -s /system/xbin /system/xbin/bb- mount -o remount,ro /dev/block/stl9 /systemPasso 6 - Arrancar o OpenVPN Settings e nas definições "Advanced":- Activar a check em "Load tun kernel module".- Abrir "TUN module settings" e escolher a opção "insmod" em "Load module using" e indicar na "Path to tun module" /sdcard/openvpn/tun.ko- Voltar ao ecran principal da app e clicando durante um pouco em cima do nome da nossa VPN escolher "Preferences" e indicar o VPN DNS Server a usar (penso que não deveria ser necessário, mas só activando esta opção consegui ter resolução de nomes)A partira daqui é só clicar em cima da nossa VPN e indicar username e password. Podem usar o adb shell para depois testar a conectividade.É bem possível e até provável que haja formas mais simples, mas após uma série de voltas foi a única maneira que consegui... e depois, naturalmente, não experimentei mais nada! B)

#2 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 01 February 2011 - 22:27

Boa noite,Muito boa iniciativa, quando tiver oportunidade vou passar para as perguntas frequentes para não se perder no resto do tópicos, se não houver nenhum inconveniente da tua parte.Muito obrigado pelo HowTo.Um abraço.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#3 zaskar2097

zaskar2097

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 103 mensagens

Mensagem publicada 01 February 2011 - 22:33

one, não vejo inconveniente nenhum, antes pelo contrário.Quem entretanto tiver oportunidade de experimentar, vão deixando feedback!

#4 pmvalente

pmvalente

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 233 mensagens

Mensagem publicada 02 February 2011 - 21:34

muito bom how to. toma lá um karma :)Continua o bom trabalhoPedro Valente

Computers (and tablets and phones) are like air conditioners, they stop working properly if you open Windows.
Nexus 7 16GB - stock rom / rooted
Samsung S4 - stock rom / rooted


#5 ncruz

ncruz

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 91 mensagens

Mensagem publicada 03 February 2011 - 01:05

A minha ideia é que o tun já vem com o speedmod, é só activá-lo nos tweaks não?

#6 Dilnger

Dilnger

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 19 mensagens

Mensagem publicada 03 February 2011 - 02:12

jeee.. por acaso estava a pensar instalar a versão dd-wrt com openvpn no meu router, para ter ethernet bridging e conseguir fazer o broadcast de netbios atraves da vpn. Mas estou a ver ter openvpn não é assim tão fácil.Já agora, em relação ás credenciais, não tens que gerar isso no computador e dps copiar os ficheiros para o tlm?cheers

#7 zaskar2097

zaskar2097

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 103 mensagens

Mensagem publicada 03 February 2011 - 09:41

Eu também me lembrava de um dos kernels (o Speedmod ou o Voodoo) ser suposto já trazer o driver tun. No meu caso tenho o Voodoo e não tinha o tun... nem experimentei com o speedmod.Em todo o caso, se já tiverem é só saltar o download do tun e não é preciso dizer ao OpenVPN para ir a essa path carregar o módulo (o ideal é com o adb shell fazerem lsmod para confirmar que módulos estão carregados).As credenciais, para o meu caso, foram geradas primeiro no computador... tenho um certificado x509 e um ficheiro de configuração que uso no PC/Mac/Android. Essa parte confesso que não estou muito por dentro, pois não fui eu que configurei o servidor OpenVPN. :P

#8 zaskar2097

zaskar2097

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 103 mensagens

Mensagem publicada 03 February 2011 - 16:26

No seguimento da info do ncruz, decidi experimentar o kernel Speedmod K12T para verificar se de facto já traz o driver tun. E a conclusão é boa, pois de facto já traz o driver incluído! Basta activá-lo nos tweaks via recovery.Assim sendo, no caso de usarem este kernel e terem o tweak respectivo activo, podem saltar os passos 2 (obter o driver) e 6 (configurar o OpenVPN settings para carregar o módulo).Boa dica ncruz!

#9 warrior

warrior

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 94 mensagens

Mensagem publicada 04 February 2011 - 08:31

Isto funciona com VPN da Cisco?

#10 zaskar2097

zaskar2097

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 103 mensagens

Mensagem publicada 04 February 2011 - 11:39

Não te sei responder... confesso que não faço ideia.Uso o OpenVPN simplesmente porque o sistema que temos é baseado também em OpenVPN server.